You are on page 1of 10

Francisco!

Nizan Guanaes
(Publicitrio e Presidente do Grupo ABC)

O mundo e eu espervamos para ver que novo Papa a fumaa branca nos traria. E eis que ele chegou. Surpreendente como a vida. Um argentino. E eu em Buenos Aires. Comeava ali uma aula de comunicao para o mundo que resume e mostra de maneira instintiva tudo o que os tericos enchem a pacincia e perdem um tempo enorme para explicar: a comunicao de 360 graus.

Que coisa mgica a vida. Estava eu chegando a Buenos Aires na semana passada para uma reunio de trabalho e jamais poderia imaginar que estivesse ali naquele dia para presenciar a mo do Esprito Santo e da histria. Sa do Aeroparque, o belo aeroporto ribeirinho da capital argentina, e fui at o meu hotel trocar de roupa antes de minha reunio. Liguei a televiso e, para a minha surpresa, o Papa j havia sido escolhido.

O cardeal Jorge Mario Bergoglio mostrou sem PowerPoint nem lerolero como uma palavra pode mudar tudo, como um nome pode ser capaz de transmitir para o mundo todo uma mensagem to poderosa e precisa. A palavra FRANCISCO. Francisco uma palavra rica de significados num mundo pobre de significado.

Francisco quer dizer coma moderadamente num mundo obeso. Francisco quer dizer beba com alegria num mundo que enfia a cara no poste. Francisco quer dizer consumo responsvel em sociedades de governos e consumidores endividados. Francisco quer dizer o uso responsvel do irmo ar, do irmo mar, do irmo vento e de todas as riquezas debaixo do irmo Sol e da irm Lua. Francisco um freio de arrumao no s na Igreja Catlica Apostlica Romana, mas na sociedade a quem ela deve guiar. Em 24 horas, Bergoglio pegou uma instituio que estava emparedada e a tirou da parede, transportou-a dos intramuros do Vaticano para o meio da rua, para o meio do rebanho.

Comunicar o papel da Igreja. Para isso, foram escritos o Velho Testamento e o Novo Testamento, e Jesus no deixa dvida quando disse aos apstolos: Ide e anunciai o Evangelho. Ide, ao contrrio do que faz a gorda Cria Romana, quer dizer ir, no quer dizer ficar em Roma. Quer dizer ir e anunciar. E anunciar hoje muito mais do que o comercial de 30 segundos. Anunciar hoje usar todas as ferramentas disponveis, todos os pontos de contato com seu pblico.

Papa Francisco sabe disso muito bem.

Tanto sabe que, muito antes de se apresentar ao mundo na sacada do Vaticano, baixou um Steve Jobs nele, e, quando o monsenhor veio lhe oferecer uma veste toda rebuscada, Francisco Jobs retrucou: Se o se-

nhor quiser, pode vesti-la, monsenhor, eu, no. O carnaval acabou!


digno de reparo que Francisco no fez pesquisas nem testes antes de criar tudo isso. No precisava. Foi buscar sua mensagem no DNA da Igreja. E est escrevendo certo por linhas tortas.

Mesmo as coisas conservadoras que tm dito, coisas com as quais eu pessoalmente no concordo, so muito relevantes. A Igreja no pode querer agradar a todo mundo. Ela tem que marcar territrios e significar coisas, e, ao faz-lo, naturalmente exclui almas de seu rebanho. Marca, design, conduta, relaes pblicas, endomarketing, alinhamento interno: habemus papam. Francisco se utilizou de todos os recursos do marketing para passar sua mensagem rapidamente, com alto impacto e preciso, para o pblico interno e para o pblico externo.

Parece at que o 3G Capital assumiu o comando da Igreja. Choque de gesto, oramento base zero, alinhamento com a cultura perdida, volta s razes, f no trabalho, administrao franciscana e disciplina de jesuta de Santo Incio e professor Falconi.

Paradoxalmente, Francisco hoje acredita numa gesto mais parecida com Lutero do que com a tradio romana. Mas a Igreja s teve que se enfrentar com Lutero porque, ao longo do tempo, se esqueceu da palavra FRANCISCO.

Msica: Jesus, alegria dos homens Texto: Nizan Guanaes Formatao: Luiz Carlos (Luigi) Contato: lcnascimento50@hotmail.com

You might also like