You are on page 1of 2

36 4 O MERCADO DE COMRCIO ELETRNICO ATUAL Atualmente, o Comrcio Eletrnico atingiu cifras significativas revitalizando as necessidades e o valor inovador dos

processos de negcio com novas formas de relaes entre as empresas capacitando novos mercados. Albertin (2002) afirma que o mercado global atual induz as empresas a se tornarem mais competitivas e a utilizarem tecnologias que criem diferenciadores para distinguir de forma positiva de sua concorrncia. Fedichina et al. (2005) afirma que, o cliente satisfeito retorna a comprar na organizao, tornando seus pedidos mais freqentes e querendo maior variedade e conformidade nos produtos, consequentemente a empresa trabalha no sentido de manter os nveis de estoque exatamente na medida de suas necessidades para atender seus clientes. Albertin (2002) diz que algumas caractersticas do novo ambiente empresarial so afetadas pela realidade do mercado atual. (Ibidem) afirma que o valor dado a um produto inserido pela sua excelncia, porm a mesma no garante vantagem competitiva e lucrativa, mas precisa-se tambm de um melhor gerenciamento de suas cadeias de suprimentos e rede de parceiros evitando os extremos como internalizalas ou terceirizar a maioria de suas funes. Aguilera et al. (2005) afirma que a qualidade dos produtos das organizaes e a forma como utilizam seus recursos, dentre eles a informao, so elementos vitais para os negcios. 37 4.1 VISO LOGSTICA DO MERCADO ATUAL Segundo Fedichina et al. (2005) o aumento da competitividade e com mercados mais exigentes propiciam uma busca por estratgias de ao que renovam as relaes entre clientefornecedor, atravs de uma parceria ligando todo o elo da cadeia de suprimentos, com o objetivo de controle de qualidade total e melhoria na cadeia de valor. Para Fedichina et al. (2005) a busca para melhoria nos empreendimentos no e-business necessita de um redimensionamento na forma de tomada de deciso logstica, com cadeias integradas que se interagem compartilhando informaes com outros agentes externos, para obter apoio estratgico para sobreviver no mercado globalizado atual. De acordo com Albertin (2002) a tendncia que num futuro no muito distante as organizaes sejam em rede, de forma que elas sejam integradas entre seus vrios componentes para que se tornem mais dinmicas e livres. Para Bowersox e Closs (2001) os executivos esto aprendendo a utilizar a tecnologia de informao atual para elaborar solues logsticas nicas e inovadoras. De acordo com Ching (2001) a integrao logstica entre fornecedor-empresa-cliente a forma mais rentvel e racional de distribuio dos produtos no mercado atual.

Segundo Fedichina et al. (2005) no cenrio do mercado atual o desafio enfrentado pelas empresas est em gerenciar a flexibilidade e possuir uma alta capacidade de adaptao para realizar as mudanas necessrias, utilizando adequadamente os recursos tecnolgicos disponveis para tornar os clientes satisfeitos com o produto e/ ou servio prestado. Bowersox e Closs (2001) o desafio na logstica atual est em integrar o transporte, o estoque, o desenvolvimento de novos produtos, a produo flexvel e o servio ao cliente para alcanar uma total integrao organizacional, combinando uma variedade de capacidades em novas unidades organizacionais. Felipini (2007) no artigo sobre investimentos em distribuio do Comrcio Eletrnico, afirma que o ecommerce no Brasil limitado pelo sistema de distribuio, pois possuem distribuidoras regionais ou segmentadas em reas especficas, atendendo apenas a varejos de pequeno e mdio porte, pois os ebusiness utilizam servios de vrias transportadoras para a distribuio de seus produtos. 45 CONCLUSO A introduo do Comrcio Eletrnico em negcio entre empresas, o B2B, agrega valor ao bem oferecido tanto para a empresa cliente como para o consumidor final. O uso do e-commerce business to business no mercado brasileiro muito recente, porm est se expandindo com rapidez, gerando novos tipos de negcios entre empresas fazendo-as trabalhar em conjunto, e estabelecendo novas regras de comercializao. A gesto logstica em empresas de Comrcio Eletrnico fundamental para o sucesso das mesmas, principalmente em territrios extensos como o brasileiro. A necessidade de criar formas de sistemas logsticos apropriados para o setor de suma importncia para o sucesso destas empresas. O modelo de logstica integrada, com sua forma de gerir a distribuio e estoque demonstra-se a maneira mais eficaz para o e-commerce, unindo as empresas clientes com seus fornecedores. Tornando a informao a chave para esta integrao entre elas, pois agiliza a cadeia de distribuio, adicionando qualidade e baixando custos nos bens adquiridos nesse tipo de negcio. Com a tecnologia de informao pode-se criar um banco de dados nico e atualizado entre as empresas, que acarretar a personalizao do servio tornando mais fcil e acessvel a parceria entre empresas para competir no mercado que se torna cada vez mais globalizado. Portanto a integrao e o sincronismo de distribuio de bens no ebusiness negcio-a-negcio so os melhores tipos de gesto logstica nesta rea. A parceria o elemento essencial para a personalizao e, consequentemente a fidelizao do cliente, portanto o supply chain influi intensamente nesta parceria com seus processos, pois assim a reduo com os custos de estoques e o aumento da rotatividade do ciclo de mercadorias adequa todo o processo para melhor atender seus clientes, tornando-o parceiro no negcio, incentivando as trocas de informao entre as empresas.

You might also like