You are on page 1of 2

Avaliao EDUCACIONAL EM TRS ATOS

Este um trabalho que avalia a educao em trs fases: A primeira diz respeito ao julgamento da avaliao, com acusao e defesa. A discusso inicial concernia em observar se a avaliao deveria ser utilizada como instrumento de poder e ameaa ou seria melhor modificar todos os mtodos at hoje realizados. Assim, uma das testemunhas de defesa cita Scriven que define a avaliao em trs nveis: o diagnstico, que detecta a existncia ou no de pr-requisitos para concretizao da aprendizagem; o formativo em que existiro informaes que orientaro o melhor desempenho do aluno, fomentando seu desenvolvimento; e o somativo, que seria a somatria de todas as atividades dos alunos em classe observando como o aluno se desenvolveu durante todo o processo de aprendizagem. Apesar da discordncia do promotor a testemunha prossegue afirmando que os professores devem sempre utilizar-se de estratgias mentais para o desenvolvimento,aprimoramento e aprendizagem do aluno. Ento a r vem reiterar mencionando o estudioso Cook, que avalia o desempenho do aluno nos progressos e dificuldades por ele apresentados, aplicando assim estratgias para que o mesmo se desenvolva melhor. A discusso entre promotor e advogado de defesa estava acirrada, querendo o promotor entender os motivos e formas de avaliao aplicados pela r e a forma como pensam as testemunhas. Para elas avaliar tem de ser algo mais espontneo, verificando-se como as pessoas atraem, organizam suas aes e como refletem em sua vida. A avaliao estrapola o mbito da escola, estendendo-se para o meio em que a pessoa vive, pois h uma profunda integrao entre reas afetiva, emocional e cognitiva. A r ento comeou a lembrar de tudo o que havia passado em sua vida profissional, e todos ensinamentos que houvera desenvolvido, e transmitido a seus alunos. Recordou-se da Docimologia que era a cincia do estudo sistemtico dos exames, em particular dos sistemas de atribuio de notas e dos comportamentos dos examinadores e dos examinados, tendo no estudioso Piron seu principal propagador. Lembrou tambm de Ralf Tyler, que causou um grande impacto na literatura e suas avaliaes, e Benjamin Bloom que acreditava que a aprendizagem deveria ser feita pelo domnio, devendo respeitar seu prprio ritmo. A r ento comeou a defender a avaliao mais qualitativa, que tinha como precursores, Guba e Lincoln, que demonstravam um conjunto de crenas naturalistas para o modelo de avaliao racionalista.

O advogado de defesa ento, comeou a defender sua cliente, perante os jurados, explicando-lhes que a r no era culpada. A segunda fase concerne aos conhecimentos bsicos que a pessoa que ir avaliar dever aplicar aos seus alunos. Quais mtodos e estratgias devem ser realizados para o aluno se entrosar com a matria aplicada. J, a terceira fase diz respeito s perspectivas em desenvolver a educao dos alunos e de que formas dever ser avaliado, seria o construtivismo educacional. Muito interessante a citao que os autores fazem de Leonardo da Vinci que diz: Estude a arte da cincia, Estude a cincia da arte, Use todos os sentidos, Relacione tudo com tudo.
Publicado em: 26 maio, 2012

Fonte:http://pt.shvoong.com/books/mythology-ancient-literature/2293198-avalia%C3%A7%C3%A3oeducacional-em-tr%C3%AAs-atos/#ixzz20UzVweex

You might also like