You are on page 1of 12

Encontro Realizado de 08 a 11 de Outubro de 2012 Centro Universitrio Senac - So Paulo

Anais de Textos Completos

ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL

SOCINE
- Anais de Textos Completos -

ISBN: 978-85-63552-12-9 SO PAULO 2013

XVI Estudos de Cinema e Audiovisual Socine Anais de Textos completos So Paulo: Socine, 2013. Organizadores: Maria Dora Genis Mouro, Anelise Reich Corseuil, Alessandra Soares Brando, Mauricio Reinaldo Gonalves, Ana Maria Giannasi, Clia Regina Cavalheiro, Jos Gatti, Leandro M. Borges, Nanci R. Barbosa. 819 p.

ISBN: 978-85-63552-12-9

1. Cinema. 2. Cinema brasileiro. 3. Cinema latino-americano. 4. Documentrio. 5. Teoria (Cinema). 7. Produo (Cinema). 8. Audiovisual. I Ttulo. CDD: 302.2

Estudos de Cinema e Audiovisual Socine


- Anais de Textos Completos-

____________________________

Capa A partir de arte grfica de Joaqun Torres Garca Projeto Grfico e Diagramao Paula Paschoalick

____________________________
1a edio digital: maro de 2013 Encontro realizado no Centro Universitrio Senac Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual

[Rec] como paradigma do sound design em falsos documentrios de horror1


Rodrigo Carreiro2 (Doutor UFPE)

1 Som.

Trabalho apresentado no XVI Encontro Socine de Estudos de Cinema e Audiovisual na sesso Estudos do

2 Professor do Programa de Ps-Graduao em Comunicao da Universidade Federal de Pernambuco, onde tambm coordena o Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Doutor e mestre em Comunicao pela UFPE.

XVI Encontro Socine - Anais de Textos Completos

Resumo: Os falsos documentrios no estilo found footage vm se consolidando como um dos subgneros mais frteis do cinema de horror. Na rea do sound design, esse subgnero empurra os limites criativos em direo a uma esttica que, ao contrrio da fico tradicional, ressalta certo grau de imperfeio tcnica. Pretendemos, aqui, analisar o sound design de [Rec] (2007), de Paco Plaza e Jaume Balaguer, filme que constitui, para muitos, o modelo mais bem acabado do uso do som no subgnero.

Palavras-chave: Cinema de horror, estudos do som, sound design, found footage, zumbi.

Abstract: Fake documentaries in found footage style have been consolidated as one of the most fertile subgenres of horror cinema. In the area of sound design, this subgenre pushes the creative boundaries toward an aesthetic that, unlike traditional fiction, emphasizes certain degree of technical imperfection. We intend here to analyze the sound design of [Rec] (2007), a Spanish movie directed by Paco Plaza and Jaume Balaguer that offers one of the best model on the use of sound in this subgenre.

Keywords: Horror film, sound studies, sound design, found footage, zombie.

429

XVI Encontro Socine - Anais de Textos Completos

Introduo
Filmes found footage de horror so aqueles que usam procedimentos estilsticos e/ou narrativos comumente associados ao modo de representao documental (NICHOLS, 2005, p. 135), mas narram enredos ficcionais. So filmes cujo estilo documental confunde a fruio do espectador sobre a inteno do cineasta sendo esses dois conceitos, segundo Ferno Ramos (2008, p.25), os dois pilares fundamentais que constroem a fruio do espectador. Por consequncia, filmes de found footage so constitudos, no todo ou em parte, por falsos registros amadores ou semiprofissionais de situaes extraordinrias. Seus diretores devem se certificar que certos elementos de estilo que identifiquem imagens e sons como tendo origem casual e espontnea sejam devidamente percebidos pelo pblico como tal. O que nos interessa, aqui, a construo sonora dos filmes de found footage. Do ponto de vista estilstico, pouco se tem discutido acerca dos filmes de found footage, embora eles estejam por trs de mudanas na potica do cinema mais tradicional, como pode ser facilmente percebido quando vemos, hoje, a frequncia com que a cmera tremida para citar apenas um exemplo vem sendo utilizada.

Verossimilhana X legibilidade
Quando se discute o estilo do found footage, se d especial ateno s caractersticas de estilo encontradas no campo da imagem. O som muitas vezes negligenciado ou desprezado no estudo desse tipo de filme. E o que temos procurado chamar a ateno, de fato, que praticamente todos os profissionais que se trabalham na construo do som de falsos documentrios precisam lidar com um conflito entre dois princpios da estilstica cinematogrfica que so, naturalmente, incompatveis: a legibilidade narrativa e a verossimilhana documental. De certo modo, o conflito entre esses dois princpios atravessa todo tipo de filme, como assinala Rick Altman (1992). Esse conflito se manifesta do seguinte modo: os profissionais das reas de imagem e som precisam precisa representar com alguma

430

XVI Encontro Socine - Anais de Textos Completos

fidelidade o universo diegtico, mas tambm precisa se fazer entender com clareza e rapidez. Via de regra, possvel afirmar que a legibilidade acostuma levar vantagem nesse conflito, e no apenas na rea do som, mas tambm nela. Afinal, o pblico precisa compreender as informaes narrativas, relativas ao enredo, nos sons e imagens, para seguir a histria que est sendo contada. No que diz respeito ao som, o grau de excelncia tcnica alcanada pela tecnologia garante que o pblico seja capaz de ouvir com clareza, e de qualquer ponto da sala de exibio, qualquer som desejado pelo diretor ou pelo sound designer. No entanto, no caso dos falsos documentrios de horror, essa abordagem que valoriza a perfeio tcnica contm uma cilada. A boa qualidade tcnica pode arruinar o carter de documento histrico e espontneo que os registros sonoros e imagticos supostamente deveriam ter, ou precisariam ter, para alimentar a iluso (ainda que consentida) do pblico a respeito de estar olhando para uma janela que acessa o real. Por isso, natural que os profissionais que realizam esse tipo de filme desejem e ressaltem certo grau de imperfeio tcnica na apresentao das informaes visuais e sonoras. O filme que selecionamos para analisar uma produo da Espanha. [Rec] foi realizado em 2007 pelos diretores Paco Plaza e Jaume Balaguer, e tem sound design assinado por Oriol Tarrag. Foi um dos principais lanamentos dentro desse gnero da safra daquele ano, tendo garantido distribuio internacional mesmo sendo realizado com oramento limitado e fora dos Estados Unidos. [Rec] objeto desta anlise porque, dentre os mais de 180 filmes de found footage lanados nos ltimos 13 anos ao redor do planeta (e produzidos em pases distintos como Estados Unidos, ndia, Noruega, Dinamarca, Blgica, Japo, Frana, Costa Rica e Brasil), apresentou e desenvolveu um dos modelos mais bem acabados de construo sonora. Esse modelo foi alcanado atravs de um equilbrio delicado entre legibilidade e verossimilhana um equilbrio que enfatiza a segunda num grau maior do que o filme de fico tradicional, mas sem abandonar o privilgio da primeira. De fato, todas as decises criativas tomadas pela equipe de sound design em [Rec] esto ancoradas nesse conceito: verossimilhana documental reforada, mas sem tomar o privilgio clssico da legibilidade narrativa. Entender o que se ouve ainda mais importante do que o naturalismo dos sons.
431

XVI Encontro Socine - Anais de Textos Completos

Antes de mais nada, no nos parece coincidncia que todo o trabalho de desenho de som que podemos ouvir em [Rec] tenha sido planejado a partir da busca por um ponto de equilbrio entre esses dois polos. Esse ponto de equilbrio consistiu no conceito essencial que guiou o trabalho de construo do universo sonoro de [Rec], e est ressaltado pelo sound designer do filme em todos os depoimentos dele que conseguimos encontrar, em entrevistas e nos extras do DVD que contm a edio especial do filme, lanada num disco duplo infelizmente no disponvel no Brasil, mas encontrvel na Espanha, em Portugal e em outros pases. O conceito utilizado por Oriol Tarrag partiu da instruo principal que ouviu dos dois diretores: trate o som de [Rec] como se filmasse um documentrio. Um dos diretores, Paco Plaza, chegou mesmo a sugerir que todo o filme fosse todo gravado com os microfones internos das prprias cmeras, e que fosse mixado em mono. Tarrag descartou essa ideia e preferiu, para a captao do udio em locao, uma abordagem mais convencional. Para tanto, decidiu registrar o som direto como se trabalhasse num filme de fico tradicional: at 10 microfones por cena, sendo dois microfones areos para captar a ambincia da locao principal (um prdio antigo em Barcelona com p direito altssimo, o que d aos sons uma assinatura acstica muito particular, com muita reverberao e rangidos), e at oito microfones de lapela. H, de fato, um microfone de lapela para cada personagem com fala. O trabalho de sujar o som do filme foi realizado na ps-produo. Tarrag e a equipe de udio passaram alguns dias no estdio, produzindo rudos indesejveis em produes convencionais (sinal saturado, quedas do microfone, microfonia etc.) para acrescentar depois trilha sonora. Ele tambm informa que boa parte dos dilogos foi dublada em estdio, tarefa facilitada pelas caractersticas estilsticas do campo da imagem selecionadas pelos diretores: planos-sequncia longos de vrios minutos, com boa parte da ao fsica ocorrendo fora do campo, ou em reas muito escuras da imagem. Essas escolhas, por sinal, garantem que boa parte da ao dramtica de [Rec] dependa do som para ser compreendida, caracterizando o que Randy Thom classificaria como um filme desenhado para o som (THOM, 1999). A sujeira to desejada pelo sound designer de [Rec] tem relao direta com o conflito entre legibilidade e verossimilhana. Para funcionar bem dentro da proposta do gnero found footage, o filme precisava ter clareza sonora, mas sem deixar de lado a aparncia de registro espontneo e no planejado.
432

XVI Encontro Socine - Anais de Textos Completos

Alm desses, h aspectos criativos que o sound design de [Rec] adotou de forma pioneira, e que foram reutilizados depois por outros filmes de found footage, entre os quais os ttulos criativamente interessantes, como o australiano The Tunnel (Carlo Ledesma, 2011), o noruegus O Caador de Trolls (Trolljegeren, Andr vredal, 2010) e o americano Apollo 18 (Gonzalo Lpez-Gallego, 2011). Enumeramos alguns desses aspectos criativos a seguir: (1) Mixagem realizada em seis canais (Dolby Digital 5.1), mas com uso mnimo e discreto dos canais surround. Basicamente, os canais traseiros so usados apenas para sons de baixa frequncia (como os helicpteros vistos na metade do filme) e/ ou no terceiro ato, que ocorre dentro de um apartamento crucial para a narrativa do filme, e que tem caractersticas especiais, servido de moradia para um personagem com caractersticas sobrenaturais e, portanto, seria desejvel para o sound design que os sons e a prpria textura acstica que se pode ouvir nesse local sugerisse algum elemento no-natural. (2) Vasta variedade de rudos que caracterizam e reforam a imperfeio do registro sonoro captado na locao (microfonia, quedas do microfone, batidas, vozes sobrepostas dos atores, rangidos provenientes do manuseio do microfone, sinais saturados etc.). Esses rudos so responsveis diretos pela sensao que verossimilhana que preenche a trilha de udio durante todo o filme. (3) Ausncia total de msica extra-diegtica. Muitos filmes de found footage, sobretudo os norte-americanos, optam atualmente pelo uso da msica drone3, e produes como Noroi (Kji Shiraishi, 2005), Lake Mungo (Joel Anderson, 2008) e The Poughkeepsie Tapes (John Erick Dowdle, 2007) a usam com alguma eficincia, mas [Rec] tem uma proposta mais radical: abraa com mais vigor a verossimilhana e rejeita at mesmo a msica drone, escondendo da audincia todos os tipos de manipulao do udio na ps-produo. (4) Ao mesmo tempo em que h sujeira nos sons diegticos, h tambm clareza nas vozes dos atores. Nesse ponto, [Rec] reformula e atualiza a estratgia estabelecida por diretores dos anos 1930, como Howard Hawks, que orientavam os atores a usar dilogos sobrepostos, mas apenas em pontos especficos do roteiro em que nenhuma
3 Msica minimalista, de poucas notas, normalmente sem uma linha meldica ou rtmica discernvel, o que faz com que muitas pessoas sequer identifiquem esses sons como msica.

433

XVI Encontro Socine - Anais de Textos Completos

ao relevante para a trama acontecia. Dessa forma, o espectador capaz de reter a impresso de verossimilhana documental sem ser privado de nenhuma informao importante para compreenso da trama. Para poder alcanar esse efeito de realismo sem perder a clareza, foi fundamental a estratgia de captao de vozes que registrava os planos em at 10 canais separados. S assim era possvel ter o controle total dos momentos em que as vozes deveriam ser compreendidas, e dos momentos em que a sujeira era bem vinda. (5) Uso abundante de sons fora de quadro para injetar tenso e ameaa s cenas. Essa tcnica muito comum em filmes de horror, desde os primrdios do gnero, ainda nos anos 1930, quando o afeto do horror a soma de medo e repulsa, de acordo com Nol Carroll (1999, p.30) comeou a ser provocado ou realado com a estratgia estilstica de manter a origem da ameaa aos personagens humanos fora do campo de viso, caracterizando-a atravs de sons (msica, no princpio) e usando a incerteza sobre a localizao espacial dessa ameaa para estimular a sensao de horror que d nome ao gnero flmico. Em filme de found footage, quando a cmera adota a perspectiva visual de um personagem da cena, o uso de sons fora de quadro ganha ainda mais importncia e o uso intenso desse recurso em [Rec] comprova com sucesso essa tese.

Concluso
Por tudo isso, acreditamos que [Rec] consiste num bom exemplo de como alcanar o equilbrio necessrio entre os princpios sonoros da legibilidade e da verossimilhana, garantindo que os sons paream verdadeiros registros do real sem que percam a capacidade de transmitir informaes narrativas de modo contnuo. De modo geral, nos parece evidente que o sound design de [Rec] se tornou um paradigma para os filmes de found footage. At seu lanamento, os filmes do gnero tinham estratgias de construo sonora variveis, distintas entre si, que ora pendiam para a uma legibilidade mais prxima do som que se ouve em filmes de fico tradicionais caso de Cloverfield (Matt Reeves, 2008) ora para uma verossimilhana to fiel que prejudicava a compreenso de certos fatos no enredo como se ouve no j citado A Bruxa de Blair.
434

XVI Encontro Socine - Anais de Textos Completos

Em resumo, [Rec] parece ter ampliado a importncia da verossimilhana sem abandonar a (ou abrir mo da) legibilidade, atingindo um ponto de equilbrio que acabou por se tornar referncia dentro do gnero, algo que pode ser confirmado quando se v e ouve os filmes mais recentes de found footage.

435

XVI Encontro Socine - Anais de Textos Completos

Referncias

ALTMAN, Rick. Sound theory, sound practice. New York: Routledge, 1992. CARROLL, Nol. A filosofia do horror ou paradoxos do corao. Campinas: Editora Papirus, 1999. NICHOLS, Bill. Introduo ao documentrio. Campinas: Papirus, 2005. RAMOS, Ferno Pessoa. Mas afinal... o que mesmo documentrio?. So Paulo: Editora Senac, 2008. TARRAG, Oriol. Exclusive interview with Oriol Tarrag. In Designing Sound (blog). Disponvel em http://designingsound.org/2010/04/exclusive-interview-with-oriol-tarragosound-designer-of-rec-and-rec-2/. Acessado em 30 de abril de 2012. THOM, Randy. Designing a movie for sound. Iris Magazine. Iowa (EUA), n. 27. 1999. Pp. 9-20.

436

You might also like