You are on page 1of 4

ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACUTICOS

DEFINIES

Alimentos funcionais: caracterizam-se por oferecer vrios benefcios sade, alm do valor nutritivo inerente sua composio qumica, podendo desempenhar um papel potencialmente benfico na reduo do risco de doenas crnicas degenerativas

(Diabetes, hipertenso, cncer, etc.). Nutracutico: alimento ou parte de um alimento que proporciona benefcios mdicos e de sade, incluindo a preveno e/ou tratamento da doena. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietticos na forma de cpsulas e dietas at os produtos beneficamente projetados, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.

CONSIDERAES SOBRE O CONSUMO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS: necessrio que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefcios sejam alcanados. A indicao fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentao regular, j que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. Outra dica substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados proticos de soja) ou peixes ricos em mega 3. O consumidor deve tambm estar atento e procurar saber se o alimento que est comprando (referimo-nos queles processados pela indstria) teve sua eficcia avaliada por pesquisas srias.

Para que os resultados sejam eficazes, importante que o consumidor siga as instrues na rotulagem, utilizando o produto da forma recomendada pelo seu fabricante. Alm disso, importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada. Isto quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente ter resultados positivos, se a ingesto deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol. O risco que existe na ingesto deste tipo de alimento restringe-se somente em no obter os resultados esperados, j que esses alimentos no possuem contra indicao. Em relao a alguns alimentos/compostos funcionais j existem recomendaes de quantidade a ser ingerida, como: Alimento Fibra total Fitoesteris alimentar Recomendao Para adultos, 20-30g/dia, sendo 6g de fibra solvel. 3-4g/dia Protena de soja, 25g/dia . Efeito

Reduo do colesterol. Reduz em torno de 10-15% do LDL-Colesterol (RUIM). Pode reduzir o LDL-Colesterol (RUIM) em torno de 6%.

Soja

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2007.

Principais compostos funcionais estudados, fonte e alegao de propriedade funcional.


Composto Isoflavona Protenas da Soja cidos graxos mega-3 Fonte Soja e derivados. Soja e derivados. Sardinha, salmo, atum, anchova e arenque. Alegao de Propriedade Reduz sintomas da menopausa e ao anti-cncer. Reduo dos nveis de colesterol Reduo do colesterol ruim, ao anti-inflamatria e desenvolvimento de crebro e retina de recm nascidos. Estimula o sistema imunolgico e tem ao anti-inflamatria. Reduz incidncia de certos tipos de cncer, reduz o colesterol e estimula o sistema imunolgico. Antioxidante, reduz o colesterol e o risco de certos tipos de cncer, como o de prstata. Antioxidante e proteo contra degenerao macular e catarata. Indutoras de enzimas protetoras contra o cncer, principalmente o de mama. Atividade anti-cncer, antioxidante, anti-inflamatria e vasodilatadora. Reduz risco de cncer de clon, melhora funcionamento intestinal. As solveis tambm ajudam no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois d maior saciedade. Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino. Reduzem o colesterol e a presso sangunea, melhoram o sistema imunolgico e reduzem risco de cncer gstrico. Inibio de tumores hormniodependentes (mama, endomtrio e prstata). Antioxidante, antissptico e vasoconstritor. Reduzem riscos de doenas cardiovasculares. Favorece as funes gastrointestinais, reduzindo risco de constipao e cncer de clon.

cidos graxos mega-6 Catequinas

Linhaa, soja, nozes e amndoas. Ch verde, cerejas, amoras, framboesas, uva roxa e vinho tinto. Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimento vermelho e melancia. Folhas verdes (lutena), pequi e milho (zeaxantina). Couve flor, repolho, brcolis, couve de Bruxelas, rabanete e mostarda. Soja, frutas ctricas, tomate, pimento, alcachofra e cereja. Cereais integrais, leguminosas (feijo, soja, ervilha, etc.), hortalias com talos e frutas com casca.

Licopeno

Lutena e Zeaxantina

Indis e Isotiocianatos

Flavonides

Fibras solveis e insolveis

Prebiticos frutooligossacardeos e inulina Sulfetos allicos

Extrados de vegetais como chicria e batata Yacon. Alho e cebola

Lignanas

Linhaa e noz moscada.

Tanino Estanis e esteris vegetais Prbiticos Bfidodactrias e Lactobacilos

Ma, manjerico, manjerona, slvia, uva, caju e soja. Extrados de leos vegetais como soja e de madeiras Leites fermentados, iogurtes e outros produtos lcteos fermentados.

Elaborado por: Hquila Andra Martins da Silva Nutricionista PROAP (SIAPE- 1875956).

Referncias Bibliogrficas
CARDOSO, A. L.; OLIVEIRA, G. G. Alimentos Funcionais. Jornal Eletrnico da Empresa Junior de Consultoria em Nutrio, n. 5, Jun, p. 3-6. 2008. MORAES, F. P.; COLLA, L. M. Alimentos funcionais e nutracuticos: definies, legislao e benefcios sade. Revista Eletrnica de Farmcia, v. 3, n. 2, p. 109-122. 2006. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Preveno da Aterosclerose. Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 88, Suplemento I, Abril. 2007. STRINGHETA, P. C.; OLIVEIRA, T. T.; GOMES, R. C.; AMARAL, M. P. H.; CARVALHO, A. F.; VILELA, M. A. P. Polticas de sade e alegaes de propriedades funcionais e de sade para alimentos no Brasil. Revista Brasileira de Cincias Farmacuticas, So Paulo, v. 43, n. 2, jun. 2007.

You might also like