You are on page 1of 18

Experimento 6

Objetivo: Entender as caractersticas de um capacitor e das associaes srie e paralelo envolvendo este componente. O que um capacitor? O capacitor um sistema constitudo por dois condutores separados por um isolante. Ele armazena energia potencial eltrica e carga eltrica atravs da transferncia da carga de um condutor para outro de modo que um deles fique com uma carga negativa e o outro com uma carga igual, porm positiva. O que capacitncia? A capacitncia a capacidade de armazenamento do capacitor. O que um dieltrico e qual a sua influencia no capacitor, em termos de campo eltrico e das cargas nas placas do capacitor? Materiais no condutores como o ar, vidro, papel, madeira, so dieltricos. Quando o espao entre dois condutores ocupado por um dieltrico, a capacitncia aumenta por um fator k, caracterstico do dieltrico. Explicar o que rigidez dieltrica. Rigidez dieltrica o valor mximo de campo eltrico que o capacitor pode tolerar sem que ocorra uma ruptura dieltrica (onde o capacitor passaria a conduzir corrente). O que constante de tempo e qual a sua unidade? A constante de tempo capacitiva do circuito e representada pelo smbolo . = R C Quando o valor de pequeno, o capacitor se carrega rapidamente. Quando ele grande, o tempo para carregar o capacitor mais longo Sua unidade segundos. Quais as expresses de capacitores em srie e em paralelo? A capacitncia equivalente em um circuito em srie ser: 1 1 1 1 = + + C eq C 1 C 2 C 3 A equao da capacitncia equivalente do circuito em paralelo ser: C eq =C 1+ C 2+ C 3 PROCEDIMENTO

Parte 1: Analisando o capacitor Inicialmente, montamos o circuito onde temos uma fonte de tenso contnua fornecendo uma tenso de 10 V, ligada em srie com o resistor de 150 k, com um microampermetro e com o capacitor de 1000 F. Medimos a corrente inicial (I0) e anotamos na tabela, no tempo igual a zero. Essa corrente a corrente mxima que passa pelo circuito quando o capacitor est totalmente carregado, medida que o tempo passa, ele descarrega e a corrente diminui. Ao analisarmos o microampermento utilizado no experimento, conclumos que cada diviso de escala apresentada no equipamento correspondia 5A, dessa forma retiramos de 5 A a cada medida realizada a partir do valor da corrente inicial. Em seguida, conectamos o multmetro na funo voltmetro, em paralelo com o capacitor para medir a tenso sobre ele (V c), e o multmetro, tambm na funo voltmetro, para medir a tenso sobre o resistor (V R). Com o capacitor totalmente descarregado, fechamos a chave do circuito e ao mesmo tempo ligamos o cronmetro. A cada 5A que a corrente diminua, anotamos o tempo, a tenso do capacitor e da resistncia. Alm disso, medimos com a ponte LCR a capacitncia de cada capacitor e suas associaes, e o valor real do resistor com o multmetro na funo ohmmetro. Em seguida, calculamos as capacitncias e a resistncia do ampermetro (r amp). Parte 2: Associao em Srie de Capacitores O circuito da figura 1 foi montado, com os dois capacitores ligados em srie entre si, (polo positivo de um com o negativo de outro), com o resistor e a fonte. Da mesma forma que na parte 1, descarregamos os capacitores, fechamos a chave e ligamos o cronmetro simultaneamente para que pudssemos medir a corrente da associao (I S). Anotamos o seu valor com o tempo correspondente.

Figura 1: Associao em srie de capacitores

Parte 3: Associao em Paralelo de Capacitores Repetimos o mesmo procedimento das etapas anteriores, montando o circuito como na figura 2 abaixo. Os capacitores foram conectados de maneira que o polo positivo de um estivesse ligado com o polo positivo do outro. Os dados coletados foram anotados na tabela. Figura 2: Associao em paralelo de capacitores

Grficos Aps o experimento ter sido realizado e com todos os dados coletados, construmos o grfico I, I (corrente) versus t (tempo) em papel monolog.. Fizemos tambm em monolog os grficos II e III para I s versus ts e Ip versus tp, respectivamente. Assim, obtivemos g para um capacitor, gs para capacitores em srie e gp para capacitores em paralelo, a partir do clculo da tangente da reta (os trs primeiros grficos so retas). Com esses resultados, calculamos o R c terico e seu desvio. Alm disso, construmos o grfico IV, que possui os dados de V C versus t e Vr versus t. (duas curvas) CLCULOS Clculo da Resistncia Interna (ramp)

A partir dos pontos dos grfico I, II e III, achamos a tangente usando a equao gerada pelo Excel, o Rc e os devios: Rc Terico Rc Experimental

Experimento 7

Descreva a lei de induo de Faraday. A Lei de Faraday diz que a variao do fluxo magntico atravs de uma espira fechada produzir uma fora eletromotriz (fem) com sinal negativo, e que essa fem induzida atuar na rea delimitada pela espira.

Descreva a lei de Lenz. O sinal negativo presente na Lei de Faraday est relacionado com a polaridade da tenso induzida, que pode ser determinada a partir de um princpio fsico conhecido como Lei de Lenz. A Lei de Lenz diz que tenses induzidas e correntes induzidas sempre se opem s variaes que as produziram. Explicar o princpio de funcionamento do transformador sem carga no secundrio.

Figura 1 - Esquema simples de um transformador O transformador um componente usado para aumentar ou diminuir a tenso em um circuito sem que haja uma grande dissipao de energia. Ele composto por dois enrolamentos e com nmeros de espiras distintos enroladas num mesmo ncleo. O enrolamento ao qual aplicada a tenso de entrada chamado de primrio e o circuito a que pertence, circuito primrio. O outro enrolamento chamado de secundrio e o circuito a que pertence, circuito secundrio.

Uma tenso aplicada no enrolamento primrio ir gerar uma fora eletromotriz induzida no enrolamento secundrio, e assim, gerar uma corrente se houver carga ligada a ele.
Vp Np = V s Ns

PROCEDIMENTO Parte 1: Bobinas com o mesmo nmero de espiras (1000) Inicialmente, montamos o circuito da figura 2 no primrio (N P) no secundrio (NS), encaixando-as no ncleo de ferro. Conectamos a sada fonte de tenso alternada no primrio e com o multmetro, na funo voltmetro, medimos a tenso no primrio (V P) e no secundrio (VS). Os dados foram analisados com a tenso da fonte (V F) variando de 0V a 10V e foram anotados.

Figura 2 - Esquema do circuito com o mesmo nmero de espiras no primrio e no secundrio (mas o nosso tinha N=1000) Parte 2: Bobinas com nmero diferente de espiras O procedimento da parte 1 foi repetido para mais duas anlises, nmero de espiras do primrio maior que o secundrio (N P = 1.000 e NS = 500), e secundrio maior que o primrio (NP = 500 e NS = 1.000). O multmetro na funo voltmetro, tenso alternada e na escala 20V foi utilizado para medir as tenses nas bobinas e os dados obtidos foram anotados na tabela.

Parte 3: Anlise sem o ncleo de ferro Com o mesmo nmero de espiras no primrio e no secundrio (N P = NS = 1000), medimos a tenso sem que o ncleo de ferro estivesse acoplado ao circuito, para apenas um valor de tenso da fonte (VF = 10,0 V). Parte 4: Anlise para a tenso contnua Com diferentes nmeros de espiras no primrio e no secundrio (N P = 500; NS = 1000) e com o ncleo de ferro, colocamos a fonte na funo tenso contnua e repetimos o mesmo procedimento para medir as tenses de pico nas bobinas quando o a tenso da fonte era 2V (VF = 2V), com o multmetro na funo voltmetro e tenso contnua, e na escala de 2V. O valor de tenso registrado na segunda bobina variava rapidamente pelo seguinte intervalo [1,87; -1,87] e depois permanecia constantemente no zero. Observouse, tambm, que quando desligava-se a fonte a mesma variao ocorria. Nessa parte, tentamos retirar parte de cima do ncleo de ferro, mas exigiu uma grande fora, pois estava fortemente conectado Grficos Aps a realizao do experimento, construmos o grfico de tenso do secundrio (V S) versus tenso do primrio (VP) para cada uma das etapas realizadas e calculamos atravs da cotangente da reta mdia encontrada a relao N P/NS experimental, a relao NP/NS terica e seus respectivos desvios. Os grficos so retas. Relao experimental: dado a equao V PNP=VsNS , ento Vs=VP(NP/NS). Assim, em um grfico VsxVP, com equao de grfico V s=tgVP, rearranjando, tg=Vs/VP temos que NP/NS=1/tg. CONCLUSO O transformador tem funo de intensificar ou diminuir a tenso primria recebida. Esse processo ocorre em funo do nmero de espiras do secundrio. Quando esse nmero de espiras menor, a tenso primria recebida diminui ao passar pelo secundrio e quando o nmero maior, a tenso aumenta. Quando o ncleo de ferro retirado, a tenso cai ao passar pela espira secundria, independentemente do nmero de espiras dela. Isso se deve ao fato de o campo magntico ficar mais disperso, portanto algumas linhas de fora se perdem no sistema. Com o ncleo essas linhas so canalizadas, havendo uma perda muito menor de tenso. Quando ligamos a fonte em tenso contnua para a parte quatro, no momento em que a tenso contnua sai de 0V para 2V, ocorre o efeito transiente. Com esse efeito, no enrolamento secundrio circula a corrente mxima alcanada, isso acontece at o campo se estabilizar quando, ento, a corrente volta a ser zero (corrente induzida). Esse efeito ocorre tambm quando a tenso passa de 2V para 0V.

Experimento 8
O que tenso eficaz? possvel calcular a potncia fornecida pelo resistor, e atravs dessa potncia possvel definir a tenso eficaz (Vrsm) considerando-o como um valor de tenso alternada equivalente a um valor de tenso contnua que cause uma dissipao de potncia equivalente potncia obtida nesse mesmo resistor.

Determine a expresso matemtica para a tenso eficaz ( V rms ) para a forma de onda senoidal. V rsm = Vp 2

O que tenso mdia? A tenso mdia a somatria de todas as tenses instantneas num ciclo, ou seja, a mdia aritmtica das tenses em cada intervalo do ciclo.

Determine a expresso matemtica para a tenso mdia onda senoidal. V m= Vp

( V m)

para a forma de

Para uma tenso alternada, explique o que amplitude do sinal, tenso de pico-pico ( V pp ), tenso de pico ( V p ), perodo (T) e frequncia (f). A amplitude do sinal o valor mximo ou mnimo de uma onda em relao tenso mdia. A tenso de pico-pico ( V pp a diferena entre os valores do pico positivo e negativo, isto , a soma dos mdulos das amplitudes positiva e negativa. A tenso de pico ( V p ) o valor mximo da tenso medida a partir do nvel zero at o pico superior ou inferior. O perodo (T) o tempo gasto para que a onda complete um ciclo completo. A frequncia (f) o inverso do perodo. Sua unidade de medida hertz (Hz = 1 ciclo por segundo).

A figura a mostra um circuito onde a sada de uma fonte de tenso alternada est ligada no canal A do osciloscpio. A figura b representa a tela deste , V e o T. pp p

osciloscpio. Determinar, observando o sinal da tela, o valor V Calcule a V , V e f. rms m

(a) Figura 1 Retificador de meia-onda

(b)

Atravs da anlise da figura 1-b possvel interpretar que a tenso medida foi de 5V por diviso, portanto, a tenso pico (V ) o mdulo da tenso mxima de +10V ou da tenso p mnima de -10V. [ E assim, teremos que a tenso pico-pico (V pp) ser igual a 20V.

Atravs da figura 1-b possvel verificar que cada diviso de tempo equivale a 5ms. Para achar o perodo necessrio determinar um ciclo e verificar a sua durao. No caso desse experimento o perodo (T) ser, aproximadamente, 10ms. Para o clculo da Vrms, foi utilizada a frmula, obtendo-se o valor de 7,07V. A Vm=3,18V foi obtida tambm atravs da frmula. E para o clculo da frequncia foi usado o inverso do tempo, obtendo-se uma frequncia de 1000Hz. No circuito, temos uma fonte de tenso alternada que gera um sinal conforme o apresentado na figura b da questo acima. Desenhe e explique o comportamento da tenso sobre o diodo e sobre o resistor, para cada meio perodo da onda, com base na anlise da curva caracterstica do diodo, vista no experimento 3.

Diodos so os mais simples dos dispositivos semicondutores, so componentes que deixam a corrente eltrica passar em apenas uma direo, ou seja, suas caractersticas so a de uma chave que teria a capacidade de conduzir corrente em um nico sentido. Para que um eltron transite da regio negativa para a positiva, o diodo necessita de uma energia potencial mnima para romper a barreira de potencial, sendo esse valor de 0,7V para o diodo de silcio. Na polarizao direta o diodo conduz corrente, enquanto na indireta ele atua como uma chave aberta, isso quando o diodo de Silcio. J no diodo Zener, na polarizao inversa existe a tenso de ruptura diferentemente de outros que queimam quando a corrente na polarizao chega na corrente avalanche da figura 2.

Figura 2: Curva caracterstica do diodo Zener Analisando o circuito indicado na figura do enunciado, nota-se que a fonte de tenso fornece uma tenso senoidal ao sistema. Como o diodo s conduz corrente num nico sentido, quando o semi-ciclo atuante for o positivo, polarizao direta, e a tenso seja o suficiente para romper a barreira de tenso, o diodo funcionar como uma chave fechada e o semi-ciclo positivo ser aplicado normalmente ao resistor. Porm, quando o semi-ciclo negativo for o atuante, o diodo ser polarizado de forma reversa, portanto, no haver corrente circulando, e assim, a tenso sobre o resistor (Vc) ser nula.

Figura 3: Formas de onda da tenso na fonte, no resistor e no diodo num circuito retificador de meia onda Na figura 3, a tenso Vs a tenso fornecida pela fonte e Vd a tenso no diodo.

Figura 4: Formas de onda num circuito retificador de meia onda A figura 4 mostra as formas de onda em um mesmo grfico. possvel visualizar que existe uma diferena entra a tenso da fonte (V S) e a tenso na carga (Vc), onde VDO a diferena dessas duas tenses. Isso ocorre devido necessidade do diodo atingir uma energia potencial para que os eltrons atravessem a barreira de potencial. O processo de remoo de uma das fases chamado de retificao de onda.

A tenso mdia no resistor pode ser dada como tenso no diodo. PROCEDIMENTO Parte 1: Osciloscpio (Grfico 1)

V m=

1 (V V d ) s

, onde Vd a queda de

Inicialmente, montamos o circuito da figura 1, com a fonte de tenso alternada ligada ao osciloscpio. Com a tenso da fonte em 2V,observamos a forma de onda no osciloscpio e a reproduzimos na folha de papel milimetrado. frequncia (f) atravs da equao 3. Medimos tambm a tenso de sada da fonte (VF) com o multmetro Dawer, na funo voltmetro e na escala 20V.

Figura 1-Fonte de Tenso alternada ligada a um osciloscpio Parte 2: Retificador de Meia Onda (Grficos II e III) Nessa parte do experimento, montamos o circuito da figura 2, onde a fonte de tenso alternada est conectada a um diodo e a um resistor. Com o multmetro Dawer, na funo ohmmetro e na escala de 2K, medimos o valor nominal do resistor, anotando-o na seo dados e resultados. A fonte de tenso foi mantida em 2V e com o osciloscpio ligado em

paralelo com o diodo e depois com o resistor, registramos em papel milimetrado suas formas de onda.

Figura 2-Sistema para registrar as formas de onda de entrada,sobre o diodo(a) e sobre o resistor(b) Parte 3: Circuito Grampeador (Grficos IV e V)

Na parte 3 do experimento,montamos um circuito, como mostra a figura 3, onde dois diodos esto conectados em paralelo entre si e com a polarizao inversa. O mesmo procedimento da parte 3 foi realizado, observando as formas de onda do diodo

Figura 3-Circuito Grampeador No grfico I temos o comportamento da tenso sobre o diodo da tenso de entrada. Podemos observar que at atenso na fonte alcanar a tenso de polarizao do diodo, igual a 0,76V, a tenso no diodo e a tenso de entrada permanecem iguais. Aps atingir a tenso de polarizao, o diodo funciona como retificador de tenso, mantendo-a constante no valor de 0,76V, at que a tenso deentrada volte a diminuir. Quando a tenso de entrada atinge um valor menor que a tenso de polarizao, a tenso no diodo volta a ser a mesma que a da fonte. Quando a onda de tenso da fonte atingir um valor negativo, o diodo trabalhar em polarizao reversa, no permitindo a passagem de corrente, retendo toda a tenso da fonte sobre ele. Esse comportamento cclico, se repetindo em um perodo de 9ms. No grfico II pudemos observar que enquanto a tenso no diodo igual tenso na fonte, no h tensono resistor, pois toda a tenso recai sobre o diodo. Aps a tenso de polarizao do diodo seralcanada, a diferena entre a tenso de entrada da fonte e a tenso no diodo ser igual a tenso no resistor. A partir do momento que a tenso da fonte fica menor que a tenso de polarizao, a tenso fica no diodo, ou seja, a tenso no resistor nula, Quando a onda da tenso de entrada da fonte fica negativa, o diodo fica em polarizao reversa, no permitindo a passagem de corrente e retendo toda a tenso do circuito, o resistor fica sem tenso alguma sobre ele. No circuito grampeador temos um diodo polarizado diretamente e outro polarizado inversamente. Assim, a tenso positiva e a negativa da onda sero retificadas. Nesse circuito, o comportamento das tenses no resistor e no diodo para tenses de onda positivas e negativas de entrada ser igual ao comportamento descrito anteriormente para tenses de entrada positivas (Grficos I e II), exceto que para tenses de entrada negativas, os valores sero negativos. O perodo de onda da tenso de entrada o dobro do perodo da onda registrada sobre o resistor.A onda de tenso sobre o resistor ser igual onda da tenso de entrada, porm com a parte negativa rebatida sob o eixo x, ou seja, a parte a parte positiva se repetir novamente, dividindo assim o perodo por dois. Isso

ocorre porque a corrente nesse circuito passar sempre no mesmo sentido no resistor, independentemente da polarizao. Analisando o grfico IV, observamos que at a tenso de entrada atingir a tenso de polarizao, o diodo reter toda a tenso e a tenso no resistor ser nula. Quando a tenso de polarizao ultrapassada, ela se mantm no diodo e o resto da tenso recai sobre o resistor. A tenso de entrada cai at atingir a tenso de polarizao, e a tenso volta a recair sobre o diodo e torna nula a tenso no resistor. Como dito anteriormente, nesse circuito a corrente que passa no resistor ter sempre o mesmo sentido sem importar a polarizao, assim, apesar de tenso de entrada ser negativa, a onda de tenso no resistor ser positiva e ter o mesmo comportamento e o valor que a onda de tenso no resistor durante a tenso de entrada positiva.

Experimento 9
No circuito deste item, desenhe o caminho da corrente no circuito e explique porque este circuito um retificador de onda completa.

a) Semiciclo positivo

b) Semiciclo negativo Figura 2 Esquema da circulao de corrente em um retificador de onda completa com osciloscpio

Figura 3 Desenho das formas de onda da tenso de um retificador de onda completa O perodo da onda registrada sobre o resistor o mesmo, quando comparada com a tenso de entrada? O perodo sobre a tenso de entrada o dobro do perodo sobre o resistor. Aclope um capacitor eletroltico de capacitncia C em paralelo com o resistor da figura do item 1. Nessa situao, o que muda na forma de onda? Se comparado com um retificador de meia onda, num retificador de onda completa, o capacitor descarrega-se num intervalo de tempo duas vezes menores, ou seja, a ondulao duas vezes menor que as do retificar de meia onda.

1. com um capacitor

Fig ura 4 Desenho da forma de onda num retificador de onda completa em paralelo

Faa uma anlise do que acontece na forma de onda do item anterior, para o caso em que temos RC maior que o perodo da onda e quando RC for muito maior que o perodo da onda. Quanto maior for a capacitncia C, mais constante a onda ser. PROCEDIMENTO Parte 1 - Retificador de Onda Completa Montamos um circuito com 4 diodos, sendo que apenas 2 estavam polarizados diretamente, 1 osciloscpio e a fonte de tenso alternada, como mostra a figura abaixo.

Parte 2 -Transformar Corrente Alternada em Corrente Contnua, com intensidade constante Montamos o circuito da figura acima, substituindo os diodos por capacitores eletrolticos,

conectando-os em paralelo com o resistor e um de cada vez, para que fosse possvel analisar suas formas de onda atravs do osciloscpio separadamente. Contante de tempo!! No capacitor de maior capacitncia o componente leva um tempo menor para ser carregado e maior para descarregar, dessa maneira a curva da tenso versus o tempo se aproxima quase de uma linha reta.

You might also like