You are on page 1of 20

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ADMINISTRAO, CONTABILIDADE E ECONOMIA CURSO DE HOTELARIA (centrado, maiscula, fonte

14, espao 1,5)

NOME DO ALUNO
(centrado, maiscula, fonte 14)

TTULO DO TRABALHO CONTINUAO (negrito, centrado,


maiscula, fonte 16, espao 1,5)

Porto Alegre (centrado, minsculo, fonte 12), 20(ano) (centrado, minsculo, fonte 12)

NOME DO ALUNO

TTULO DO TRABALHO

Trabalho de Concluso de Curso, apresentado como requisito para a obteno do ttulo de Bacharel em Hotelaria da Faculdade de Administrao, Contabilidade e Economia pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Professor Orientador: Nome do Orientador

Porto Alegre (ms) de 20(ano)

Dedicatria (opcional)

Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo em lngua verncula (obrigatrio) Listas de Figuras (opcional)

SUMRIO

Relao de todos os captulos, seguidos de suas sees, subsees e itens, assim como dos apndices e anexos que compem o documento.

1 INTRODUO

Apresentar o tema da pesquisa, onde foi realizado o trabalho, e a sntese de cada captulo; no utilizar citao.

2 CARACTERIZAO DA ORGANIZAO E DO SEU AMBIENTE

Uma breve introduo ao captulo, indicando os dados de modo a caracterizar a empresa, como por exemplo, breve histrico, negcio, misso, valores, objetivos, produtos, servios, estrutura organizacional, tipos de clientes, entre outros dados considerados relevantes.

2.1 Histrico

2.2 Negcio

2.3 Misso

2.4 Valores

2.5 Objetivos da Organizao

2.6 Produtos e/ou Servios

2.7 Estrutura Organizacional e Estrutura Funcional

2.8 Mercado de Atuao

2.9 Anlise do Setor (quando for o caso) ou outras informaes importantes

3 SITUAO PROBLEMTICA

Delimitar o foco da investigao, a partir da identificao de oportunidade de pesquisa de interesse do aluno e da empresa. Relatar de forma sucinta a situao a ser pesquisada; formular breve diagnstico da situao atual e; fixar os limites. Termina com a formulao da questo de pesquisa atravs de um pergunta.

4 JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA

Demonstrar a importncia da pesquisa para o aluno e para a empresa, a relevncia e atualidade do tema; a oportunidade e a viabilidade da investigao.

5 OBJETIVOS

Nesta etapa deve-se pensar a respeito da inteno ao propor a pesquisa. Deve-se sintetizar o que se pretende alcanar com a pesquisa. Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. O objetivo geral ser a sntese do que se pretende alcanar, e os objetivos especficos explicitaro os detalhes (etapas) e ser um desdobramento do objetivo geral. Os enunciados dos objetivos devem comear com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ao passvel de mensurao. Como exemplos de verbos usados na formulao dos objetivos, para determinar diferentes estgios cognitivos, pode-se indicar:

Para conhecimento: os verbos apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear; Para compreenso: os verbos descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir e transcrever; Para aplicao: os verbos aplicar, demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traar, usar, e delinear; Para anlise: os verbos analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, investigar e experimentar; Para sntese: os verbos articular, compor, constituir, coordenar, reunir, organizar e esquematizar; Para avaliao: os verbos apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, validar e valorizar.

5.1 Objetivo Geral (somente um)

Definir o propsito do trabalho, o resultado geral que se espera obter com o trabalho.

5.2 Objetivos Especficos

Listar em tpicos (usualmente trs) as aes necessrias para operacionalizar o objetivo geral. Representam os resultados intermedirios que se espera obter, que se atingidos est-se no caminho de atingir o resultado geral.

6 REVISO PROVISRIA DA LITERATURA (ou ttulo que identifique o tema)

Sintetizar e articular teorias, conceitos, mtodos, tcnicas, sistemas e instrumentos de anlise da rea de conhecimento da pesquisa; rever trabalhos ou aplicaes semelhantes em outros contextos; confrontar posies de diferentes autores sobre o tema. Caracteriza-se como uma das etapas mais importantes da pesquisa. A reviso de literatura refere-se fundamentao terica a adotar para tratar o tema e o problema de pesquisa. Por meio da anlise da literatura publicada obtm-se um quadro terico e a estruturao conceitual que dar sustentao ao desenvolvimento da pesquisa. A reviso de literatura resultar do processo de levantamento e anlise do que j foi publicado sobre o tema e o problema de pesquisa escolhidos. Permitir um mapeamento de quem j escreveu e o que j foi escrito sobre o tema e/ou problema da pesquisa. Para elaborar uma reviso de literatura recomendvel adotar a metodologia de Pesquisa Bibliogrfica. A Pesquisa Bibliogrfica a anlise da literatura j publicada em forma de livros, revistas, publicaes avulsas, imprensa escrita e eletronicamente, disponibilizada na Internet. A reviso de literatura/pesquisa bibliogrfica contribuir para:

obter informaes sobre a situao atual do tema ou problema pesquisado; conhecer publicaes existentes sobre o tema e os aspectos que j foram abordados; verificar as opinies similares ou diferentes respeito do tema ou de aspectos relacionados ao tema ou ao problema de pesquisa.

Na redao do texto final, os seguintes critrios devem ser observados: objetividade, clareza, preciso, consistncia, linguagem impessoal e uso do vocabulrio tcnico.

Recomendaes importantes: descrever o texto com comeo, meio e fim; fazer um texto introdutrio explicando o objetivo da reviso de literatura; proceder a reviso da literatura, e no fazer simplesmente uma colagem de citaes bibliogrficas; siga as seguintes orientaes: fazer uma abertura e um fecho para os tpicos tratados; preencher as lacunas com consideraes prprias; criar elos entre as citaes.

Citao, segundo a ABNT, a Meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte. Os tipos de citaes que podem ser utilizadas no texto so:

citao direta: transcrio textual dos conceitos do autor consultado; citao indireta: transcrio livre do texto do autor consultado; citao de citao: transcrio direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original.

7 METODOLOGIA

Relatar os procedimentos metodolgicos se refere descrever a forma como a pesquisa foi realizada. Relatar a importncia do mtodo como meio facilitador e orientador da execuo da pesquisa, tanto em termos de planejamento, execuo (pesquisa de campo), anlise, interpretao e concluses. Deve-se definir: a) mtodo de pesquisa adotado (quantitativo levantamento, experimento, etc., ou qualitativo estudo de caso, pesquisa-ao, etc.); b) populao-alvo ou plano de amostragem (quando aplicvel); c) instrumentos de coleta de dados; d) tcnicas de anlise dos dados.

8 RESULTADOS DA PESQUISA

Envolve a descrio dos dados coletados e a sua anlise (identificao da problemtica existente, a partir dos dados coletados), podendo compreender comparao dos resultados com outros projetos ou situaes, conter tabelas e grficos ou ainda testes estatsticos.

9 CONSIDERAES FINAIS

Como parte final do texto, consiste na reviso sinttica dos resultados e da discusso do estudo realizado. Tem como objetivo destacar as principais questes tratadas no trabalho acerca do estudo desenvolvido. Deve apresentar dedues lgicas correspondentes aos propsitos previamente estabelecidos do trabalho, apontando-se o alcance e o significado de suas contribuies. Pode tambm indicar questes dignas de novos estudos, alm de sugestes para outros trabalhos.

REFERNCIAS

ALVES-MAZZOTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O mtodo nas cincias naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. BASTOS, Dau; SOUZA, Mariana; NASCIMENTO, Solange. Monografia ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Garamond, 2004 DENCKER, Ada F.M. Mtodos e tcnicas de pesquisa em turismo. 7. ed. So Paulo: Futura, 2003. ______ Pesquisa em turismo: planejamento, mtodos e tcnicas. So Paulo: Futura, 2007. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 2002. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa como fazer pesquisa qualitativa em cincias sociais . 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho cientfico: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. 7. ed., rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 2007. MINAYO, Maria Ceclia de Souza. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis: Vozes, 2008. PDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem tericoprtica. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. REJOWSKI, Mirian. Turismo e pesquisa cientfica: pensamento internacional x situao brasileira. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. ROESCH, Sylvia Maria A. Projetos de estgio do curso de administrao. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2005. SANCHO, Amparo (Coord.) Introduo metodologia da pesquisa em turismo. So Paulo: Roca, 2006. SCHLTER, Regina G.. Metodologia da pesquisa em turismo e hotelaria. 2. ed. So Paulo: Aleph, 2005. TRIVIOS, Augusto Nibaldo Silva. Introduo pesquisa em cincias sociais. So Paulo: Atlas, 2008. YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e mtodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

APNDICE A -DADOS DE IDENTIFICAO

DADOS DE IDENTIFICAO DO ALUNO Nome: Endereo: Data de Nascimento: Fone p/ Contato: E-Mail: Empresa atual: Endereo: Fone p/Contato: E-Mail:

Experincia Profissional (mais relevantes) Empresa: Ramo de Atividade: Perodo: Cargo:

Formao Acadmica

Cursos de aperfeioamento Curso: Entidade: Perodo: Carga horria:

APNDICE B TTULO

Texto ou documento elaborado pelo aluno, opcional.

ANEXO A -TTULO

Texto ou documento no elaborado pelo aluno, opcional.

You might also like