You are on page 1of 2

Universidade Federal do Par Bloco: N Sala: N3 Horrio de aula: 12:15 Disciplina: Fsica Assunto: Trabalho Professor: Gleydison Corra

1 - Introduo: comum ouvirmos frases do tipo o trabalho deste operrio muito difcil ou vou levar o dia todo pra fazer esse trabalho de fsica. Nessas frases h o termo trabalho, que tambm empregado em fsica, mas com um significado diferente. 2 - Trabalho: uma medida da quantidade de energia que uma forca transfere a um determinado sistema. Para que isso ocorra, so necessrios uma fora e um deslocamento. Unidade de trabalho = (Fora) x (Comprimento). No SI temos: = Joule (J). 3 - Trabalho de uma fora constante paralela ao deslocamento: neste caso a frmula do trabalho fica sendo apenas o produto da fora pelo deslocamento. 3.1 - Trabalho Motor ( ): Quando a fora constante for paralela e de mesmo sentido do deslocamento.

Na expresso , o termo representa a projeo do deslocamento na direo da Fora .

4.1 - Quando a fora favorvel ao deslocamento, temos que o trabalho da fora F motor ( ).

4.2 - Quando a componente desfavorvel ao deslocamento (como mostra a figura a seguir) temos que o trabalho da fora F Resistente .

Obs 1: Quando no houver a componente Fx da fora na direo do movimento no haver trabalho produzido pela fora resultante, isto , toda fora perpendicular ao movimento do corpo no realiza trabalho ( Quando = 90). Obs 2: Para uma forca realizar trabalho, ela tem que realizar no corpo um deslocamento necessariamente. 5 - Trabalho do Peso: Considere um corpo de Peso e seja um deslocamento vertical e h o desnvel entre A e B (ver figura). Como o peso constante e paralelo , ao deslocamento temos: onde e Portanto: 5.1 - Se o corpo cai, o peso est a favor do deslocamento e o trabalho motor ( ).

3.2 - Trabalho Resistente ( : Quando a fora constante for paralela e de sentido contrrio ao deslocamento.

4 - Trabalho de uma fora constante no paralela ao deslocamento: Vamos entender o conceito anterior para o caso da fora no paralela ao deslocamento, seja a projeo da fora na direo do deslocamento. Nessas condies o trabalho da fora dado por: , Sendo: , vem: ou

5.2 - Se o peso estiver subindo, o peso tem sentido contrrio ao deslocamento e o trabalho resistente .

6.2.1 - Trabalho Resistente da Fora elstica:

5.3 - O trabalho da fora peso no depende da Trajetria do movimento: S importa a altura. Na figura abaixo o trabalho realizado pela fora peso o mesmo, pois possuem o mesmo desnvel (altura).

6.2.2 - Trabalho Motor da Fora elstica:

6 - Trabalho da fora elstica: Quando uma mola sofre deformaes em regime elstico, aplicando-lhe uma fora aparece em sentido oposto, a fora elstica que tende a trazer a mola a sua situao de repouso. 6.1 - A intensidade da fora elstica : Proporcional deformao x (Lei de Hooke):

; onde K a constante elstica

da mola. 6.2 - Clculo do trabalho da fora elstica: para calcular o trabalho de uma fora elstica no aplicamos a definio fora x deslocamento, pois essa fora no constante, varia com a deformao. Para isso devemos utilizar o clculo grfico.

Obs 3: Assim como o trabalho da fora peso, o trabalho da fora elstica independe da forma de sua trajetria Exerccio: Questo 01 - (UNIUBE-MG). A fora f de mdulo 50N atua sobre um objeto, formando ngulo constante de 60 com a direo do deslocamento d do objeto. Se d = 10 m, o trabalho executado pela fora f, expresso em joules, igual a: A) 100. B) 125. C) 250. D) 210. E) 500. Questo 02 - Uma partcula de massa lanada obliquamente, descrevendo a trajetria indicada na figura. g = 10 e , determine o trabalho realizado pelo peso da partcula nos deslocamentos: a) de O para A. b) de A para B.

O valor absoluto do trabalho da fora elstica numericamente igual a rea sombreada. Esse trabalho poder ser motor ou resistente. Ser resistente quando a mola for alongada ou comprimida: e ser motor quando a mola voltar a sua posio de equilbrio. e

You might also like