You are on page 1of 42

PUC GOIS

AEROPORTO DO SUDOESTE GOIANO: TERMINAL DE PASSAGEIROS

GOINIA- GO

2009/02 AEROPORTO DO SUDOESTE GOIANO: TERMINAL DE PASSAGEIROS

Projeto de pesquisa apresentado para fins de avaliao na Disciplina TFG II (Trabalho Final de Graduao II), para efeito de concluso de estudos do ramo de projetos do 10 perodo do Curso de Arquitetura do Departamento de Artes e Arquitetura Escola Prof. Edgar A. Graeff, da PUC Gois.

ORIENTADORA: LUCIA MORAES ACADMICA: JULIANE CALVET DE MORAIS

GOINIA- GO Novembro/2009 SUM RIO 1.0 INTRODU O 1.1 Apresentao 2.0 PROPOSTA CONCEITUAL 2.1 Carrasco International Airport Montivideo, Uruguai 2.2 2.3 2.4 2.5 Terminal de Passageiros de Stuttgart - Alemanha Terminal de Passageiros Brigadeiro Lysias Rodrigues - Palmas Estudos do Terminal de Passageiros para Barreirinhas - Maranho Aeroporto Estao Ferroviria Lyon Frana

3.0 - DEFINI ES 3.1 Aeroporto 3.2 Terminal de Passageiros 4.0 - AN LISE GERAL DO TERMINAL DE PASSAGEIROS 4.1 Concepo geral do Terminal de Passageiros 4.2 Sistema da Estrutura dos Terminais de Passageiros 5.0 - ASPECTOS OPERACIONAIS E AMBIENTAIS 5.1 Implantao dos Aeroportos 5.2 Plano Diretor Aeroporturio 5.3 Estudo de Impacto Ambiental 6.0 - A REGI O DE ESCOLHA PARA O PROJETO 6.1 Caracterizao da Regio 6.2 A Acessibilidade e o Stio 6.3- A Demanda de Passageiros 7.0 7.1 7.2 7.3 7.4 O AEROPORTO DO SUDOESTE GOIANO: TERMINAL DE

PASSAGEIROS O Planejamento O Programa de Necessidades Setorizao e Fluxograma do Terminal Atividades

8.0 O PROJETO 8.1 Partido Arquitetnico 8.2 Memorial Descritivo 3

9.0 - BIBLIOGRAFIA 10.0 ANEXOS 1.0 _ INTRODUO A produo de pesquisas e de estudos sobre arquitetura que consideram as necessidades dos ambientes do transporte areo, sempre foi uma intensa reivindicao na histria da arquitetura brasileira. Embora esta deficincia seja muito evidente tambm em outros pases, no Brasil a produo projetual dos terminais de passageiros apresentam importantes exemplos. Historicamente, o transporte de passageiros vem se configurando como principal atividade das empresas areas, sendo, tambm, o principal agente gerador de demanda por servios e infra- estrutura aeroporturia. Uma gesto aeroporturia eficiente deve contemplar no s as questes operacionais, mas tambm os aspectos comerciais que garantem a obteno de resultados financeiros adequados, o controle da ocupao do entorno do aeroporto e o gerenciamento dos aspectos ambientais. O presente trabalho tem como objeto de estudo, a anlise terica da composio da infra- estrutura dos aeroportos. Tal trabalho foi desenvolvido como uma pesquisa direcionada ao Trabalho de Graduao II (TFG II), para efeito de aprendizado e concluso de estudos do ramo de projetos e do curso de arquitetura. A escolha do tema foi devido ao fato de o Terminal de Passageiros obter uma ampla diversidade, e tem definido em grande medida os vertiginosos avanos de uma tecnologia aplicada aos meios de transportes servindo para analisar o projeto (TERMINAL DE PASSAGEIROS) de forma mais detalhada, em duas diferentes formas: relao aeroporto-cidade e a relao do funcionamento interno do aeroporto. O estudo da relao do aeroporto com a insero na cidade, tambm identificar as diferentes formas de fluxos e conexes entre transporte urbano, tendo como principal objetivo tornar a permanncia do homem nos aeroportos cada vez aprazvel e menos angustiante.

1.1 _ APRESENTAO

O aeroporto do Sudoeste Goiano foi selecionado para compor o sistema estadual de aeroportos devido ao alto potencial scio-econmico da regio, tendo sido verificado potencial de demanda por transporte areo regular a partir do primeiro horizonte de planejamento. Portanto este terminal foi classificado como regional. Desta forma, esta rea apresenta alto grau de infra-estrutura econmica que, juntamente com a Rtula, constitui o eixo mais dinmico do Pas, alternativa para os investimentos hoje concentrados na Regio Sudeste do Pas. Atualmente na regio existe somente o Terminal de Passageiros de Rio Verde que recebe vos regulares de apenas uma companhia area (TRIP), pois a estrutura existente hoje no suporta outras companhias. Devido proximidade da rodovia GO-174, que passa ao longo da lateral direita, este aeroporto tem a sua operao restrita, de modo que sejam respeitadas as superfcies do Plano Bsico de Zona de Proteo de Aerdromo, ao contrrio do que est previsto. Desta forma prope-se o seu desenvolvimento em novo stio aeroporturio, segundo o Plano Aerovirio do Ministrio dos Transportes. Esse ano, 2009, a Agencia Goiana de Transportes e obras pblicas, aprovaram na ANAC (Agencia Nacional da Aviao Civil) uma nova rea que fica a 20Km do Municpio de Rio Verde e a 5 Km de Santa Helena de Gois, segurando a Zona de Proteo exigida, sendo que a pista de pouso e decolagem est sendo finalizada, garantindo um programa de ampliaes futuras na rea patrimonial, de acordo com a demanda futura e permitindo tambm o servio de aeronaves de grande porte para cargas. Portanto a proposta deste trabalho criar um Terminal de Passageiros para atender a demanda de todas as cidades do Sudoeste Goiano, gerarando para a regio mudanas positivas, como o estimulo das relaes econmicas e o intercmbio de pessoas e mercadorias.

2.0 PROPOSTA CONCEITUAL 2.1 - CARRASCO INTERNATIONAL AIRPORT Montivideo, Uruguai A concepo do edifcio enfatiza suas zonas pblicas e mais conforto, proporcionando estas reas com uma abundncia de espao aberto e luz natural. Chegando de viagem, por exemplo, passam por um nvel totalmente envidraada mezanino que ajuda a orient-los para o espao do terminal, antes de descer para a reivindicao de bagagem e outros servios. saguo principal. Um pblico, terrao ajardinado e um restaurante ocupam o segundo andar, proporcionando vistas deslumbrantes da pista e do

Imagem 01: Fachada Frontal do Terminal Fonte: http://www.rvapc.com/Authoring/Images/PROJRCTS/663/663tmp2779.pdf

Um trio aberto adjacente entrada da rua abre-do-cho para o espao monumental do salo principal, visualmente e espacialmente ligando as fases de incio e trmino da jornada de um viajante.

Imagem 02: Cobertura e acessos do Terminal Fonte: http://www.rvapc.com/Authoring/Images/PROJRCTS/663/663tmp2779.pdf

As principais caractersticas incluem um teto curvo, que mantm um baixo perfil na paisagem, uma utilizao estratgica da iluminao natural e vista que os viajantes atravs de guia de chegada / partida seqncia e um design que destaca os espaos pblicos, tanto para os viajantes e famlia.

Imagem 03 e 04: Vista interna do Terminal Fonte: http://www.rvapc.com/Authoring/Images/PROJRCTS/663/663tmp2779.pdf

Imagem 05: Corte do Terminal Fonte: http://www.rvapc.com/Authoring/Images/PROJRCTS/663/663tmp2779.pdf

2.2 - TERMINAL DE PASSAGEIROS DE STUTTGART- Alemanha Arquiteto Meinhard Von Gerkan O novo terminal de passageiros se articula em dois volumes bsicos: um slido edifcio alongado de sees triangulares cortadas e um transparente pavilho de seo trapezodal. Ambos os elementos dotam de uma ordem dominante ao traado heterogneo do complexo aeroporturio existente no existindo estruturas previas que adaptar-se como no caso de intervenes nos casos urbanos consolidados, o projeto se pode desenvolver seguindo traos amplos, distinguem seu interior em trs nveis o de chegada (inferior), sada (intermedirio) e espera (superior).

Imagem 06: Fachada do Terminal. Fonte: Atrium, New Architecture: Transport Station 8, Barcelona: 1992, p.21.

Os pilares arborescentes que suportam as 12 zonas em que foi dividido a retcula do grande teto inclinado realizam o desejo de ter o edifcio como um bosque, com as rvores como suporte. Neste aeroporto a grande escala e a distribuio escalonada de seus pilares, cujos troncos se deixam ver totalmente, seguindo o nvel em que se encontram, fazem a recordao de um movimento do bosque de Birnam, de Macheth. Nas juntas das colunas, dividem em quatro ramos e onde cada uma delas da lugar as outras trs que se dividem em mais quatro.

Imagem 07: Estrutura. Fonte: Atrium, New Architecture: Transport Station 8, Barcelona: 1992, p.22

Na cobertura, para conseguir o maximo de iluminao foram utilizadas bandas cristalizadas por ser invivel fazer trmico em seu interior. pilares crescentes. totalmente transparente por causa do conforto Os seus dispositivos refletores concentram a luz sobre os

Imagem 08: Corte esquemtico sem escala do Terminal. Fonte: Atrium, New Architecture: Transport Station 8, Barcelona: 1992, p.18

2.3 - TERMINAL DE PASSAGEIROS BRIGADEIRO LYSIAS RODRIGUES - Palmas Arquiteto Sergio Parada O terminal de passageiros possui rea construda de 12.300 metros quadrados. Possui um acesso virio de mais de 4 km que liga o Terminal a principal avenida da capital Tocantinense.

Imagem 09: Planta de Implantao Fonte: Escritrio do arquiteto Srgio Parada

O aeroporto conta com completa infra-estrutura e segue o mesmo conceito do Terminal de Braslia, a separao dos servios de embarque e desembarque, sendo o desembarque no pavimento trreo e o embarque no pavimento superior. No pavimento trreo tambm esto os servios das companhias areas e um grande saguo na entrada com p direito duplo.

Imagem 10: Planta Trreo Fonte: Escritrio do arquiteto Srgio Parada

No pavimento superior, alm do embarque, temos um caf panormico e loja, onde os passageiros e tambm os acompanhantes podem aguardar o vo nesse espao. O terminal conta tambm com entradas de servio diferenciada.

Imagem 11: Planta Superior Fonte: Escritrio do arquiteto Srgio Parada

10

Imagem 12: Corte B Fonte: Escritrio do arquiteto Srgio Parada

Imagem 13: Corte A Fonte: Escritrio do arquiteto Srgio Parada

A cobertura curva foi feita em estrutura espacial leve em ao e alumnio, pois precisava vencer grandes vos e tambm por causa das vigas curvas. O desenho dessa estrutura surgiu de forma a possibilitar luz e circulao de ar sobre o terminal, que ela cobre.

Imagem 14 e 15: Croquis da volumetria do Terminal por Srgio Parada Fonte: Escritrio do arquiteto Srgio Parada

2.4 - ESTUDOS DO TERMINAL DE PASSAGEIROS PARA BARREIRINHAS - Maranho Arquiteto Srgio Parada Barreirinhas uma cidade que cresce cada vez mais em turismo no Maranho, onde esto os lenis maranhenses. O arquiteto Srgio Parada fez um projeto para o Terminal de passageiros para essa cidade porm ainda no foi executado e nem temos previso para a execuo. A proposta seria um terminal trreo com apenas 2.100m2, pois seria um terminal para vos imediatos (particulares e viao regional), mas o arquiteto no deixa de separar os servios de embarque e desembarque, ficando estes em lados opostos. 11

Imagem 16: Planta de Implantao Fonte: Escritrio do arquiteto Srgio Parada

Imagem 17: Planta de Implantao Fonte: Escritrio do arquiteto Srgio Parada

A fachada do terminal marcada por tirantes e pilares treliados que sustentam os para raios. A cobertura de estrutura metlica com iluminao zenital.

Imagem 18 e 19: Lado Terra e lado ar do Terminal Fonte: Escritrio do arquiteto Srgio Parada

12

2.5 - AEROPORTO ESTAO FERROVIRIA Lyon, Frana Arquiteto Santiago Calatrava (1989 1994) Perfil mais marcante do edifcio, com base na convergncia de dois arcos de ao de 120 metros de comprimento e 40 metros de altura. O edifcio o mais expressivo, lembrando um pssaro, os dois arcos principais que vm junto com o bico da ave. Calatrava insiste que esta no era a sua origem: "Eu nunca pensei que de um pssaro, mas mais da investigao que s vezes sou pretensioso o suficiente para chamar a escultura "- que inspirado mais pela forma do olho humano.

Imagem 20: Fachada Fonte: http://www.galinsky.com/buildings/lyonairport/index.htm

Vindo do aeroporto, o passageiro entra no hall de ligao, chegando volta do Pssaro", em um nvel elevado. Escadas levam para dentro do saguo principal, a partir do qual as asas espalhadas em cada lado acima dos trilhos, com escadas rolantes mais baixo para as plataformas. A expressividade da estrutura Calatrava continua dentro do edifcio, tanto quanto no seu exterior.

Imagem 21 e 22: Vistas internas Fonte: http://www.galinsky.com/buildings/lyonairport/index.htm

13

3.0 - DEFINIES 3.1 AEROPORTO Aeroporto entendido em seu conceito, como sendo uma rea definida de terra (incluindo todas as suas edificaes, instalaes e equipamentos), destinado total ou parcialmente a chegadas, partidas, movimentos e servios de aeronaves. Em outras palavras, aeroporto o local de encontro das aeronaves e com a terra e com os passageiros. O seu aspecto fsico varia desde uma simples faixa de pouso aberta mata at o moderno aeroporto internacional da era do jato, com seus ptios e enormes pistas pavimentadas, estao de passageiros, edificaes destinadas aos rgos dos servios de proteo ao vo (torre de controle, estao meteorolgica, etc.), equipamentos eletrnicos para as descidas por instrumentos (radar, ILS Instrumento Landing Sistem, ect.) e muitos outros aperfeioamentos tcnicos. Em uma maneira mais direta, e segundo comenta o Plano Diretor Aeroporturio, elaborado pela INFRAERO, os aeroportos so os locais onde as aeronaves pousam, preparam-se para o vo (incluindo todas as suas edificaes, instalaes e equipamentos), embarcam passageiros e decolam. Realizando, por outro lado, uma definio mais ampla, pode-se dizer que esse tipo de equipamento representa melhor que qualquer outro, o ideal de comunicao e transporte entre as fronteiras atuais. Devido a isso, so comumente caracterizados como ante-salas das grandes cidades. No que se refere sua concepo, os aeroportos so tidos como um tipo de projetos de difcil resoluo. Possuem natureza extremamente funcional e necessitam de grande domnio de suas diversas questes para que se possa desenvolv-lo. So edifcios altamente tecnolgicos. As construes aeroporturias se constituem como uma das edificaes que sofrem o maior nmero de mudanas com o decorrer do tempo. Esto sempre sofrendo algum tipo de reforma ou ampliao, procurando acompanhar as sucessivas inovaes tecnolgicas e funcionais e atender as novas exigncias que lhe so impostas. Alm das necessidades de modernizao e constantes adequaes tecnolgicas e funcionais, os aeroportos e suas edificaes sofrem modificaes sobre tudo pelo crescimento da cidade e, portanto, do conseqente aumento do numero de usurios, ____________________________________________________________________________
1. Enciclopdia Barsa, vol. 01, Aeroporto pg. 88

14

que necessariamente implicar no aumento do seu espao fsico para acomodar melhor os novos contigentes. Para evitar as desconfiguraes fsicas e formais dos espaos construdos (externos e internos), que se faz: um plano urbanstico para todo o aeroporto acomodando adequadamente novas construes. No caso dos espaos internos podemos projetar edificaes que possam continuamente crescer sem desfiguraes. Para tanto, nos projetos das edificaes, definio dos espaos e etapas de ampliao. Um aeroporto constitudo de trs elementos principais: - rea de pouso - rea terminal - controle de trafego areo terminal A rea de pouso constitui-se de: - pista de pouso - pista de rolamento A rea terminal constitui-se de: -pista de aeronaves - terminal de cargas - terminal de passageiros - estacionamento Mas ainda existem alguns edifcios que obrigam os servios de apoio, e estes so: - parque de abastecimento - oficina de manuteno - hangares - casa de fora - destacamento de proteo ao vo - corpo de bombeiros Alguns destes podem ou no estar ligados ao edifcio do terminal de passageiros. Estes demais edifcios distribuem-se pela rea do aeroporto, de acordo com as necessidades de localizao estratgica. Nestes, elementos diferentes daqueles utilizados nos edifcios principais permitem uma identificao formal quase hierrquica, com destaque e maior importncia para as atividades do aeroporto, mas sem perder a unidade geral a um organograma, que direcionar o bom funcionamento do aeroporto.

15

3.2 TERMINAL DE PASSAGEIROS O terminal de passageiros de um aeroporto aquele edifcio que serve de estao intermodal entre o sistema terrestre e o sistema areo. O sistema terrestre pode ser feito via transporte coletivo, trens, sistemas elevados, carros e os mais variados meios de transporte terrestre. O sistema areo feito atravs das aeronaves. O sistema terrestre que se liga ao aeroporto denominado lado terra, e o sistema areo denominado lado ar. O embarque e desembarque de passageiros, a expedio de bagagens e muitas vezes a compra e a confirmao de passagens so efetivados nas estaes de passageiros, que consistem num edifcio ou conjunto de edifcios que dispem tambm de sales de espera, lojas, restaurantes, bancos, farmcias, etc. O advento dos avies de grande porte, capazes de transportar mais de 300 passageiros, e a crescente utilizao do transporte areo no mundo, exigem dos terminais de embarque e desembarque dos grandes aeroportos uma grande capacidade de atendimento e fluxo de passageiros e bagagens. Isso tornou o projeto das estaes ainda mais complexo. O desenvolvimento e a modernizao dos aeroportos tornaram-se uma tarefa inadivel, devido manifestao tecnolgica das aeronaves, ao aumento na demanda de transportes de carga e de passageiros e tambm em conseqncia do aumento na freqncia de vos. Empresas especializadas em infra-estrutura aeroporturia foram constitudas e sob orientao do Ministrio da Aeronutica, passaram a elaborar os planos diretores, bem como coordenar pesquisas para implantao de novos aeroportos ou ampliao daqueles j existentes. O plano Diretor aeroporturio constitudo por um conjunto de normas que apresenta a orientao para a implantao ou desenvolvimento de um aeroporto, sendo complementado por planos compatveis com o plano diretor e que contero os anteprojetos e/ou projetos individualizados das obras e servios de acordo como os critrios e prioridades estabelecidos. As dimenses dos aeroportos dependem de fatores como por exemplo, a performance e ____________________________________________________________________________
2. Definio feita pelo Arquiteto Srgio Parada, em entrevista realizada no dia 02/04/09 no Departamento de Arquitetura da PUC Gois.

16

dimenses das aeronaves, volume de trafego previsto, necessidade de instalaes especiais ou no, altitude do local, condies meteorolgicas predominantes. Em grandes aeroportos, a rea do terminal pode chegar a compreender diversas instalaes separadas, como estao de passageiros, depsitos de carga, prdios de administrao, alem de pequenas edificaes auxiliares. Neste nvel, porm, perfeitamente possvel e aconselhvel o agrupamento de tais instalaes numa nica edificao.

4.0 - ANLISE GERAL DO TERMINAL DE PASSAGEIROS

17

4.1 - CONCEPO DO TERMINAL DE PASSAGEIROS As concepes que seguem, de maneira isolada ou como combinaes, devem ser analisadas no desenvolvimento do projeto. Elas representam a interface de ligao, terminal-aeronave. A- Conceito Simplista Neste caso o terminal composto simplesmente de uma sala de espera e rea de compra de passagens com sada para o onde se encontram as aeronaves. Este tipo de interface o geralmente encontrado nos nossos aeroportos, salvo em poucos de concepo mais moderna que detm maior nvel de atividades. Este conceito adaptado a aeroportos de pequena movimentao onde normalmente o estacionamento da aeronave se d com o nariz para dentro comportando a zona de estacionamento de 3 a 6 aeronaves comerciais. O acesso a aeronave se d atravs de um percurso pelo ptio. B- Conceito de "Finger" A interface neste caso se processa atravs de "corredores" ("fingers"), projetados no prdio terminal principal. As aeronaves esto estacionadas ao lado destes "fingers" num dos procedimentos j anteriormente descritos para estacionamento. Ao longo de cada "finger" podemos ter um nmero varivel de boxes, sempre observando as limitaes de separao exigidas. Deve-se tambm observar detalhadamente, no caso de mais um "finger", a interferncia em termos de ocupao e movimentao que provocada sobre um pela utilizao do outro. Por vezes somos levados a conceber duas vias de acesso em separao para cada "finger" procurando minimizar esta interferncia. C - Conceito de Satlites Este tipo de interface que consiste de um prdio, onde efetivamente se processa o embarque de passageiros, conectado ao prdio principal do terminal ou por meio de acesso subterrneo, sobre o solo ou elevado. As aeronaves normalmente estacionam radial ou paralelamente ao prdio interface. Neste "prdio interface" e comum 18

encontrarmos as salas de embarque e desembarque, e demais facilidades aeroporturias se bem que estas podem tambm estar situadas no prdio principal do terminal. D - Conceito Linear Aqui as aeronaves esto estacionadas ao longo do prdio do terminal. Este conceito, permite acesso relativamente fcil e pequenas distncias de caminhada desde que o passageiro desembarque de um sistema de transporte em pontos da interface que possibilite alcanar o outro sistema de transporte nas vizinhanas da interface paralela. E - Conceito por transporte O ponto de estacionamento e os servios de terra das aeronaves neste caso esto localizados em pontos afastados do terminal e o acesso a estes se faz atravs de um veculo de superfcie. As caractersticas deste conceito so a flexibilidade de expanso da rea de estacionamento, acompanhando o crescimento das aeronaves, grande capacidade de manobra das aeronaves que podem realizar todo o procedimento de estacionamento, por seus prprios meios, separao das atividades do servio do terminal de passageiros, reduo nas distncias percorridas, reduo nas interferncias tais como rudos e jatos de exausto das turbinas no prdio terminal, etc. Este conceito o que vem merecendo maior destaque atualmente sendo, inclusive, motivo de estudo por companhias areas, como por exemplo: a Alitalia, que desenvolveu um vasto estudo sobre sua funcionalidade e praticabilidade. No estudo da Alitalia a ligao terminal aeronave se d atravs de um duto com sentido nico de percurso permitindo uma transferncia passageiro-terminal para passageiro-aeronave rpida e segura. Todas as facilidades de apoio as aeronaves se encontram desvinculadas do prdio terminal assim como tambm o terminal de carga possui enfoque prprio. O estudo argumenta que apesar da ocupao de maior rea necessita-se de menos rea tratada para receber as aeronaves e conseqentemente o sistema resulta em menor investimento, resultando tambm em menor gasto administrativo. Os sistemas descritos podem ser usados em combinao e com variaes continuadas ao longo de sua vida til. O crescimento das aeronaves e o surgimento de novas combinaes no "mix" de aeronaves usando o aeroporto acarretam em contnuo aperfeioamento em sua concepo. 19

4.2 - SISTEMA DA ESTRUTURA DOS TERMINAIS DE PASSAGEIROS Os aeroportos brasileiros foram classificados, pelo Ministrio da Aeronutica, em cinco categorias: CATEGORIA COMP. DA PISTA 500 m FINALIDADE Campos de pouso servindo para atividades aeroesportivas, pequenos txi-areos, etc. Pequenos aeroportos para escalas areas regulares ou no, de empresas de tranposrte areo ou de txi- areo. Mdios aeroportos (pavimentados ou no).

II

900 m

III

1200 m

IV

1800 m

Grandes aeroportos (pavimentados ou no).

2550 m

Aeroportos especiais (pavimentados)

Os aeroportos da classificao V especiais so em menor nmero e concentramse nas principais cidades do pas. Estes aeroportos recebem vos internacionais e avies de grande extenso, requerendo, assim, pistas especiais, tanto no comprimento quanto na estrutura, isto para que haja receptividade do peso de tais aeronaves. Alm da classificao feita pelo Ministrio da Aeronutica, a INFRAERO classifica os aeroportos em dois grupos: - Desenvolvveis quando localizados em reas que permitem sua expanso para facilitar o atendimento da demanda de trafego para a regio. - No- desenvolvveis Quando j se encontram envolvidos pelo crescimento urbano de maneira irreversvel, impossibilitando a ampliao do terminal areo. Os aeroportos no-desenvolvveis so quase sempre resultado de um zoneamento e uso do solo inadequados ou mal administrados, da a importncia que as orientaes do Plano Diretor Aeroporturio sejam convenientemente transformadas em leis de zoneamento e de uso do solo eficientes e bem aplicadas, evitando-se problemas e gastos futuros. 20

De uma maneira geral os aeroportos requerem uma localizao especial, relativamente afastada dos centros urbanos, sendo sua existncia condicionada a vrios fatores como: - Correto zoneamento das reas vizinhas; - Boas condies meteorolgicas do local escolhido; - Boas condies de acesso; - Possibilidade de ampliao; - Proximidades de outros aeroportos; - Ausncia de obstculos nas vizinhanas; - Disponibilidade de servios de utilidade publica; - Distancia dos centros geradores de trfego; - Economia de construo/retorno do investimento; Os aeroportos so classificados pela funo que desempenham no sistema e pelo porte das aeronaves que esto previstas na operao em cada um deles. Os aeroportos internacionais e nacionais so objetos de planejamento especifico, no sendo, portanto, objeto de consideraes referentes ao porte das aeronaves. A seguir, sero caracterizadas as diferentes classes de aeroportos, de acordo com sua funo. Aeroporto Internacional Internacionais so os aeroportos caracterizados como portes de entrada e sada do trafego areo internacional, onde so satisfeitas formalidades de alfndega, de policia, de sade pblica e demais servios anlogos. Aeroporto Nacional Nacionais so os aeroportos de capitais ou grandes centros metropolitanos com caractersticas adequadas s operaes de aviao domstica. Aeroporto Regional Consiste nos aeroportos destinados a atender as regies de interesse estadual, que apresentam demanda por transporte areo regional regular, em ligaes com grandes centros metropolitanos e capitais, bem como aqueles com potencial scio-econmico compatvel, indicados pelo estudo de hierarquizao dos municpios.

21

Aeroporto Local Trata-se de aeroportos caracterizados pela operao exclusiva da aviao regular (pequeno porte ou charter), induzida pela atividade econmica local, de qualquer natureza, inclusive a atividade turstica. So tambm unidades que desempenham a funo de absorver o trafego da aviao geral de outros aeroportos onde este segmento provoque interferncias indesejveis. Aeroporto Complementar So aqueles aeroportos que no apresentam demanda por transporte areo regular, mas desempenham a funo de apoio a localidades de difcil acesso e a projetos de desenvolvimento. Classificao do Sistema As unidades selecionadas para compor o sistema do estado de Gois, incluindo os aeroportos administrados pela INFRAERO, forma classificados da seguinte forma: Aeroporto Nacional: Goinia Aeroporto Santa Genoveva Aeroporto Regional: Anpolis, Catalo, Itumbiara, Minau, Niquelndia e Rio Verde Aeroporto Local: Alto Paraso de Gois, Caldas Novas, Crixs, Formosa, Gois, Itaj, Jata, Luzinia, Porongatu, Quirinpolis, So Miguel do Araguaia Aeroporto Complementar: Aruan, Baliza, Caiapnia, Ceres, Chapado do Cu, Cristalina, Ipor, Mineiros, Piracanjuba, Posse, So Domingos, So Luiz dos Montes Belos

5.0 - ASPECTOS OPERACIONAIS E AMBIENTAIS 5.1 - IMPLANTAO DOS AEROPORTOS 22

A coleta de dados para a caracterizao do stio deve operaes aos seguintes requisitos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. matas naturais... 8. 9. 10. aeroporto. 11. 12. 13. esgoto..). 5.2 - PLANO DIRETOR AEROPORTURIO Para a elaborao e/ou reviso do PDIB, obedece 04 etapas descritas na NSMA n 58-146. Etapa 01 Coleta e anlise de instalaes bsicas: O incio do processo de planejamento dedicada as questes urbanas, ambientais e de acessibilidade, visando evitar ou minimizar possveis impactos decorrentes da construo e do desenvolvimento de um aeroporto, bem como de suas operaes aeronuticas. como seu entorno. 23 Etapa 02 Estudos preliminares: Mensura o potencial do mercado do transporte areo da localidade onde se situa o aeroporto, bem Topografia, movimentao das terras. Caracterizao preliminar geolgica do tipo de solo. Identificaes de servios e instalaes (gua, luz, telefone, lixo, Identificao das possveis implantaes de natureza perigosa, como Identificao de reas de preservao ambiental. Caracterizao do valor de terras, com potencial para atender ao lixes, aterros sanitrios, vazadouros e outros que possam atrair pssaros. Principais caractersticas scio-econmicas da regio a ser atendida Distncia da rea do centro urbano e outros centros prximos. Identificao de aeroportos existentes ou previstos, na rea de Vias de acesso. Dados meteorolgicos (temp. e vento) histricos de pelo menos 5 anos. Direo em relao aos ventos predominantes. Tipo de ocupao do solo: edificaes, culturais, parcelamentos, pela unidade aeroporturia.

influncia da localidade em estudo (50km).

Etapa 03 Estudo de alternativas: Alternativas de

desenvolvimento do aeroporto, que devero se adequar s necessidades de expanso, tendo em vista a infra-estrutura estabelecida e as possveis medidas de gerenciamento de trfego eventualmente necessrias. Etapa 04 Planejamento geral do aeroporto: Proposta para o estabelecimento dos limites patrimoniais e o zoneamento do stio aeroporturio, de mxima utilizao do stio, de forma harmonizada com o desenvolvimento do meio urbano e o bem-estar das comunidades. Inclui diretrizes para o uso do solo na rea interna do aeroporto e o oramento para a implementao do plano. 5.3 - ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL Na elaborao do Plano de uso do solo so observadas as relaes entre aeroportos e o meio urbano, sobretudo em vista do transtorno causado pelo rudo das aeronaves. A sensibilidade ao rudo mais ou menos perceptvel de acordo com o tipo do solo, atividades que exijam preciso, concentrao e permanncia prolongada no local por exemplo so mais sensveis, verifica- se que o desempenho nestas atividades pode ser afetado, ocorrendo a reduo na produtividade. Alm disso os rudos aeronuticos podem causar problema fisiolgicos nos indivduos a ele submetidos por perodos prolongados ou a determinadas frequncias sonoras, devendo- se evitar portanto a instalao de escolas, residncias, igrejas, hospitais nessas localidades. Tambm a relao s alturas das edificaes h restries, devido aos frequentes vos e decolagens, visando- se proteger tanto as aeronaves quanto a comunidade. So restritas tambm atividades de matadouros, depsitos de lixo, aterros sanitrios e certas culturas agrcolas que atraem pssaros, em funo de que o choque de pssaros com aeronaves tem causado um grande nmero de acidentes. H restries quanto a depsito de explosivos e produtos infamveis, capazes de agravar possveis acidentes de queda de aeronaves.

6.0 - A REGIO DE ESCOLHA PARA O PROJETO 24

6.1 CARACTERIZAO DA REGIO A microrregio do Sudoeste de Gois uma das microrregies do estado brasileiro de Gois pertencente mesorregio Sul Goiano. Sua populao foi estimada em 2006 pelo IBGE em 386.668 habitantes e est dividida em dezoito municpios. O municpio mais populoso da regio Rio Verde, sendo que sua populao em 2008 era de 158.818 habitantes, segundo o IBGE.

Imagem 23: Mapa de Gias e seu entorno. Fonte: Plano Aerovirio do Estado de Gois- Instituto de Aviao Civil.

No recente crescimento do agronegcio brasileiro, a regio tem se destacado, por contar com uma importante cooperativa agrcola (COMIGO) e com importantes unidades industriais que agregam valor sua produo agrcola. produtor de arroz, soja, milho, algodo, sorgo, feijo, girassol e vem se destacando na cultura de tomate. Conta ainda com importante plantel bovino, avcola e suno.

25

Imagem 24: Mapa do Sudoeste Goiano Fonte: http://www.seplan.go.gov.br/sepin/pub/microreg/013.jpg

6.2 A ACESSIBILIDADE E O STIO O stio escolhido fica 20Km do muniipio de Rio Verde e a 5 Km do municpio de Santa Helena, essa rea foi aprovada a pouco tempo pela ANAC (Agencia Nacional da Aviao Civil)e est sendo executado uma nova pista de pouso e decolagem pela sobre AGETOP (Agncia Goiana de Transportes e obras pblicas). O acesso para esta rea patrimonial atravs da BR 060, que encontra com a GO 164, sentido a cidade de Santa Helena de Gois. A rea possui estudo de proteo e rudo, sua topografia plana e a vegetao do seu entorno rasteira.

Imagem 25: Mapa de acessibilidade Fonte: Google Maps

26

Imagem 26: Mapa de localizao Fonte: Google Earth

Imagem 27: Planta Topogrfica Fonte: Agetop (Agncia Goiana de transportes e obras pblicas)

27

6.3- A DEMANDA DE PASSAGEIROS A demanda, nesses aeroportos, depende de diversos fatores particulares e aleatrios, de difcil quantificao e preciso. Ocorrncias especficas como construo de estradas, distribuio de terras, implantao de projetos especiais (usinas hidreltricas, mineradoras, indstrias de base, etc), migraes, etc, podem acarretar variao significativa na utilizao dos aeroportos, alterando o volume de movimentos de passageiros e os grupos de aeronaves em operao. Diversos so os casos de aeroportos que, projetados para operao de pequenas aeronaves, tiveram que ser desativados e substitudos devido a entrada em operao de aeronaves a jato (ditada pela necessidade de suprir a demanda). MOVIMENTO ANUAL DE AERONAVES AVIAO DOMSTICA REGIONAL

Fonte do Grfico: Plano Aerovirio do Estado de Gois- Instituto de Aviao Civil.

Atravs desse grfico conclumos que a mdia de passageiros no municpio de Rio Verde de 44.290 passageiros/ano em 2008 e a previso para 2018 de 59.750 passageiros/ano e nos demais municpios de 1.965 passageiros/ano em 2008 e a previso para 2018 de 2.283 passageiros/ano. MOVIMENTO ANUAL DE AERONAVES AVIAO GERAL

Fonte do Grfico: Plano Aerovirio do Estado de Gois- Instituto de Aviao Civil.

28

7.0

AEROPORTO

DO

SUDOESTE

GOIANO:

TERMINAL

DE

PASSAGEIROS 7.1 - O PLANEJAMENTO A infra-estrutura do aeroporto a ser planejado deve ser definida a partir de seu tipo ou funo. De acordo com este, so determinados os grupos de aeronaves que nele iro operar. Dentro desses grupos, adota-se a aeronave de maior solicitaro como equipamento crtico de planejamento. As caractersticas dessa(s) aeronave(s) sero os parmetros para dimensionamento da infra-estrutura do aeroporto. Durante o desenvolvimento das atividades do aeroporto, provvel que grupos de aeronaves inicialmente ali no operados, venham a ser utilizados. o caso, por exemplo, de aeroportos de aviao regional sendo este o Terminal de passageiros do Sudoeste goiano. fundamental que qualquer aeroporto a ser planejado ou aperfeioado, tenha possibilidades concretas de expanso. Isto significa, a nvel de filosofia de planejamento, adotar-se duas diretrizes bsicas: a) Resguardar o espao necessrio s futuras ampliaes. Isto implica em se definir valores para as dimenses da rea do aeroporto e principalmente, se planejar cuidadosamente a ocupa co de seu entorno. b) Planejar as instalaes e facilidades do aeroporto de modo que sejam expansveis. Isto significa que essas devem ser providas de elevada flexibilidade (o que conduz ao uso de sistemas modulares) e independentes, ou seja, a expanso de uma dada instalao no impede ou prejudica o desenvolvimento de outra. 7.2- O PROGRAMA DE NECESSIDADES Os dados para o planejamento do Terminal foi estabelecido atravs da apostila de elaborao do Modelo Bsico para Aeroportos de Pequeno e Mdio Portes, a fim de orientar a elaborao dos modelos especficos adequados aos grupos de aeronaves que visam atender ao Sistema Estadual de Aeroportos de Gois. A sua formulao incorpora o conceito de zoneamento, com o objetivo de promover as diretrizes da filosofia de planejamento. 29

O zoneamento do aeroporto consiste na definio de trs reas especficas reas de movimento, terminal e secundria e na adoo do conceito de linha de edificaes, mantendo-se a independncia das instalaes e do seu desenvolvimento: - rea de Movimento - pista de pouso e decolagem - pista de txi (ligao e rolamento) - ptio de aeronaves (aviao geral e regional) - rea Terminal Sistema Terminal - composto pelo terminal de passageiros (TEPAX) e pela rea de estacionamento de veculos localizada prxima via de acesso ao TEPAX. Sistema de Apoio - rea destinada ao Ncleo de Proteo ao Vo (NPV), Seo Contra-Incndio (SECINC) e Posto de Abastecimento de Aeronaves (PAA), localizada entre a rea de hangaragem e o terminal de passageiros, com espao superior ao previsto para as edificaes, mesmo quando da implantao de rgos mais sofisticados, como Torre de Controle (TWR), Centro de Controle de Aproximao, entre outros. rea Secundria - Esta rea constitui-se no Sistema de Aviao Geral, que abrange as reas de hangaragem (hangares e ptios associados) e estadia. A expanso da rea de hangaragem dever ocorrer no sentido contrrio do sistema terminal, de modo a no apresentar qualquer limitao ao desenvolvimento ou construo de novos hangares ou terminais independentes em horizontes superiores ao deste Plano. A rea de estadia deve ser localizada ao lado do ptio de aeronaves da aviao geral, respeitando os mesmos afastamentos. Linha de Edificaes - Esta linha o limite de afastamento do eixo da pista para a construo das edificaes que compem as reas terminal e secundria do aeroporto. A linha de edificaes define o afastamento mnimo em relao ao eixo da pista das implantaes que devero ocorrer at o ltimo horizonte de planejamento. Isto significa que, numa primeira implantao, este limite no coincide necessariamente com a edificao. O zoneamento proposto utiliza preferencialmente o sentido longitudinal (paralelo pista e a localizao mais prxima da cabeceira de maior utilizao) para o desenvolvimento dos componentes aeroporturios.

30

7.3 - SETORIZAO E FLUXOGRAMA DO TERMINAL

CIRCULAO DOS PASSAGEIROS E BAGAGENS

PORTA DE SEGURANA E EMBARQUE

CHEGADA DO VOO

RETI RADA DAS BAGAGENS COMODIDADES DO SETOR TERRESTRE COMODIDADES DO SETOR TERRESTRE

REGISTRO

CHECK-IN ESTACIONAMENTO DE VE CULOS CHEGADA AO TERMI NAL

7.4 ATIVIDADES SETOR DE POUSO DE DECOLAGEM: - PTIO AERONAVES (A= 13.500M2): para manobras, decolagens e pouso das aeronaves. - CENTRAL DE UTILIDADES (A= 270,00M2): servio de comida nos voos, servio de remoo de bagagem, suporte tcnico, mecnico e de limpeza das aeronaves. - POSTO DE ATENDIMENTO DAS AERONAVES (A= 1.200M2): armazenamento de combustveis e abastecimento das aeronaves. - HANGARES (A= 4.800M2): garagem para aeronaves. 31

- TORRE (A= 176,71M2): controle das aeronaves. SETOR DE DESEMBARQUE: - DESEMBARQUE (A= 245,00M2): para a reestituio de bagagem. - I.S. FEMININO E MASCULINO (A= 30,00M2): para necessidades fisiolgicas, com cabines adpatadas para portadores de necessidades especiais, destinados ao sexo. - ESTEIRA (A= 50,00M2): para a retirada da bagagem. SETOR DE EMBARQUE: - CHECK OUT (A= 25,00M2): controle dos bilhetes areos, bagagens de mos e raio x antes de entrar para sala de embarque. - EMBARQUE (A= 320,00M2): sala para acomodoo dos passageiros durante a espera do voo. - CAF (A= 15,00M2): para refeies rpidas. - I.S. FEMININO E MASCULINO (A= 30,00M2): para necessidades fisiolgicas, com cabines adpatadas para portadores de necessidades especiais, destinados ao sexo. SETOR TCNICO: - CONTROLE DE PTIO (A= 10,00M2): servios de informao aeronutica e de controle areo. -CONTROLE RAIO X (A= 6,00M2): controle do acesso terrestre as instalaes do setor areo. - MANUSEIO DE BAGAGEM (A= 65,00M2): transio das bagagens para as aeronaves. SETOR ADMINISTRATIVO: - ADMINISTRAO DO TERMINAL (A= 10,00M2): controle do terminal, realizaes de reunies administrativas, acomodaes para funcionrios. -DEPSITO (A= 10,00M2): servio de limpeza do terminal, depsito de limpeza e geral, servio de objetos perdidos. - DEPARTAMENTO DAS EMPRESAS DE LINHAS AREAS (A= 35,00M2): departamento de servios particulares e tercerizados e acomodamento para os tripulantes. - DEPARTAMENTO DE CONTROLE (A= 10,00M2): controle da aviao civil, dos vos e dos outros departamentos.

32

- DEPENDENCIAS COMUNS (A= 5,00M2): acomodaes, refeies e escaninho dos funcionrios. - POLCIA (A= 8,00M2): servio de segurana e controle dos passageiros e bagagens que passam pelo terminal. - JUIZADO (A= 8,00M2): controle dos passageiros que so menores de idade. - CENTRO MDICO (A= 8,00M2): servio rpido de atendimento mdico aos passageiros e funcionrios. - I.S. FEMININO E MASCULINO (A= 30,00M2): para necessidades fisiolgicas, com cabines adpatadas para portadores de necessidades especiais, destinados ao sexo. SETOR DE APOIO: - ESTACIONAMENTO PARA VECULOS (A= 6.150M2): servio de garagem para os veculos dos visitantes e passgeiros do terminal. - SAGUO (A= 735,00M2): espao onde os passageiros desfrutam de servios como de telefonia, alimentao, informaes dos voos, leitura, comrcio e acomodaes. - BALCO DE INFORMAES (A= 10,00M2): servio de informaes gerais aos passageiros do terminal. - CHECK-IN (A= 16,00M2): conferimento de bilhetes areos de destinao da sala de embarque dos passageiros presentes no terminal para o voo e recebimento das bagagens dos passageiros para destinar a aeronave. - GUICHS DAS COMPANHIAS AREAS (A= 35,00M2): vendas de bilhetes areos e informaes aos passageiros. - LANCHONETE (A= 800,00M2): servio geral de alimentao destinado aos passageiros do terminal. - REVISTARIA (A= 12,00M2): servio de comrcio. - LOJAS (A= 12,00M2): servio de comrcio. - I.S. FEMININO E MASCULINO (A= 30,00M2): para necessidades fisiolgicas, com cabines adaptadas para portadores de necessidades especiais, destinados ao sexo.

8.0 O PROJETO 33

8.1 PARTIDO ARQUITETNICO

Quando se pensa em projetar um aeroporto, qual o partido para dar incio a esse projeto? Sergio Parada: Primeiramente, se deve ter uma correo temntica, no um aeroporto, voc vai fazer uma obra de arquitetura dentro de um espao chamado stio aeroporturio e que todo esse conjunto (edifcios, sistemas virios, lado ar, lado terra) chama-se aeroporto, ento no nosso caso estamos tratando especificamente do terminal de passageiros. Quando voc chega no partido, vai depender na minha forma de pensar, o que o planejamento da rea aeroporturia define como horizonte, ou seja, se voc tem um horizonte de planejamento para vinte anos e para capacidade final do stio, chamamos isso de ultimate, ou seja, eu tenho um territrio e qual o mximo de aproveitamento que eu posso ter usando aquele territrio como um todo, respeitando-se toda a normativa internacional, curvas de rudos, cones de aproximao, todas essas questes tcnicas e no plano diretor tem esses indicativos, porque quem faz o plano diretor no so s arquitetos e sim uma equipe multidisciplinar, so pessoas especializadas nessas reas, ento em funo daquilo que voc tem na mo, que o planejamento indicativo vai dizer que daqui vinte anos, ns vamos ter provavelmente X milhes de passageiros/ano, sendo assim eu no posso imaginar que eu vou fazer um prdio hoje para atender daqui vinte anos com aquela mesma arquitetura vamos dizer, eu vou ter que pensar num prdio modular, que tenha sistemas satlites, num prdio que tenha unidades independentes e a partir desse momento eu comeo a conceituar aquilo que eu quero naquele terminal. Fonte: Entrevista feita em abril de 2009 com o arquiteto Srgio Parada. Depois da entrevista com o arquiteto Srgio Parada, houve vrias pesquisas sobre como fazer um Terminal de Passageiros que atendesse de maneira satisfatria as pessoas e sua regio e dentro de todo esse estudo comeou a surgir o projeto para o Terminal de Passageiros para o Sudoeste Goiano. 8.2 MEMORIAL DESCRITIVO 34

Ao pensar nesse Terminal de Passageiros, surgiu uma preocupao na separao dos setores e no conforto dos passageiros, assim surgindo a idia inicial da criao de um saguo central, onde ao seu redor seriam mdulos de outros setores. A idia buscou usar recursos de reduo de energia, atravs de uma iluminao natural e tambm captao da gua da chuva. No grande saguo do terminal foi criado um espao de convivncia, com uma abundncia de espao aberto nas laterais onde o passageiro tem acesso ao jardim que composto por um espelho dgua, palmeiras e bancos, buscando uma sensao mais prazerosa e menos angustiante aos passageiros.

Alm deste saguo encontramos tambm no pavimento trreo, praas de alimentao com nveis diferenciados, uma varanda, e logo depois do saguo os servios de check- in, embarque remoto e desembarque, estes em lados opostos. As escadas de acesso e o elevador panormico esto no centro da saguo com o intuito de ficar prximo de todos os servios. O pavimento superior foi pensado de uma forma que o usurio tivesse uma viso de todas as reas externas do terminal, tanto na chegada e na sada do avio atravs do espao panormico, nas laterais onde tem a viso para o jardim e o espelho dgua, e a parte da frente com a varanda de alimentao e lojas. A cobertura curva do edifcio se deu atravs da forma que foi formando sua planta. A idia inicial foi fazer uma estrutura que apoiaria ao nvel zero (cho), porm atravs dos estudos esta idia no deu certo por causa da grande extenso desnecessria que ficaria a cobertura do edifcio, principalmente nas laterais. Assim, foi concludo que precisaria de uma estrutura para apoiar as laterais da cobertura, inclusive a laje impermeabilizada para receber a gua da calha, terminando em um espelho dgua do 35

jardim e armazenando a gua nas caixas dgua subterrnea por baixo deste. Tambm foi pensado em uma iluminao natural para o saguo interno, marcando esse p direito duplo. Para o jardim receber a luz solar e a chuva nas plantas foi pensado na malha treliada, acompanhando a grande estrutura.

A climatizao e a iluminao artificial ficaram restritas as salas de embarque e desembarque, escritrios e espaos comerciais. O espelho dgua tem como objetivo amenizar o rudo do carro e do avio, trazendo conforto aos passageiros e tambm na questo do conforto trmico. Os materiais escolhidos para esta estrutura foram o concreto e o metlico, isso se percebendo nitidamente nos pilares. A cobertura de estrutura metlica por causa de sua forma curva e as paredes so todas de concreto para amenizar o rudo das aeronaves.

36

O Futuro Alm dos condicionantes trmicos e da integrao com a rea verde, a abertura nas laterais do terminal tem como principal objetivo, o de no limitar esse edifcio, permitindo uma futura expanso atravs de uma esteira subterrnea ligando de um edifcio a outro, para quem no quer sair do edifcio, ou at mesmo pela pequena praa nas laterais. A forma tambm foi pensada de forma que com o passar dos anos e de acordo com a demanda desse terminal, houvesse uma extenso e que essa seria pelas laterais, por causa da forma do terreno, desenvolvendo esse projeto sempre pensando na futura expanso sem perder a identidade da forma.

9.0 - BIBLIOGRAFIA 37

1-Porto, Claudia Estrela Sergio Parada: Aeroporto Internacional de Braslia: Terminal Aeroporturio. So Paulo: C4, 2008 [Coleo Arquitetura Comentada, 11]. 2- Mills, D. Edward La Gestin del Proyecto en Arquitectura. Barcelona: 1992, Editorial Gustavo Gili 3- Hugh, Pearman Aeropuertos: Um siglo de Arquitectura. Londres, Ed. H Kliczkowski. 4- Manual de Implementao de Aeroporto IAC 5- Manual do Gernciamento do Uso do Solo no entorno de Aerdromos 6- Internet: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/13/Terminal_1_of_CDG_Airport .jpg http://everythingspossible.files.wordpress.com/2009/02/charles-de-gaulle-airportterminal-1.jpg www.cmic.org/memoriasvivienda/16octubre/sustentabilidad/Terminales20de20Pasa jero20de20Aeropuertos20Experienciais-Mexico-Sergio20Parada.pdf Fonte: http://www.galinsky.com/buildings/lyonairport/index.htm Fonte:http://www.rvapc.com/Authoring/Images/PROJRCTS/663/663tmp2779.pdf 7- Ministrio dos TransportesDemanda Detalhada dos Aeroportos Vol. II 2005

10.0 - ANEXOS 38

MAQUETE FSICA

39

MAQUETE ELETRNICA VISTAS EXTERNAS

40

MAQUETE ELETRNICA VISTAS INTERNAS

41

42

You might also like