You are on page 1of 21

O que veremos neste mdulo?

1. A Histria da Logstica 2. Origens da Logstica 3. Evoluo da Logstica 4. Conceitos de Logstica Empresarial 5. Consolidao e Expanso da Logstica 6. O incio da Logstica Empresarial no Brasil 7. Misso da Logstica 8. Consideraes sobre a Logstica

Introduo: Paradoxalmente a logstica uma das atividades econmicas mais antigas do mundo e um dos conceitos gerenciais mais modernos. Sua origem remonta ao incio da atividade econmica organizada, desde que o homem deixou a economia extrativista. Desde os tempos bblicos, os lderes militares j se utilizavam da logstica. As guerras eram longas e com grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessrios o planejamento, organizao e execuo de tarefas logsticas, que envolviam a definio de uma rota; nem sempre a mais curta, pois era necessrio ter uma fonte de gua potvel prxima, transporte, armazenagem e distribuio de equipamentos e suprimentos. A Logstica na Antigidade: Troca da produo excedente por outros produtos No intervalo entre as trocas as mercadorias viravam Estoque (Armazenagem para garantir a integridade).Transporte do local de produo at o local de consumo. Surgimento dos Estoques, Armazenagem e Transportes. Alguns Significados:

ambos significando clculo e raciocnio no sentido matemtico; e vem do verbo francs LOGER, que significa alojar, guardar. Um conceito em evoluo:

A palavra LOGSTICA, do francs (Loger alojar), era um termo militar que significava a arte de transportar, abastecer e alojar as tropas. Tomou, depois, um significado mais amplo, tanto para uso militar como industrial, a arte de administrar o fluxo de materiais e produtos, da fonte para o usurio. Outros historiadores defendem que a palavra logstica vem do antigo grego logos, que significa razo, clculo, pensar e analisar. O Oxford English dicionrio define logstica como: "O ramo da cincia militar responsvel por obter, dar manuteno e transportar material, pessoas e equipamentos.

militares e das necessidades resultantes das guerras.

atividade logstica, porm, apenas no sculo 17 a logstica passou a ser utilizada dentro dos modernos princpios militares. Alexandre, o Grande foi uma das grandes lendas na Logstica, e que inspirou outros grandes lderes como Jlio Csar e Napoleo e que at hoje inspira as grandes empresas. Seu imprio alcanou diversos pases, incluindo a Grcia, Prsia e ndia.

contramestres, alm da cavalaria e infantaria

Eles seguiam frente dos exrcitos com a misso de comprar todos os suprimentos necessrios e de montar armazns avanados no trajeto. Aqueles que cooperavam eram poupados e posteriormente recompensados; aqueles que resistiam, eram assassinados. Por volta de 1.670, um conselheiro do Rei Lus XIV sugeriu a criao de uma nova estrutura de suporte para solucionar os crescentes problemas administrativos experimentados com o novo exrcito desenvolvido a partir do caos medieval. Foi criada a posio de Marechal General de Logis, cujo ttulo se originou do verbo francs loger, que significa alojar. Entre seus deveres estavam a responsabilidade pelo planejamento das marchas, seleo dos campos e regulamentao do transporte e

fornecimento.

4/10/2013

10

Logstica Militar versus Logstica Empresarial

O incio da Logstica teve sua interpretao relacionada com as operaes militares (movimentao de tropas, alimentos, combustveis...) e visava colocar os recursos certos no local certo, na hora certa, com um s objetivo: vencer batalhas.

Com este mesmo propsito as empresas vm utilizando ferramentas e componentes estratgicos, tticos e operacionais para delinearem os objetivos para os quais se propem atingir, e vencer a batalha da globalizao.

4/10/2013

11

Evoluo da Logstica

A logstica uma atividade que existe desde o surgimento das primeiras organizaes comerciais conforme vimos anteriormente.

Entretanto s passou a ter a devida ateno em meados do Sculo XX a partir de estudos para definir o Custo Logstico Total.

4/10/2013

12

Evoluo da Logstica Empresarial

At 1940: inexistncia do conceito de logstica empresarial. Antes de 1950: os anos adormecidos -chave em logstica

finanas ou produo

finanas ou vendas.

4/10/2013

13

1950-1960: o perodo de desenvolvimento

e prtica da logstica.

mercadolgica.

marketing e distribuio.

4/10/2013

14

Logstica na dcada de 60

pelo Setor de Marketing ;

Ferrovirio.

4/10/2013

15

Logstica Empresarial:

. . .Identificao de condies-chave para o

desenvolvimento da disciplina de logstica:

demanda dos consumidores

4/10/2013

16

Logstica Empresarial:

Surge o conceito de logstica motivado por uma nova atitude do consumidor, pelo desenvolvimento do conceito de custo total e pelo incio da preocupao com o servio ao cliente.

4/10/2013

17

COMO PODEMOS DEFINIR A LOGSTICA?

4/10/2013

18

1962 - Definio de Logstica Empresarial:

o processo de planejamento, implementao e controle do fluxo e armazenamento eficiente e economicamente eficaz de matrias-primas, estoque em processo, produtos acabados, bem como as informaes a eles

relativas, desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o propsito de atender s exigncias dos clientes.

COUNCIL OF LOGISTICS MANAGEMENT - USA

Logstica Empresarial

Suprimento Fsico

Distribuio Fsica

Fornecedores

Fbrica

Clientes

Transporte, Estoques, Processamento de Pedidos, Embalagem, Armazenamento, Manuseio, Informaes

Transporte, Estoques,

Processamento de Pedidos, PCP Embalagem, Armazenamento, Manuseio, Informaes

4/10/2013

20

4/10/2013

Iron Francisco dos Santos

21

Fonte: Marclio Cunha

4/10/2013

Iron Francisco dos Santos

22

4/10/2013

Iron Francisco dos Santos

23

CENTRO NERVOSO DE UMA ORGANIZAO

por aproximar as partes os vendedores e os compradores , mas, essencialmente, para reduzir drasticamente custos com materiais e sua movimentao.

mais gil e econmico para juntar demanda e oferta, permitindo preos acessveis, dentro dos prazos e dos padres exigidos pelo cliente.

Iron Francisco dos Santos

De 1970 a 1980: tem-se a consolidao dos conceitos e um esforo logstico para aumentar a produtividade. Este esforo deu-se em funo da crise do petrleo com elevao dos custos de transportes. A filosofia econmica dominante passou de estmulo da demanda para melhor administrao dos suprimentos. Controle de custos, produtividade e controle de

qualidade passaram a ser reas de interesse, medida que as empresas tentavam enfrentar o fluxo de mercadorias importadas.

4/10/2013

25

De 1970 a 1980: Incio da era ciberntica, com uso cada vez mais popular dos computadores. Invaso comercial japonesa acompanhada de inovaes tcnicas (JUST-IN-TIME , QUALIDADE TOTAL).

4/10/2013

26

Aps 1980: a evoluo da logstica ocorre em funo da globalizao, do desenvolvimento da tecnologia e por mudanas estruturais na economia mundial. O mundo comeou suas

grandes transformaes do sculo ; A partir da a vida nunca mais seria como antes.

4/10/2013

27

Aps 1990: Foi constituda pela grande batalha comercial denominada MERCADO GLOBAL ou GLOBAL SOURCING.

Constitui-se a palavra COMPETITIVIDADE

As grandes armas :

TECNOLOGIA

MARKETING

LOGSTICA

4/10/2013

28

Logstica de Suprimentos

Logstica de Produo

Logstica de Distribuio

Logstica Reversa

4/10/2013

29

Agroindustrial

Higiene e Cosmticos

Autoindstria

Metlicos

Cadeia de Frios e Alimentos

Qumicos e Petroqumicos

Comrcio Varejista

Vesturio e Txtil

Eletrnico e Equipamentos

Comrcio Eletrnico

Farmacutico

4/10/2013

30

O desenvolvimento e expanso da logstica nos ltimos anos ocorreu em funo de um srie de aspectos como:

Crise do Petrleo: necessidade de a indstria de transporte gerar maior competitividade. Globalizao: aumentando a presso por custos menores e maior eficincia Tecnologia: as organizaes passaram a ter condies de monitorar melhor as transaes e o seus fluxos de materiais e informaes. ...

4/10/2013

31

. . . Mudana de Poder: a mudana de poder da indstria para os distribuidores, revendedores e varejista tambm gerou mudanas na forma de se pensar a logstica.

Lucros: ganhos em logstica aumentam significativamente a lucratividade das empresas.

4/10/2013

32

Incio no Brasil

Dcada de 70, por meio da distribuio fsica, tanto interna quanto externa.

As empresas se sentiam na necessidade de colocar

seus produtos em mercados distantes de suas instalaes, nas mais diversas partes do pas. E tambm sentiam a necessidade de sair do empirismo que norteavam as suas atividades.

4/10/2013

33

manuseio dos Produtos Acabados e Insumos, sejam executados em conformidade com os requisitos especificados para aquisio e garantir tambm as condies de armazenamento adequadas a cada tipo de produto;

permanncia em estoque e a chegado do mesmo no cliente;

os pedidos e na data prevista;

4/10/2013

34

Patrimoniais e Insumos, sem prejuzo para a produo;

de Produtos Acabados.

4/10/2013

35

4/10/2013

36

-prima.

no mercado.

4/10/2013

37

SCM - Supply Chain Management; Custos Logsticos;

4/10/2013

38

VANTAGEM COMPETITIVA Usando o processo de Logstica, podemos obter uma vantagem competitiva, isto significa uma supremacia duradoura em relao concorrncia, obtendo a preferncia dos clientes. A base de sucesso utilizada aqui a chamada de os trs Cs, conforme ilustra figura abaixo:

4/10/2013

39

CLIENTES Busca benefcios a preos aceitveis

valor

valor

Ativos & utilizao

COMPANHIA

Fonte: Ohmae, K., The Mind of the Strategist, Penguin Books, 1983.

Diferenciais de custo

Ativos & Utilizao

CONCORRENTE

4/10/2013

40

VANTAGEM EM PRODUTIVIDADE

Quando a empresa por sua produo consegue uma economia de escala, obtmse uma maior diluio de seus custos fixos, significando uma reduo no custo unitrio de produo, um modo de demonstrar atravs da curva da experincia

Custos reais por unidade

Volume acumulado

4/10/2013

41

A evoluo da logstica nos mostra que cada vez mais a sua participao importante, e que em alguns casos at determinante, para o sucesso das organizaes na execuo de sua atividades.

A atividade que no passado visava dar suporte s operaes militares e at mesmo s organizaes empresariais hoje uma das reas estratgicas e de grande interesse acadmico, empresarial e de profissionais responsveis por suprimentos,

movimentao interna de materiais, armazenagem, transportes e atendimento a clientes.

4/10/2013

42

You might also like