You are on page 1of 14

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA ISECENSA

MQUINAS TRMICAS
TURBINAS A GS

DANIEL DE LIMA MENDONA

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ

ABRIL / 2013

HISTRICO
O desenvolvimento inicial das turbinas ocorreu primeiramente com as turbinas hidrulicas e vapor, estes foram os primeiros equipamentos deste segmento utilizados para a produo de potncia, hoje em dia fato o avano das turbinas a gs, sendo estas utilizadas isoladamente ou em ciclos combinados. Alguns exemplos podem ser detectados na histria da humanidade quanto a utilizao dos gases quentes como fluido de trabalho. Dentre os mais antigos, vale destacar o exemplo de Leonardo Davinci, que por volta de 1500 (D.C.) elaborou um esquema de um dispositivo que poderia utilizar os gases quentes rejeitados para uma chamin para promover rotacionamento de um alimento a ser assado. Muito tempo depois, em 1791, um ingls chamado John Barber, desenvolveu um equipamento que incorporava muitos elementos de uma turbina a gs moderna, porm utilizava um compressor alternativo. Outros equipamentos foram desenvolvidos durante a mesma poca, mas no poderiam ser consideradas verdadeiras turbinas a gs devido ao fato que utilizavam vapor em certo ponto do processo. Em 1872, Stolze desenhou a primeira turbina a gs. Este equipamento possua compresso em varias etapas com fluxo axial. Outros desenvolvimentos foram notados aps as grandes guerras mundiais onde na Alemanha e Inglaterra desenvolvem as primeiras turbinas para propulso de avies.

DEFINIO
A turbina a gs (TG) definida como sendo uma mquina trmica, onde a energia potencial termodinmica contida nos gases quentes provenientes de uma combusto convertida em trabalho mecnico ou utilizada para propulso. Desta forma, as turbinas a gs so mquinas tecnicamente muito complexas, com inmeras partes mveis e

sofisticados sistemas de lubrificao e controle eletrnico visando basicamente a converso da energia contida no combustvel em potncia de eixo.

CARACTERSTICAS
As turbinas a gs so acionadas pelos prprios gases quentes, produto da combusto, o que dispensa a utilizao de um fluido de trabalho intermedirio, como o vapor, ou outro fludo. Isto leva a unidades mais compactas, para os mesmos nveis de produo de potncia. No apresentam uma flexibilidade em relao ao combustvel a ser utilizado, assim no se recomenda a utilizao dos que produzem resduos slidos (cinzas), pois podem comprometer elementos do equipamento.

PARTES COMPONENTES:
As principais partes componentes da turbina a gs so: Compressor, Cmara de combusto, Turbina, Linha de admisso de ar e combustvel, Carcaa, Ps, Difusor e linha de exausto.

Esquematicamente:

FUNCIONAMENTO
As TGs funcionam admitindo ar em condio ambiente ou refrigerado. O ar entra no compressor, onde ocorre compresso adiabtica com aumento de presso e consequentemente tambm aumento de temperatura. Cada estgio do compressor formado por uma fileira de palhetas rotativas que impem movimento ao fluxo de ar (energia cintica) e uma fileira de palhetas estticas, que converte a energia cintica em aumento de presso. O ar pressurizado (e aquecido) segue para as cmaras de combusto, onde tambm alimentado com um combustvel que pode ser gasoso ou lquido. Na combusto ocorre um aumento de temperatura a presso constante, produzindo um aumento de volume do fluxo de gases. Estes gases quentes e pressurizados acionam a turbina de potncia, gerando trabalho mecnico. Depois, os gases, ainda quentes, so finalmente liberados ainda em alta temperatura. Nas turbinas a gs, o compressor utilizado geralmente trabalha com fluxo axial, tipicamente com 17 ou 18 estgios de compresso. Cada estgio do compressor formado por uma fileira de palhetas rotativas que impem movimento ao fluxo de ar (energia cintica) e uma fileira de palhetas estticas, que utiliza a energia cintica para compresso. O ar sai do compressor a uma temperatura que pode variar entre 300C e 450C. Cerca de metade da potncia produzida pela turbina de potncia utilizada no acionamento do compressor e o restante a potncia lquida gerada que movimenta um gerador eltrico. Saindo da cmara de combusto, os gases tm temperatura de at 1250C. Aps passar pela turbina, os gases so liberados ainda com significante disponibilidade energtica, tipicamente a temperaturas entre 500 e 650 graus Celsius. Considerando isso, as termoeltricas mais eficientes e de maior porte aproveitam este potencial atravs de um segundo ciclo termodinmico, a vapor (ou Ciclo Rankine). Estes ciclos juntos formam um ciclo combinado, de eficincia trmica frequentemente superior a 60%, ciclos simples a gs tm tipicamente 35%. Turbinas projetadas para operar em ciclo simples, tendo em vista a eficincia trmica do ciclo, tm temperatura de sada de gases reduzida ao mximo e tm otimizada taxa de compresso. A taxa de compresso a relao entre a presso do ar na entrada da turbina e na sada do
5

compressor. Por exemplo, se o ar entra a 1 atm, e deixa o compressor a 15 atm, a taxa de compresso de 1:15. A passagem dos gases quentes gera foras, que aplicadas s ps da turbina, determinam um momento motor resultante, que faz girar o rotor.

UTILIZAO
So usadas principalmente para o acionamento de geradores eltricos e propulso area e martima.

CLASSIFICAO
A classificao das turbinas a gs normalmente feita segundo: Condies de emprego (estacionria ou de propulso) Ciclo (aberto, fechado, semi-fechado) Outros (Arranjo, tipo de combustvel, velocidade de rotao, presso).

CONDIES DE EMPREGO
Turbinas a gs dedicadas gerao de energia eltrica so divididas em duas principais categorias, no que se refere concepo. So elas as pesadas (Heavy-duty), desenvolvidas especificamente para a gerao de energia eltrica ou propulso naval e as aeroderivativas, desenvolvidas a partir de projetos anteriores dedicados a aplicaes aeronuticas. Existem ainda as micro-turbinas (dedicadas gerao descentralizada de energia eltrica).

Geralmente dimensiona-se 2 TG para 1TV todas com a mesma potencia Evoluo dos equipamentos

10

CICLO TERMODINMICO
O ciclo Brayton descreve a operao de turbinas a gs comumente empregadas na produo de energia eltrica e na propulso de embarcaes, locomotivas e avies.

11

EQUAES:
As equaes seguir podem ser obtidas partir do balano de massa e energia do volume de controle. Para efeito de simplificao, podemos desconsiderar a variao de energia cintica e potencial do sistema.

Onde: Q Calor adicionado ou rejeitado pelo sistema em J/kg ou kJ/kg W Trabalho realizado ou produzido pelo sistema em J/kg ou kJ/kg C Calor especfico em J/kg.K ou kJl/kg.K h Entalpia do fluido utilizado em J/kg ou kJ/kg T Temperatura em K (kelvin) h Eficincia (%)

12

Tpico ciclo de Brayton

13

CICLO BRAYTON (Real):

Eficincia de um ciclo real menor do que a eficincia de um ciclo terico. Num ciclo Brayton real, a compresso exercida pelo compressor e a expanso na turbina no so isoentrpicos. Em outras palavras, estes processos no so reversveis, e a entropia se modifica durante os processos (tende a aumentar devido a SLT). Outro fator se trata do atrito do fluido que resulta em perda de presso na cmara de combusto, nos trocadores de calor e na entrada e sada dos tubos de exausto.

14

You might also like