You are on page 1of 37

REINO PROTISTA_PROTOZORIOS

PROFESSOR: EVANDRO GOMES

1 INTRODUO
Protozorio = primeiro animal_sem valor taxonmico. Unicelulares, hetertrofos, eucariontes, muitos anaerbios e digesto por ingesto e poucos por absoro. Maioria: aquticos. Presena dos Vacolos contrteis (pulsteis), que so responsveis pela eliminao do excesso de gua contida no interior do organismo. Bem desenvolvido em protozorios dulccolas.

1 INTRODUO

2 CLASSIFICAO_MAIS UTILIZADA
Filo Rhizopoda (amebas) Zoomastigophora (flagelados) Cilliophora (ciliados) Actinopoda (radiolrios e heliozorios Apicomplexa (esporozorios) Foraminfera Caractersticas principais Clula flexvel. Locomoo e captura de alimento por meio de pseudpodes. Ex: Amoeba proteus, Entamoeba histolytica. Apresentam flagelos. H espcies de vida livre e parasitas. Ex: Trypanossoma cruzi, Leishmania donovani, etc. Apresentam cilios que permitem a natao ou captura do alimento. Tm dois ncleos (macro e microncleo). Ex: Paramecium. Apresentam pseudpodes afilados. Radiolrios so dotados de uma cpsula central de sustentao (quitina), so marinhos, j os heliozorios so dulccolas e sem cpsula. Sem estruturas locomotoras. Todas as espcies so parasitas. Ex: Plasmodium vivax, Toxoplasma gondii. Apresentam esqueleto perfurado, externo clula (quitina ou carbonato de clcio).

2.1 RHIZPODES (amebas)


So chamados de Sarcodina. Meio de locomoo: pseudpodes.

Algumas amebas forma carapaas ou testas, sendo denominadas TECAMEBAS.

2.1 RHIZPODES (amebas)


DIGESTO_INTRACELULAR

2.1 RHIZPODES (Amebase)


Amebase ou desenteria amebiana.

Agente etiolgico: Entamoeba histolytica. Contaminao: ingesto dos cistos contidos na gua ou alimentos contaminados com fezes de pessoas doentes.
CISTO DE AMEBA

2.1 RHIZPODES (Ciclo de vida)

2.1 RHIZPODES (Sintomas e profilaxia)


Os sintomas da amebase variam muito, indo desde diarrias agudas (e com sangue) at dores abdominais mais fracas. Preveno manter a higiene essencial para prevenir essa doena. Lavar as mos aps usar o banheiro, lavar muito bem as verduras, frutas, etc; No utilizar excrementos animais como fertilizante nas lavouras, combater insetos que podem facilmente se contaminar, como moscas, baratas, ratos, etc.

2.1 RHIZPODES (Tratamento)


Tratamento (fonte: www.saude.mg.gov.br) Formas intestinais: Secnidazol - Adultos - 2g, em dose nica. Crianas - 30mg/kg/dia, no ultrapassando mximo de 2g/dia. Deve ser evitado no 1 trimestre da gravidez e durante amamentao. 2 opo - Metronidazol, 500mg, 3 vezes/dia, durante 5 dias, para adultos. Para crianas, recomenda-se 35mg/kg/dia, divididas em 3 tomadas, durante 5 dias.

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
Portadores de flagelos, com os quais realizam movimentos muito ativos empregados na captura de alimentos e locomoo.

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
Principais protozorios flagelados: - Trypanossoma - Leishmania - Trichomonas - Giardia * VEJAMOS CADA PROTOZOOSE:

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
DOENA DE CHAGAS/TRIPANOSOMASE Agente etiolgico: Trypanossoma cruzi Agente vetor: Triatoma infestans (barbeiro)

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
Epidemiologia: Amrica Central e Amrica do Sul. O tripanossomo apresenta uma seletividade pelo msculo cardaco (cardiomegalia). Pode causar tambm aumento do bao, fgado e esfago. Contgio: fezes do barbeiro, transfuso sangunea, transplantes de rgos, gestao, amamentao
Intestino

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
Estgios do Trypanossoma ao longo do ciclo: Tripomastigota a fase extracelular, que circula no sangue. Apresenta flagelo e membrana ondulante em toda a extenso lateral do parasito (a forma infectante para os vertebrados).

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
Amastigota a fase intracelular, sem organelas de locomoo, com pouco citoplasma e ncleo grande. Est presente na fase crnica da doena.

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
Epimastigota a forma encontrada no tubo digestivo do vetor (Triatoma), no infectante para os vertebrados. Tem forma fusiforme e apresenta o cinetoplasto junto ao ncleo. Possui flagelo e membrana ondulante.

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
CICLO DE VIDA

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
LEISHMANIOSES. LTA = Leishamniose tegumentar americana ou ferida brava ou lcera de Bauru. Agente Etiolgico: Leishmania brasiliensis. Agente Vetor: Lutzomyia/flebtomo (inseto fmea) = mosquito palha, cangalha, ou birigui.

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
LVA Leishmaniose visceral americana ou calazar. o Provoca febre, leses nas vsceras, aumento do fgado, e do bao e anemia. o Agente etiolgico: L. donovani o Transmisso: a mesma da LTA

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
CICLO DA LEISHMANIA

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
PROFILAXIA: Diagnstico precoce e tratamento dos doentes; Erradicao do vetor na fase adulta e larval; Uso de telas com malha fina; Uso de repelentes; Eliminao de focos onde existam os insetos vetores.

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
GIARDASE Agente etiolgico: Giardia lamblia Parasita o intestino delgado. Ao contrrio da Entamoeba histolytica, que invade o tecido intestinal, a Giardia adere parede do intestino delgado. Reproduo assexuada: diviso binria Sintomatologia: diarreias e dores abdominais Contaminao: ingesto do cisto.

2.2 ZOOMASTIGOPHORA
TRICOMONASE Agente etiolgico: Trichomonas vaginalis Sintomatologia: afeta o sistema urogenital, pode causar esterilidade no homem e na mulher. Reproduo: diviso binria. No formam cisto. Contgio: contato sexual, uso de sanitrios e banheiras sem condies de higiene, toalhas midas.

2.3 CILIADOS
Um exemplo de ciliado o paramecium caudatum, protozorio de vida livre e aqutico. O paramcio constitudo por uma membrana rgida de onde partem os clios. No paramcio a ingesto de alimentos ocorre atravs do sulco oral ou funil bucal, uma reentrncia localizada na clula. No citoplasma do paramecium ainda existem os vacolos contrateis que so responsveis pela regulao osmtica da clula.

2.3 CILIADOS

2.3 CILIADOS
Dois ncleos: o macroncleo, responsvel pelo metabolismo celular e participa da reproduo assexuada, e o microncleo: participa apenas dos processos de reproduo assexuada e sexuada. Os ciliados reproduzem-se atravs da diviso binria. Existe ainda um processo sexuado de reproduo que denominado conjugao em que dois indivduos se unem, seus macro e microncleos degeneram-se e sofrem meiose, havendo troca de microncleos e ao final do processo o nmero de macro e microncleos se reestabelecem.

2.3 CILIADOS
Na classe dos ciliados existe um nico parasita : o Balantidium coli , comum no intestino de porcos, que ocorre raramente no homem. Contgio: indivduo infectado pelo Balantidium, deve provavelmente ter sido provocado por cistos levados boca pelas mos ou por alimentos contaminados. Sintomatologia: Pode invadir a parede intestinal e produzir lceras.

2.4 APICOMPLEXAS
Atualmente j foram contabilizadas aproximadamente 5.000 espcies de apicomplexos Os representantes do filo apicomplexa so responsveis pela malria, que uma doena parasitria, eleita a n 1 da humanidade. Tambm so chamados de Esporozorios. So chamados assim porque os estgios mveis, infecciosos portam um complexo apical anterior que se prende ou que penetra no interior da clula hospedeira

2.4 APICOMPLEXAS
PROTOZOOSE: MALRIA, MALEITA. Agente Etiolgico: Plasmodium malariae, P. ovale (forma branda), P. falciparum (mais grave), P. vivax (intermediria). Agente vetor: Anopheles darlingii (fmea)

2.4 APICOMPLEXAS
SINTOMAS Sintomas da malria incluem febre, calafrio, dor nas articulaes, vmito, anemia e convulses. O sintoma clssico da malria ocorrncia cclica de frio sbito seguido por tremores de calafrio e ento febre e sudorese que duram de 4 a 6 horas, ocorrendo a cada 2 dias nas infeces pelos protozorios P. vivax e P. ovale, e a cada 3 dias pelo P. malariae. Infeco de malria pelo protozorio P. falciparum pode ocasionar febre recorrente a cada 36-48 horas ou febre. Por razes ainda pouco compreendidas, crianas com malria freqentemente exibem postura anormal, a qual pode estar relacionada a dano cerebral. Malria pode causar problemas cognitivos, principalmente em crianas.

2.4 APICOMPLEXAS
Ciclo

2.4 APICOMPLEXAS
PROFILAXIA Erradicao do mosquito, drogas profilticas, e preveno de picadas de mosquitos (repelentes e redes contra mosquitos, assim como controlando a proliferao dos mosquitos com inseticidas e drenagem de gua parada onde eles depositam seus ovos).

2.4 APICOMPLEXAS
TOXOPLASMOSE Agente etiolgico: Toxoplasma gondii facilmente encontrado na natureza e pode causar infeco em grande nmero de mamferos e pssaros no mundo todo. A infeco assintomtica em 80 a 90 %. Outro perodo particularmente de risco para se adquirir a infeco durante a vida intra-uterina, da gestante para o feto (transmisso vertical).

2.4 APICOMPLEXAS
CONTGIO Por ingesto de cistos presentes em dejetos de animais contaminados, particularmente gatos, que podem estar presentes em qualquer solo onde o animal transita. Por ingesto de carne de animais infectados (carne crua ou mal-passada), mais comum na sia. Por transmisso intra-uterina da gestante contaminada para o feto (vertical). rgos contaminados que, ao serem transplantados em pessoas que tero que utilizar medicaes que diminuem a imunidade (para combater a rejeio ao rgo recebido), causam a doena.

2.4 APICOMPLEXAS
SINTOMATOLOGIA Nestes casos a principal manifestao a presena de linfonodos ou gnglios linfticos aumentados. No entanto alguns pacientes podem apresentar febre, dores nos msculos e articulaes, cansao, dores de cabea e alteraes visuais, quando ocorre comprometimento da retina, dor de garganta, surgimento de pontos avermelhados difusos por todo o corpo menos comumente ocorre inflamao do msculo do corao. Aps uma fase aguda de infeco, a doena fica latente, como se estivesse adormecida assim permanecendo para sempre ou podendo reapresentar-se mais adiante espontaneamente ou como decorrncia de uma queda do nvel de imunidade.

You might also like