You are on page 1of 1

LEI No 5.

972, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1973 Regula o Procedimento para o Registro da Propriedade de Bens Imveis Discriminados Administrativamente ou Possudos pela Unio.
c

Publicada no DOU de 13-12-1973. Caput com a redao dada pela Lei n 9.821, de 23-8-1999.

Art. 1o O Poder Executivo promover o registro da propriedade de bens imveis da Unio:


c

I discriminados administrativamente, de acordo com a legislao vigente; II possudos ou ocupados por rgos da Administrao Federal e por unidades militares, durante vinte anos, sem interrupo nem oposio. Art. 2o O requerimento da Unio, firmado pelo Procurador da Fazenda Nacional e dirigido ao Oficial do Registro da circunscrio imobiliria da situao do imvel, ser instrudo com: I decreto ao Poder Executivo, discriminando o imvel, cujo texto consigne: 1o  a circunscrio judiciria ou administrativa, em que est situado o imvel, conforme o critrio adotado pela legislao local; 2o  a denominao do imvel, se rural; rua e nmero, se urbano; o 3  as caractersticas e as confrontaes do imvel; o o ttulo de transmisso ou a declarao da destinao pblica do imvel nos ltimos vinte anos; 4  5o  quaisquer outras circunstncias de necessria publicidade e que possam afetar direito de terceiros. II certido lavrada pelo Servio do Patrimnio da Unio (SPU), atestando a inexistncia de contestao ou de reclamao feita administrativamente, por terceiros, quanto ao domnio e posse do imvel registrando. Pargrafo nico. A transcrio do decreto mencionado neste artigo independer do prvio registro do ttulo anterior quando inexistente ou quando for anterior ao Cdigo Civil (Lei no 3.071, de 1o de janeiro de 1916).
c

Pargrafo nico com a redao dada pela Lei n 6.282, de 9-12-1975.

Art. 3o Nos quinze dias seguintes data do protocolo do requerimento da Unio, o Oficial do Registro verificar se o imvel descrito se acha lanado em nome de outrem. Inexistindo registro anterior, o oficial proceder imediatamente transcrio do decreto de que trata o art.2o que servir de ttulo aquisitivo da propriedade do imvel pela Unio. Estando o imvel lanado em nome de outrem, o Oficial do Registro, dentro dos cinco dias seguintes ao vencimento daquele prazo, remeter o requerimento da Unio, com a declarao de dvida ao Juiz Federal competente para decidi-la. Art. 4o Ressalvadas as disposies especiais constantes desta Lei, a dvida suscitada pelo Oficial ser processada e decidida nos termos previstos na legislao sobre Registros Pblicos, podendo o Juzo ordenar, de ofcio ou a requerimento da Unio, a notificao de terceiro para, no prazo de dez dias, impugnar o registro com os documentos que entender. Art. 5o Decidindo o Juiz que a dvida improcede, o respectivo escrivo remeter, incontinenti, certido de despacho ao Oficial, que proceder logo ao registro do imvel, declarando, na coluna das anotaes, que a dvida se houve como improcedente, arquivando-se o respectivo processo. Art. 6o A sentena proferida da dvida no impedir ao interessado o recurso via judiciria, para a defesa de seus legtimos interesses. Art. 7o Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Braslia, 11 de dezembro de 1973; 152o da Independncia e 85o da Repblica. Emlio G. Mdici

You might also like