You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS E EDUCAO LETRAS-LNGUA PORTUGUESA ANLISE DO DISCURSO PROFESSOR: MS.

DENILSON SOUZA SILVA ALUNO: YURI LUIS GONALVES PEREIRA TURMA: 1LLPV0/A Fichamento sobre o texto: Bakhtin, M. Gneros do Discurso.

1.

O PROBLEMA E SUA DEFINIO

As atividades humanas esto diretamente ligadas linguagem. O uso da lngua se d em forma de enunciados que, por sua vez, demonstram as condies de produo e finalidades especficas de cada campo.

O contedo temtico, o estilo, a construo composicional interligam-se na construo do todo do enunciado e so determinados, igualmente, pela especificidade de cada campo da comunicao.

A expresso Gneros do Discurso se explica pelo fato de cada campo de utilizao da lngua elaborar seus tipos relativamente estveis de enunciados. Constata-se a diversidade inexorvel dos gneros do discurso e, alm desta caracterstica, pode-se perceber a heterogeneidade de cada gnero. Esta heterogeneidade torna os traos gerais dos gneros, abstratos e vazios. Mas isso se explica, quando se considera que a questo geral dos gneros do discurso nunca foi, de fato, apresentada.

Os gneros discursivos primrios e secundrios surgem nas condies de um convvio cultural mais complexo e relativamente muito desenvolvido e organizado. A diferena entre os gneros primrios vasta, por isso, deve-se descobrir e definir a natureza do enunciado atravs de anlises das duas modalidades. A relao entre os gneros primrios e secundrios junto aos processos de formao histrica esclarecem a natureza do enunciado.

Os estilos, de forma geral, esto intimamente ligados ao enunciado e aos gneros do discurso. Todo enunciado (...) individual e por isso pode refletir a individualidade do falante (BAKHTIN, pg. 265). Isto, porm, no uma regra, haja vista que alguns gneros que se apresentam como uma forma padronizada.

O estudo da natureza do enunciado e da diversidade de formas de gneros dos enunciados nos diversos campos da atividade humana de enorme importncia para quase todos os campos da lingstica e da filologia.

Estudos mais aplicados sobre os estilos e gneros so indispensveis para a elaborao eficaz de questes estilsticas. A gramtica e a estilstica convergem e divergem em qualquer fenmeno de linguagem, combinam-se organicamente com base na unidade real do fenmeno da lngua. O Enunciado como unidade real da comunicao discursiva.

2. O ENUNCIADO COMO UNIDADE DA COMUNICAO DISCURSIVA. DIFERENA ENTRE ESSA UNIDADE E AS UNIDADES DA LNGUA (PALAVRAS E ORAES)

A lingstica do sculo XIX, sem negar a funo comunicativa da linguagem, colocou-a em segundo plano. A funo da formao do pensamento se estabelece como o plano primeiro ou primrio e independente da comunicao. Outras concepes colocavam em plano primrio a funo expressiva, que se resume expresso do mundo individual do falante, ou seja, a lngua deduzida pela necessidade que tem o homem de se expressar. A linguagem era considerada somente do ponto de vista do falante, sem levar em considerao os ouvintes que participam diretamente da comunicao discursiva. Mas quando se considera a participao do outro, este obtm o papel de simples ouvinte, cuja funo compreender passivamente o falante. Ao perceber e compreender o significado (lingstico) do discurso, o ouvinte ocupa uma posio responsiva de discordncia ou concordncia, de completude ou aplicao. Toda compreenso esboa uma resposta, logo, o ouvinte se torna falante. O prprio perodo de compreenso depreende-se como uma preparao para a resposta. H certo desconforto em relao ao desconhecimento do papel ativo do outro no processo da comunicao discursiva, o que gera a utilizao de termos imprecisos, causando, por conseguinte uma indefinio e confuso. A indefinio terminolgica e a confuso em um ponto metodolgico central no pensamento lingstico so o resultado do desconhecimento da real unidade da comunicao discursiva. Os limites de cada enunciado concreto so definidos pela alternncia dos sujeitos do discurso, ou seja, pela alternncia dos falantes.

Todo enunciado tem um princpio e um fim absolutos. O falante termina seu enunciado para passar a palavra a outro ou dar lugar sua compreenso ativamente responsiva. Nos gneros secundrios a tese sobre alternncia dos sujeitos do discurso parece ser refutada. O falante elabora a questes no mbito do seu enunciado, responde-as, faz objees e refuta suas prprias objees. A orao um pensamento relativamente acabado, imediatamente correlacionado com outros pensamentos do mesmo falante no conjunto de seu enunciado. A alternncia dos sujeitos do discurso a primeira peculiaridade constitutiva do enunciado como unidade da comunicao discursiva, que o distingue da unidade da lngua. A segunda peculiaridade do enunciado a conclusibilidade, uma espcie de aspecto interno da alternncia dos sujeitos do discurso. Esta inteireza acabada do enunciado e determinada por trs elementos intimamente ligados no todo orgnico do enunciado: exauribilidade do objeto e do sentido; projeto de discurso ou vontade de discurso do falante; formas tpicas composicionais e de gnero do acabamento. A vontade discursiva do falante se realiza antes de tudo na escolha de um certo gnero do discurso. A inteno discursiva do falante aplicada e adaptada ao gnero escolhido. A diversidade dos gneros determinada pelo fato de que eles so diferentes em funo da situao, da posio social e das relaes pessoais. Saussure considera o ato de enunciar como puramente individual ao sistema da lngua e como fenmeno puramente social e obrigatrio ao indivduo, ignora os gneros do discurso. A orao enquanto unidade da lngua desprovida da capacidade de determinar imediata e ativamente a posio do falante. Somente aps tornar-se um enunciado pleno que adquire esta capacidade. Como a palavra, a orao possui conclusibilidade de significado e conclusibilidade de forma gramatical, mas essa conclusibilidade de significado de ndole abstrata e por isso mesmo to precisa: o acabamento do elemento, mas no do todo. S quando a orao funciona como um enunciado pleno, que se torna a expresso do falante individual em uma situao concreta de comunicao discursiva. Todo enunciado um elo na cadeia da comunicao discursiva. a posio ativa do falante nasce ou naquele campo do objeto e do sentido. Por isso cada enunciado se caracteriza por um determinado contedo semntico-objetal. O estilo individual do enunciado determinado principalmente pelo seu aspecto expressivo.

Um dos meios de expresso da relao emocionalmente valorativa do falante com o objeto da sua fala a entonao expressiva que soa nitidamente na execuo oral. A entonao expressiva um trao constitutivo do enunciado. O gnero do discurso no uma forma da lngua, mas uma forma tpica do enunciado. No gnero a palavra ganha certa expresso tpica. A expresso do gnero da palavra impessoal como impessoais so os prprios gneros do discurso. Todavia, as palavras podem entrar no nosso discurso a partir de enunciaes alheias, mantendo em menor ou maior grau os tons e ecos dessas enunciaes individuais. A palavra existe para o falante em trs aspectos: como palavra da lngua neutra e no pertencente a ningum; como palavra alheia dos outros, cheia de ecos de outros enunciados; e, por ltimo, como a minha palavra. A experincia discursiva individual de qualquer pessoa se forma e se desenvolve em uma interao constante e contnua com os enunciados individuais dos outros. A orao enquanto unidade da lngua possui uma entonao gramatical especfica e no uma entonao expressiva. A orao s adquire entonao expressiva no conjunto do enunciado. O enunciado, seu estilo e sua composio so determinados pelo elemento semnticoobjetal e por seu elemento expressivo, isto , pela relao valorativa do falante com o elemento semntico-objetal do enunciado. Os enunciados no so indiferentes entre si nem se bastam cada um a si mesmos; uns conhecem os outros e se refletem mutuamente uns nos outros. Cada enunciado pleno de ecos e ressonncias de outros enunciados com os quais est ligado pela identidade da esfera de comunicao discursiva. O enunciado pleno de tonalidades dialgicas e sem consider-las impossvel entender at o fim o estilo de um enunciado. Um trao essencial (constitutivo) do enunciado o seu direcionamento a algum, o seu endereamento. Cada gnero do discurso em cada campo da comunicao discursiva tem a sua concepo tpica tem a sua concepo tpica de destinatrio que o determina como gnero. A anlise estilstica s possvel como anlise de um enunciado pleno e s naquela cadeia da comunicao discursiva da qual esse enunciado um elo inseparvel.

You might also like