You are on page 1of 3

Histria do Jud O jud uma arte marcial esportiva.

. Foi criado no Japo, em 1882, pelo professor de Educao Fsica Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma tcnica de defesa pessoal, alm de desenvolver o fsico, esprito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno perodo da imigrao japonesa. O jud teve uma grande aceitao no Japo, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir tcnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais. Luta e regras As lutas de jud so praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura at 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens. Ippon: o objetivo do jud conquistar o ippon (ponto completo). O ippon conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversrio, imobilizando-o, com as costas ou ombros no cho durante 30 segundos. Quando o ippon concretizado o combate se encerra. Wazari: Outra forma de conquistar o ippon atravs da obteno de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversrio cai sem ficar com os dois ombros no tatame. Yuko: Quando o adversrio vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um tero de ponto. Koka: menor pontuao do jud. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversrio cai sentado. Quatro kokas no gera o final da luta, embora ele seja cumulativo. Proibies No jud no so permitidos golpes no rosto ou que possam provocar leses no pescoo ou vrtebras. So proibidos tambm os golpes no rosto do adversrio. Quando estes golpes so praticados, o lutador penalizado e, em caso de reincidncia, pode ser desclassificado. Graduaes (faixas) No Brasil, as graduaes do jud so feitas atravs das cores das faixas, que so amarradas no quimono (espcie de roupo usado pelos judocas). So elas (de menor nvel para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta - 1 Dan, preta - 2 Dan, Preta - 3 Dan, preta - 4 Dan, preta - 5 Dan, Vermelha e Branca - 6 Dan, vermelha e Branca - 7 Dan, vermelha e Branca - 8 Dan, vermelha - 9 Dan, Vermelha 10 Dan. Federaes e Confederaes: As competies internacionais de jud so organizadas pela IJF (Federao Internacional de Jud). No Brasil, a CBJ (Confederao Brasileira de Jud) organiza os campeonatos nacionais.

Curiosidades: - O jud feminino esporte olmpico desde os Jogos Olmpicos de Barcelona (1992). - Nas Olimpadas de Londres 2012 o Brasil teve uma tima participao no jud. A judoca Sarah Menezes conquistou medalha de ouro. O pas tambm ganhou trs medalhas de bronze com Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Rafael Silva.

- O judoca japons Yasuhiro Yamashita ganhou medalha de ouro nas Olimpadas de Los Angeles (1984). O curioso que o judoca japons conseguiu vencer na final mesmo mancando, pois estava com um msculo da panturrilha direita rompido.

Razes africanas A histria da capoeira comea no sculo XVI, na poca em que o Brasil era colnia de Portugal. A mo-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de acar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da regio de Angola, tambm colnia portuguesa. Os angolanos, na frica, faziam muitas danas ao som de msicas. No Brasil Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteo contra a violncia e represso dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de prticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capites-domato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danas africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarada de dana. Foi um instrumento importante da resistncia cultural e fsica dos escravos brasileiros. A prtica da capoeira ocorria em terreiros prximos s senzalas (galpes que serviam de dormitrio para os escravos) e tinha como funes principais manuteno da cultura, o alvio do estresse do trabalho e a manuteno da sade fsica. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na poca de capoeira ou capoeiro. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta. At o ano de 1930, a prtica da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prtica violenta e subversiva. A polcia recebia orientaes para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o ento presidente Getlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro. Trs estilos da capoeira A capoeira possui trs estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na poca da escravido, a capoeira angola. As principais caractersticas deste estilo so: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (prximos ao solo) e muita malcia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malcia da capoeira

angola com o jogo rpido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes so rpidos e secos, sendo que as acrobacias no so utilizadas. J o terceiro tipo de capoeira o contemporneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este ltimo estilo de capoeira o mais praticado na atualidade.
Voc sabia? - comemorado em 3 de agosto o Dia do Capoeirista.

You might also like