You are on page 1of 2

10/03/13 12:30 - Geral

Terra passa por asteroides neste fim de semana


Reuters
Compartilhar via Google+ Compartilhar via Facebook

Ilustrao

Um asteroide to grande quanto um quarteiro passou relativamente perto da Terra no sbado (9), no mais recente episdio de uma srie de visitas de objetos celestes que incluram uma pedra do tamanho de um nibus que explodiu sobre a Rssia no ms passado, ferindo 1.500 pessoas. Descoberto apenas seis dias atrs, o asteride de 140 metros de comprimento Asteroid 2013 ET passou a 950 mil quilmetros da Terra s 17h30 do sbado. A distncia cerca de duas vezes e meia a que separa o planeta da Lua, muito prxima em termos csmicos.

"A parte que assusta que foi algo que ns nem conhecamos", disse Patrick Paolucci, presidente do Slooh Space Camera, durante Asteroide de 140 metros passa prximo Terra uma apresentao que exibiu imagens ao vivo do asteroide a partir de um telescpio instalado nas Ilhas Canrias. Se movendo a uma velocidade de cerca de 41.800 quilmetros por hora, o asteroide poderia ter eliminado uma grande cidade se tivesse cado na Terra, disse Paul Cox, engenheiro do telescpio Slooh. O Asteroid 2013 ET quase oito vezes maior que o que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rssia, em 15 de fevereiro. A fora a exploso, equivalente a 440 quilotons de dinamite, criou uma onda de choque quebrou janelas e danificou prdios, ferindo 1.500 pessoas. Ainda naquele dia, outro pequeno asteroide, conhecido como DA14, passou a cerca de 27.680 quilmetros da Terra, mais prximo que rbitas de satlites de comunicao. "Uma das razes de estarmos achando mais destes objetos que h mais gente procurando", disse Cox. Dois outros pequenos asteroides, ambos do tamanho do meteoro russo, tambm vo passar pela vizinhavizinhanaa da Terra neste final de semana. O Asteroid 2013 EC 20 passou a apenas 150 mil

quilmetros de distncia do planeta no sbado, disse Cox. Neste domingo, o Asteroid 2013 EN 20 vai passar a cerca de 449 mil quilmetros da Terra. Ambos foram descobertos apenas trs dias atrs. "No estamos sentados em nosso pontinho azul sozinhos e seguros... Isso deveria ser um alerta para os governos", disse Cox. A agncia espacial norte-americana, Nasa, recebeu tarefa do Congresso dos Estados Unidos para rastrear todos os objetos prximos da Terra com 1 quilmetro ou mais de dimetro e estima que cerca de 95 por cento deles foram identificados. Entretanto, apenas 10 por cento dos asteroides menores foram descobertos, afirmam cientistas da Nasa. O esforo tem como objetivo dar a cientistas e engenheiros o mximo de tempo possvel para avaliar se um asteroide ou cometa est em rota de coliso com a Terra. Isso pode permitir o envio de uma nave ou a tomada de outras medidas para se tentar evitar uma catstrofe. Cerca de 100 toneladas de material do espao chegam Terra todos os dias. Astrnomos atualmente esperam que um objeto do tamanho da pedra que explodiu sobre a Rssia atinja o planeta a cada cerca de 100 anos.

You might also like