You are on page 1of 4

Vol.

Cartilha de Segurana Sobre o Uso do Computador e da Internet.

Esta cartilha tem por finalidade expor os principais perigos e cuidados quando o assunto o uso do computador e da internet.

Darlan Gomes Lima

Agosto de 2011

No computador
No computador alguns cuidados so muito importantes para manter certa segurana, principalmente quando mais de uma pessoa usa o equipamento: Deixar o acesso ao sistema protegido com senha depois que o sistema operacional carregar, solicitando um nome de usurio e senha previamente cadastrados no computador. No permitir que nenhum programa, que necessite de usurio e senha, fique com essas mesmas informaes gravadas. muito comum essa opo ter a idia lembrar ou gravar usurio e senha. Evitar ou simplesmente no conectar nenhum dispositivo de outras pessoas com memria flash no seu computador, tal como pendrive, celular, cmera digital, mp3, mp4 e outros. Tudo isso ajuda na transferncia de vrus sem voc saber entre o computador e esses dispositivos. Se for inevitvel voc ainda pode fazer uma varredura com o antivrus imediatamente aps conectar. Instale apenas o que realmente necessrio para as tarefas bsicas que sero realizadas. Algumas instalaes instalam mais do que voc realmente queria, por isso em cada etapa de uma instalao, leia tudo atentamente e no clique apenas em next ou prximo automaticamente. Tenha um bom programa antivrus. Pode ser gratuito, mas tenha. Faa a manuteno dos programas com regularidade, busque por atualizaes, elas so importantes para corrigir problemas que variam desde a funcionalidade at a segurana dos dados do programa e das suas informaes gravadas nele. Principalmente atualize a base do seu programa antivrus.

Na Internet
Na internet o cuidado triplicado, pessoas sem entendimento do funcionamento dos sites podem acabar trazendo vrus ou divulgando informaes, por isso: Em um site no confunda imagem com texto, textos animados dizendo que existe uma mensagem para voc ou que seu computador est com problemas so s imagens que quando clicadas te levam para lugares perigosos ou publicitrios como venda de antivrus. Ao receber o link de amigos para algum site, pergunte se ele realmente te enviou esse link, pois um vrus pode ter enviando automaticamente depois de seu amigo ter acessado a conta de um computador infectado. Isso vale para e-mail e mensagens instantneas. Ao fazer buscas no Google tome muito cuidado, os resultados s por serem resultados do Google no quer dizer que sejam seguros, verifique o link verde junto aos resultados para ter uma noo se tem sentido com o que procura. Em sites de relacionamento sempre separe um tempo para configurar as opes de privacidade j que ningum quer sua vida vista por desconhecidos. Use senhas fortes em todas as contas que tiver na internet como esta: uhgf$&23. Esta senha usa 4 letras 2 caracteres e 2 nmeros, ela considerada forte pelos sistemas de senhas. Ento no use senhas seqenciadas 123456789 e repetidas 111111, 222222, aaaaaa,bbbbbb. Se voc tiver internet Wireless lembre-se de colocar uma chave que s permitir outro computador acessar sua rede somente se essa outra pessoa tiver essa chave divulgada por voc. Coloque senha forte para no ser quebrada e acabem usando sua rede. At a prxima! :-)

Esta cartilha ser publicada no site profissionaisdeinfo.com.br

You might also like