You are on page 1of 14

Geografia A

2008/2009

Poltica Agrcola Comum (PAC)


A PAC constitui uma das bases do Tratado de Roma (1957) que constitui a CEE e entrou em vigor em 1962.

Objetivos:
Incrementar a produtividade agrcola, fomentando o progresso tcnico; Assegurar um nvel de vida equitativo (igual) populao agrcola; Estabilizar os mercados (garantindo preos iguais ao produtor e ao consumidor); Garantir a segurana dos abastecimentos; Assegurar preos razoveis nos fornecimentos aos consumidores.

Meios para alcanar estes objetivos:


Desenvolvimento de tcnicas agrcolas; Investigao agronmica; Adoo de uma poltica de ajudas diretas (subsdios); Garantia do escoamento dos produtos no mercado; Protees aduaneiras; Preos garantidos aos produtores.

A concretizao destes objetivos levou criao de uma Organizao Comum dos Mercados Agrcolas (OCM).

Objetivos:
Criao de um mercado unificado; Preferncia comunitria; Solidariedade financeira.

Todas as despesas e gastos resultantes da aplicao da PAC so suportadas pelo oramento comunitrio, financiadas pelo Fundo Europeu de Orientao e Garantia Agrcola FEOGA (1962). FEOGA Orientao, que financia os programas e projetos destinados a melhorar as estruturas agrcolas (construo de infraestruturas agrcolas, redimensionamento das exploraes, etc.);

Pgina | 1

Geografia A 2008/2009 FEOGA Garantia, que financia as despesas de regulao dos preos e dos mercados (apoio direto aos agricultores, despesas de armazenamento, etc.).

Problemas da PAC
Excedentes agrcolas, em quantidades impossveis de escoar no mercado, gerando custos muito elevados de armazenamento; Problemas sociais (desemprego) e ambientais (devido ao uso exagerado de produtos qumicos que visavam aumentarem a produo); Problemas ao nvel da segurana e qualidade dos alimentos; Aumento das assimetrias no espao comunitrio.

Reformas da PAC
Reforma de 1992
Com a Reforma de 1992, a PAC cria o segundo pilar de apoio: o desenvolvimento rural. Foram criados novos mercados de controlo da produo e reforadas as dimenses ambientais, estruturais e florestais da PAC; OMC Organizao Mundial do Comrcio (1995)

Principais objetivos:
Reduzir a produo excedentria e controlar os custos oramentais de alguns setores; Estagnar a descida dos rendimentos agrcolas;

Mais detalhadamente: Reduo dos preos; Diminuio dos encargos; Decrscimo dos excedentes, extensificao dos sistemas de cultura; Concesso de subsdios aos agricultores, para que procedam florestao do solo agrcola; Defesa de exploraes agrcolas familiares.

Medidas de Acompanhamento
Reformas antecipadas; Incentivos florestao dos solos agrcolas;

Pgina | 2

Geografia A 2008/2009 Financiamentos especficos a zonas desfavorecidas, que visam a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais.

Set-aside Consiste em deixar em pousio cerca de 15% da rea das


exploraes agrcolas que produzem mais de 92 toneladas por ano. Objetivo: reduo dos produtos excedentes. Implicaes da norma no setor dos cereais: impediu os agricultores portugueses de produzirem certos cereais de forma a no concretizarmos o nosso objetivo que consistia em desenvolver a agricultura, principalmente no Alentejo.

Agenda 2000 - Programa de ao adotado pela Comisso Europeia, em 15


de julho de 1997, um conjunto de orientaes de planeamento do futuro, fazendo as principais alteraes das polticas econmicas do espao comunitrio entre 2000 e 2006.

Instrumentos:
Condicionalidade conjunto de exigncias ambientais, cujo no cumprimento leva ao no pagamento das ajudas) Modulao Facultativa reduo das ajudas diretas e sua canalizao para o desenvolvimento rural.

Objetivos: Orientar as atividades do mundo rural; Desenvolver uma agricultura sustentvel.

Comparao da Antiga PAC (1962) com a Reforma da PAC (1992)


A antiga PAC levou produo excessiva de produtos e gerou graves problemas, criando o set-aside, cotas de produo, controlo dos excedentes A reforma da PAC de 1992 foi criada pela antiga PAC pra solucionar problemas, para controlar os excedentes criaram cotas de produo e o set-aside e incentivaram o regime de agricultura extensivo.

A Nova PAC: 2003


Elementos:
No s a modulao, o desligamento das ajudas, o pagamento nico, mas tambm a condicionalidade, como elemento fundamental no pagamento dos apoios ao

Pgina | 3

Geografia A 2008/2009 rendimento dos agricultores, o sistema do aconselhamento e o aperfeioamento na maneira de funcionarem as OCMs.

Portugal e a PAC
A adeso de Portugal CEE foi marcada por benefcios para a agricultura nacional. Assim, Portugal, atravs do PEDAP (Programa Especfico de Desenvolvimento da Agricultura Portuguesa), cofinanciado pelo FEOGA seco Orientao: Melhorou infraestruturas; Modernizou sistemas de rega, drenagem Melhorou a conservao dos solos; Promoveu formao profissional; Fomentou o associativismo agrcola.

Efeitos positivos da PAC: Efeitos negativos da PAC:


Sofreu efeitos de uma poltica comunitria preocupada com os excedentes e o decrscimo da produo. Portugal no beneficiou de apoios produo e foi penalizado ao nvel dos preos e dos rendimentos, por um excedente de produo, pelo qual no tinha sido responsvel.

Problemas estruturais da nossa agricultura: (prob q caracterizam reas


rurais)

O predomnio de uma agricultura tradicional de subsistncia, os baixos rendimentos agrcolas, o envelhecimento da populao agrcola e a sua baixa qualificao, a excessiva fragmentao da propriedade rural sobretudo no Norte e Centro.

Possveis solues para o futuro:


A par da necessidade de se modernizar e se proceder a uma reconverso do setor agrcola, surge a necessidade de se encontrar atividades alternativas que promovam o desenvolvimento das reas mais deprimidas (indstria, servios ou turismo).

Smbolos atribudos a produtos regionais que os promovem em espaos exteriores:


DOP Denominao de origem protegida (sabemos de onde vem o produto)

Pgina | 4

Geografia A IGP Indicao geogrfica protegida


sabemos que um produto tradicional)

2008/2009

ETG Especialidade Tradicional Garantida (no tem a denominao de origem, mas

Agricultura Biolgica
Agricultura Sustentvel:
Contribui para o desenvolvimento sustentvel pois permite a conservao dos ecossistemas.

Importncia:
Cuidado de sade da parte dos consumidores; Exclui o uso de produtos qumicos.

Caractersticas:
Exclui o uso de produtos qumicos; Mais saudvel; As culturas crescem num ciclo natural e esto condicionadas pelos fatores naturais (clima, humidade, )

Vantagens e Desvantagens:
Os seus produtos so mais saudveis e conservam-se mais tempo, por outro lado, tornam-se mais caros.

Regies agrrias onde mais significativa (em termos de rea ocupada):


Alentejo e Beira Interior

Produtos mais produzidos:


Criao de gado, azeite, vinho, frutos secos e alguns hortcolas.
Cultura fcil de fazer sem recorrer a produtos qumicos

Pgina | 5

Geografia A

2008/2009

A indstria nas reas rurais


Dinamismo industrial em zonas rurais. Porqu?
A expanso das cidades a sua cada vez maior necessidade em espao vai empurrando as indstrias para as reas periurbanas. O papel das entidades governamentais criao de parques industriais para melhorar o ambiente no interior na cidade e ordenar o territrio. Existncia de recursos endgenos que funcionam como fatores de localizao industrial. Apoios fiscais do governo ou fundos da U.E. que tm incentivado a esta localizao para serem motores de dinamismo regional. Expanso do ensino universitrio e profissional para zonas do interior tem levado a que algumas indstrias os acompanhem dados os apoios a nvel cientfico bem como a mo de obra qualificada.

A indstria como dinamizadora dos espaos rurais:


Papel fulcral na reduo do abandono rural; Deve absorver mo de obra local, sem provocar o abandono das atividades agrcolas; Deve basear-se em cuidados ao nvel da utilizao sustentvel dos recursos e ao nvel dos impactos ambientais.

A Indstria Nacional

Potencialidades do interior:
Tradio e saber-fazer no gastronomia. domnio de produtos regionais, artesanato,

Setor agroindustrial: lacticnios, carnes, hortofrutcolas, azeite Lanifcios e confees: Guarda, Covilh.

Pgina | 6

Geografia A Engarrafamento de guas minerais e de nascente; Rochas industriais e ornamentais, minerais metlicos; Construo civil.

2008/2009

Aumenta a oferta de emprego e fixa as populaes rurais (evita o despovoamento rural) Atrai servios: financeiros, administrativos, telecomunicaes, comerciais, sade.. Contribui para o aumento ou melhoria de infraestruturas; Permite a instalao de outras industrias que lhe forneam matrias-primas ou que utilizem os seus produtos complementaridade Clusters; Permite a melhoria da qualidade de vida das populaes rurais.

Revoluo Industrial Fase de ouro

responsvel pelos progressos tecnolgicos.

1960-1973 (crescimento do setor industrial)

Fatores responsveis:
Polticas industrialistas (reduzir as importaes nacionais) Abertura da indstria ao exterior (permitiu o aumento do investimento estrangeiro) Crescimento da economia mundial e europeia (provocou o aumento da produo nacional e exportaes)

Indstrias que cresceram: txtil, vesturio e calado. Desindustrializao a partir de 1973 a taxa de crescimento do setor
industrial diminuiu devido a: Deficiente dimensionamento das unidades fabris, Atraso tecnolgico, Deficincias da gesto e mo de obra pouco qualificada.

Pgina | 7

Geografia A

2008/2009

4 tigres do sudoeste asitico: Coreia do Sul, Hong Kong, Singapura e


Taiwan. Usufruram de mo de obra mais barata que a nacional, conseguindo manter os produtos a preos mais competitivos.

Fatores de localizao industrial:


Indstria virada para a exportao, mercados internos onde h mais gente, localizada no litoral, onde interfere a comunicao e a mo de obra.

O Norte oferece mais emprego do que todas as reas em geral do Sul. Notam-se muitas diferenas entre o litoral e o interior. Entre Braga e Aveiro h muita oferta de emprego.

Caracterizao da Grande rea Metropolitana de Lisboa (GAML)


Indstrias de capital intensivo e de mo de obra qualificada, localizadas junto aos grandes centros, onde beneficiam fatores favorveis como a abundncia da mo de obra, mercado regional, a localizao em relao aos mercados mundiais, existncia de infraestruturas porturias, ferrovirias e rodovirias, o ensino, a formao profissional e a investigao cientfica e tecnolgica.

Caracterizao da Grande rea Metropolitana do Porto (GAMP)


Indstrias de pequena e mdia dimenso, de carter familiar, catalogadas como tradicionais.

Culturas energticas
Maior importncia em Portugal:
Milho, trigo e beterraba. (Produo de biocombustveis)

Vantagens:
Benefcios ambientais; Reduzem a nossa dependncia energtica face aos combustveis fsseis.

Desvantagens:

Pgina | 8

Geografia A 2008/2009 Grandes reas que deixam de ser ocupadas por culturas alimentares; Produzidas em regime intensivo (impacto nos solos, guas,)

Turismo
Fatores que justificam sua expanso:
Crescimento urbano; Aumento dos rendimentos individuais e familiares; Melhoria do nvel de vida das populaes; Diminuio do tempo de trabalho; Direito a frias subsidiadas; Aumento da mobilidade (melhorias nos transportes, comunicaes); Alteraes no estilo de vida; Difuso de motivaes tursticas; Difuso do marketing e publicidade;

Fatores que fazem de Portugal um destino atrativo:


Clima temperado mediterrneo, Diversidade paisagstica; Simpatia e hospitalidade da populao portuguesa; Imagem de destino seguro; Patrimnio histrico e cultural; Diversidade paisagstica

Principais potncias dos recursos atrativos portugueses:


Lisboa (cidade de Lisboa, Cascais, Sintra, Museus e Monumentos, Praias); Norte (cidade do Porto, Vinho do Porto, Rio Douro, Cidades histricas Guimares, Braga e Viana do Castelo);

Pgina | 9

Geografia A 2008/2009 Centro (Ftima, Grutas Mira DAire, praias, templos, castelos e mosteiros); Alentejo (Cidade de vora, praias virgens, castelos e fortalezas)); Algarve (Praias e falsias, campos de golfe, marinas); Madeira (Cidade do Funchal, flora diversificada, vinho da Madeira); Aores (Nove ilhas diversidade, vida marinha e martima, ilha do Pico).

Necessidade de encontrar formas tursticas alternativas ao turismo balnear


Diversificao e aumento da oferta e procura; Reduo da sazonalidade da atividade; Aumento do bem-estar das populaes; Aumento da identidade local; Reduo das assimetrias regionais.

TER Turismo no Espao Rural


Um meio para o desenvolvimento rural:
Manuteno do rendimento dos agricultores; Diversificao das atividades ligadas explorao agrcola; Pluriatividade; Manuteno, criao e diversificao de emprego; Desenvolvimento de novos servios; Conservao e melhoria da natureza e do ambiente paisagstico; Sobrevivncia de pequenos agregados populacionais; Apoio arte e ao artesanato local; Dinamizao de iniciativas culturais; Recuperao do patrimnio histrico; Incremento do papel da mulher e dos idosos; Revitalizao da coletividade.

Pgina | 10

Geografia A

2008/2009 Papel fundamental no desenvolvimento das reas rurais: (vantagens do TER) Permite as populaes locais melhorarem a sua qualidade de vida; Gera emprego e fixa populao local; Aumenta o intercmbio cultural; Permite a preservao do patrimnio histrico e cultural; Incentiva a construo de infraestruturas.

Diversos tipos de turismo:


Turismo de habitao - (que se desenvolve mais no Norte do pas) um servio de hospedagem de natureza familiar em casas antigas, com valor arquitetnico, histrico ou artstico de uma determinada poca; Turismo Rural (casa sem valor histrico) um servio de hospedagem em casas rsticas utilizadas em simultneo como habitao do proprietrio; (Agroturismo (no obrigatrio o proprietrio viver na casa) um servio de hospedagem prestado em casas particulares integradas em exploraes agrcolas, permitindo aos hspedes conhecer as prticas agrcolas e participar nos trabalhos do campo; Turismo de aldeia - hospedagem prestada num conjunto de cinco casas, pelo menos, integradas na arquitetura tpica do lugar; Casas de campo - prestam um servio de hospedagem em unidades localizadas em reas rurais, independentemente de constiturem a residncia do proprietrio, devendo-se, pelas suas caractersticas, integrar-se na arquitetura e ambiente do lugar;

Modalidades de TER mais praticadas em Portugal: Turismo rural,


turismo de habitao e casas de campo no Norte do pas que mais se notam os estabelecimentos de TER, devido menor importncia do turismo balnear na zona. Muitas das zonas histricas do pas encontram-se no centro, que tambm uma rea extensa, da o seu segundo lugar com maior percentagem de estabelecimentos de TER.

Outros tipos de turismo:


Turismo de natureza, de montanha e de neve, de golfe, cultural, histrico e religioso e cinegtico (caa).

Pgina | 11

Geografia A

2008/2009

Circuitos tursticos:
Aldeias histricas, itinerrios arqueolgicos, circuitos de pousadas, rotas dos vinhos e gastronmicas

A atividade turstica est tambm associada a problemas ambientais:


Aumento da poluio; Destruio da fauna e da flora nas reas de forte presso turstica; Sobre-explorao dos recursos hdricos e da energia; Sobreocupao dos solos devido presso urbanstica.

Princpios fundamentais para a preservao dos ecossistemas:


Manter o crescimento econmico local e o emprego; Melhorar a qualidade de vida de forma sustentvel; Incentivar a manuteno da cultura local; Construir empreendimentos sustentveis, envolvendo a populao local nos processos de consulta e deciso.

Turismo Sustentvel Usufruir dos espaos preservando os recursos naturais. Patrimnio Cultural conjunto de bens e saberes que constituem a riqueza de
um povo, inclui por isso, todos os vestgios de atividade humana no ambiente fsico.

Patrimnio Paisagstico conjunto de diferentes elementos da paisagem


(fsicos, humanos, biolgicos, culturais, etc.) que interagem formando conjuntos nicos e indissociveis em contnua evoluo.

Efeitos multiplicadores dos servios


O setor tercirio fundamental para o desenvolvimento das atividades produtivas.

Pgina | 12

Geografia A 2008/2009 Portugal tem assistido a uma terciarizao da economia que se deve ao maior dinamismo econmico do pas e ao decrscimo dos outros setores de atividade. O incremento dos servios fundamental para o desenvolvimento das regies mais desfavorecidas, onde promovem a melhoria da qualidade de vida e criam postos de trabalho. O fornecimento de bens e servios de proximidade, como os que se encontram ligados ao abastecimento de gua, eletricidade, telefone, sade, garantem uma melhor qualidade de vida s populaes rurais e constituem um incentivo essencial sua permanncia, sendo tambm a melhor forma de cativar novos habitantes.

Estratgias integradas de desenvolvimento rural


No quadro da Unio Europeia, desde a Agenda 2000 que tem vindo a ser aprofundado m conjunto de medidas de apoio ao desenvolvimento rural, o qual foi consagrado como o segundo pilar da PAC.

Desenvolvimento Sustentvel Objetivos:


Promover a qualidade e inovao da produo (reforando a competitividade e modernizao da agricultura); Incentivar a multifuncionalidade das exploraes agrcolas; Estimular a pluriatividade dos agricultores mais jovens; Melhorar a qualidade de vida e trabalho dos agricultores; Apoiar a organizao, associao e iniciativa dos agricultores; Valorizar as potencialidades do espao rural e apoiar o seu desenvolvimento.

Surgem vrias Associaes de Desenvolvimento Rural:

Iniciativa comunitria LEADER (Ligao de Desenvolvimento da Economia


Rural) As iniciativas LEADER I, LEADER II, LEADER+ foram lanadas em 1991, com o objetivo de apoiar aes inovadoras de desenvolvimento rural, nas regies desfavorecidas da Unio, sem colocar em risco o patrimnio cultural e natural.

LEADER+ (2000-2006) (esta que est em vigor)


Teve como objetivo ajudar os agentes de reas rurais a atender s potencialidades das respetivas regies. Dessas potencialidades destacam-se:

Pgina | 13

Geografia A Valorizao de produtos regionais de qualidade; Existncia de recursos gastronmicos; naturais, paisagsticos,

2008/2009 patrimoniais, culturais e

Multifuncionalidade associada s atividades diversificao das atividades nos espaos rurais;

agrcolas

florestais

Riqueza, diversidade e elevado grau de conservao do espao rural. A iniciativa LEADER faz parte dos programas de desenvolvimento rural financiados pelo FEADER (Fundo Europeu Agrcola para o Desenvolvimento Rural)

Plano Estratgico Nacional para o Desenvolvimento Rural


Importante no contexto comunitrio

Objetivos Estratgicos:
Aumentar a competitividade dos setores agrcola e florestal; Promover a sustentabilidade dos espaos rurais e recursos naturais; Revitalizar econmica e socialmente as zonas rurais

Pgina | 14

You might also like