You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB CURSO DE PS-GRADUAO EM GESTO PBLICA MUNICIPAL PROJETO PNAP POLO EAD IBOTIRAMA

ANALISE DE PROGRAMA DE GESTO PBLICA PLANEJAMENTO ESTRATGICO DE BELO HORIZONTE 2030

JOCLIO HRCULES CORNEAU IBOTIRAMA, 2010

JOCLIO HRCULES CORNEAU

ANALISE DE PROGRAMA DE GESTO PBLICA PLANEJAMENTO ESTRATGICO DE BELO HORIZONTE 2030

Artigo apresentado ao Curso de PsGraduao em Gesto Pblica Municipal Projeto PNAD da Universidade do Estado da Bahia UNEB, como requisito parcial concluso da disciplina O Pblico e o Privado na Gesto Pblica.

Orientadora: Prof. Carla Liane Nascimento Santos

IBOTIRAMA, 2010

PLANEJAMENTO ESTRATGICO DE BELO HORIZONTE 20301 Joclio Hrcules Corneau 2

RESUMO: Este texto diz respeito ao Planejamento Estratgico de Belo Horizonte 2030, com a finalidade de avaliar e identificar os desafios e as propostas que estaro sendo implementadas pela Administrao Pblica no municpio de Belo Horizonte para os prximos vinte anos.

PALAVRAS CHAVE: Artigo. Cidade. Administrao. Pblica.

1. INTRODUO Um dos grandes desafios de um gestor pblico municipal estabelecer um planejamento para conduzir o municpio, sob sua responsabilidade, a um nvel de uma administrao moderna e eficiente, proporcionando aos seus moradores uma melhor qualidade de vida, utilizando de seu cargo para uma finalidade coletiva, pois os cargos so apenas os lugares criados no rgo para serem providos por agentes que exercero as suas funes na forma legal. (MEIRELLES, 2008). Mesmo atuando sempre dentro dos cinco princpios que norteia a Administrao Pblica: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, os resultados almejados em longo prazo, superior a quatro anos, sempre demonstra um maior desafio, no pelo fator tempo, mas sim pelo perodo de um mandato que exercido por um gestor, dessa forma, quem venha a lhe suceder, tambm dever dar prosseguimento aos planos de aes previamente estabelecidos, e isto, principalmente quando o novo gestor de outro grupo poltico, esse desafio aumenta a sua complexidade. Ento necessrio aplicar os seus poderes para estabelecer que os interesses da coletividade esteja sempre
1

Texto elaborado a partir do Plano de Ao do Planejamento Estratgico de Belo Horizonte 2030, como parte do Cronograma de atividades da disciplina O Pblico e o Privado na Gesto Pblica, do curso de Gesto Pblica Municipal da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. 2 MBA em Gesto de Negcios pela Universidade Catlica do Salvador UCSAL, Especializando em Gesto Pblica Municipal pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

acima dos interesses individuais ou partidrios, pois o Estado exerce um conjunto de poderes que tm efeito sobre a sociedade civil e outro que tem efeito sobre a Administrao Pblica. Compem o primeiro o poder de polcia e o poder discricionrio, e o segundo, o poder hierrquico e o poder disciplinar. (COELHO, 2009, p30) Na cidade de Belo Horizonte, o seu planejamento estratgico, visa estabelecer as diretrizes para que, no equivalente a cinco mandatos de um prefeito, os resultados sejam alcanados mediante a continuidade de um grande projeto, onde ir proporcionar a resoluo da maioria dos problemas que surgiro no decorrer do desenvolvimento deste municpio e regio. Portanto este presente artigo tem como objetivo analisar essas propostas, abordando os temas mais relevantes conforme estabelecidas pela gesto publica municipal atual, utilizando como fonte principal de pesquisa o prprio esboo de seu planejamento.

2. DESAFIOS

PARA

CONCEPO

DO

PLANEJAMENTO

ESTRATGICO Em se tratando de uma capital como Belo Horizonte3, onde no incio do sculo XIX registrava algo em torno de 200 mil habitantes, e no incio do sculo XXI j contava com dois milhes e meio de habitantes, para iniciar um plano de aes para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores, o maior desafio de um gestor, conforme mencionado pelo seu Prefeito Mrcio Lacerda, em sua mensagem de abertura do respectivo plano, a compatibilizao de cinco variveis, que a ampliao do dilogo com a sociedade e seus representantes, o atendimento das demandas do dia a dia, as limitaes oramentrias, os impactos ambientais, e os desafios de longo prazo. Ao ser eleito no ano de 2008, o ento prefeito, deu inicio implantao de seu programa de governo, reafirmando seus compromissos de campanha para com o municpio que o elegeu, e com o apoio de um conjunto de especialistas, pesquisadores, professores, gestores pblicos e privados, alm de lideranas polticas, empresariais e sociais, foi construdo atravs de pesquisas, um diagnstico sobre o cenrio da cidade de
3

Capital do Estado de Minas Gerais, e tambm foi a terceira capital do pas. Hoje em sua regio metropolitana, a populao chega a cinco milhes de habitantes. Teve uma exploso populacional nas dcadas de 70 e 80, gerando consequentemente uma enorme carncia e demandas urbanas e sociais.

Belo Horizonte, onde a equipe tcnica da prefeitura com o apoio de uma consultoria especializada foi elaborado dois nveis de planejamento estratgico para a cidade, sendo o de primeiro nvel, os objetivos de curto e mdio prazo e o de segundo nvel, os objetivos de longo prazo. Vencido essas barreiras iniciais, e em parceria com o governo Federal e com o governo Estadual, e ainda com o apoio da Assemblia Legislativa, o plano foi iniciado, aps cinco meses de trabalho que constituiu em seis etapas distintas.
Figura 1 - O Processo de Planejamento Estratgico de Belo Horizonte

Fonte: PLANEJAMENTO ESTRATGICO DE BELO HORIZONTE 2030

3. ESTRATGIAS DO PLANO Para o planejamento do primeiro nvel, curto e mdio prazo, foi implantado o BH Metas e Resultados, abrangendo 12 reas de Resultados e 40 Projetos Sustentadores, balizando as aes da prefeitura no perodo de 2009 2012. Com uma metodologia de monitoramento e gerenciamento de cada um dos projetos, as suas metas e resultados almejados foram estipulados a fim de, acompanhar de forma mais eficiente todas as aes polticas urbanas e sociais em todos os servios pblicos prestados pela prefeitura. E como forma de dar transparncia gesto praticada, todos esses dados podem ser acessados pela populao por meio da internet. Esses 40 Projetos Sustentadores a cada trs anos sero complementados e reforados pela elaborao do Planejamento Plurianual de Ao Governamental

(PPAG), e enviado Cmera Municipal juntamente com o Oramento Municipal respectivo. Alm desses projetos, e com base nas discusses realizadas durante a Conferncia Municipal de Poltica Urbana, foi elaborado propostas de um novo Plano Diretor, nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo e tambm do Cdigo de Posturas, de forma mais moderna e que contempla as atuais necessidades da vida urbana da cidade. Para o planejamento do segundo nvel, de longo prazo, o seu objetivo estabelecer as metas para um perodo de 20 anos, visando possibilitar a identificao das necessidades e desafios a serem alcanados em todos os setores, dessa forma, as seguintes questes foram formuladas. Onde estamos e aonde poderemos chegar? Consiste em mapear os principais desafios construo do futuro projetado, bem como mapear as suas diferentes possibilidades de futuro a fim de, antecipar as suas oportunidades e riscos sua concretizao. Aonde queremos chegar? Atravs dessa Viso de Futuro, que serve de referencial para a construo de seu plano de aes com o propsito de contribuir para o desenvolvimento sustentvel da cidade, projeta Belo Horizonte como uma cidade de oportunidades, sustentvel e com qualidade de vida, e tem o seu desdobramento em seis Objetivos Estratgicos de Longo Prazo. Como chegaremos l?

Traduz as Estratgias de Desenvolvimento em resultados concretos, onde as aes da prefeitura esto organizadas em 12 reas de Resultado definidas no programa de governo Aliana por BH. Por onde comear? Atravs do detalhamento de cada rea de Resultado e dos 40 Projetos Sustentadores, foram avaliadas as necessidades prioritrias para o incio das atividades, onde em

parceria com algumas organizaes do Setor Privado, e atravs de compromissos assumidos entre elas, a Administrao Pblica ter melhores condies de delegar as respectivas responsabilidades para a execuo de cada ao e consequentemente propor, alternativas para o incio de desenvolvimento e implantao do seu Planejamento Estratgico.

Figura 2 - Planejamento Estratgico

Fonte: Macroplan Prospectiva, Estratgia & Gesto (2009)

4. METAS, OBJETIVOS E PLANO DE AES.

As metas globais para Belo Horizonte que far da capital mineira uma cidade de oportunidades, sustentvel e qualidade de vida at 2030 so as seguintes:
1) Aumentar o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) para 0,970 at 2030. 2) Reduzir a mortalidade infantil at 1 ano de idade para menos de 6 bitos por mil nascidos vivos at 2030. 3) Aumentar para 11 anos de estudo o nvel de escolaridade mdia da populao com idade superior a 25 anos at 2030. 4) Aumentar o ndice de mobilidade em modos de transporte urbanos para 70% at 2030. 5) Reduzir a taxa de homicdios por 100 mil habitantes para menos de 10 at 2030.

8
6) Ampliar as reas de preservao, proteo e de interesse ambiental para 12 m2 de rea verde por muncipe at 2030. 7) Aumentar o PIB per capita para R$ 30 mil at 2030. 8) Universalizar, at 2030, o acesso da populao a rede sem fio (hotspots) em reas pblicas (praas, parques, vilas e prdios pblicos) 9) Universalizar o saneamento at 2030. 10) Ampliar a participao da sociedade na gesto da cidade, alcanando 40% da populao at 2030. 11) Reduzir o percentual da populao situada abaixo da linha de pobreza para menos de 5% at 2030. 12) Aumentar os investimentos pblicos e privados realizados em Cultura para 0,2% do PIB do municpio at 2030. 13) Reduzir o hiato entre os municpios da RMBH de maior e menor desenvolvimento humano para 1,1 at 2030

Para alcanar as metas desejveis, os Objetivos de Longo Prazo indicam que os desafios a serem superados representam as grandes decises e os rumos que toda a sociedade dever estar compartilhando, neste sentido, so destacados seis Objetivos Estratgicos de Longo Prazo, conforme descrito no plano:

I. Multiplicar oportunidades de trabalho e promover ambiente favorvel criao e ao desenvolvimento de negcios, impulsionados por servios de valor agregado, capital humano qualificado e insero competitiva nas redes nacional e mundial de cidades; II. Buscar qualidade de vida para todos, sustentada na eficiente organizao do espao urbano e em redes colaborativas de servios que se estendem pela regio metropolitana; III. Promover a sustentabilidade ambiental, resultante da universalizao do saneamento bsico, da preservao de reas verdes, da recuperao de reas degradadas, da reduo das emisses de poluentes, da eficincia energtica e da boa capacidade de preveno, mitigao e adaptao diante de ocorrncias adversas de grande escala; IV. Assegurar as melhores condies de mobilidade, acessibilidade e conectividade em todo o espao urbano e contribuir para a sua melhoria em mbito metropolitano; V. Consolidar ambiente poltico-institucional de qualidade, baseado na integrao metropolitana e em gesto pblica democrtica e participativa; VI. Propiciar ambiente social que estimule a convivncia alegre e saudvel entre as pessoas.

Aps a definio de suas metas e objetivos estratgicos, atravs das 12 reas de Resultados definidos no Programa Aliana por BH, nas quais foram chamadas; Cidade Saudvel, Educao, Cidade com Mobilidade, Cidade Segura, Prosperidade, Modernidade, Cidade com Todas as Vilas Vivas, Cidade Compartilhada, Cidade Sustentvel, Cidade de Todos, Cultura e Integrao Metropolitana, foram

implementadas as aes necessrias para alcanar os resultados, onde cada uma dessas reas, ao definir o seu Alcance Estratgico, foi tambm estabelecido o seu respectivo

Projeto Sustentador, onde consta de um Pblico-Alvo, Objetivo Geral, Resultados e Orgo Responsvel. Com isso todos os departamentos e setores sabem bem as suas atribuies e responsabilidades.

5. CONSIDERAES FINAIS

Um planejamento dessa natureza se torna imprescindvel para todo e qualquer municpio que almeja alcanar resultados satisfatrios para seus habitantes, e isto fica evidenciado que na cidade de Belo Horizonte aps constantes gestes que estavam comprometidas apenas com o curto prazo, j no era mais tolervel este tipo de Administrao Pblica, pois os problemas sociais e urbanos s aumentaram. Ao lanar publicamente o BH Metas e Resultados, e o Planejamento Estratgico para BH 2030, o ento Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, d inicio a uma grande trajetria rumo ao desenvolvimento de seu municpio e regio, proporcionando oportunidades de forma sustentvel e com qualidade de vida, e que coloca aos seus sucessores o compromisso em dar continuidade a esse trabalho, pois na tica de uma Gesto Pblica eficiente nos dias atuais, nas aes de um gestor, mesmo em parceria com o Setor Privado, sempre tem que prevalecer os interesses coletivos.

6. REFERNCIAS COELHO, Ricardo Corra, O pblico e o privado na gesto pblica, Florianpolis, Departamento de Cincias da Administrao / UFSC; [Braslia]: CAPES: UAB, 2009. 78p. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 34 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2008. PLANEJAMENTO ESTRATGICO DE BELO HORIZONTE 2030 A CIDADE QUE QUEREMOS - PREFEITURA DE BELO HORIZONTE.

You might also like