You are on page 1of 15

ESTUDOS DA LINGUAGEM: LNGUA E ENSINO

Freda Indursky
RESUMO: Les tudes du langage constituent un champs de connaisances et trs htrogne.

Par consquent, il comporte plusieurs et diffrentes acceptions de langue. Pour la linguistique moderne, fonde par Ferdinand de Saussure, la langue, conue comme systme, nacoorde pas despace pour les marques de lactivit langagire de lhomme. Lacception benvenistienne de langue, par contre, prend en considration les interlocuteurs aussi bien que leur contexte situationnel. Do lon peut conclure que la langue conue au cadre de la thorie de l`nonciation tablit des rapports internes et externes. Michel Pcheux, son tour, pour pouvoir rflchir sur son object, le discours, conoit lextriorit comme constitutive de la langue et le sujet, affect par linconscient et interpell par lidologie, sidentifie avec cette langue partir du contexte socio-historique dans lequel il est inscrit. Et pour que lon puisse mieux percevoir les differences entre ces trois acceptions de langue, ces diffrentes perspectives thoriques seront mobilises pour analyser un meme nonc.
PALAVRAS-CHAVE: concepes de lngua, organizao da lngua, ordem da lngua,

formao discursiva, posio-sujeito, ensino de lngua


APRESENTANDO A PROBLEMTICA

Para comear, preciso apontar os caminhos vou trilhar: meu propsito inicial mostrar que os Estudos da Linguagem constituem um campo de conhecimento bastante amplo e fortemente heterogneo. Nesse campo se abrigam a teoria gerativista, a lingstica funcional, os estudos enunciativos, pragmticos e discursivos, por exemplo. Tal diversidade conduz inevitavelmente a desenhar diferentes objetos cujas concepes de lngua so igualmente diversas. Em funo disso, num primeiro momento, vou esboar um breve panorama com o propsito de observar as diferenas e limites entre trs dessas concepes, a saber: a lngua sistmica, a lngua da enunciao e a lngua da Anlise do Discurso. A seleo desses trs campos e a ordem em que vo ser examinados permitem observar uma progressiva ampliao do que se compreende por lngua em cada um deles, indo desde um objeto estritamente lingstico, passando por um objeto que associa o lingstico ao pragmtico e chegando a um terceiro objeto em que o extra-lingstico , sempre, parte constitutiva do lingstico.
Freda Indursky professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no PPG-Letras/UFRGS, na linha de pesquisa Anlises Textuais e Discursivas, onde orienta mestrandos e doutorandos.

Por outro lado, quando me refiro a diferenas e limites, no o fao para estabelecer julgamentos de valor a respeito dessas diferentes concepes de lngua. Ao contrrio. Isso ser feito como um gesto necessrio e imprescindvel reflexo sobre o ensino de lngua. Dito de outra forma: no se trata, aqui, de determinar qual a melhor concepo terica de lngua, nem, muito menos, qual a pior. Trata-se mais bem de observar essa questo por um outro ngulo, bem mais interessante, que permita avaliar as implicaes de cada uma dessas concepes de lngua. Entendo que isso se constitui em subsdio indispensvel para o fazer do professor em sua prtica de ensino. Se o que ele se prope fazer da ordem de uma pura descrio, a concepo sistmica que dever ser adotada. Se seu objetivo for o de trabalhar a lngua a servio da argumentao, interessa-lhe a concepo lingsticopragmtica de lngua. Se, alm de argumentar, o professor se propuser a mostrar que, atravs da lngua, o sujeito pode identificar-se com a historicidade de certos sentidos e contrapor-se de outros, compete-lhe trabalhar com a terceira concepo de lngua. E mais: no se trata de selecionar uma delas e abandonar as demais, mas de trabalhar gradativamente cada uma dessas concepes, de modo a ampliar, cada vez mais, o leque de possibilidades que essas diferentes concepes de lngua colocam disposio de seus estudantes.
A CONCEPO SISTMICA DE LNGUA

A Lingstica moderna, fundada no incio do sculo XX por Ferdinand de Saussure, resultou das famosas dicotomias saussurianas, salientando-se, sobremodo, o famoso corte epistemolgico que cindiu a linguagem em lngua e fala. Nessa perspectiva, esquematicamente, pode-se dizer que lngua remete a um sistema abstrato, a um sistema de valores constitudo por puras diferenas, enquanto a fala remete ao uso do referido sistema. A isto podemos acrescentar que, para Saussure, a barra que ope lngua/fala separa o social do individual, o essencial do acessrio e acidental. Tal separao permitiu determinar a lngua e no a fala como objeto da Lingstica, pois na lngua que podem ser examinadas as relaes e sistematicidades de seus elementos constituintes. Tais relaes, ao abstrarem o uso e as variaes dele decorrentes, so de natureza regular e homognea, permitindo instituir um objeto idealizado no qual nada que no seja estritamente lingstico deve ser levado em considerao. E Saussure salienta que "no s pode a cincia da lngua prescindir de outros elementos da linguagem como s se torna possvel quando tais elementos no esto misturados" (SAUSSURE, 1974, p.23). Ou seja: a lngua, nessa concepo, um objeto assptico, de onde todo e qualquer elemento que no seja interno, prprio ao sistema lingstico, nela no encontra lugar e dela deve ser excludo. Como se v, a oposio lngua/fala, princpio fundante da cincia lingstica, exclui a atividade do homem com/na lngua e, nesse mesmo movimento, dela exclui toda e qualquer relao com a exterioridade.
A CONCEPO LINGUSTICO-PRAGMTICA DE LNGUA

Desde os anos 40, os trabalhos de Benveniste evidenciaram que muitos aspectos, relegados ao residual da fala por Ferdinand de Saussure, poderiam ser estudados em sua regularidade, permitindo examinar as marcas da atividade do homem na lngua.

Benveniste (1966, p.226-54) instaura este novo objeto de estudo, salientando que a lngua possui formas que possibilitam a algum assumir-se como locutor e, deste modo, apropriar-se da linguagem, fundando, assim, sua subjetividade medida que, podendo dizerse EU, pode dizer Tu para um outro, institudo como seu interlocutor. Assim, ao estudar o par EU-TU, Benveniste d incio reflexo sobre o objeto que designaria mais tarde de enunciao. A partir desse par inicial, outros elementos lingsticos so por ele estudados, os quais servem para marcar o espao e o tempo do locutor da enunciao e situar o locutor face ao seu interlocutor. Todas as categorias estudadas pelo autor pertencem, de direito, lngua sistmica, mas servem para marcar as atividades linguageiras do homem, pois, segundo o autor, a linguagem dispe de um conjunto de signos vazios, no referenciais em relao realidade, sempre disponveis e que se tornam plenos desde que o locutor os assuma como instncia de seu discurso (BENVENISTE, 1966, p.254). Ou seja, a enunciao mobiliza elementos que pertencem lngua, mas cujo sentido depende de fatores pragmticos que variam de uma enunciao outra. Tais elementos so de natureza lingstico-pragmtica - o emissor, o receptor e sua localizao espao-temporal - e constituem o contexto situacional em que se d a enunciao. Este conjunto de signos tem por funo relacionar enunciado e enunciao, vinculando o lingstico fala. Assim procedendo, os estudos de Benveniste recuperam elementos at ento considerados residuais, os quais vo subsidiar uma nova relao com a lngua. Esta lngua, por conseguinte, no mais estritamente idntica lngua sistmica, pois elementos extralingsticos so associados ao lingstico.
Produzindo um primeiro contraponto

Se compararmos a primeira concepo de lngua, acima delineada, esta segunda, veremos que a primeira desenha um objeto homogneo, do qual esto excludos todos os elementos que no so estritamente lingsticos. Esta a lngua dos estudos sistmicos. A segunda prope um objeto diverso, pois a lngua instituda pelos estudos da enunciao mobiliza elementos de natureza lingstico-pragmtica, ao levar em considerao os interlocutores e sua situao de enunciao. A primeira considera apenas as relaes internas ao sistema lingstico, enquanto a segunda interessa-se pelas relaes internas e externas, decorrendo da duas concepes de lngua diversas.
A CONCEPO DISCURSIVA DE LNGUA

Os anos 60 vem surgir a Anlise do Discurso no campo dos Estudos da Linguagem a qual se institui questionando o corte epistemolgico saussuriano (lngua/fala) e propondo um deslocamento para lngua/discurso. Em seu primeiro texto, Pcheux (1969), o fundador desse novo campo, afirma que discurso efeito de sentido entre interlocutores. Ou seja, desde sua postulao inaugural, a exterioridade convocada, sendo considerada como plenamente constitutiva do novo objeto. Posteriormente, o autor (PCHEUX & FUCHS, 1975) revisita a noo de sujeito e

reivindica para a Anlise do Discurso um sujeito histrico, afetado pelo inconsciente e interpelado pela ideologia. Vale dizer: para este novo objeto que se inscreve no campo dos Estudos da Linguagem, a relao do discurso com a histria e com o sujeito so essenciais. Segundo Pcheux (1971), a Teoria do Discurso pertence, de direito, ao materialismo histrico. Em 1975, Pcheux vai alm e vincula o sentido formao discursiva, questionando, desta forma, a noo de sentido literal. E mais: a forma lingstica, tal como estudada pela lingstica, cede seu lugar, na teoria da AD, materialidade lingstica, historicamente determinada. Por ser assim constituda, essa materialidade no exclusivamente lingstica. Por seu vis, o indivduo se subjetiva e se identifica, inscrevendose em processos discursivos no mbito dos quais produz diferentes efeitos de sentido. De tudo quanto precede, pode-se perceber que a lngua, nesse enquadramento terico, nunca foi pensada de forma fechada, sistmica. Lngua, nesse domnio de saber, vem, desde sempre, entrelaada exterioridade e concebida como uma materialidade atravs da qual o ideolgico se manifesta. Por essa razo, o deslize, a falha e a ambiguidade so constitutivos da lngua (PCHEUX, 1994, p.62). Orlandi, em 1996, mostra que podemos tomar a lngua em duas dimenses diversas, a da organizao e a da ordem. A organizao diz respeito s relaes internas, enquanto a ordem relaciona a lngua sua exterioridade constitutiva. , pois, com a lngua, enquanto ordem, que a Anlise do Discurso trabalha.
Produzindo um segundo contraponto

Cabe fazer um novo contraponto, considerando, para isso, as trs concepes de lngua que acabamos de examinar. A lngua com que trabalha a anlise do discurso no um objeto estritamente lingstico, como o a lngua sistmica; tampouco apenas um objeto lingstico-pragmtico, como a lngua desenhada pela teoria da enunciao, embora tenha muito mais elementos em comum com essa ltima do que com a primeira. Vejamos isso de outra forma: a lngua com que a AD trabalha mobiliza no s constituintes lingsticos, mas tambm e fortemente noes que so alheias lngua sistmica, tais como sujeito e interlocutor, elementos esses que se fazem presentes na lngua da enunciao. Por outro lado, a lngua da AD tambm convoca noes que so estranhas tanto lingua sistmica quanto lngua das teorias da enunciao, como, por exemplo, contexto scio-histrico, ideologia, inconsciente, para apenas mencionar algumas delas. A seguir, vou aprofundar um pouco mais o contraste entre as concepes sistmica e discursiva1 de lngua. Na concepo sistmica, a lngua considerada como uma estrutura que comporta regularidades e organizao. A regularidade remete para a organizao interna da lngua. J a concepo discursiva de lngua considera tanto a regularidade quanto a ordem, pois comporta, em seu interior, elementos que rompem com a previsibilidade sistmica. A lngua sistmica fecha-se a tudo que no seja estritamente lingstico, contemplando apenas o lingstico em suas relaes internas. J a lngua da AD considera
1

Ao falar em concepo discursiva de lngua, estou me referindo noo de discurso tal como foi entendida por Pcheux e tal como tem sido formulada, desde ento, por aqueles que se inscrevem em uma relao de filiao terica com a anlise de discurso por ele fundada.

tanto o que interno quanto o que lhe externo, e isto que possibilita que o imprevisvel e a irregularidade venham a encontrar espao para significar. Em funo de tais propriedades, a lngua com que trabalha a AD no transparente, no pressupe o sentido nico nem o sentido literal. Sendo a exterioridade constitutiva desta concepo de lngua, no h um sentido prvio que se cole sobre o modo como os fatos so discursivizados. Face a processos discursivos que promovem a co-existncia de sentidos contraditrios e mesmo antagnicos entre si, devemos reconhecer que prprio da lngua, tal como entendida pela AD, produzir sentidos duplos, contraditrios, ambivalentes. E da natureza discusiva da lngua abrig-los. Isto s pode ocorrer em uma concepo de lngua que leva em conta a existncia de sujeitos histricos nela inscritos, os quais historicizam diferentemente seus dizeres e lhes imprimem sentidos e direes de sentido nem sempre coincidentes. Sentidos estes que no se excluem, que co-existem. No se trata, pois, de escolher entre isto e aquilo, como diz Pcheux (1990), tal como ocorre na lngua sistmica, para evitar casos de ambigidade, por exemplo. Pode-se perfeitamente trabalhar com isso e aquilo, pois, nessa concepo de lngua, trabalha-se com a possibilidade do equvoco. E, ao levar tais questes em considerao, os analistas de discurso passam da organizao para a ordem da lngua.
Encerrando a panormica

A partir desse breve sobrevo feito aqui em torno dos caminhos empreendidos pelos estudiosos das questes referentes lngua, pode-se perceber que estes estudos so muito diferenciados entre si e, por conseguinte, os estudos da linguagem no constituem um corpo uniforme e homogneo de conhecimentos. Ao contrrio, neste campo abrigam-se pressupostos tericos bastante diferenciados, formulaes tericas bem distintas, onde se recortam, no uma lngua nica e uniforme, mas vrias concepes de lngua que no s no se superpem como at mesmo podem vir a antagonizar-se, muito embora todos reivindiquem a lngua como objeto de estudo. por esta razo que, para pensar o ensino, se faz necessria uma discusso prvia sobre, pelo menos, algumas destas concepes2. Se no soubermos de que lngua falamos, quando falamos em lngua, ento no estaremos suficientemente preparados para as prticas que o ensino demanda. Pensar tais questes, em meu entender, precede necessria e obrigatoriamente toda e qualquer prtica de ensino, seja para refletir sobre a lngua, seja para conduzir uma prtica da leitura ou, ainda, no momento de orientar ou examinar a produo de textos.
FAZENDO A PASSAGEM DA TEORIA PARA A PRTICA ANALTICA

Para ilustrar tais diferenas e limites, mostro, a seguir, como possvel produzir anlises diferenciadas de uma mesma seqncia, em funo da concepo de lngua adotada. Vou fazer trs anlises de uma mesma materialidade lingstica, aliceradas em cada uma das concepes de lngua que acabamos de esboar. A seqncia a ser analisada foi extrada
2

Vrios outros contrastes podem ser feitos. Eu limitei-me, aqui, a contrastar trs concepes que vo progressivamente ampliando o que entendem como constitutivo do objeto-lngua.

de uma matria assinada por Luiz Antnio Arajo. Trata-se do chapu da notcia que foi publicada na Zero Hora (ZH) de 31/12/19993.
Uma anlise luz da concepo sistmica de lngua

Consideremos, para nossa pimeira anlise, a referida seqncia, tomada aqui como uma frase: (1) O Piratini implantou o Oramento Participativo, mas no conseguiu cumprir a maioria das promessas de campanha Esta frase ser submetida, na presente seo, a uma anlise que levar em conta apenas as premissas da lngua sistmica. Por conseguinte, seu exame incidir sobre suas relaes internas. Para tanto, vou apresentar uma breve anlise sinttica, utilizando os conhecimentos que uma gramtica de lngua oferece, o que ser suficiente para mostrar a que me refiro quando falo em relaes internas frase. Ao mesmo tempo, essa anlise possibilitar estabelecer um paralelo com as demais anlises que se seguiro. Vejamos, pois, essa anlise. Trata-se de um perodo constitudo de duas oraes: O Piratini implantou o Oramento Participativo; e O Piratini no conseguiu cumprir a maioria das promessas de campanha. Esse perodo composto por coordenao e estas duas oraes esto conectadas entre si pela conjuno coordenativa adversativa mas. Por conseguite, trata-se de um perodo composto por coordenao e a segunda orao coordenada, sindtica, adversativa, em decorrncia da classificao prvia da referida conjuno. Pode-se, pois, afirmar que fazer uma anlise luz de uma concepo sistmica de lngua, nos conduz a dois movimentos, dos quais o primeiro consiste em decompor o todo em seus elementos constituintes. No caso da anlise de (1), examinei como o perodo est constitudo. Para tanto, desdobrei o perodo em suas oraes constituintes. E, a seguir, classifiquei a conjuno e o tipo de relao que as duas oraes estabelecem entre si. Poderia, ainda, fazer uma anlise sinttica interna s duas oraes, decompondo-as, por sua vez, em seus elementos constituintes (SN + SV), que, a seu turno, poderiam ser decompostos, uma vez mais. Mas, para os propsitos que aqui me movem, a pequena anlise realizada mais do que suficiente. Atravs dela, podemos visualizar o que se entende por relaes internas.

Esta seqncia discursiva foi publicada no balano de fim de ano realizado por Zero Hora (ZH), jornal dirio de Porto Alegre. Este balano do ano de 1999 coincide igualmente com o trmino do primeiro ano do governador petista, Olvio Dutra, no Estado do Rio Grande do Sul. Ou seja: o balano de fim de ano foi o mote que deu lugar ao referido jornal para realizar efetivamente um balano deste primeiro ano de governo de Olvio Dutra. Situada a seqncia, interessa-me justific-la no mbito deste trabalho. No ano de 2007, ZH comemorou 50 anos de atividades na Imprensa Gacha. Como parte dos festejos, publicou um caderno especial alusivo data e organizou uma exposio comemorativa. Como j sabido, teoricamente entendemos que a memria discursiva lacunar. S luz de sua natureza lacunar possvel entender que ZH no tenha marcado sua participao muito ativa durante o regime militar. Da mesma forma que esta mesma natureza lacunar que explica porque, em sua exposio comemorativa, fatos como a fundao do PT e a vitria de Olvio Dutra, como governador do Estado do Rio Grande do Sul, foram esquecidos. Tal esquecimento, que da ordem da determinao histrica do lugar social de onde este sujeito ideolgico produz seu jornal e sua exposio, que determinou, por sua vez, de minha parte, como pesquisadora, a busca desta materialidade discursiva para proceder as anlises que se seguiro.

Uma vez decompostos os elementos constituintes, o passo seguinte nos conduz ao segundo movimento que uma anlise dessa natureza pode oferecer e que consiste em classificar os constituintes identificados. No caso da anlise precedente, o perodo e as oraes foram classificadas. E vimos tratar-se de um perodo composto por coordenao; a coordenao do tipo sindtico, isto , apresenta uma conjuno; a referida conjuno, que adversativa, torna a relao entre as duas oraes igualmente adversativa. E esse o limite dessa anlise. Ou seja: seu resultado a classificao das oraes que constituem o referido perodo. Em suma: uma anlise sinttica decompe o todo em partes para estabelecer a funo e/ou classificar os elementos que constituem este todo. Este o propsito de uma anlise que toma a lngua sistmica como suporte para suas investigaes: esta anlise permite conhecer e compreender as funes sintticas dos elementos lingsticos constituintes de uma frase. Vale dizer, os resultados de tal anlise so meramente classificatrios e descritivos. Passemos segunda anlise e seus resultados.
Uma anlise luz da concepo enunciativa de lngua

Para realizar nossa segunda anlise, vamos mobilizar a concepo enunciativa de lngua. Tomemos a mesma seqncia que acabamos de analisar, mas, agora, por estarmos mobilizando uma concepo lingstico-pragmtica, o objeto de anlise no mais considerado uma frase, mas um enunciado que guarda em si as marcas de sua enunciao. Numa concepo de lngua deste tipo, as relaes no so mais puramente lingsticas. Elas so, a um s tempo, lingsticas e extra-lingsticas. E, em um contexto desta natureza, as anlises no se limitam a trabalhar as relaes internas (tal como em (1)). A natureza da lngua tambm no mais a mesma. Feitas essas ressalvas, passemos analise do enunciado (2). (2) O Piratini implantou o Oramento Participativo, mas no conseguiu cumprir a maioria das promessas de campanha Se, na anlise da frase (1), no interessava saber quem disse que O Piratini implantou o Oramento Participativo, mas no conseguiu cumprir a maioria das promessas de campanha, porque, para responder a esta questo, fazia-se necessrio ultrapassar o contexto lingstico, extrapolar as relaes internas frase, agora, para analisar (2), luz de uma concepo enunciativa de lngua, esta informao no s imprescindvel, como tambm o saber para quem o locutor dirigiu este enunciado, quando o produziu, e onde o fez. Como dissemos mais acima, esta seqncia foi retirada de uma matria assinada por Luiz Antnio Arajo e publicada pelo Jornal Zero Hora (ZH) no ltimo dia do ano de 1999. Portanto, esta matria dirige-se aos leitores de ZH, de modo geral, e aos leitores interessados pelo balano feito pelo jornal sobre o ano de 1999, mais especificamente. Porm, mais particularmente ainda, destina-se aos leitores interessados no balano de ZH sobre o primeiro ano de governo do petista Olvio Dutra, no Estado do Rio Grande do Sul. Este , pois, o contexto situacional em que (2) se inscreve. E (2) ser designado, daqui em diante, de enunciado.

Uma anlise que mobiliza uma concepo lingstico-pragmtica de lngua vai necessariamente relacionar o lingstico, que pertence s relaes internas desse eniunciado, com o pragmtico, que se situa na relao entre este material lingstico e a sua exterioridade. Ou seja: as relaes no sero mais de natureza estritamente sistmica, pois a exterioridade convocada a igual ttulo que as relaes internas. Vejamos, pois, como se processa esta anlise. Para tanto, vou fazer uma anlise semntico-argumentativa, com base em Ducrot (1984). Uma anlise deste tipo vai tomar o enunciado (2) e desdobr-lo em seus dois enunciados constitutivos e atribuir cada um dos enunciados obtidos a dois enunciadores diversos, E1 e E2. Fazendo um pequeno parnteses: possvel perceber que este primeiro gesto analtico j aponta para uma radical diferena com a anlise feita em (1), pois, desde o incio, o lingstico est sendo associado ao extra-lingstico, ao mobilizar os enunciadores desses dois enunciados. Mas, fechemos esse breve parnteses e voltemos nossa anlise. O primeiro enunciado O Piratini implantou o Oramento Participativo atribudo a um enunciador E1; e o segundo enunciado O Piratini no conseguiu cumprir a maioria das promessas de campanha atribudo a um enunciador E2. Observemos inicialmente que o sentido do primeiro enunciado, tomado isoladamente, pode levar-nos a supor que este enunciado aponta para uma concluso positiva sobre o primeiro ano do governo Olvio Dutra: se o Piratini implantou o Oramento Participativo ento ele est fazendo um governo satisfatrio e est conseguindo cumprir suas promessas de campanha. Ou seja, o enunciado produzido por este primeiro enunciador aponta para uma avaliao positiva do primeiro ano do governo Olvio Dutra. E esta seria efetivamente a avaliao de seu primeiro ano de mandato, no fosse a continuao desse enunciado. Vejamos ento a continuidade desta anlise. O enunciado atribudo a um primeiro enunciador est ligado ao enunciado produzido por um segundo enunciador pelo operador argumentativo mas que tem por funo inverter a direo de sentido e frustrar a concluso apontada pelo primeiro enunciador. De fato, o operador argumentaivo mas, ao inverter a direo dos sentidos, conduz a uma concluso oposta quela do primeiro enunciado: o Piratini no conseguiu cumprir a maioria das promessas de campanha. Ou seja, a avaliao deste primeiro ano do mandato de Olvio Dutra, que inicialmente parecia ser positiva, como vimos mais acima, de fato no o . E esta anlise nos mostra que o locutor (que pode ser tomado como o jornalista que assina a matria ou como o prprio jornal) mobiliza as vozes desses dois enunciadores diversos e com objetivos diferentes. O primeiro, que faz uma avaliao positiva do primeiro ano do governo Olvio; e o segundo, que faz uma avaliao negativa deste mesmo perodo de governo. Este locutor mobiliza a voz do primeiro enunciador, mas com ela no se identifica. Ao contrrio. Ele mobiliza esta voz apenas para desconsider-la, para mostrar que suas ponderaes so insuficientes para uma boa avaliao do referido governo. Vale dizer: ele mobiliza o argumento desse primeiro enunciador para desqualific-lo. Sua identificao efetivamente se d com o segundo enunciador que diz que a maioria das promessas de campanha no foi cumprida. O que lhe permite desconsiderar o sentido de E1

e a concluso para a qual estava se dirigindo inicialmente o uso do operador argumentativo mas. pelo vis desse operador que se d a desqualificao dos sentidos produzidos pelo enunciado de E1 e esse mesmo operador que produz o redirecionamento para o sentido do enunciado de E2. E deste redirecionamento resulta uma avaliao absolutamente desfavorvel para o primeiro ano do governo Olvio.
Produzindo um contraponto entre as concepes sistmica e lingstico-prgmlica de lngua

A comparao das anlises efetuadas a partir de (1) e (2) aponta com clareza que (1) trabalha com o nexo lingstico mas, procurando perceber como ele conecta duas oraes entre si com o propsito de classificar esta conexo. Ou seja, este tipo de anlise ocupa-se em classificar as oraes, trabalhando com a sintaxe. J a anlise de (2), promove alguns deslocamentos importantes, a saber: tambm desdobra o enunciado em dois, mas, ao faz-lo, vai associar os enunciados resultantes dessa diviso a dois enunciadores diversos, ou seja, vai mostrar que esses enunciados representam pontos de vista distintos que podem ser atrubudos a dois enunciadores diversos; tambm parte do mas, mas no o considera mais como um conector lingstico de oraes, nem busca apenas classific-lo. Em (2), o mas tomado como um operador argumentativo e sua funo no mais a de ligar oraes para compor um perodo, mas a de examinar os sentidos diferentes que foram mobilizados para organizar a argumentao do locutor. Mais especificamente, este operador argumentativo mostra como o locutor trabalha com diferentes sentidos, indica como o locutor produz a orientao dos sentidos, e aponta para o ponto de vista do locutor (O Piratini no conseguiu cumprir a maioria das promessas de campanha), sem, no entanto, ocultar que existe um outro ponto de vista em circulao que, neste processo argumentativo, est sendo desqualificado (O Piratini implantou o Oramento Participativo). E este, exatamente, o papel do operador argumentativo mas: descartar o ponto de vista de um enunciador (E1), e mostrar que o locutor identifica-se com um ponto de vista diverso, oriundo de um outro enunciador, de E2; ao mobilizar os enunciadores E1 e E2, passa a associar o lingstico (os enunciados) ao extra-lingstico (os enunciadores); assim procedendo, deixa-se de lado a observao estrita das relaes sintticas, que so internas lngua, como vimos em (1), e parte-se para as relaes lingstico-pragmticas da lngua, as quais conduzem para o plano semntico, mobilizando pontos de vista divergentes de dois diferentes enunciadores. Como vimos, a seqncia examinada em (2) a mesma que aquela de (1); o nexo tambm o mesmo, mas os resultados da anlise so diversos, porque mobilizam concepes de lngua diferentes. De um lado, temos a sintaxe e um nexo de ligao entre oraes; do outro, temos a semntica e um operador argumentativo que relaciona diferentes argumentos. Os resultados so diversos porque trabalha-se com concepes de lngua diferentes. Por conseguinte, h uma diferena substantiva entre os resultados produzidos pela primeira e pela segunda anlise, pois passa-se da sintaxe para a semntica. Passemos, agora, terceira anlise.

Uma anlise luz da concepo discursiva de lngua

Vejamos, a seguir, como fica a anlise desta mesma seqncia quando um terceiro tipo de lngua, que considera a historicidade dos sentidos produzidos por sujeitos ideologicamente constitudos, mobilizada. Nesta terceira anlise, vamos considerar nossa seqncia como um enunciado dividido entre duas posies-sujeito (COURTINE, 1981) ideologicamente constitudas e inscritas em duas formaes discursivas (FD) que antagonizam entre si. Esse enunciado, ao dividir-se entre essas duas posies-sujeito, mobiliza dois diferentes enunciados discursivos. Trata-se do que Courtine (1981) chamou de enunciado dividido. Vejamos a anlise em (3). (3) O Piratini implantou o Oramento Participativo, mas no cumpriu a maioria das promessas de campanha. Este enunciado discursivo est dividido entre duas posies-sujeito ideologicamente distintas, inscritas em duas FD divergentes, que chamaremos de FDX e FDY, respectivamente: PS 1: O Piratini implantou o Oramento Participativo - FDX PS 2: O Piratini no cumpriu a maioria das promessas de campanha - FDY Esse enunciado divide-se em torno de um saber que provm de uma das prticas polticas do PT. A prtica do Oramento Participativo (OP), implantado pelo PT no Governo municpal de Porto Alegre, quando Olvio foi seu Prefeito, foi levada ao Estado do Rio Grande do Sul pelo mesmo Olvio Dutra, quando ele assumiu o Governo do Rio Grande do Sul. Essa prtica mobilizou fortemente os gachos que se dividiram entre aqueles que a defendiam e com ela se identificavam e aqueles que desejavam v-la suprimida. A mobilizao deste saber e desta prtica em um enunciado dividido que funciona como o chapu da matria em anlise, mostra que ZH tambm tomou posio em relao a esse fazer poltico de Olvio Dutra, em seu primeiro ano frente do Governo do Rio Grande do Sul. Esse enunciado dividido indica, com muita clareza, que o sujeito que enuncia a partir do Lugar Discursivo de ZH no se identifica com a com a Formao Ideolgica que sustenta esta Formao Discursiva, nem se identifica com os saberes, prticas e efeitos de sentido que emanam desta Formao Discursiva ( o povo que deve deliberar sobre o modo como as verbas do Oramento do Estado devem ser gastas). E, por no identificar-se com ela, seu dizer desloca-se para o seu lugar social, para sua Formao Discursiva e mostra, a partir de PS2, que no considera o OP um feito suficientemente importante para que a avaliao do primeiro ano do governo Olvio seja positiva. E isso ocorre porque a Formao Ideolgica que formata os saberes e efeitos de sentido de FDY diversa (O povo no tem capacidade nem tem conhecimentos tcnicos suficientes para gerir o Oramento do Estado. Essas decises so de ordem tcnica). Dessa forma, o enunciado dividido em anlise representa o rudo proveniente das foras em confronto no social: de um lado, o OP foi implantado no Estado e, dessa forma, Olvio cumpriu uma de suas mais fortes promessas de campanha. disso que o primeiro

enunciado trata, retomando, dessa forma, um enunciado em circulao - O Piratini implantou o Oramento Participativo. Esse enunciado traz as vozes daqueles que se identificam com PS1, inscrita em uma FDX, lugar em que esse feito tomado como altamente positivo e, conseqentemente, a avaliao do primeiro ano de governo muito positiva. Por outro lado, o cumprimento dessa promessa poltica no parece suficientemente satisfatrio, quando examinado a partir da segunda posio-sujeito, inscrita em uma FDY, que discorda das aes e prticas de Olivo. E desse outro lugar discursivo, de PS2, que o segundo enunciado em circulao produzido - O Piratini no cumpriu a maioria das promessas de campanha. E, desse lugar, a avaliao do primeiro ano do governo de Olvio no boa. Percebe-se, pois, que PS2 antagoniza diretamente com PS1. Como se v, essa anlise leva em considerao o contexto scio-histrico em que o sujeito do discurso de ZH produziu o enunciado em anlise. E mais: essa anlise recupera, atravs desse enunciado dividido, o confronto entre diferentes sujeitos histricos, ideologicamente constitudos. Dito de outra forma: ainda a partir de elementos da lngua que essa anlise est sendo produzida, mas aqui a exterioridade constitutiva dessa lngua. Retomemos a anlise. Nesse ponto, cabe perguntar: qual o funcionamento discursivo de mas numa anlise que mobiliza uma concepo de lngua deste tipo. Aqui, o mas tem um funcionamento bastante especfico. Mas, nessa terceira anlise, constri uma fronteira entre saberes ideologicamente antagnicos reunidos em um enunciado dividido. Diria mais: para poder criticar o Governo Olvio, para poder dizer que ele no est cumprindo suas promessas de campanha, o sujeito deste discurso necessita admitir que a promessa de implantao do OP foi cumprida. No entanto, ao faz-lo, desqualifica esta ao governamental, mostrando que isto no suficiente para fazer uma avaliao positiva deste primeiro ano de governo. Estamos, pois, frente a um discurso que mobiliza duas posies-sujeito em confronto, revelando que se trata, de fato, de uma disputa de sentidos. O sujeito do discurso, ao sinalizar a fronteira entre estes dois discursos atravs de mas, produz um duplo movimento: em primeiro lugar, desqualifica o OP e, juntamente com ele, o Governo que o implantou, mostrando que isso absolutamnte insuficiente, para no dizer nulo ou negativo, para uma avaliao positiva; em segundo lugar, o mas promove o deslizamento de PS1, que se identifica com o OP, para PS2, que critica o referido oramento. Dito de outra forma: mas funciona como um operador discursivo que promove o deslizamento de uma Formao Discursiva para outra4. E, assim procedento, mas reproduz discursivamente o embate que se trava na arena poltica do Rio Grande do Sul, naquele momento.
Produzindo um contraponto entre as concepes sistmica, lingstico-prgmlica e discursiva de lngua

Como possvel perceber, h diferenas importantes entre as anlises produzidas em (1), (2) e (3). Nesta terceira perspectiva, no interessa examinar, como foi feito em (1), a

Em trabalhos anterores (1997, 20028 entre outros) pude apontar que o mas pode cumprir igualmente uma outra funo: a de opor diferentes posies-sujeito inscritas em uma mesma formao discursiva. Neste caso, em lugar de produzir o deslizamento de uma FD a outra, o mas produz o deslizamento de uma posio-sujeito a outra. Neste segundo caso, entendemos que tambm se trata de um enunciado dividido, no mais entre saberes antagnicos, mas entre subjetividades contraditrias.

funo sinttica do nexo lngstico mas. Nem classificar as oraes por ele relacionadas. Uma anlise desse tipo apaga a exterioridade. A segunda concepo de lngua que examinamos no elimina a exterioridade, medida que envolve interlocutores e enunciadores. Nessa segunda concepo de lngua, mostramos que h um deslocamento no foco das anlises, pois o nexo coordenativo da sintaxe, tal como vimos em(1), repensado a partir de outro funcionamento. Nessa segunda concepo, ele entendido como um operador argumentativo e, dessa forma, deixa-se de fazer uma simples classificao de oraes para refletir sobre o uso que o locutor faz desse nexo e os sentidos que da decorrem. Ao passar da sintaxe para a semntica, salienta-se como possvel usar a lngua para produzir sentidos, para organizar argumentos, para relacionar-se com um outro locutor, para defender um ponto de vista. Esse tipo de anlise muda o enfoque da primeira e muito mais prximo da terceira concepo que analisamos. Entretanto ela encontra aqui seu limite, pois no tem como propsito alcanar a ideologia que subjaz aos sentidos que os sujeitos, sob seu efeito, produzem. J a terceira anlise produziu um deslocamento importante, pois considera que a lngua, no apenas capaz de organizar os argumentos de um locutor, como ocorre em (2), mas sobretudo que ela o lugar material onde sujeitos socialmente determinados se relacionam e freqentemente estabelecem um verdadeiro embate. Aqui o mas, entendido como um operador discursivo, estabelece fronteira entre posies-sujeito, entre formaes discursivas. A lngua, nesta perspectiva, a materialidade atravs da qual so capturados os rumores provenientes do social, os quais se expressam em processos semnticos que no so transparentes, que demandam interpretao. Em suma: pelo vis da lngua que so tomadas diferentes posies-sujeito. Neste enquadramento terico, a lngua deixa de ser formal e sistmica e sua sintaxe cessa de ser classificatria para tornar-se o lugar material em que sujeitos histricos produzem diferentes efeitos de sentido no interior de processos discursivos inscritos em diferentes enquadramentos ideolgicos.
PRODUZINDO UM EFEITO DE CONCLUSO

Toda esta reflexo pode e deve ser canalizada para iluminar a prtica do ensino de lnguas. Com isto, no quero dizer que tais teorias devem ser despejadas sobre os alunos. Mas, entendo que, se o professor souber que no h uma nica concepo de lngua, nem de contexto, isto j pode afetar, e muito, a qualidade de seu ensino. Indo um pouco alm: no estou pregando que se deixe de ensinar sintaxe. Ao contrrio. Mas estou dizendo que possvel deslizar de uma anlise sinttica para uma anlise semntica para que os alunos melhor entendam como os nexos lingsticos funcionam semanticamente. Diria que, pelo menos isto, j seria muito bom e o resultado disso poderia ainda reverter para uma melhor compreenso das classificaes que a sintaxe formal prov. Saber identificar como a classificao sinttica funciona semanticamente um avano e isto da ordem de prticas de ensino. Produzir tal comparao/reflexo pode reverter tanto para a leitura de textos como para a sua produo. A terceira concepo igualmente importante para que se compreenda que cada um daqueles enunciados representam, de fato, diferentes tomadas ideolgicas de posio. Ou seja: compete mostrar que a lngua no neutra, que a mesma lngua e a mesma contruo

sinttica podem defender diferentes tomadas de posio, assumidas por sujeitos ideologicamente antagnicos, de tal forma que o enunciado dividido, anteriormente analisado em (3), poderia ter seus enunciados constitutivos invertidos, como segue em (4): (4) A maioria das promessas de campanha no foram cumpridas, mas o Piratini implantou o Oramento Participativo. Se fssemos fazer uma anlise sinttica da seqncia (4), no haveria nenhuma diferena entre os resultados obtidos em (1): veramos que se trata de um perodo composto por coordenao, cujas oraes so coordenadas e a relao que estabelecem entre si pelo vis de mas de natureza adversativa. Seria apenas mais um exerccio de classificao, com resultados idnticos ao obtido na primeira anlise (1). Vejamos agora a analise de (4), a partir da concepo lingstico-pragmtica. Diferenas imediatas podem ser percebidas, pois, embora o locutor tenha agenciado os mesmos enunciados em circulao, sua ordenao foi diferente e isso indica que, dessa vez, a E1 atribudo o enunciado discursivo A maioria das promessas de campanha no foram cumpridas; e, a E2, foi atribudo o enunciado O Piratini implantou o Oramento Participativo. Essa inverso na ordem dos enunciados aponta para uma concluso diferente daquela obtida em (2). Ou seja: a organizao da argumentao diversa e a concluso para a qual o operador argumentativo mas redireciona os sentidos tambm o . Contrastando a anlise de (2) com a anlise de (4), percebe-se que, em (2), o Governo de Olvio avaliado negativamente, ao passo que, em (4), o governo de Olvio avaliado positivamente. No meu entender, essa inverso extremamente importante para iluminar as diferenas e os limites entre uma anlise sinttica e uma anlise semntica. Por fim, se fizssemos uma anlise de (4) a partir da concepo discursiva de lngua, encontraramos o mesmo resultado obtido em (3) at um determinado momento: o operador discursivo mas faz fronteira entre formaes discursivas divergentes, entre posies-sujeito ideologicamente antagnicas. Tambm aqui o mas promove o deslizamento de uma tomada de posio para outra, de uma formao discursiva para outra. Mas a partir deste ponto que aparecem as diferenas: a tomada de posio do sujeito, em (4), diversa daquela mobilizada em trs. Em (4), o sujeito identifica-se com a FD que contm os saberes do Governo Olvio que diametralmente oposta quela com que o sujeito se identifica em (3), pois l ele se ope s prticas do Governo PT. Trata-se, pois, de sujeitos ideologicamente diversos: o sujeito de (4) antagoniza com o sujeito de (3) e, com ele, disputa sentidos. Como se v, por essas anlises, a sintaxe no neutra numa lngua que tomada como lugar material de realizao de processos semnticos diversos e antagnicos. Neste sentido, podemos dizer que uma lngua que capaz de dar conta de diferenas ideolgicas, , de direito, uma lngua que se apresenta como forma material: ela pode dar conta de diferentes processos discursivos que desenham um litgio ideolgico. Isto distingue a concepo discursiva de lngua das concepes sistmica e enunciativa. Em suma: pode-se perceber que estas trs diferentes concepes de lngua apresentam maior ou menor complexidade, maior ou menor contato com a exterioridade, maior ou menor filtro em relao ao que entendem como elemento constitutivo da lngua, ou seja, vo desenhando diferenas e limites. E, diante deste campo diversificado, estas

questes devem perpassar nossas reflexes quando pensamos nas prticas que envolvem a reflexo sobre lngua em sala de aula. No considero que estas questes tericas devam fazer parte diretamente dos programas de ensino na escola. Mas pretendo que devam fazer parte da formao do futuro professor de lngua, materna e/ou estrangeira. Entendo-as como essenciais para a formao do professor. Todo professor e/ou futuro professor deve perceber com clareza que a lngua sistmica e transparente uma concepo dentre outras e no a nica concepo. A lngua sistmica mostra como a lngua funciona, muito importante, mas, dependendo do que se pretenda realizar com os alunos, no basta. Depois de saber como a lngua sistmica funciona, preciso examinar seu funcionamento semntico e/ou discursivo e, a partir dele(s), perceber os sentidos ou efeitos de sentido que tais funcionamentos produzem. preciso compreender os processos semnticos e/ou discursivos que se engendram a partir de e sobre tais funcionamentos da lngua. S possuindo este conhecimento que o professor vai estar instrumentado para entrar em sala de aula e ajudar seus alunos a refletir sobre a lngua, a interpretar os sentidos e efeitos de sentidos que decorrem de diferentes enunciados e textos. Enfim: s assim seus alunos sabero, por sua vez, usar a lngua para produzir sentidos em suas diferentes atividades dentro e fora da escola.
BIBLIOGRAFIA

BENVENISTE, Emile. Problmes de linguistique gnrale. Paris, Gallimard, 1966. COURTINE, Jean-Jacques. Quelques problmes thoriques et mthodologiques en anlyses du discours. Langages, n.62, p.9-127, juin, 1981. DUCROT, Oswald. (1984). Esboo de uma teoria polifnica da enunciao. In: O dizer e o dito. Campinas, Pontes, 1987. INDURSKY, Freda. A fala dos quartis e as outras vozes. Campinas, Ed. da UNICAMP, 1997. ____. Unicidade, desdobramento, fragmentao: a trajetria da noo de sujeito em Anlise do Discurso. In: MITTMANN, Solange; GRIGOLETTO, Evandra; CAZARIN, Erclia Ana (orgs.). Prticas discursivas e identitrias; sujeito e lngua. Porto Alegre, Nova Prova, PPG-LETRAS/UFRGS, 2008. (Col. Ensaios, 22). ORLANDI, Eni P. A Interpretao; autoria, leitura e feitos do trabalho simblico. Petrpolis, Vozes, 1996. PCHEUX, Michel. Lanalyse automatique du discours. Paris, Dunot, 1969. Trad. Bras.: GADET & HAK (org.). Por uma anlise automtica do discurso. Campinas, Ed. da UNICAMP, 1990. _____. Langue, langages, discours. LHumanit, 15/10/71. p.8. _____. Les vrits de la Palice. Paris, Maspro, 1975. Trad. Bras.: Semntica e discurso. Campinas, Ed. da UNICAMP, 1988. _____. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni P.(org.) Gestos de leitura. Campinas, Ed. da UNICAMP, 1994. _____ (1983). Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, Pontes, 1990.

PCHEUX, Michel. & FUCHS, Cathrine. Mises au point et perspectives propos de lanalyse automatique du discours. Langages, n. 37, p. 7-80, mars, 1975. Trad.Bras.: GADET & HAK (org.). Por uma anlise automtica do discurso. Campinas, Ed. da UNICAMP, 1990. SAUSSURE, Ferdinand. Curso de lingstica geral. So Paulo, Cultrix,1974.

You might also like