You are on page 1of 8

BARBOSA, Ana Mae. INQUIETAES E MUDANAS NO ENSINO DA ARTE. So Paulo: Cortez, 2007.

AS MUTAES DO CONCEITO E DA PRTICA

A aprendizagem da Arte obrigatria pela Lei de Diretrizes e Bases - LDB - no Ensino Fundamental e no Ensino Mdio, no entanto, essa obrigatoriedade no suficiente para garantir a existncia da Arte no currculo. Somente a aco do professor pode torn-la essencial para favorecer o crescimento individual e o comportamento dos cidados. Ao Poder Pblico cabe propiciar meios para que os professores desenvolvam a capacidade de compreender, e conceber a Arte.

A falta de um aprofundamento dos professores de Ensino Fundamental e Mdio pode retardar a Nova Arte. A Arte-Educao tem sua misso de favorecer o conhecimento das diversas formas de Arte.

MUDANAS NO ENSINO DA ARTE

A Arte-Educao mudou nos seguintes aspectos:

1- Maior compromisso com a cultura e com a histria.

2- nfase na inter-relao entre o fazer, a leitura da obra e a contextualizao histrica, social, antropolgica e esttica da obra. S um saber consciente e informado torna possvel a aprendizagem em Arte.

3- Influir positivamente no desenvolvimento cultural dos estudantes pelo ensino-aprendizagem da Arte. A Arte na Educao como expresso pessoal e como cultura um importante instrumento para identificao cultural e o

desenvolvimento individual. Por meio da Arte, possvel desenvolver a criatividade, percepo, imaginao, senso crtico, apreenso da realidade.

4- Pretende-se ampliar a criatividade com leituras e interpretaes de obras de Arte.

5- Necessidade de alfabetizao visual, onde no se restringe a anlise da obra, mas, em que contexto est inserida.

6- Compromisso com a diversidade cultural enfatizada pela Arte'Educao ps-Moderna.

7- Reconhecer que o conhecimento da imagem de fundamental importncia para desenvolvimento da subjetividade e desenvolvimento profissional.

TRANSFORMAES NO ENSINO DA ARTE

Embora a Arte seja uma disciplina de extrema importncia, ela ainda no vista como tal. A defesa do ensino de Arte na escola j reuniu inmeros argumentos, quase todos alheios ao processo que compreendem a atividade artstica, seus produtos, aes e reflexes. Dentre os argumentos, podemos citar:

1- Aprendizagem da Arte para desenvolvimento moral da sensibilidade e criatividade.

2- Ensino da Arte como forma de recreao.

3- Arte-Educao como artifcio para ornamentao da escola.

4- Arte como apoio da aprendizagem e memorizao dos contedos de outras disciplinas.

5- Arte como benefcio para acalmar e relaxar.

As transformaes nas concepes que tem orientado o ensino de Arte nas ltimas dcadas enfrentaram o desafio de refletir sobre esses processos, que desfiguravam o conceito de Arte na educao. O ensino de Arte na escola no est em busca de solues, mas de questionamentos.

A ARTE E SEU ENSINO, UMA QUESTO OU VRIAS QUESTES?

A Arte um grande desafio pois, nos coloca questes que nos permite utilizar diversas reas do conhecimento, ela desafia, questiona, e levanta hipteses.

A Arte contempornea discutida por vrios estudiosos e especialistas. Ela complexa e consequentemente seu ensino tambm. necessrio investimentos na significao da Arte, do Artesanato e cio design nas escolas, nas pesquisas, no artista e no educador juntos, e rejeio da segregao cultural na educao como afirma Paulo Freire.

CONCEITOS E TERMINOLOGIA

Na escola, ensinar e aprender so frutos de um trabalho coletivo. Os professores de Arte devem conhecer desde os conceitos fundamentais da linguagem da Arte at a linguagem artstica em que se trabalha. preciso conhecer seu modo especifico de percepo, como so construdos os sentidos a partir das leituras, como aprimorar o olhar, ouvidos e corpo. Para Perrenoud, o papel do educador mediar objeto de conhecimento e o aprendiz. Uma mediao sempre ser a articulao entre as histrias pessoais e coletivas dos aprendizes de Arte. O educador deve ser capaz de criar situaes que possam ampliar a leitura e compreenso das pessoas, sobre stia cultura e seu mundo. No ensino da Arte, preciso pensar em desafios instigantes e estticos.

CAMINHOS METODOLGICOS

A Arte-Educao entendida como disciplina - A viso mais contempornea do ensino da Arte valoriza a construo e a elaborao como procedimento artstico, enfatiza a cognio em relao emoo e procura acrescentar a dimenso do fazer artstico possibilidade de acesso e compreenso do patrimnio cultural da humanidade. H uma proposta para que o ensino de Arte seja elaborado a partir de trs aes bsicas - Proposta Triangular do Ensino de Arte (experimentao, decodificao e informao):

1- Ler obras de Arte - a leitura de obras de Arte envolve o questionamento, a busca, a descoberta e o despertar do senso crtico dos alunos.

2- Fazer Arte - ao do domnio da prtica artstica.

3- Contextualizar - domnio da leitura da Arte e outras reas do conhecimento.

A EDUCAO DO OLHAR NO ENSINO DA ARTE

O papel da Arte na educao est relacionado aos aspectos artsticos e estticos do conhecimento. Expressar o modo de ver o mundo nas linguagens artsticas dando forma e colorido uma das funes da Arte na escola. A educao esttica tem como lugar privilegiado o ensino da Arte, entendendo por educao esttica as vrias formas de leitura, de fruio que podem ser possibilitadas s crianas no seu cotidiano.

OLHAR E VER

Nossa viso limitada, vemos o que compreendemos e o que temos

condies de compreender, o que nos significativo. O sentido vai ser dado pelo contexto e pelas informaes que o leitor possui. O olhar de cada indivduo est impregnado de experincia e vivncias anteriores que lhes so significativas.

IMAGEM

comum nas escolas de Educao Infantil trabalhar com leitura de imagens sem, muitas vezes entender esse processo de leitura. preciso compreender como a criana l essas imagens e o que ela interpreta.

LEITURAS

As leituras mostram a diversidade de significados, o quanto os contextos, as informaes, as vivncias de cada leitor esto presentes ao procurar dar um sentido para a imagem.

EDUCAO DO OLHAR

preciso educar o olhar da criana desde a Educao Infantil. O ensino da Arte contempornea busca possibilitar atividades interessantes e acessveis s crianas.

MULTICULTURALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE

O prefixo "multi" indica um trabalho entre muitas disciplinas e o prefixo "inter" a inter-relao entre duas ou mais disciplinas. Os trabalhos interdisciplinares na maioria das vezes so realizados sob a forma de projetos, o que extremamente positivo em se tratando de Arte.

A educao multicultural envolve o desenvolvimento de competncias em

muitos sistemas culturais, e seu objetivo promover a igualdade por intermdio da mudana educacional.

MULTICULTURALIDADE E UM FRAGMENTO DA HISTRIA DA ARTE/EDUCAO ESPECIAL

Uma das culturas minoritrias presentes no espao da educao escolar a do portador de necessidades especiais.

O maior desafio de uma pedagogia multicultural aprender a lidar com a diversidade, compreendendo que o portador de necessidades especiais pode criar e recriar sua prpria cultura, no entanto o conservadorismo se esquece disso.

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor de Arte tem um papel importante como elo de ligao, entre outras disciplinas, no entanto deve ser respeitado tanto como os outros. A disciplina de Arte no inferior s outras.

TECNOLOGIAS CONTEMPORNEAS E O ENSINO DA ARTE

Vivemos num mundo rodeado de imagens, tantas que nem temos tempo se assimil-las. Nesse contexto, importante desenvolver a competncia de saber ver e analisar as imagens para que ela adquira significado. importante conhecer todos os meios tradicionais quanto os tecnolgicos.

IMAGEM ESTTICA E IMAGEM EM MOVIMENTO

O jso de novas tecnologias na escola defasado, mas no pode ser deixada de lado em detrimento do tradicionalismo. A imagem ganha a cada a-vano

tecnolgico, mais possibilidades de apropriao e re-significao. A preocupao com a aprendizagem em Arte deve estar sempre presente com os meios tradicionais ou com recursos tecnolgicos modernos. O uso de mais de um meio pode gerar imagens interessantes e significativas para os alunos, o que no pode o professor ser resistente s mudanas.

APRENDIZAGEM DA ARTE E O MUSEU VIRTUAL DO PROJETO PORTINARI

Os museus virtuais se multiplicam na Internet e so instrumentos de educao. Diferencia os atuais formatos utilizados por instituies para a insero de museus e acervos no espao virtual, caracterizando os objetivos de cada uma das estruturas.

O conhecimento de projetos virtuais pode ser uma experincia riqussima vivenciada por professores e alunos.

INTERNET: CULTURA E PODER

A Internet um instrumento de ao artstica cultural, por sua capacidade de levar imagens, documentos, textos, com extrema rapidez, e que devem ser explorados nos trabalhos com Arte, pois possibilitam o contato com produes artsticas de diferentes momentos e culturas.

A FORMAO DO PROFESSOR DE ARTE

Estamos passando por uma fase de retomada de uma identidade profissional do professor de Arte, que deve refletir sobre a prtica pedaggica em busca de um maior domnio das aes educativas. Os cursos de formao de professores de Arte devem encarar o desafio de propiciar a seus alunos uma insero na linguagem artstica e reflexes crticas, e sua formao deve ser sempre contnua.

ENSINO DE ARTE

A autora aponta que h necessidade de um ensino de Arte sequencial, para que o aluno seja preparado para engajar-se no mundo artsttco-esttico com certa autonomia, e esprito crtico.

You might also like