You are on page 1of 4

Resumo de processos de Eletrizao - Eletrosttica

Os processos de eletrizao ocorrem na natureza constantemente e, muitas vezes, tais fenmenos passam despercebidos por ns. O fenmeno da eletrizao consiste na transferncia de cargas eltricas entre os corpos, e essa transferncia pode ocorrer por trs processos conhecidos: por atrito, por contato e por induo.

Eletrizao por atrito

Para entender como ocorre a eletrizao por atrito, faa a seguinte experincia. Pegue uma caneta esferogrfica e corte alguns pedaos de papel bem pequeno. Agora atrite a parte de trs da caneta em seu cabelo e depois aproxime a parte atritada aos pedaos de papel. Voc ir observar os pequenos pedaos de papel sendo atrados pela caneta. Isso ocorre porque quando voc atritou a caneta no seu cabelo, houve uma transferncia de eltrons entre os dois corpos, o que deixou a caneta carregada eletricamente. Ao aproximar essa caneta dos pedaos de papel, que so neutros, eles sero atrados. importante assinalar que aps o atrito, os corpos atritados ficam com cargas de sinais opostos. Isso determinado por uma tabela chamada de srie triboeltrica. Na figura que segue temos uma verso resumida dessa srie.

Figura 1

muito simples entender o funcionamento da srie triboeltrica. Se atritarmos, por exemplo, l com celulide, a l ficar carregada positivamente, enquanto que o celulide ficar carregado negativamente. Isso quer dizer, que durante o atrito, a l perdeu eltrons e o celulide, por sua vez, ganhou eltrons.

A eletrizao por contato

A eletrizao por contato, diferentemente da eletrizao por atrito, necessita de pelo menos um dos corpos carregado eletricamente. Para entender o funcionamento do processo da eletrizao por contato, considere um condutor carregado positivamente e outro condutor neutro.

Figura 2

Aproxima-se o condutor positivo do condutor neutro at que ocorra o contato entre eles. Quando isso acontece, haver uma transferncia de eltrons do corpo neutro para o corpo carregado positivamente. Essa transferncia ir ocorrer de maneira bem rpida at que ambos os condutores fiquem com o mesmo potencial eltrico.

Figura 3

Separando-se os dois condutores, eles estaro com cargas de mesmo sinal.

Figura 4

importante salientar tambm que est valendo o princpio da conservao das cargas eltricas, que diz que a quantidade de cargas eltricas antes do contato igual quantidade de cargas eltricas depois do contato. Se os dois corpos forem absolutamente idnticos, no final da experincia eles ficaro com a mesma quantidade de carga eltrica, que ser determinada pela mdia aritmtica da quantidade de cargas antes do contato.

Figura 5

Eletrizao por induo

Na eletrizao por atrito e por contato, h obrigatoriamente a necessidade do contato fsico entre os corpos. Na eletrizao por induo isso j no necessrio e por isso que esse processo recebe esse nome. Considere trs condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro.

Figura 6

Aproxima-se o condutor carregado dos condutores neutros. O condutor carregado ser o indutor e os condutores neutros, os induzidos. Durante essa aproximao, observa-se uma separao de cargas nos condutores neutros. Como o indutor positivo, o induzido mais prximo do indutor ficar negativo e o induzido mais afastado ficar positivo.

Figura 7

Agora com o indutor ainda prximo, separam-se os dois condutores que esto juntos.

Figura 8

E por fim retira-se o indutor das proximidades dos outros dois corpos. Teremos como resultado os dois condutores que inicialmente eram neutros, agora carregados com cargas de sinais a opostos. Note que em momento algum houve o contato entre o condutor carregado e os condutores inicialmente neutros.

Figura 9

Um exemplo de uma conseqncia da eletrizao por induo so os raios. Quando temos uma nuvem carregada eletricamente durante uma tempestade, ela ir induzir na superfcie cargas de sinais opostos criando assim um campo eltrico entre a nuvem e a superfcie. Se esse campo eltrico for muito intenso teremos uma descarga eltrica violenta que ns conhecemos como raio carga eltrica

You might also like