You are on page 1of 8

INCIO

REVISTA ELETRNICA

NOTCIAS

CONTATO

VDEOS

BRAZILIAN CLASS ACTIONS

Quinta, 18 - Abril

Porto Alegre, ano 2013, v. 4, n. 2, abril a junho

Pesquisar...

Revista Eletrnica Breves consideraes sobre Ao Civil Pblica no Processo do Trabalho Brasileiro
Es c r ito po r Ju lian o Gian ec h in i F er n an des , F A C ENSA .

Veja
MPMA firma acordo com a Prefeitura de Vrzea Grande para anular concurso

Professor da FACENSA. Ps-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela IMED. Advogado FERNANDES, Juliano Gianechini. Breves consideraes sobre Ao Civil Pblica no Processo do Trabalho Brasileiro. Processos Coletivos, Porto Alegre, vol. 4, n. 2, 01 abr. 2013. Disponvel em: http://www.processoscoletivos.net/1211-breves-consideracoes-sobre-acao-civil-publica-noprocesso-do-trabalho-brasileiro - Acesso em: 18-Apr-2013 Resumo: O presente texto tem por finalidade analisar o conceito e evoluo da Ao Civil Pblica, bem como sua aplicabilidade no Processo do Trabalho Brasileiro. Para isso, far-se- uma breve anlise histrica do tema apontando alguns fatos importantes que levaram reflexo de mudanas processuais no decorrer dos anos. Aps, tambm se far um breve apanhado sobre a finalidade deste meio processual na cincia apontada acima, destacando a importncia que representa atualmente no processo coletivo brasileiro, at pela extenso de seu conceito ao mundo jurdico, includo comparao com a legislao norte americana atravs da class action. Por fim, apontar se h alguma divergncia de aplicao da Ao Civil Pblica na esfera do Direito do Trabalho Brasileiro. S mrio: 1 Introduo, 2 Conceito de Ao Civil Pblica; 3 Direitos Difusos, Coletivos Stricto Sensu e Individuais Homogneos; 4 Ao Civil Pblica e sua Aplicabilidade no Processo do Trabalho Brasileiro; Concluso. Palavras-chave: Ao Civil Pblica F inalidade Aplicao no Processo do Trabalho Abstract: The present text aims to analyse the concept and evolution of Public Civil Action, as well as it's applicability in brazilian's labour law. For this, a brief historical analysis will be made of the theme pointing out some important facts that led to procedure changes over the years. After, a short resume will be made about the purpose of this procedure device in the appointed science above, highlighting it's importance in actual bralizian's public-interest process, to the extension on his concept to the legal world, including the comparison with the North-American law through the Class Action. Finally, some application divergences will be appointed in the Public-Interest Civil Action within the brazilian's Labour Law sphere. Keywords: Public Civil Action F inality Brazilian Labour Law Procedure S ummary: 1 Introduction, 2 Concept of Public-Interest Civil Action, 3 Diffuse, Collective strictu sensu and individual homogeneous rights, 4 Public-Interest Civil Action and it's applicability in brazilian's labour law procedure, Conclusion.

Parceiros

1 INTRODUO O presente estudo tem por inteno trazer maiores compreenses aos estudiosos de maneira prtica e doutrinria. Alm disso, devemos chamar ateno forma como a vida das pessoas est sendo atingida pelo Poder Judicirio, tanto positiva como negativamente, pois at ento, somente temos completa a legislao processual quando tratamos de demandas individuais, sendo o processo coletivo[1] pouco abordado pelos legisladores e doutrinadores jurdicos. Insta referir ainda, que o processo civil coletivo vem ganhando fora, e sua aplicao hodiernamente, se caracteriza pela proteo dos direitos difusos, direitos coletivos stricto sensu e direitos individuais homogneos. De outro lado, sabemos que os direitos coletivos j so, de algum tempo, regulamentados no mbito do processo do trabalho brasileiro, porm resta saber se a finalidade e natureza jurdica das duas reas de concentrao almejam o mesmo objetivo ao final da demanda, ou se podem sofrer variaes.

Busca-se apontar possveis solues de maneira que o cidado brasileiro no seja tolhido em seus direitos fundamentais[2] pelas decises judiciais, preservando-se a Constituio Federal e a paz na sociedade garantida atravs do Poder Judicirio. Assim, pode-se dizer que h um conceito material, alm do formal, de Constituio e que neste sentido existem direitos que, por seu contedo, pertencem ao corpo fundamental da Constituio de um Estado, mesmo que no constando no catlogo.[3] Outra justificativa de cunho humanstico e social acredita haver um novo paradigma cientfico, o qual nos separa de pensamentos do mundo medieval trazendo tona uma nova viso do mundo e da vida, onde os atores sociais protagonizam apaixonada luta contra todas as formas de dogmatismo e autoridade. o paradigma do conhecimento prudente e de uma vida decente.[4] De acordo com a exposio acima, questiona-se: Qual o vnculo da Ao Civil Pblica com o processo do Trabalho Brasileiro? A Ao Civil Pblica busca os mesmos objetivos do processo civil ou sofre variaes em relao natureza jurdica das duas cincias? E ainda, Qual a origem da Ao Civil Pblica no Brasil? De uma maneira geral, pretende-se principalmente analisar de forma crtica e analtica leis, doutrinas e decises proferidas pelos Tribunais brasileiros nas Aes Civis Pblicas propostas perante a Justia do Trabalho. Sero citadas obras desenvolvidas sobre o tema, opinies de autores importantes nas reas da filosofia, sociologia e do direito. Tambm se pretende analisar o contesto das decises judiciais face s normas e princpios constitucionais e processuais existentes, comentando sobre a possibilidade de relativizao da utilizao deste meio processual no processo do trabalho brasileiro e sua diferena em relao ao processo civil. Dentro da especificidade do tema, poder ser feita anlise histrica sobre o desenvolvimento da sociedade e das normas materiais e processuais. Ao final, demonstrar qual o verdadeiro objetivo da Ao Civil Pblica no Processo do Trabalho Brasileiro. Por bvio que no se pretende direcionar este estudo contra o Poder Judicirio ao aceitar a terminologia da Ao Civil Pblica quando se buscam os mais variados direitos, principalmente no mbito processual civil, at porque uma realidade sua utilizao no Poder Judicirio, e ainda, este faz parte da construo de um Estado Democratizado. Porm necessrio analisar uma melhor forma de utilizao deste procedimento sem violar as normas processuais e conceituais j existentes.

Publicao dos Grupos de Pesquisa "Processos Coletivos" e "Jurisdio, Instrumentalidade e Efetividade do Processo", da Faculdade de Direito da PUCRS, Coordenados pelos Professores:
Jos Maria Rosa Tesheiner (Editor) Elaine Harzheim Macedo Srgio Gilberto Porto Maurcio Matte (Editor)

2 Conceito de Ao Civil Pblica

O estudo da Ao Civil Pblica de extrema relevncia, uma vez que tal meio processual vem cada vez mais sendo utilizado nos processos judiciais coletivos, de modo especial neste estudo, falamos do processo do trabalho brasileiro. Inicia-se o presente estudo atravs de uma aplicao conceitual no que diz respeito expresso terminolgica que vem sendo utilizada pelo nome Ao Civil Pblica. Para obter um conceito objetivo que venha amparado pela legislao, podemos nos socorrer nas palavras de Jos Maria Rosa Tesheiner quando afirma que De um modo geral, usa-se a expresso Ao Civil Pblica, para significar qualquer ao civil proposta pelo Ministrio Pblico, tenha ou no carter coletivo.[ 5] No mesmo sentido, Teori Albino Zavascki, embasado na Lei n 7.347/85 afirma ser um procedimento especial com destino a promover a defesa de direitos e interesses transindividuais.[6] Na esfera do processo trabalhista, ao escrever sobre o assunto, o doutrinador Renato Saraiva conceitua Ao Civil Pblica como o instrumento processual constitucionalmente assegurado para a defesa judicial dos interesses ou direitos metaindividuais (interesses ou direito difusos, coletivos e individuais homogneos).[ 7] Verifica-se em um primeiro momento, que se trata de um dos meios utilizados para a busca de direitos existentes de uma coletividade, e que, em algumas vezes poder at ser determinada dependendo da viso crtica de cada estudioso do tema. Como processo coletivo, visa garantir direitos aos cidados. De acordo com os estudos de John Rawls, haver de se ter uma norma constituda no Estado que garanta aos cidados dois princpios: o primeiro a garantir direitos e deveres iguais para todos. J o segundo como fonte de eliminao das desigualdades sociais e econmicas. a chamada concepo de Justia como Equidade.[8] Segundo este autor, a busca da correo das injustias sociais s poder ser alcanada com polticas que visam uma equidade, que significaria uma busca corrente de justia e imparcialidade.

No se tem a inteno de mudar a lei com este estudo, apenas fazer um estudo comparativo sobre o uso da Ao Civil Pblica no Processo Civil e no Processo do Trabalho Brasileiro. Para tanto, importante algumas consideraes de forma individual nas duas cincias.

3 Direitos Difusos, Coletivos S tricto S ensu e Individuais Homogneos

Ao estudar o processo civil coletivo, verifica-se que o mesmo visa e compreende a proteo dos direitos difusos, coletivos stricto sensu e individuais homogneos coletivamente propostos. Vejamos breve explicao conceitual: Parafraseando as palavras de Kazuo Watanabe, verifica-se que os direitos difusos e coletivos so conceituados como transindividuais e de natureza indivisvel, sendo que a diferena entre estes se d em razo de que o primeiro se vincula a nmero indeterminado de pessoas, enquanto que no segundo caso, podero ser determinados os beneficirios, grupo ou classe, da tutela judicial a ser postulada.[9] J os direitos individuais homogneos, tem o escopo de viabilizar a proteo dos direitos com dimenso coletiva de um determinado grupo ou classe identificados. Podemos usar a prpria legislao para conceituar, pois bastaria citar o inciso III do art. 81 do Cdigo de Defesa do Consumidor, o qual diz que tais direitos so aqueles decorrentes de origem comum.[10]

4 Ao Civil Pblica e sua Aplicabilidade no Processo do Trabalho Brasileiro

Na Justia do Trabalho a Ao Civil Pblica tambm conhecida como procedimento especial destinado defesa de interesses metaindividuais possibilitando com mais facilidade o acesso coletivo ao judicirio pelos trabalhadores, haja vista sua legislao prpria (Lei n 7.347/85), e pela Carta Magna conforme art. 129, III[11]. Na esfera de representao, tambm importante lembrar que h a figura de substitutos processuais quando da representao por sindicatos em Aes Coletivas, respeitando-se a hiptese de liberdade sindical[12] conferida pela CF/88. Importante mencionar ainda, em relao Constituio Federal, que o art. 128, I[13] no faz nenhuma distino entre os ramos do Ministrio Pblico legitimados a promover a Ao Civil Pblica, e por isso, j se entendia que havia permisso para seu uso na Justia do Trabalho. Ocorre que tais dispositivos tiveram pouca expresso, sendo que somente em 20 de maio de 1993, quando entrou em vigor a Lei Complementar n 75, conhecida como Lei Orgnica do Ministrio Pblico, (LOMPU), que a doutrina e jurisprudncia relativas ao Direito do Trabalho, atravs do art. 83, III[14], passaram a admitir a Ao Civil Pblica Trabalhista, e ainda assim com algumas restries como veremos no desenvolvimentos do assunto. Para conceituar Ao Civil Pblica na esfera do processo laboral, relevante adotar as palavras de Carlos Henrique Bezerra Leite, pois leva em conta um novo perfil constitucional e destinao precpua de proteger quaisquer interesses coletivos lato sensu. Assim, conceitua o jurista: (...) ao civil pblica o meio (a), constitucionalmente assegurado (b) ao Ministrio Pblico, ao Estado ou a outros entes coletivos autorizados por lei (c), para promover a defesa judicial (d) dos interesses ou direitos metaindividuais (e).[15] Seguindo o texto de lei, a LOMPU prev competncia da Justia do Trabalho para processar e julgar ACP quando tratar de defesa de interesses coletivos na hiptese de serem desrespeitados os direitos sociais constitucionalmente assegurados, regra confirmada pelo art. 114 da CF. Na prtica forense alguns questionamentos segundo Carlos Henrique Bezerra Leite, devem ser feitos sobre o cabimento da Ao Civil Pblica no mbito da justia laboral: 1 cabvel Ao Civil Pblica na justia do trabalho para defesa de interesses difusos? 2 E dos individuais homogneos? 3 A Ao Civil Pblica trabalhista diversa da prevista na Lei n 7.347/85?[16] Se for analisada a doutrina e jurisprudncia da mesma forma que vem sendo aplicada no processo civil, a resposta para das duas primeiras indagaes positiva. Verifica-se que a nica observao a ser feita, de que quando se tratar de direitos individuais homogneos, somente pode ser utilizada a Ao Civil Pblica para os considerados indisponveis. Em relao ao terceiro questionamento, tem-se que havia na dcada de 90 certa resistncia no Tribunal Superior do Trabalho, que acabou relacionando a Ao Civil Pblica Trabalhista com os Dissdios Coletivos [17] e individuais, pois no visaria o estabelecimento de novas normas e condies

de trabalho, apenas a aplicao de um direito objetivo j existente de contedo trabalhista. Em voto na Ao Civil Pblica 92.687/93.1, o Ministro Relator Joo Oreste Dalezen faz a seguinte comparao: Ora, insofismvel que o escopo da ao civil pblica no a criao de novas normas jurdicas, mas a observncia das que j existem, presumivelmente descumpridas. Logo, por mais irnico e paradoxal que se mostre, a ao civil pblica "trabalhista" assemelha-se mais a um dissdio individual plrimo que a um dissdio coletivo.[18] Carlos Henrique Bezerra Leite discorda do posicionamento acima, considerando que a legislao trabalhista est inserida em um sistema integrado[19] (CF, LOMPO, LACP e CDC), de acesso coletivo dos trabalhadores Justia do Trabalho como garantia fundamental dos direitos e interesses metaindividuais. Vale ressaltar aqui, que estamos tambm diante de um paradigma constitucional processual brasileiro, pois o judicirio deve oferecer de forma ampla as possibilidades de acesso na busca dos direitos pleiteados, inclusive pelos trabalhadores.[20] Amauri Mascaro Nascimento, em uma posio mais conservadora e legalista, aponta para os problemas que podem surgir em funo de que na Justia do Trabalho j h possibilidade de demandas judiciais atravs de dissdios coletivos, sendo estes os que deveriam tratar dos direitos em grupos delimitados. Nesse sentido, faz referncia de que a Ao Civil Pblica na Justia do Trabalho no to abrangente como na justia comum. Seguem abaixo as palavras do autor, as quais vo de encontro aos doutrinadores pesquisados acima: Aponte-se, no entanto, uma questo relevante sobre a ao civil pblica no mbito da Justia do Trabalho, que no o mesmo da ao civil pblica perante a justia comum, tendo em vista as especificaes da lei, nesta com maior amplitude em razo da matria, naquela restrita s hipteses autorizantes para tal fim. Com efeito, a dimenso da ao civil pblica na Justia do Trabalho no a mesma, tendo em vista o texto legal bsico em que se funda o poder da Procuradoria do Trabalho para agir, por essa via, em juzo na Justia Trabalhista. Nem toda matria dessa rea comporta ao civil pblica, mas apenas aquelas que tem natureza de interesses coletivos quando infringidos direitos sociais constitucionais.[21] No que diz respeito legitimidade ad causam ativa, tem-se que a legitimao do Ministrio Pblico no impede a de terceiros tambm na justia do trabalho, porm h de se verificar a natureza do direito pleiteado, se disponvel ou no, pois esse o critrio que vem sendo utilizado pelo Tribunal Superior do Trabalho. Para tanto, aponta-se como bases legais, entre outros os artigos 129, III 1 da CF[22], 5 da LACP[23], e art. 82 do CDC[24]. J em relao legitimao passiva, o entendimento se firma no sentido de que qualquer pessoa, fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado poder atuar como r ou co-r.[25] Vejamos julgado recente no TST:

Processo: RR - 1341-42.2010.5.03.0086 Data de Julgamento: 19/09/2012, Relator Ministro: Aloysio Corra da Veiga, 6 Turma, Data de Publicao: DE JT 21/09/2012. RE CURS O DE RE VIS TA. AO CIVIL PBLICA. LE GITIMIDADE ATIVA DO MINIS T RIO PBLICO DO TRABALHO. JORNADA DE TRABALHO E XCE S S IVA. DIRE ITOS INDIVIDUAIS HOMOG NE OS . A legitimidade do Ministrio Pblico do Trabalho, na defesa de interesses individuais homogneos, em ao civil pblica, j est consagrada, na doutrina e na jurisprudncia do c. Tribunal Superior do Trabalho e do e. Supremo Tribunal Federal. Constatado ser o bem tutelado a condenao do reclamado ao cumprimento das normas que disciplinam as condies de trabalho de seus empregados, especificamente quanto jornada de trabalho excessiva, sobressai a legitimidade do Ministrio Pblico em face da existncia de leso comum, a grupo de trabalhadores, inerentes a uma mesma relao jurdica, a determinar que, mesmo que o resultado da demanda refira-se a direitos disponveis de empregados, decorre de interesses individuais homogneos que, embora tenham seus titulares determinveis, no deixam de estar relacionados aos interesses coletivos, sendo divisvel apenas a reparao do dano ftico indivisvel. O interesse coletivo presente determina a atuao, quando identificada leso comum a grupo de trabalhadores que laboram a latere das normas que disciplinam a jornada de trabalho, em desrespeito aos direitos sociais garantidos no art. 7 da CF. Precedentes. Recurso de revista no conhecido.[26] importante referir que no julgado, mesmo tratando-se de direitos individuais homogneos, pelo critrio de relevncia social, os julgadores ressaltam o desrespeito aos direitos sociais garantidos na Carta Magna, e, portanto, indisponveis.

Ao final, importante ainda tecer algumas linhas sobre a sentena e coisa julgada no mbito das lides propostas na Justia do Trabalho, o que de pronto verifica-se aplicao pela doutrina do artigo 103 do CDC[27], ao invs do art. 16 da LACP[28].

5 CONCLUS O

De acordo com o texto acima, pode-se verificar que no mbito do processo trabalhista brasileiro, h possibilidade de se utilizar da Ao Civil Pblica apenas para a defesa de direitos sociais e constitucionais que extrapolem os interesses de uma determinada categoria, pois para este, o dissdio coletivo movido por Sindicatos seria a medida processual adequada. Os objetivos podem variar de acordo com a natureza do direito postulado no que diz respeito ao processo civil, pois a terminologia dada ao meio processual (Ao Civil Pblica), vem sendo utilizada nas mais diversas modalidades de processos, inclusive postulando direitos coletivos stricto sensu, e direitos individuais homogneos. J quando verificamos a possibilidade de utilizar esta modalidade de Ao no Processo do Trabalho, tem-se que sua utilidade seria basicamente a busca de um direito objetivo j reconhecido na legislao. Ao final, de acordo com a pesquisa realizada, afirma-se que a soluo do problema proposto, poder ter uma resposta adequada com melhor aplicao da efetividade e instrumentalidade processual. H de se fazer interpretao buscando uma nova filosofia no direito processual com base tambm em um novo estudo sociolgico atualizado revendo a aplicao deste meio processual que vem sendo cada vez mais utilizado em demandas judiciais. A Ao Civil Pblica pode ter de forma global sua origem romana - da ao popular da rei publicae e rei sacrae, onde o cidado detinha, j naquela poca, o poder de agir em favor da coisa pblica. J no Brasil surge na dcada de setenta por influncia dos processualistas italianos.

* O presente estudo foi elaborado de acordo com pesquisas doutrinrias e debate do autor nos encontros semanais do Grupo de Estudos Processos Coletivos, o qual capitaneado pelo Professor Dr. Jos Maria Rosa Tesheiner na Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre/RS.

RE F E R NCIAS BIBLIOGRF ICAS DO PROJE TO:

DIDIER JR., Fredie; ZANETI JR., Hermes. Obra Curso de Direito Pr ocessual Civil Processo Coletivo. Vol. 4. 5 Edio/2010. Editora JusPodivm. DONIZETTI, Elpdio; CERQUEIRA, Marcelo Malheiros. Obra Curso de Processo Coletivo . So Paulo, Editora Atlas/2010. GIDI,Antonio. Obra A Class Action como instrumento de tutela coletiva dos direitos As aes coletivas em uma perspectiva comparada. So Paulo, Edio 2007. Editora Revista dos Tribunais. GRINOVER, Ada Pellegrini. Direito processual coletivo e o anteprojeto de cdigo de processos coletivos. Coordenado por Ada Pellegrini Grinover, Aluisio Gonalves de Castro Mendes e Kazuo Watanabe. So Paulo: RT, 2007. MACEDO, Elaine Harzheim. Jurisdio e processo . Porto Alegre: Livraria do advogado, 2005. MARTINS FILHO,Ives Gandra da Silva. Obra Manual de Direito e Processo do Trabalho. 19 Edio/2010. Editora Saraiva. MATTE, Maurcio. Obra Processos Coletivos/Organizado por Jos Maria Tesheiner. Porto Alegre: HS Editora, 2012. MORELLO, Augusto Mario. Opciones y alternativas em el derecho procesal. 1. ed., Buenos Aires: Lajouane, 2006. NASCIMENTO,Amauri Mascaro. Curso de Direito Processual do Trabalho. 27 Edio/2012, Editora Saraiva.

LEITE,Carlos Henrique Bezerra. Curso de DIRE ITO PROCE S S UAL DO TRABALHO . 10 Edio/fev 2012, Editora LTr. PORTO, Srgio Gilberto. Coisa Julgada Civil 3. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. RAWLS, John. Obra Uma Teoria da Justia . Nova traduo baseada na edio americana revista pelo autor. Editora Martins Fontes. SP/2008. SANTOS,Boaventura de Sousa. Obra Um Discurso sobre as Cincias. 13 Edio/Abril 2002. Edies Afrontamento, Coleo Histrias e Idias. SARAIVA, Renato. Obra Processo do Trabalho. 7 Edio/2011, Editora Mtodo. SARLET,Ingo Wolfgang. A eficcia dos direitos fundamentais. 5. ed., rev. atual., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. SILVA,Ovdio Arajo Baptista. Obra Processo Edio/2006. Editora Forense. e Ideologia O Paradigma Racionalista. 2

STRMER, Gilberto. A Liberdade S indical na Constituio da Repblica F ederativa do Brasil de 1988 e sua relao com a Conveno 87 da Organizao Internacional do Trabalho. 1.ed. Porto Alegre: Livaria do Advogado Editora, 2007. TESHEINER, Jos Maria Rosa e MILHORANZA, Maringela Guerreiro. Obra Temas de Direito e Processos Coletivos. Artigo Aes Coletivas no Brasil Atualidades e Tendncias. HS Editora/2010. TORRES, Artur. Obra O Processo do Trabalho e o Paradigma Constitucional Processual Brasileiro: Compatibilidade? So Paulo/2012 Editora LTR. WATANABE, Kazuo [et al.]. Cdigo de defesa do consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. 8. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitria. ZAVASCKI, Teori Albino. Obra Processo Coletivo . 4 Edio/2009 Editora RT.

[1] Sobre Processos Coletivos ver site de referncia no tema: www.processoscoletivos.net o qual tem como editor Jos Maria Rosa Tesheiner. [2] Sobre a eficcia dos direitos fundamentais em terra brasileira vale conferir o srio estudo de SARLET, Ingo Wolfgang. A eficcia dos direitos fundamentais. 5. ed., rev. atual., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. [3] SARLET, Ingo Wolfgang. A eficcia dos direitos fundamentais. 5. ed., rev. atual., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, Pg. 91. [4] SANTOS,Boaventura de Sousa. Obra Um Discurso sobre as Cincias, 13 Edio/Abril 2002. Edies Afrontamento, Coleo Histrias e Idias. Pg. 12 e 37. [5] TESHEINER, Jos Maria Rosa e MILHORANZA,Maringela Guerreiro. Obra Temas de Direito e Processos Coletivos. Artigo Aes Coletivas no Brasil Atualidades e Tendncias. HS Editora/2010. Pg. 36. [6] ZAVASCKI,Teori Albino. Obra Processo Coletivo . 4 Edio/2009 Editora RT, Pg. 53. [7] SARAIVA,Renato. Obra Processo do Trabalho . 7 Edio/2011, Editora Mtodo, Pg. 448. [8] RAWLS,John. Obra Uma Teoria da Justia . Nova traduo baseada na edio americana revista pelo autor. Editora Martins Fontes. SP/2008. Pg. 73. [9] WATANABE, Kazuo [et al.]. Cdigo de defesa do consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. 8. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004, p. 625. [10] TESHEINER, Jos Maria Rosa e MILHORANZA, Maringela Guerreiro. Obra Temas de Direito e Processos Coletivos. Artigo Direitos Difusos, Direitos Coletivos, Direitos Individuais Homogneos e Direito Coletivo do Trabalho. HS Editora/2010. Pg. 27. [11] Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: (...) III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; [12] Em relao ao direito do trabalho, uma das questes que sempre esto em voga a liberdade sindical e seus limites. Neste sentido imperioso conferir STRMER, Gilberto. A Liberdade S indical na Constituio da Repblica F ederativa do Brasil de 1988 e sua relao com a Conveno 87

da Organizao Internacional do Trabalho. 1.ed. Porto Alegre: Livaria do Advogado Editora, 2007. [13] Art. 128. O Ministrio Pblico abrange: I - o Ministrio Pblico da Unio, que compreende: (...) b) o Ministrio Pblico do Trabalho; [14] Art. 83 Compete ao Ministrio Pblico do Trabalho o exerccio das seguintes atribuies junto aos rgos da Justia do Trabalho: (...) III Promover a Ao Civil Pblica no mbito da Justia do Trabalho, para a defesa de interesses coletivos, quando desrespeitados os direitos sociais constitucionalmente garantidos. [15] LEITE,Carlos Henrique Bezerra. Obra Curso de Direito Processual do Trabalho . 10 Edio/2012. Editora LTR. Pgs. 1358/1359. [16] LEITE,Carlos Henrique Bezerra.Op. Cit. Pg. 1360. [17] Demandas propostas com a finalidade de revisar aplicao de clusulas contratuais decorrentes de Acordos e Convenes Coletivas de Trabalho. [18] Pesquisa realizada no site do Tribunal Superior do Trabalho em 20/09/2012 19h40min. Endereo: http://aplicacao5.tst.jus.br/consultaunificada2/inteiroTeor.do? action=printInteiroTeor&format=html&highlight=true&numeroFormatado=ACP%20-%2092867 26.1993.5.55.5555&base=acordao&rowid=AAANGhAAFAAAiN3AAB&dataPublicacao=22/11/2002 [19] Sistema nominado pelo doutrinador de Jurisdio Trabalhista Metaindividual trazendo por vocao, basicamente, a tutela preventiva e reparatria dos direitos ou interesses metaindividuais, que so os interesses difusos, coletivos stricto sensu e individuais homogneos. LE ITE , Carlos Henrique Bezerra. Op. Cit. Pg. 153 [20] Nesse sentido, as palavras de Artur Torres: Compe, portanto, o rol de diretrizes traadas pelo modelo constitucional de processo o dever estatal de ofertar ao jurisdicionado tutela apta a garantir a concretizao das situaes materiais (em espcie) protegidas pelo legislador, ou seja, o prprio bem da vida salvaguardado pelo ordenamento material. TORRE S , Artur. Obra O Processo do Trabalho e o Paradigma Constitucional Processual Brasileiro: Compatibilidade? So Paulo/2012 Editora LTR. Pg. 59. [21] NASCIMENTO,Amauri Mascaro. Obra 27Edio/2012. Editora Saraiva. Pg. 989. Curso de Direito Processual do Trabalho .

[22] Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: (...) III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; (...) 1 - A legitimao do Ministrio Pblico para as aes civis previstas neste artigo no impede a de terceiros, nas mesmas hipteses, segundo o disposto nesta Constituio e na lei. [23] Art. 5. Tm legitimidade para propor a ao principal e a ao cautelar: I - o Ministrio Pblico; II - a Defensoria Pblica; III - a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; IV - a autarquia, empresa pblica, fundao ou sociedade de economia mista; V - a associao que, concomitantemente: a) esteja constituda h pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico. (...) [24] Art. 82. Para os fins do art. 81, pargrafo nico, so legitimados concorrentemente: I - o Ministrio Pblico, II - a Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal; III - as entidades e rgos da Administrao Pblica, direta ou indireta, ainda que sem personalidade jurdica, especificamente destinados defesa dos interesses e direitos protegidos por este cdigo; IV - as associaes legalmente constitudas h pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos por este cdigo, dispensada a autorizao assemblear.

1 O requisito da pr-constituio pode ser dispensado pelo juiz, nas aes previstas nos arts. 91 e seguintes, quando haja manifesto interesse social evidenciado pela dimenso ou caracterstica do dano, ou pela relevncia do bem jurdico a ser protegido. [25] LEITE,Carlos Henrique Bezerra. Op. Cit. Pg. 1.368. [26] Consulta realizada ao site do Tribunal Superior do Trabalho em 20/09/2012, 21h36min. Endereo: http://aplicacao5.tst.jus.br/consultaunificada2/inteiroTeor.do? action=printInteiroTeor&format=html&highlight=true&numeroFormatado=RR - 134142.2010.5.03.0086&base=acordao&rowid=AAANGhAAFAAAKraAAM&dataPublicacao=21/09/2012&query=Acao Civil Publica legitimidade do Ministerio Publico direitos individuais homogneos [27] Art. 103. Nas aes coletivas de que trata este cdigo, a sentena far coisa julgada: I - erga omnes, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficincia de provas, hiptese em que qualquer legitimado poder intentar outra ao, com idntico fundamento valendo-se de nova prova, na hiptese do inciso I do pargrafo nico do art. 81; II - ultra partes, mas limitadamente ao grupo, categoria ou classe, salvo improcedncia por insuficincia de provas, nos termos do inciso anterior, quando se tratar da hiptese prevista no inciso II do pargrafo nico do art. 81; III - erga omnes, apenas no caso de procedncia do pedido, para beneficiar todas as vtimas e seus sucessores, na hiptese do inciso III do pargrafo nico do art. 81. 1 Os efeitos da coisa julgada previstos nos incisos I e II no prejudicaro interesses e direitos individuais dos integrantes da coletividade, do grupo, categoria ou classe. 2 Na hiptese prevista no inciso III, em caso de improcedncia do pedido, os interessados que no tiverem intervindo no processo como litisconsortes podero propor ao de indenizao a ttulo individual. 3 Os efeitos da coisa julgada de que cuida o art. 16, combinado com o art. 13 da Lei n 7.347, de 24 de julho de 1985, no prejudicaro as aes de indenizao por danos pessoalmente sofridos, propostas individualmente ou na forma prevista neste cdigo, mas, se procedente o pedido, beneficiaro as vtimas e seus sucessores, que podero proceder liquidao e execuo, nos termos dos arts. 96 a 99. 4 Aplica-se o disposto no pargrafo anterior sentena penal condenatria. [28] Art. 16. A sentena civil far coisa julgada erga omnes, nos limites da competncia territorial do rgo prolator, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficincia de provas, hiptese em que qualquer legitimado poder intentar outra ao com idntico fundamento, valendo-se de nova prova.

Conselho Editorial
Dr. Adroaldo Furtado Fabrcio
(UFRGS)

Dr. Cassio Scarpinella Bueno


(PUCSP)

Dr. Daniel Mitidiero


(UFRGS)

Dr. Fredie Didier Junior


(Faculdade de Direito da UFBA)

Dr. Jos Maria Tesheiner


(PUCRS)

Dr. Srgio Cruz Arenhart


(UFPR)

Dr. Gilberto Strmer


(PUCRS)

Min. Teori Zavascki


(Superior Tribunal de Justia)

Dr. Antnio Gidi


(University of Houston Law, Texas, USA)

Dr. Lcio Delfino


(Faculdade de Direito da UNIUBE)

Dr. Srgio Gilberto Porto


(PUCRS)

Dr. Carlos Alberto Molinaro


(PUCRS)

Prof. Richard D. Freer


USA)

Dr. Humberto Dalla Bernardina


(UERJ/UNESA)

Dra. Elaine Harzheim Macedo


(PUCRS)

Dr. Darci Guimares Ribeiro


(UNISINOS)

(Emory University School of Law Atlanta, Pinho

Dr. Pedro da Silva Dinamarco


(Faculdade de Direito do Largo So Francisco - Universidade de So Paulo)

Desenvolvido por EstdioMX

You might also like