You are on page 1of 3

O COELHO E A PSCOA a Antiguidade, os povos escolheram a lua para determinar a data da pscoa.

Como o coelho era tido como um smbolo da lua, passou tambm a ser considerado um smbolo da pscoa. Os coelhos so mamferos, roedores, que se reproduzem de forma rpida, tendo grande fertilidade. O seu perodo de gestao no passa de quarenta dias, tornando-se smbolo da preservao da espcie. Para os cristos, a pscoa marcada pela ressurreio de Cristo, pelo Seu renascimento, pelo surgimento de uma vida nova. Alm disso, a sexta-feira santa a data assinalada pelo sofrimento e crucificao de Cristo. Existem algumas curiosidades sobre a histria do coelho da pscoa. Na Alemanha, as crianas esperam ovos dos coelhos. As crianas tchecas confiam que os presentes so ofertados por uma cotovia (ave campestre). Na Sua, so os cucos que levam os ovos de presente e, no Brasil, a tradio do coelho, que veio no final do sculo XIX. Outra histria pe sentido tradio do coelho representar um smbolo da pscoa, uma vez que este simboliza a igreja. A igreja tem a misso fecunda de propagar os ensinamentos cristos, a palavra de Deus, para todos os povos; sem distino, ou seja, aumentar a quantidade de discpulos. Assim, uma grande quantidade de pessoas representada pela fertilidade do coelho. H uma lenda que marca a histria do coelho da pscoa. Ela conta que uma mulher pobre, que no tinha como presentear seus filhos no domingo de pscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e os pintou. Ela teve a ideia de coloc-los dentro de um ninho e escond-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianas encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu; as crianas acreditaram que ele havia colocado os ovos para elas, assim a histria se propagou. Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia

At o sculo XV no existiam registros nem costumes ligados Pscoa, mas, popularmente, dizem que os primeiros povos a presentear com ovos foram os missionrios e os cruzados, na Europa ocidental. Povos medievais pintavam os ovos de vermelho para representar o sangue de Jesus Cristo. Com isso, os cristos passaram a adotar a ideia, que se tornou uma tradio de sua cultura. Porm, a China tambm tinha o hbito de presentear com ovos de pata pintados, como celebrao vida. Mas estes no eram cozidos, no eram para o consumo.

O ovo tornou-se smbolo da vida em razo da sua capacidade vitalcia. De dentro de uma casquinha to frgil sai um ser vivo. Atravs da cincia, foi comprovado que uma clula e, portanto, origina vida. No antigo Egito, na Grcia, em Roma e na Prsia, era comum o consumo de ovos cozidos durante as festividades. Um marco desse costume era a chegada da primavera, onde as pessoas os pintavam com flores e elementos da natureza, para dar de presente.

Ovos pintados mo e ovos enfeitados com ouro e pedrarias

Ao longo dos anos, o ovo passou a ser reconhecido como o princpio da vida, um elemento cristo que representa a ressurreio de Jesus Cristo. O rei da Inglaterra, Eduardo I, passou ento a presentear a realeza com ovos banhados a ouro e decorados com pedras preciosas. Curiosamente, as pessoas foram mudando os ovos, dando a eles caractersticas mais bonitas e ricas, alm de recheios saborosos, para presentear os entes queridos. Somente no sculo XVII surgiram ovos mais interessantes, como os recheados de chocolate e bombons. A primeira fbrica de chocolates surgiu em 1819, criada por Franois Louis Cailler. Mas somente no sculo XX, em 1960, que surgiram os primeiros ovos industrializados, feitos de plstico, tambm recheados de bombons e chocolates. Com o passar dos anos, com a criao do comrcio e a obteno de lucro, foi que o produto ganhou aperfeioamento e qualidade, tornando-se mais saboroso e com recheios mais variados.

Hoje em dia podemos encontrar uma grande diversidade de ovos, a fim de agradar os mais diversos gostos. Existem ovos para crianas, recheados com brinquedinhos; ovos para casais, recheados com bombons de morango e em formato de corao; ovos personalizados, recheados com presentes especiais; dentre outros. O importante no esquecer que o ovo smbolo da ressurreio de Cristo, que representa a vida e por isso faz parte da festa da pscoa. Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola

You might also like