You are on page 1of 2

COMPLEXOS TETRADRICOS Os complexos tetradricos tetracoordenados so os segundos em

abundncia aps os complexos octadricos. Um complexo tetradrico est relacionado a um cubo, em que um tomo se situa no centro do cubo e quatro dos oito vrtices do cubo so ocupados por ligantes. Os orbitais eg apontam para o centro das faces e os orbitais t2g apontam para o meio das arestas do cubo. A direo de aproximao dos ligantes no coincide exatamente nem com os orbitais eg, nem com os orbitais t2g. Os orbitais t2g esto mais prximos dos ligantes que os orbitais eg. A aproximao dos ligantes aumenta as energias de ambos os conjuntos de orbitais, mas a energia dos orbitais t2g sofre um aumento maior, pois esto mais prximos dos ligantes. Pode-se notar que o desdobramento dos orbitais provocados pelo campo cristalino dispe os nveis energticos numa sequncia inversa daquela observada nos complexos octadricos. A magnitude do desdobramento do campo cristalino t em complexos tetradricos consideravelmente menor que em campos octadricos. H duas razes para isso: a direo dos orbitais no coincide com a direo de aproximao dos ligantes. E uma segunda diferena que o parmetro de desdobramento do campo ligante em um complexo tetradrico, t, menor que o o, como se espera para complexos com menos ligantes, com nenhum deles orientado diretamente para os orbitais d. Portanto, o emparelhamento no favorecido do ponto de vista energtico e todos os complexos tetradricos so de spin alto. As energias de estabilizao do campo cristalino podem ser calculadas exatamente da mesma maneira que para os complexos octadricos, a diferena est somente na ordem da ocupao ( e antes de t2)1 e na contribuio de cada orbital para a energia total. Para metais com configuraes d0, d5, d10 a EECC (estabilizao da energia do campo cristalino) igual a zero. Para todas as demais configuraes a EECC diferente de zero, sendo a EECC octadrica maior que a EECC tetradrica. Portanto, conclui-se que os complexos octadricos so geralmente mais estveis e mais comuns que os complexos tetradricos.

EECC = ( 0,6y + 0,4x) t

EFEITO JAHN-TELLER O efeito Jahn-Teller, descreve a distoro geomtrica de molculas e de ons que esto associados com determinadas configuraes de eltrons. Este efeito eletrnico tem o nome de Hermann Arthur Jahn e Edward Teller, que provou, utilizando a teoria do grupo, que se a configurao eletrnica fundamental de um complexo no-linear orbitalmente degenerada e assimetricamente preenchida, o complexo sofrer distoro, removendo a degenerescncia e alcanando uma energia menor. Esse efeito identifica uma geometria instvel, mas no prev a distoro preferida. Sua origem divido reduo da repulso eletrnica ao longo do eixo x leva diminuio das energias dos orbitais que possuem componente z e a um aumento correspondente das energias dos orbitais sem esse componente, de modo que o baricentro de cada conjunto de orbitais se mantenha constante. Esse efeito acontece em complexos que apresentam uma distribuio assimtrica dos eltrons d. Caso os eltrons d estejam distribudos assimetricamente, ele repeliro com maior intensidade alguns ligantes do complexo que outros. Portanto, a estrutura do complexo ser distorcida, pois alguns ligantes sero impedidos de se aproximarem do metal tanto quanto outros. Muitos sais e complexos de Cu (+II) tambm possuem estruturas octadricas tetragonalmente distorcidas. O Cu
2+

tem configurao d9 e para minimizar a

repulso com os ligantes, dois eltrons que ocupam o orbital d z2 e um eltron ocupa o orbital dx2-y2. Assim, os dois ligantes ao longo de +z e z so repelidos mais fortemente que os outros quatro ligantes. Portanto, o efeito Jahn-Teller determina que molculas ou complexos que tem uma srie de orbitais (t2g ou eg) desigualmente ocupados, sero distorcidos. Em complexos octadricos as distores provocadas pelo preenchimento assimtrico do nvel t2g so pequenas demais para serem detectadas. Contudo, as distores resultantes do preenchimento dos orbitais eg so muito significativas.

EECC = ( 0,6y + 0,4x) t

You might also like