You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE DE UBERABA DAYANE BARBOSA PACHECO DE MATOS.

ENSAIO SPT E SPT-T APLICAES

UBERABA-MG 2012.

INTRODUO As construes transmitem ao solo as cargas do peso prprio de suas estruturas, bem como outros pesos que se encontram nessa edificao, como revestimentos, mobilirios e tambm provenientes do transito de pedestres e/ou veculos. Alm disto, em algumas obras, o solo utilizado como o prprio material de construo, assim como o concreto e o ao so utilizados na construo de pontes e edifcios. Temos obras que utilizam o solo como material de construo como os aterros rodovirios, as bases para pavimentos de aeroportos e as barragens de terra. Diante disto, o estudo do solo fundamental para sabermos com mais preciso frente s solicitaes a ele impostas o comportamento dos mesmos e a partir da podermos dimensionar as fundaes para que estas auxiliem na distribuio das cargas a fim de se evitar colapsos no solo, bem como inclinaes e assentamentos significativos ao conjunto estrutural. Em virtude da dificuldade de se prever a distribuio real das tenses no terreno, importante realizar-se um conjunto de estudos geotcnicos, de forma a tentar identificar os materiais que constituem o subsolo em questo. Deste modo, o resultado das sondagens (ensaios para estudo do solo) possibilita a escolha pelo tipo de fundao mais adequado, e pelas exigncias do seu dimensionamento ou, at mesmo, pela necessidade de estudos geolgicos mais aprofundados, para analise do solo iremos estudar o ensaio SPT e SPT-T muito usados atualmente.

1. ENSAIOS DE ESTUDO DE SOLO.

Figura 1: Terreno com solo caracterizado por solo argiloso. Fonte: zun.com.br

Para obtermos a composio de um solo e analisarmos seu comportamento diante de esforos incidentes sobre ele, precisamos realizar um estudo do mesmo e para isso necessrios realizar ensaios de estudo de solo no local. Existem diversos tipos de ensaios e suas aplicaes, eles devem fornecer vrias informaes do subsolo, dentre as mais importantes pode-se considerar: Espessura e dimenses em planta de cada camada para a profundidade de interesse do projeto, alm da caracterizao de cada camada atravs de observaes locais ou de resultados de laboratrio. Profundidade do topo da camada rochosa ou do material impenetrvel ao amostrador. No caso da rocha, o tipo e suas condies geolgicas. Existncia de gua com a respectiva posio do nvel dgua no perodo da investigao e, se possvel, sua variao durante o ano. Se for o caso indicar a existncia de presses artesianas.

As propriedades do solo ou da rocha, tais como, permeabilidade, compressibilidade e resistncia ao cisalhamento. Nem sempre os projetos necessitaro de todas estas informaes, enquanto que para certos projetos especficos, alguns dados no relacionados acima podero ser necessrios. O mtodo de investigao de solos mais empregado no Brasil o de sondagem percusso (SPT e SPT-T), em que a perfurao obtida atravs do golpeamento do fundo do furo por peas de ao cortantes. Ao se realizar uma sondagem pretende-se conhecer o tipo de solo atravessado atravs da retirada de uma amostra deformada a cada metro perfurado, obter-se a resistncia (N) oferecida pelo solo cravao do amostrador padro, obter-se a posio do nvel ou dos nveis dgua, quando encontrados durante a perfurao, alm de possibilitar a execuo de vrios ensaios in loco aproveitando-se a perfurao.

1.1.

SPT- Standart Penetration Test (Ensaio de Penetrao).

A sondagem SPT um dos procedimentos de investigao do subsolo mais importantes a ser executado em qualquer obra de engenharia, mais especificamente no dimensionamento de fundaes. Ao realizar-se um ensaio deste tipo pretende-se conhecer: O tipo de solo atravessado atravs da colheita de uma amostra deformada, a cada metro perfurado; A resistncia (N) oferecida pelo solo cravao do amostrador padro, a cada metro perfurado; A posio do nvel ou dos nveis de gua quando encontrados durante a perfurao. De acordo com as caractersticas do terreno e do tipo de obra determina-se a quantidade e aposio dos pontos a serem analisados.

1.1.1. Descrio do ensaio

O SPT um ensaio de penetrao dinmico que consiste em cravar no fundo de um furo de sondagem, devidamente limpo, um amostrador padro. Esta cravao feita com o auxilio de um pilo, com 63.5 Kgf de peso, solto em queda livre a uma altura de 76.2 cm, sobre um batente que, por sua vez, est ligado a um trem de varas, cuja ponta o amostrador padro. O ensaio composto por duas fases: 1: O amostrador cravado 15 cm, registando-se o nmero de pancadas correspondentes profundidade de penetrao; a esta fase correspondem, por norma, solos remexidos, pelo que o valor obtido meramente indicativo. 2: O amostrador cravado mais 30 cm, sendo o resultado do ensaio SPT o nmero de pancadas obtido. Se aps 60 pancadas, a penetrao no tiver atingido os 30 cm, d-se o ensaio por concludo e mede-se a penetrao obtida.

Figura 2: Instalao de torre com roldana e demais equipamentos. Fonte: http://www.concreta.com.br/atuacao/investigacoes-geotermicas/

1.1.2. Metodologia do Ensaio Executar o ensaio a cada metro, a partir de 1,0 m de profundidade da sondagem, ou conforme especificao da fiscalizao; O fundo do furo deve estar devidamente limpo; Cravao do amostrador, atravs do impacto de um pilo de 63,5 Kgf, caindo livremente de uma altura de 76,2 cm sobre a composio de hastes; O amostrador deve ser apoiado suavemente no fundo do furo. Em seguida, assinalam-se a giz, na poro da haste que permanecer fora do revestimento, t rs t roos de 15 cm cada um, referidos a um ponto fixo do terreno. Posteriormente, o pilo deve ser suavemente apoiado sobre o conjunto de hastes, anotando-se a eventual penetrao observada. A penetrao obtida desta forma corresponde a zero golpes; Iniciar-se a cravao do amostrador atravs da queda livre do pilo. Cada queda do pilo cor responde a 1 golpe, e sero aplicados tantos golpes quantos forem necessrios cravao de 30 cm do amostrador, atendendo que nunca se devem exceder as 60 pancadas. Deve ser anotado o nmero de golpes e a penetrao em centmetros para a cravao de cada tero do amostrador. Caso ocorram penetraes superiores a 15 cm, estas devem ser anotadas, no se fazendo aproximaes. Aps o trmino de cada ensaio SPT, prossegue-se a sondagem empregando o trado, at a profundidade do novo ensaio; O valor da resistncia penetrao (N) consiste no nmero de golpes necessrios cravao dos 30 cm finais do amostrador; A cravao do amostrador deve ser interrompida quando se obtiver penetrao inferior a 5cm aps dez golpes consecutivos, no se computando os cinco primeiros golpes do teste, ou quando o nmero de golpes ultrapassar 60 num mesmo ensaio. Nestas condies, o material ser considerado impenetrvel ao SPT, devendo ser anotados o nmero de golpes e a penetrao respectiva.

As informaes obtidas no ensaio devem ser transcritas para o boletim de sondagem. Este procedimento repetido de metro em metro: retira-se o amostrador, avana-se a perfurao at ao prximo metro e volta-se a coloc-lo, depois de limpo, apoiado no fundo do furo, sem atrito lateral, para a prxima medio. Qualquer outra forma de execuo errada e pode alterar consideravelmente os valores encontrados.

1.2.

SPT-T Standart Penetration Test Torcion(Ensaio de Penetrao com Toro).

A sondagem SPT-T uma ferramenta de investigao geotcnica que consiste na medio do torque em sondagens de simples reconhecimento. Esse mtodo de sondagem indica a posio do nvel de gua, a determinao dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrncia, os ndices de resistncia penetrao e os momentos de toro do amostrador medidos pelo torque. A medida do torque, quando solicitada, efetuada ao trmino de cada ensaio de penetrao SPT. Cravado os 45 cm do amostrador-padro, conforme NBR-6484, retira-se a cabea de bater e acopla-se o adaptador de torque, verificando-se a medida de torque mximo e torque residual atravs de um torqumetro, devidamente calibrado, medidos em Kgf.m., so medidos os esforos para fazer girar o amostrador e a medida do torque limitada. 1.3. Aplicaes e Consideraes.

O Ensaio de Penetrao um dos ensaios realizados in situ de determinao das condies mecnicas do solo, tem se caracterizado por sua simplicidade operacional, rapidez de execuo, recuperao de amostras de solo de baixo custo.

Fonte: NBR 6484.


N: Abreviatura do ndice de resistncia penetrao do SPT, cuja determinao se d pelo nmero de golpes correspondente cravao de 30 cm do amostrador-padro, aps a cravao inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para levantamento do martelo padronizado.

CONCLUSO O conhecimento adequado das condies do subsolo do local onde dever ser executada a obra fator essencial para que o engenheiro de projeto possa desenvolver alternativas que levem a solues tecnicamente seguras e economicamente viveis REFERNCIAS 1. http://www.grupoanpla.com.br/Infraestrutura/arquivos/nbr/Solo__Sondagens_de_Simples_Reconhecimento_com_SPT__Metodo_de_Ensaio_NBR_06484_-_2001.pdf 2. http://www.engenhariacivil.com/ensaio-penetracao-dinamica-sptvantagens-limitacoes 3. http://www.tecgeo.com.br/servicos/sondagens-a-percussao-spt-7

4.

You might also like