You are on page 1of 69

Radcliffe-Brown Sistemas Africanos de parentesco e casamento. Introduo.

Prof. Gabriel O. Alvarez PPGAS/FCS/UFG

Lidar com naes sem as conhecer, sem as compreender, bom para os conquistadores; menos bom para aliados e mesmo para os protetores; e nada mais insensato para civilizadores, o que temos a pretenso de ser. Gobineau

Importncia do parentesco para compreender qualquer aspecto da vida social Pblico alvo: antroplogos e para responsveis pela formulao e execuo de polticas de governo colonial na Africa.

Crtica pseudo-histria e explicao inventada. Problema das origens hipotticas a partir de dados presentes. Os povos sem histria Resposta de mtodo, comparao e anlise de sistemas observados empiricamente Comparao: semelhanas e diferenas. Comparao para proporcionar esquemas de classificao. sem classificao no pode haver cincia Que tipo de cincia essa?

Anlise de algo que um todo ou una sntese. Parentesco: variao muito grande em suas caractersticas superficiais, pode presentar um pequeno nmero de princpios estruturais gerais, aplicados e combinados de vrias maneiras. Sistema de parentesco e casamento: arranjo que capacita pessoas para viverem juntas e cooperarem umas com as outras numa vida social ordenada. Analisar como ele une as pessoas pela convergencia de interesses e sentimentos e como controla e limita conflitos, resultado de divergencia de interesses e sentimentos.

Parente: duas pessoas so parenes quando uma descende da outra. Parentes cognticos: antepassado comum pela descendncia atravs de homens e mulheres. Consanguinidade como equivalente de parentesco (kinship) Consanguinidade fsico; parentesco um relacionamento social especfico. genitor/pater Casamento entre mulheres na Africa, com genitor como amante designado.

Parentesco um relacionamento social, no necessariamente biolgico. Sibling: relacionamento cogntico entre filhos do mesmo pai e da mesma me. Sibling masculino e sibling femenino. Famlia elementar: Pai, me e seus filhos. Famlia elementar como unidade bsica da estrutura de parentesco. (relaes de cognao e afinidade) Famlia composta: casamento de vivos, separados, poligamia. (diferena entre irmos plenos e meio-irmos)

Casamentos poliandricos em Toda, na ndia. Mulher com dois homens, irmos. Parentesco tem a ver com posio legitima na sociedade. Famlia parental, coincide famlia elementar com grupo domstico. Famlia parental polignica, um homem com varias mulheres. Cada me com seus filhos constitui uma unidade separada do grupo. Famlia extensa patrilineal. Pai, filhos com suas esposas e filhos.

Homem maduro pertence a duas famlias elementares, uma como filho e irmo, outra como marido e pai. Este fato da origem a uma rede de relaes ligando cada indivduo a vrios outros. Relacionamentos de primeira ordem ==> famlia elementar; segunda ordem ==> atravz de uma pessoa de ligao; terceira ordem.... n ordem. Quais destes relacionamentos so reconhecidos com finalidades sociais.

Um sistema de parentesco um sistema de termos. Quais termos so usados. Terminologia tem que ser considerada em relao ao sistema. Terminologia descritiva, usa poucos termos de primeira e segunda ordem e os combina. Terminologia classificatria. ex. Iroques. Primos paralelos e cruzados. As categorias usadas na terminologia de parentesco tem alguma significao social.

A terminilogia usada como um mtodo para dividir parentes em categorias que determinam ou influenciam relaes sociais , como se evidencia na conduta. (sistema de denominaes e sistemas de atitudes). Terminologias de parentesco revelam o mtodo de se ordenar os relacionamentos (sociais).

A realidade de um sistema de parentesco, como parte de uma estrutura social, consiste nas relaes sociais reais de pessoa a pessoa, conforme demonstrado pelas suas interaes e pelo comportamento de uma com respeito outra. Comportaameento real varia Observar as normas Observar as atitudes de terceiros, aprovao ou desaprovao dos comportamentos.

Sistema de parentesco apresenta um conjunto complexo de normas, de prticas e de padres de comportamento. Elementos emotivos Etiqueta Jurdicos, direitos e deveres Um sistema de parentesco , portanto, uma rede que constitui parte da rede total de relaes sociais que a estrutura social RB:73 Sistema, implica unidade complexa, um todo organizado.

III. Princpios estruturais

Parentesco (kinship): duas pessoas so parentes quando uma descende da outra ou ambos descendem de um antepassado comum. Descendncia social, no necessariamente biolgica. O que determina o carter de um sistema de parentesco a forma em que a descendncia reconhecida e levada em conta. Parentesco cogntico Parentesco agntico Patrilineal, matrilineal, bilateral. Sempre existe descendncia

Princpio de descendncia unilinear, seu uso na formao de grupos de linhagem reconhecidos como parte da estrutura social. Linhagem a parti de um antepassado comum, n geraes. Grupo de linhagem, membros da linhagem, vivos num determinado momento. Os grupos de linhagem, agnatos ou matrilineares so de grande importncia na organizao social de muitos povos africanos.

Uma linhagem de varias geraes se divide em ramos. Linhagem de varias geraes inclui os vivos e os mortos. Grupo de linhagem, s os vivos. Anglosaxes
Maeg (magas), cognados Kith, amigos, vizinhos Kin descendentes de um antepasado comum

Massai, agntico classificatrio

Os termos so aplicados por extenso a todos os parentes agnticos de um homem. Regras de cassamento

Homem no pode casar com uma mulher do seu prprio subcl, que um grupo patrilinear. Nenhum homem pode casar com uma parenta mais prxima do que prima de terceiro grau, e neste caso, somente se os termos de tratamento so ol-le-sotwa e en-e-sotwa. Sotwa no empecilho ao cassamento, outras relaes o so.

Categorias de parentes

Parentes agnticos que pertencem sua linhagem Parentes apu, descendentes daquelas mulheres da sua linhagem. E por outro lado os parentes da linhagem da sua me. O parentesco estabelecido atravs de uma mulher e ento continuado pela linha masculina. Parentes aputani, parentes por casamento, tanto da sua mulher como das pessoas que casaram com alguma das suas parentas. Aqueles parentes aos que aplica o termo classificatrio av, av, neto, neta. Parentes sotwa, so vagamente seus parentes,

IV

Deslocamento da pergunta, da orgem (pseudohistria) para o estudo das suas funes sociais. O princpio em que se baseia a terminologia classificatria pode ser chamado de princpio do grupo de irmos e irms (siblings). O grupo pode constituir uma unidade para uma pessoa que esteja fora dele e ligada por uma relao a um dos membros. (ex. filho)

Grupo de siblings tem sua prpria estrutura interna.


Distines entre os sexos. Ordem de nascimento (junior/senior) Em famlia polignica h diferena entre irmos e meio-irmos.

Princpio pelo qual a solidaridade e unidade da famlia (elementar ou composta) utilizada para ordenar e definir um sistema mais extenso de relaes. A relao de parentesco com uma pessoa se torna relao com o grupo de siblings. Se evidencia no comportamento e na norma de que um parente pode tomar o lugar do outro quando os dois so siblings. (Soroato, a irm da viuva; Levirato, o irmo do homem falecido)

A terminologia classificatria, na sua forma mais caracterstica, a utilizao do princpio do grupo de siblings para proporcionar meios de ordenar os parentes num sistema amplo de reconhecimento de relaes. O princpio da unidade do grupo de siblings est presente na terminologia, na estrutura social, no comportamento.

Diviso em geraes. Todos os parentes de uma pessoa se encaixam em geraes em relao e ela, existem princpios gerais que podem ser descobertos no seu comportamento. Pai/filho superioridade/subordinao (respeito)

Relao de desigualdade entre geraes prximas. Respeito primeira gerao ascendente. Pode haver excepes especficas com o irmo da me na Africa (desrespeito ou familiaridade privilegiada). Se generaliza alm do parentesco. Grupos de idade.

A continuidade da ordem social depende da transmisso, de uma gerao a outra, de tradies, conhecimentos e habilidades, de hbitos e moral, religio e gosto. Nas sociedades simples (se escola) a educao recai sobre os pais e a gerao destes.

Segunda gerao ascendente avs/netos familiaridade, igualdade. Frente severidade do pai, a criana pode recorrer ao pai do seu pai. O controle do comportamento do pai em relao aos filhos recai nos pais deles. Sacrificio aos antepassados para que intercedam comenam com a invocao do pai do pai e pedelhe para que transmita ao espirito do seu pai. As pessoas passam pela estrutura social, entram pelo nascimento e saem pela morte.

Grupos de idade na frica alternam entre trs geraes. Princpio de fuso de geraes alternadas Na maioria das terminologias de parentesco africanas, nenhuma distino feita entre os avs do lado materno e paterno, apesar da forte distio entre parentes agnticos e cognticos nas outras geraes.

VI

Uso normal do princpio de gerao na Estrutura de Parentesco, proveem categorias bsicas, tios na primeira ascendente, sobrinhos na primeira descendente. Em algumas terminologias, um termo pode ser usado em duas ou mais geraes. Pode haver desigualdade numa gerao (irmos snior/jnior Desigualdade entre geraes snior/jnior Princpio de solidariedade de geraes alternadas

Relao de posies desiguais necessariamente assimtrica. Comportamentos diferentes, complementares. Relao simtrica, entre iguais. Terminologia tambm simtrica e assimtrica. Terminologia simtrica como ndice de simetria de comportamento. Termos de parentesco semreferncia a gerao. Ex. Sotwa (masai).

Bari Mananye

Irmo da me Filhos do irmo da me Filhos dos filhos do irmo da me Esposa de qualquer mananye do sexo masc. chamada de Av (yakanye)

Tipo Omaha. Existe em varias partes do mundo, pelo tanto no construo histrica. Homem pertence a linhagem patrilinear e aplica os mesmos termos classificatrios para o irmo da me e seus filhos, e outro termo para a me e para as irms da me. Trata a todos os membros desse grupo, ao longo de trs geraes, comeando pela pr[opria me, e com a primeira gerao ascendente. Ele (ego) para o grupo o filho da irm. Princpio de unidade de linhagem.

Tipo Omaha

Sistema classificatrio (iroques)


Princpo de grupo de siblings

Sistema Omaha

Princpio de unidade do grupo de linhagem

Terminologia simtrica -recproca- entre irmo da me e filho da irm, (Masai, Mandi, etc.) Tambm entre outros grupos, relao simtrica reciproca entre Pai da esposa e filho da filha.
Diferentes geraes dentro de uma s categoria terminolgica. Expressam unidade de linhagem da me.

No sistema de parentesco dos exemplos, a pessoa est sob a autoridade e o controlo dos seus parentes agnticos (pai, irmos do pai e membros masculinos) da sua linhagem. Com eles tem uma relao jurdica mais importante, direitos e obrigaes. A me no pertence a este grupo. Presta cuidados carinhosos. Relao com a me extendida ao seu grupo de siblings. Irms da me como mes, irmos da me como mes masculinas. Com isto RB explica relao de familiaridade com BM.

Pai superior ao filho Irmo da me no superior ao sobrinho, igualdade aproximada. Quebra oposio entre geraes.

VII

Todo sistema de parentesco proporciona a cada pessoa de uma sociedade um conjunto de relaes didicas (pessoa a pessoa) de modo que se encontra no co o se estivesse no centro de um circulo de parentes. Tambm pode incluir outro tipo de estrutura: Sociedades divididas em metades, cls e linhagens. Linhagem, pode traar ascendncia ate um ancestral comum

Linhagens podem dividir-se em unidades menores Sociedades polissegmentrias


Evans Pritchard com os Nuers Fortes com Tallensi

Cls e gens USA cl matri, gens e patri. Definir em cada caso. Cl grupos de descendncia unilinear, Cl se acompanha de sistema classificatrio Regras de exogamia

Qualidade de membro do cl , normalmente, pelo nascimento. Patrilineares e matrilineares. Pode existir costume de adoo Indivduo pertence ao cl de agnatos, mas tem vnculo com o outro cl, os parentes da me. Sistema de cls divide a tribo em grupos com identidade definida. Grupos corporados: grupo se renem, rituais, mora junto, tem representante, pode incluir propriedade coletiva da terra.

Yak, estudados por Darlly Forde. Linhagens patrilineares corporadas, yeponema, com chefe e propriedade coletiva da terra. Cls patrilineares corporados, que renem vrias linhagens, com chefe ritual, altar para ritos, e casa de reunio dos homens. Sistema de cls matrilineares, dividido em linhagens corporadas, se renem nos rituais do cl.
Cls patrilineares so compactos Cls matrilineares dispersos

Tribos do baixo Congo, descritos por Richards. Aldeia formada por linhagens matrilineares, todos os homens da matrilinagem moram juntos, com suas esposas e filhos pequenos. Quando o rapaz chega a uma certa idade, vai morar com o irmo da me, na aldeia da matrilinagem.

Gluckman, ausncia de grupos corporados na Africa central. Grupo corporado tpico da regio uma aldeia que se rene em torno de um chefe. Grupo aberto. comum que um certo nmero esteja emparentado, por laos cognticos com o chefe. No formam grupo de descendncia unilinear, que so fechados.

Lozi, da Africa Central, no tem cl nem linhagem. Parentesco cogntico. Parentesco reconhecido se estende at um trisav comum, aos primos de terceiro grau. Parentesco como sistema de integrao social. Grupo corporado quem exige vingana por morte de parente. Tem seu prprio culto, aos ancestrais, ou ligado a um santuario. Princpo de descendncia unilinear cria um tipo particular de estrutura social, sociedades segmentrias.

VIII

Casamentos so um arranjo da estrutura social. Estrutura social como arranjo de pessoas em relacionamentos institucionalizados. Novas relaes sociais so criadas pelo casamento, outras so modificadas. Casamento ritualizado. Exemplo Inglaterra antiga. O casamento no uma preocupao do Estado ou das autoridades polticas, um acordo entre dois grupos de pessoas: os parentes da mulher e os parentes dele. Posteriormente o casamento passa a ser uma preocupao da igreja.

Fim da idade Mdia, separao da igreja do Estado, quem ficou com o casamento, registrado por algum licenciado pelo Estado, paga taxas, etc.

Fim da idade Mdia, separao da igreja do Estado, quem ficou com o casamento, registrado por algum licenciado pelo Estado, paga taxas. Ideia de amor romntico, sculo XIX, em romances, dramas, e agora no cinema. No incio, foi concebido como por fora do cassamento. Mudana na posio social e econmica da mulher durante os sec. XIX e XX. Propriedade, emprego, no casamento recusam em prometer que obedecero ao marido.

Na Africa no pensam o casamento como baseado no amor romntico, embora beleza, carter e sade so levados em conta. Afeio resultado do cassamento. O cassamento concebido como um processo, resultante de convivncia e cooperao e na criao dos filhos.

Casamento no competncia de autoridade poltica, mas contrado pelo acordo entre dois grupos, os parentes do homem e da mulher. A compreenso da natureza desta aliana essencial a qualquer entendimento dos sistemas de parentesco africanos. C asamento legal e no legal. No primeiro os filhos vo a ter o status de legtimos. Critica viso simplista da compra por parte de autoridades coloniais que compara mulher com boi ou carro.

Rituais de cassamento na Africa incluem prestaes e contraprestaes. Aspectos simblicos. Casamento como transferncia de direitos e deveres dos pais da noiva para o marido. Mund ingls (traduo) Lembrar da Dadiva Maussiana, trabalhos sobre intercmbio realizados por Seligman na Melanesia, Kula, etc.

Cassamento africano como um processo. Noivado, como contrato entre duas famlias Nascimento do primeiro filho. So os filhos que unem marido e mulher. Duas famlias se unem por descendentes comuns.

Cassamento africano 1. Envolve modificao o ruptura de relaes entre a noiva e seus parentes. Grupo da noiva perde um membro, desfalque na solidariedade da famlia. Pagamento da noiva usado para pagamento de noiva para o irmo da me. A famlia perde uma filha e ganha um nora.

2. cassamento d ao marido e seus parentes direitos sobre a mulher e aos filhos que ela gere. Diretos in personam: deveres Direitos in rem: se algum mata ou fere, ou comete adultrio com ela, pode exigir indenizao por ter tido seus direito violados. Direitos sobre os filhos da mulher. Um africano casa porque deseja ter filhos.

3. Um casamento no s a unio de um homem e uma mulher, mas uma aliana entre duas famlias ou grupos de parentes. Trocas de presentes criam vnculo social (Mauss) Rituais de prestao e contraprestao. Troca de mulheres, cada grupo fornece uma esposa para um homem do outro grupo. A troca cria relaes de aliana mais ou menos duradoura.

A=b

B=c

C=d

Pode envolver direitos Pode ser continuado por geraes Prestaes e contraprestaes de mulheres x gado Observao, o artigo de 1950. As Estruturas Elementares do Parentesco de Lvi-Strauss so de 1949.

IX

Casamento como um processo Parentesco como pessoas que tem um ancestral comum. Parentesco como pessoas que tem um descendente comum. Relao de afinidade traada atravs da esposa. Relao entre o pai e o irmo da me. No caso do casamento com prima cruzada, as famlia j esto relacionadas antes do casamento (Afim potencial, que efetivado)

Relaes marcadas por atitudes. Evitao; relao jocosa (no respeitoso) So relaes convencionais Expresso simblica convencionalizada da posio relativa das pessoas numa relao. Evitao e jococidade tem a mesma posio social. Estrutura social deve prover meios para evitar, limitar, controlar e resolver conflitos. Evitao com sogra, jocosa com irmos da noiva

Sistema de parentesco um conjunto de regulamentos referentes ao cassamento entre pessoas relacionadas por cognao. Regras que probem o cassamento em determinadas relaciones Regras de cassamento preferencial, primos cruzados. Regras referentes a relaes sexuais fora do casamento Incesto

Teoria geral deve dar conta de cassamentos permitidos, preferenciais e proibidos Funo social, preservar, manter ou continuar uma estrutura de parentesco existente, como sistema de relaes institucionais. Preferenciais renovam e reforam o sistema Proibidos perturbam o sistema Poligamia, poliandria, com irmos Levirato, (homem com viva) Soroato mulher com vivo)

XI

Crtica s teorias do matriarcado Exemplo de sociedades africanas matrilineares, os direitos esto com os homens do cl da me Exemplo de sociedade patrilinear, roma clssica. Cognato. Linhagem duplo, patrilinear e matrilinear na mesma sociedade, (yak, Fodes). Transmitem direitos e deveres.

Existncia de tenses e presses no sistema de parentesco Em famlia polignica, cada ncleo consiste na mulher e seus filhos. Relaa da pessoa com o siblings do pai e da me, institucionalmente definido.

Analise comparativo dos sistemas de parentesco a partir das suas semelhanas e diferencias. Tos os Sistemas de Parentesco so produto da evoluo. Uma das caractersticas da evoluo a diferenciao divergente. Importncia do gado entre os povos pastores patrilineares; costumes de evitao e jococidade com parentes por afinidade.

Para que um sistema de parentesco possa existir, deve funcionar, deve proporcionar uma integrao das pessoas, num conjunto de relacionamentos, dentro dos quais possa interagir e cooperar sem demasiados conflitos srios. O sistema deve proporcionar meios de limitao, controle e resoluo de conflitos. O sistema seria produto da combinao de uns poucos princpios.

Unidade estrutural, o grupo de siblings. Como o parentesco est vinculado aos arranjos territoriais entre pessoas. Relacionamentos didicos entre pessoas (parentesco), relacionamento entre grupos (cls e linhagens). Sistema de parentesco est ligado organizao destes grupos de linhagens unilineares.

Mudanas na frica, repercutem no sistema de parentesco. As sanes proporcionadas, pelo sistema de parentesco, para o controle da conduta esto enfraquecendo. Por exemplo, algumas dessas sanes eram religiosas e no podem persistir onde a ao missionaria bem sucedida. Julgando pelo que est acontecendo em algumas partes da frica, as novas sanes, das quais o policial, o sacerdote ou clrigo so os agentes, esto se revelando muito menos eficazes do que aquelas em que os agentes eram parentes que falavam em nome da autoridade dos ancestrais.

O processo de mudana inevitvel. De forma muito limitada ele pode ser controlado pela administrao colonial, e obvio que a eficcia de qualquer ao empreendida pela administrao depende dos conhecimentos que ela tem sua disposio sobre a sociedade nativa, suas estruturas e instituies, e o que est acontecendo com elas no momento atual. Um antroplogo criterioso no tentar dizer a um administrador o que ele deve fazer; sua tarefa especial consiste em prover o conhecimento cientificamente adquirido e analisado, que o administrador pode usar se quiser.

You might also like