You are on page 1of 3

FUNDAO PRESIDENTE ANTNIO CARLOS Relitec (Rede de cursos livres e tcnicos) Rua Palma Bageto Viol, S/N Antnio

o Carlos MG Tel.: 3693 8926

APO Introduo aos Materiais de Construo e Normalizao Edificaes / Profa. Carolina Barros Paginas 1 a 6

A evoluo dos materiais de Construo


A historia foi inicialmente dividida conforme a predominncia de certos materiais: Idade Pedra e/ou Idade da Pedra Lascada; idade do Bronze e/ou Idade da Pedra Polida: Em civilizaes primitivas, uso dos materiais no trabalhados, como encontrados na natureza; At 1500, modelamento de materiais encontrados na natureza, como: a pedra, a madeira e o barro, e em menor escala, metais e fibras vegetais; O concreto surgiu como material resistente como a pedra e trabalhvel como o barro; Para se vencer grandes vos, surgiram os concretos armado e protendido; Atualmente, a rpida evoluo da tecnologia dos materiais exige que o profissional se atualize na disciplina em toda a vida profissional.

Especificao de Materiais
Ser elaborada com os seguintes princpios: Exatido, definindo os elementos que possam variar de procedncia; Citar dados tcnicos do material desejado, para evitar equvocos do construtor ou m f; Nomear o material, classificao, tipo, dimenses desejadas, procedncia (marca); Consultar os catlogos de materiais e mant-los atualizados; Organizar um guia de especificaes a fim de no esquecer detalhes (materiais de menor custo ou volume, rodaps, ferragens etc.).

Esforos Mecnicos
Compresso; Trao; Flexo; Cisalhamento.

FUNDAO PRESIDENTE ANTNIO CARLOS Relitec (Rede de cursos livres e tcnicos) Rua Palma Bageto Viol, S/N Antnio Carlos MG Tel.: 3693 8926

Critrios para escolha dos materiais de construo Critrios tcnicos: considerar as exigncias do local em que o material ser
aplicado e verificar as propriedades dos materiais disponveis tem que haver compatibilidade entre estes fatores; Critrios econmicos: considerar a natureza da obra tipo (residencial, comercial, publica, privada), os recursos disponveis, as prioridades definidas (relao custo- beneficio, economia em longo prazo, custos de manuteno); Critrios estticos: para que tenha um peso considervel, deve seguir uma conceituao de projeto, uma proposta geral. No apenas o gosto isolado por um elemento/material. O material ser escolhido, esteticamente, de acordo com o que se prope no projeto.

Porque estudar materiais de construo?


Para saber especificar os materiais que resistam aos esforos e tenses presentes; Para conhecer as propriedades, as limitaes, as vantagens e a melhor utilizao dos materiais; Porque da qualidade dos materiais ira depender a solidez, a durabilidade, o custo e o nvel de acabamento da obra.

Normalizao
Padres mnimos de qualidade padronizao.

Finalidade Regulamentar a qualidade, a classificao, a produo e o emprego dos


materiais e servios tcnicos;

Entidades Normalizadoras No Brasil: ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas); Nos Estados Unidos: ASTM (American Society for Testing Material) e ASA
(American Standard Association); Na Alemanha: Deustche Normenausschuss normas com sigla DIN; Na Inglaterra: BS (British Standard Institution). As entidades normatizadoras dos vrios pases so coordenadas pela ISSO (International Organization for Standradization) e por comits continentais como a COPANT (Organizao Pan-Americana de Normas Tcnicas).

FUNDAO PRESIDENTE ANTNIO CARLOS Relitec (Rede de cursos livres e tcnicos) Rua Palma Bageto Viol, S/N Antnio Carlos MG Tel.: 3693 8926

Vigncia de uma Norma Normas no estticas, pois devem acompanhar a evoluo tecnolgica; ABNT: reviso no Maximo a cada cinco anos. Tipos de Normas Normas: definem mtodos de clculo e de execuo de obras e servios e
condies mnimas de segurana; Especificaes: estabelecem prescries para os materiais; Mtodos de Ensaio: estabelecem processos para formao e exame de amostras; Padronizaes: estabelecem dimenses para formao e exame de amostras; Terminologias: definem a nomenclatura tcnica; Simbologias: definem convenes de desenho.

Cdigo de uma Norma


Todos os tipos de normas citados tm seus cdigos indicados por uma sigla, por exemplo, NBR para norma brasileira, seguida pelo seu nmero de ordem e do ano de sua ltima alterao.

Elaborao de uma Norma Scios da ABNT elegem elementos: construo civil; cimento, concreto e
agregado; isolao trmica etc. Comits criam comisses de estudo. Comisses partem de um texto bsico. Comisses elaboram anteprojeto enviado ao comit. Comit verifica e encaminha Projeto de Norma para votao. Sendo aprovado, Projeto de Norma passa a ser Norma (vigor 60 dias aps publicao pela ABNT).

Jefferson do N. Tavares Materiais de Construo I - Rafael Kern Curso Tcnico em Edificaes 1 Perodo

You might also like