You are on page 1of 3

Aprendendo a Estudar a Bblia

Encontro

07

1. Competncia a ser construda:


Criar o hbito de estudar a Bblia. O encontro de hoje tem o objetivo de ensinar um dos muitos mtodos que existem para estudar a Bblia.

2. Ouvindo os alunos
J estudou Efsios de 3 a 4? Se no, tire o atraso! Se sim, parabns! Aproveite esse momento de empolgao da turma para criar o hbito de estudar a Bblia. Todo hbito se forma lentamente pela repetio constante.

3. Como Fazer uma Aplicao?


s vezes somos levados a ler a Bblia para conhec-la, saber manuse-la bem, saber fatos e versculos decorados, etc. Tal proposta boa, porm quando conhecer se torna o objetivo principal, estamos nos desviando do propsito da Palavra para as nossas vidas. Lembre-se do propsito das Escrituras Sagradas: ... que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas aes. (II Tm 3.17). Logo, o desejo do Esprito Santo fazer-nos entender a Escritura para que possamos aplic-la em nossas vidas da maneira correta, esse o Seu principal objetivo. Basicamente podemos basear nosso estudo da Bblia em dois versculos chaves: II Timteo 3:16 Pois toda a Escritura Sagrada inspirada por Deus e til para (1)ensinar a verdade, (2)condenar o erro, (3)corrigir as faltas e (4)ensinar a maneira certa de viver. Os filhos de Deus quando estudam a Bblia devero perceber a produo de algum desses quatro propsitos. I Timteo 4:12 No deixe que ningum o despreze por voc ser jovem. Mas, para os que crem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na f e na pureza. Esse versculo destrincha um pouco sobre a maneira certa de viver. A Bblia molda a forma e o contedo do que falamos; nossas aes e decises; nosso amor; nossa f; a santidade de nossos corpos, conduzindo-nos, rumo pureza, buscando nos tornar imitadores de Jesus. J que nosso foco a imitao de Cristo, vejamos agora uma proposta, passo a passo, de como extrair aplicaes de um texto bblico.14

14

No final da lio fornecemos um esboo do mtodo para ser entregue aos participantes.

1 Passo Cabealho (Idia central do texto) D um ttulo ao texto bblico que voc vai analisar e a data do seu estudo. Procure produzir um ttulo diferente do proposto pela Sociedade Bblica e impresso em sua Bblia. 2 Passo - Observaes e Interpretaes Analise tudo que voc pode achar no trecho: Palavras sinnimas e palavras repetidas podem dar pistas sobre o tema principal que o autor est tratando, ressaltando nfases. Os tempos verbais e as formas gramaticais podem indicar o ensinamento que o autor quer dar ou explicita melhor a doutrina em questo. Escreva a sua compreenso do texto, sempre procurando achar a inteno do autor. Faa perguntas ao texto, procurando elementos que lhe d subsdios para entender a situao em que o livro foi escrito: O que levou o autor a escrever o livro? Qual era o contexto histrico do autor e do destinatrio, ou do povo? Quais os problemas das pessoas ou personagens do livro? Etc.

Qual a diferena entre uma observao e uma interpretao? A observao visa ressaltar alguma particularidade do texto em seus aspectos gramaticais e histricos, j a interpretao uma tentativa de se entender o texto, explic-lo e obter o significado daquela verdade para os dias atuais. Interpretar as Escrituras identificar a real inteno do autor ao escrever o texto e dele extrair os princpios divinos para a prtica crist. Para fazer uma diferenciao, usaremos a notao (O) para indicar nossas observaes, e a notao (I) para as interpretaes. 3 Passo Identificao de Dificuldades Anote qualquer dificuldade de interpretao, ou informao que voc no saiba o que significa. Descreva-a especificamente, destrinche sua dificuldade no papel. Talvez voc no entenda se a passagem figurada ou literal; se o texto trata-se de um costume ou de um princpio; Aparentes contradies entres textos, etc. Suas dificuldades no podem ficar no papel. Procure algum que possa responder ou resolver a sua dificuldade. Algumas vezes, no temos nenhuma dificuldade com o texto, sendo assim pule esse passo. 4 Passo - Escolha um Versculo Chave Escolha um versculo no texto que mais lhe chamou ateno e que mais lhe tocou o corao e escreva-o por extenso no seu caderno.

5 Passo - Escreva pelo menos uma Aplicao Algumas vezes sentimos necessidade de expressar nossas ideias sobre um determinado versculo. Isto pode acontecer quando um versculo nos chamou ateno, se assim for, escreva suas consideraes antes de fazer a aplicao prtica. Para escrever uma aplicao preciso estar atento para trs aspectos: Deve ser prtica Trata-se da viabilidade da aplicao. Se voc escrever algo como: Devo ser perfeito em tudo que fizer, bblico, mas no uma aplicao prtica. Deve ser pessoal Sempre coloque o verbo na primeira pessoa do singular e tenha a sua vida como campo de aplicao. Deve ser mensurvel Significa que pode ser avaliada, por exemplo: Devo ler a Bblia pelo menos trs vezes por semana. Definiu-se o que e quanto. Uma vez identificada a aplicao, se esforce para cumpri-la. bem verdade que nem sempre o texto oferecer aplicaes de fcil percepo. O que queremos deixar claro a aplicao sempre tem como foco a sua vida, portanto, no seja generalista. Procure para voc o que Deus est falando a voc! Sempre se lembre que o Esprito Santo que ilumina o cristo para a compreenso e aplicao de um texto.

4. Concluso
A primeira vista, este mtodo de estudo pode parecer muito complexo e trabalhoso. Acreditamos que o seu uso eliminar a impresso de complexidade, todavia concordamos que o processo trabalhoso. Geralmente as comidas que mais gostamos so aquelas que levam horas para serem preparadas. Aprender a se alimentar bem diante de Deus leva tempo e exige trabalho. Alimentar-se de uma forma que realmente fortalece o nosso esprito atravs de um estudo srio da Palavra de Deus um trabalho, cristo e prazeroso.

5. Tarefa
Continue o estudo de Efsios, agora pea que os alunos estudem os dois ltimos captulos do livro: 5 e 6. Todos devem se esforar para fazer, pois esse o assunto da nossa prxima aula.

You might also like