You are on page 1of 9

ANLISE PLSTICA DO PLANO NA ARTE MURAL DE AZULEJOS DE ATHOS BULCO

Shyrlene Rodrigues da Silva Mendona* Vanessa Bernardes de Oliveira Santos**

RESUMO Este artigo tem como foco a discusso plstica da forma plana inserida na arte mural de Athos Bulco. A partir da anlise de seus murais sero levantadas as caractersticas que incluem sua obra na questo do plano.

Palavras-chave: azulejos, plano, Athos, Bulco, plstica.

ABSTRACT This article focuses on the discussion plastic of the flat shape inserted into wall art from Athos. From the analysis of their murals will be raised features that include his work on the issue of the plan.

Keywords: tiles, plan, Athos, Bulco, plastic.

__________________________ *Graduanda de Design na Faculdade Federal de Uberlndia - shyrlenemendonca@hotmail.com. ** Graduanda de Design na Faculdade Federal de Uberlndia - vanessa.bos@live.com.

1. Introduo
O objeto de estudo desse artigo a arte mural de azulejos de Athos Bulco, presente em diversos espaos arquitetnicos da capital e cidades do Brasil. Athos foi o profissional a quem recorreram grandes arquitetos como Oscar Niemeyer, Lcio Costa, Joo Filgueiras Lima (Lel), e que realizou uma fuso entre arte e arquitetura, uma das grandes aspiraes do Movimento Moderno. Em seus murais, Bulco desenvolve a construo de elementos abstratos e cores que em muitos casos se aproximam mais do trao do desenho do que de um evento pictrico, ao contrrio dos murais de Portinari, nos quais o elemento figurativo bastante presente. O seu trabalho no era artesanal, os azulejos eram projetados e fabricados em escala industrial, e a implantao na parede ou muro era feita por operrios, a partir de esquemas predefinidos ou de forma aleatria. A partir da anlise de seus murais, analisar-se- o emprego da forma plana, enfatizando quais caractersticas permitem que o seu trabalho seja classificado como plano.

2. O plano na arte mural de azulejos de Athos Bulco


Athos Bulco desenvolve seu trabalho mural a partir da construo de elementos abstratos e com o uso de cores. Ele comeava os desenhos que seriam inseridos no azulejo junto com o projeto dos arquitetos com quem trabalhava, de modo que cada desenho se identificava com o espao arquitetnico, transmitindo sua funo e o aspecto visual e temtico que Bulco queria empregar em cada ambiente especfico. Em muitos de seus murais possvel identificar a relao entre a arte em si com a arquitetura, como se observa nos murais externos do Museu do Carnaval, no Rio de Janeiro, em que as formas sinuosas do semicrculo representam as curvas das mulheres, os instrumentos ou o samba em si.

Fig. 1: Murais externos do Museu do Carnaval, Praa da Apoteose. (Foto: Tuca Reins)

Athos desenvolvia nos seus murais desenhos abstratos, ligados forma e a cor, no empregava a perspectiva, mas o desenho bidimensional e chapado, tambm no utilizava elementos figurativos, mas formas geomtricas. Uma das caractersticas planas presente no seu trabalho o uso do desenho chapado (Fig. 3-4), ao contrrio dos painis

historiados, que retratavam cenas famosas ou histricas e que faziam uso de perspectiva e iluso de tica (Fig. 2).

Fig. 2: Jorge Colao; Estao de So Bento, Portugal. (Foto: Nuno Tavares)

Fig. 3: Mural de azulejos do Braslia Palace Hotel. (Foto: Edgar Csar Filho)

Fig. 4: Detalhe do mural do Braslia Palace Hotel. (Foto: Edgar Csar Filho)

Outra caracterstica fundamental na obra de Athos que a classifica como plana o emprego de desenhos de formas geomtricas e abstratas. Candido Portinari e Paulo Rossi Osir, artistas contemporneos a Athos utilizavam elementos figurativos em seus murais de azulejos; Portinari, mesmo com o desenho geometrizado, retratava eventos pictricos (Fig 5-6). Athos trabalhava sempre com o uso de formas geomtricas, como linhas, quadrados, crculos e semicrculos (Fig.7-8).

Fig. 5: Candido Portinari; mural de azulejos da Igreja da Pampulha. (Foto: Renato Wandeck)

Fig. 6: Candido Portinari; detalhe do mural de azulejos da Igreja da Pampulha. (Foto: Renato Wandeck)

Fig. 7: Mural de azulejos da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitao. (Foto: Tuca Reins)

Fig. 8: Detalhe do mural de azulejos da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitao. (Foto: Tuca Reins)

As composies que fazia continha o uso de cheios e vazios, azulejos com desenhos coloridos e inteirio branco, esquemas que seguiam uma lgica prpria, fazendo com que o conjunto proporcionasse ao observador percorrer o olhar pelos desenhos, e a cada olhar captasse um desenho singular. O uso dessas formas geomtricas e da cor, quando observadas em seu conjunto, transforma a superfcie em uma malha ou textura, deixando-a uniforme, outra caracterstica pertinente ao plano (Fig. 9-10).

Fig. 9: Mural de azulejos do Batistrio da Catedral Metropolitana de Braslia. (Foto: Edgar Csar Filho)

Fig. 10: Detalhe do mural de azulejos do Batistrio da Catedral Metropolitana de Braslia. (Foto: Edgar Csar Filho)

3. Concluso
A partir dessa anlise pode-se afirmar que a obra mural de Athos Bulco se enquadra nas caractersticas pertinentes ao plano, que so a bidimensionalidade, a textura e o uso de formas geomtricas e abstratas.

4. Referncias
ATHOS BULCO na cmara dos Deputados Mesa da Cmara dos Deputados 53 Legislatura Centro de Documentao e Informao: Museu da Cmara PORTO, Cludia Estrela. Quando arte e arquitetura se mesclam: a obra de Athos Bulco e Lel. Disponvel em: http://www.docomomo.org.br/seminario%208%20pdfs/168.pdf. Acesso em 17/04/2013 FARIAS, Agnaldo. Athos Bulco. Disponvel em: http://www.fundathos.org.br/pdf/Athos%20Bulcao%20%20Agnaldo%20Farias%20port.pdf. Acesso em 17/04/2013 MORAIS, Frederico. Azulejaria Contempornea no Brasil. Editorao Publicaes e Comunicao - So Paulo - 1988 . Disponvel em: http://www.fundathos.org.br/pdf/Azulejaria%20contemporanea%20no%20Brasil%20%20Frederico%20Moraris%20port.pdf. Acesso em 17/04/2013 Disponvel em: http://www.fundathos.org.br. Acesso em 17/04/2013 Disponvel em: http://pinterest.com/larilari/athos-bulcao/. Acesso em 17/04/2013 Disponvel em: http://emdiv.com.br/pt/arte/enciclopediadaarte/596-arte-e-historia-doazulejo.html. Acesso em 17/04/2013 Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Retrato_pict%C3%B3rico. Acesso em 17/04/2013

You might also like