You are on page 1of 3

Planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa Muitos falam sobre administrar uma empresa, mas a verdadeira funo

de administrar uma organizao consiste na arte e na tcnica de dirigir, organizar e controlar uma empresa. A administrao , portanto, um conjunto de aes que requerem planejamentos, pareceres, relatrios, projetos e outros documentos que auxiliam o cerne administrativo que dirigir, organizar e controlar uma empresa. A profisso do administrador foi regulamentada recentemente, assim que as empresas enxergaram a importncia de um profissional que estruturasse a administrao de forma que a empresa tivesse todas as suas decises, operaes, mtodos de produo, qualidade, desempenho de forma controlada e que pudesse ser dirigida e organizada. Dessa forma, estudiosos como John W. Riegel acreditam que o sucesso de uma empresa depende estritamente do xito de seus gerentes em dirigir, organizar e controlar uma empresa de forma eficaz. Funes administrativas para dirigir, organizar e controlar uma empresa A administrao para ser desenvolvida precisa de planejamento, controle, direo, organizao, etc. Dessa forma, tem-se que as funes administrativas precisam seguir tcnicas e mtodos que tornam possvel os pilares com as respectivas funes administrativas, que so: Criar objetivos - os objetivos surgem em uma empresa como um produto de planejamento prvio. Um planejamento que seja estruturado e que surja do planejamento de alguma situao que real para a empresa e necessrio, como planejamento de marketing, planejamento para a qualidade so necessrios para o bom andamento da empresa e, portanto, na criao de objetivos e metas a serem alcanados. Analisar a anlise dos problemas e situaes reais da empresa essencial para que a mesma constitua um posicionamento slido diante do mercado e com possveis solues. Solucionar problemas essa funo exige tcnicas e mtodos para o seu desenvolvimento e sempre est relacionada a problemas detectados na produo, gesto de pessoas e atendimento. O importante que soluo surja de uma anlise sistmica de todos os fatores relacionados. Organizar e alocar recursos - essa funo to necessria, principalmente no incio das atividades, reza que a empresa precisa de antemo organizar a sua capacidade produtiva e gerencial, com instalaes ideais e pessoal. Para isso requer a alocao de recursos, o que tambm deve ser realizado de forma estruturada, organizada e estratgica. Comunicar, dirigir e motivar as pessoas - todas essas funes se resumem em uma s palavra: liderana. Liderar isso: unir e envolver toda a equipe em um mesmo propsito e objetivo. Negociar - negociar uma funo cada vez mais requerida para o sucesso de uma empresa e, atualmente, as tcnicas de negociao buscam encontrar formas de ganha-ganha, ou seja, as

decises tomadas devem ser benficas para todos, o que diminui problemas futuros e refora parcerias. Tomar decises - tomar decises inevitvel quando se administra, por isso, a empresa deve tomar suas decises baseadas em dados e informaes confiveis, auxilio de mtodos e tcnicas que daro um respaldo para uma deciso acertada. Mensurar e avaliar - saber mensurar com nmeros um dos fatores crticos de sucesso para as empresas, por isso verdadeira a frase que diz que o que no se mede no se controla. Para controlar necessrio medir com eficcia, de forma que nada fuja ao controle, desempenho, indicadores financeiros e at qualidade no atendimento, pois tudo passvel de ser mensurado, basta encontrar indicadores, formas de medir e critrios de avaliao. Avaliar avaliar outra funo administrativa que precisa de anlise e critrios para uma posterior deciso, nas empresas as avaliaes podem acontecer desde a operacionalidade de mquinas e sistemas at a avaliao de desempenho de funcionrios. Teorias da administrao e o dirigir, organizar e controlar uma empresa As teorias da administrao tm evoludo de acordo com as mudanas sofridas pelo mundo e as necessidades surgidas na sociedade no que tange produtos, servios e atendimento em se dirigir, organizar e controlar uma empresa A reestruturao das empresas diante das mudanas e demandas forma um ambiente ideal para novas teorias administrativas. A evoluo das teorias depende das necessidades e demandas de cada dcada, como tambm das abordagens. Dessa forma, para cada etapa vivida pela administrao e suas tendncias existe uma abordagem. Tem-se a abordagem clssica, que tem incio com a administrao cientfica, e aborda temas como a importncia da diviso de tarefas e controle de produtividade. Como a teoria cientfica foi criticada como mecanizada e pouco humana, logo surgiu a teoria humanstica com propostas de estudar com mais profundidade o ambiente de trabalho e a seguir vieram outras teorias com propostas de focar sistemas gerenciais, mtodos, processos e objetivos. Atualmente, em termos de administrao de empresas, as organizaes se preocupam com a abordagem sistmica, com a gesto pela qualidade total em todos os processos e cadeia produtiva, na reengenharia e a valorizao do Capital Intelectual. Portanto, administrar ter viso de futuro, responsabilidade social, viso de mundo, flexibilidade para mudar paradigmas e valorizar a gesto de conhecimentos. Gestor na funo de dirigir, organizar e controlar uma empresa Para que o gestor possa assumir a condio de dirigir, dirigir, organizar e controlar uma empresa necessrio que tenha algumas habilidades. Entre elas:

Saber planejar planejar algo que deve ser realizado com uma viso do futuro. Para planejar necessrio que a empresa entre em um consenso sobre seus objetivos e metas e encontre modos de alcan-los desse modo. Organizar - organizar a empresa para atender as necessidades de produo e demanda, de acordo com o que a empresa props a oferecer e de acordo com os recursos que esto disposio o master da arte e cincia de organizar. Liderar - saber liderar cada vez mais importante para o sucesso das empresas e requisito importante nas selees de empregos. A liderana um comportamento e competncia valiosa no mercado porque o desafio de integrar, criar uma gesto participativa e contar com funcionrios comprometidos torna-se fator de sucesso e de competitividade. Saber controlar - saber controlar cada vez mais necessrio para que a empresa consiga alcanar seus objetivos de curto e longo prazo, alcanar suas metas e avaliar desempenhos e analisar os vrios aspectos crticos para o sucesso da organizao. Estas so somente algumas dicas para dirigir, organizar e controlar uma empresa.

You might also like