You are on page 1of 6

Prof.

Jairo Molina - Gesto em Petrleo e Gs

ORGANIZAO ADMINISTRATIVA
As empresas no so amorfas. Nem estticas. Elas tem uma constituio, um organismo que vive e palpita, que cresce e se desenvolve e que precisa ser organizado e estruturado para funcionar melhor. Normalmente em nossos lares, temos cada coisa no seu devido lugar, seja na sala, cozinha, em cada quarto: tudo organizado de uma maneira lgica e racional. Tambm nas empresas as pessoas, os equipamentos, enfim todos os recursos empresariais, so alocados e arranjados de acordo com as suas funes, de uma maneira lgica e racional. O papel da organizao Administrativa exatamente alocar, arranjar, agrupar, reunir, dividir o trabalho, especializar, para que as atividades sejam executadas da melhor maneira possvel.

CONCEITOS
ORGANIZAO a funo administrativa que se incumbe do agrupamento das atividades necessrias para atingir os objetivos da empresa O agrupamento das atividades envolve a reunio de pessoas e recursos empresariais sob a autorizao de um chefe. Assim, a organizao precisa lidar com pessoas, rgos e relaes de autoridade e responsabilidade. Para que os objetivos sejam alcanados, os planos executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente, as atividades precisam ser ser adequadamente agrupadas e a autoridade convenientemente distribuda.

OBJETIVOS
A ORGANIZAO ADMINISTRATIVA serve para agrupar e estruturar todos os recursos da empresa - pessoas e equipamentos- para

TEORIA DA ADMINISTRAO

permitir o alcance dos objetivos almejados da melhor forma possvel. Assim, o objetivo da ORGANIZAO agrupar as pessoas para que estas trabalhem melhor em conjunto. A organizao existe porque o trabalho empresarial a ser realizado impossvel para uma s pessoa. Da a necessidade de muitas pessoas em conjunto executando atividades diferentes, o que conduz a um novo problema: o da coordenao entre as pessoas.

PRINCPIOS BSICOS DE ORGANIZAO


A organizao administrativa deve basear-se em cinco princpios de organizao: a) Princpio da Especializao A organizao deve fundamentar-se na diviso do trabalho que provoca a especializao das pessoas em determinadas atividades. A especializao produz um incremento da quantidade e qualidade de trabalho executado.

b) Princpio da Definio Funcional O trabalho de cada pessoa, a atividade de cada rgo e as relaes de autoridade e responsabilidade so aspectos que devem ser claramente definidos por escrito. As empresas geralmente utilizam o organograma, a descrio do cargo ou o Manual de Organizao para atender ao princpio da definio funcional. O importante deixar claro a posio de cada pessoa ou rgo na estrutura organizacional da empresa.

c) Princpio da Paridade da Autoridade e Responsabilidade A autoridade o poder dar ordens e exigir obedincia ao subordinado, e responsabilidade o dever de prestar contas ao superior. O princpio da Paridade salienta que deve haver uma correspondncia entre o volume de autoridade e de

TEORIA DA ADMINISTRAO

responsabilidade atribudo a cada pessoa ou rgo. Essa equivalncia necessria para evitar que certas pessoas ou rgos tenham excessiva responsabilidade sem a necessria autoridade. Ou, caso contrrio, demasiada autoridade para muito pouca responsabilidade. A cada responsabilidade deve corresponder uma autoridade que permita realiz-la e a cada autoridade deve corresponder uma responsabilidade equivalente.

d) Princpio Escalar decorrente do princpio anterior: cada pessoa deve saber exatamente a quem prestar contas e sobre quem possui autoridade. Refere-se cada cadeia de relaes diretas de autoridade de um superior para um subordinado em toda a organizao, desde a base at a cpula, onde geralmente est o chefe principal como autoridade mxima.

e) Princpio da Funes de Linha e de Staff Deve-se definir, da maneira mais clara possvel, no s a quantidade de autoridade atribuda a cada pessoa ou rgo, mas tambm a natureza dessa autoridade. Este princpio leva a distino entre as funes de linha e de staff dentro da empresa.

As funes de linha so aquelas diretamente ligadas aos objetivos principais da empresa, enquanto as funes de staff so aquelas que no se encontram diretamente ligadas queles objetivos. O critrio da distino o relacionamento direto ou indireto com os objetivos empresariais e no o grau de importncia de uma atividade sobre outra.

TEORIA DA ADMINISTRAO

COMPONENTES DA ORGANIZAO
1. TAREFAS - Diviso do trabalho, provocando a especializao de atividades e de funes. 2. PESSOAS - Considera-se as habilidades, aptides, interesses, experincias e prtica e o comportamento de cada pessoa. 3. RGOS - O trabalho e as pessoas so agrupadas em rgos. Os rgos so dispostos em nveis hierrquicos. A departamentalizao determinada de acordo com os critrios de melhor atendimento aos objetivos empresariais. 4. RELAES - Entre as pessoas e o trabalho, relacionamento entre uma pessoa com outras situadas em setores diferentes da empresa, relacionamento informal entre os participantes em situaes fora do trabalho, etc.

TAREFAS

RELAES

PESSOAS

RGOS

ORGANOGRAMA
Como prprio nome indica, Organograma o grfico que representa a Organizao formal de uma Empresa, ou seja, a sua estrutura organizacional.

TEORIA DA ADMINISTRAO

COMPOSIO DO ORGANOGRAMA Representa os cargos ou rgos. Representa (autoridade) Representa (assessoramento) Representa relaes (laterais) de comunicao Staff relaes de comunicao

Representa rgo no pertencente a Empresa

TIPOS DE ORGANOGRAMAS
ORGANOGRAMA CLSSICO - o mais freqentemente utilizado dentre os todos os tipos e aquele que apresenta as caractersticas mais importantes da estrutura organizacional. ORGANOGRAMA VERTICAL - idntico ao Clssico, com uma nica diferena. Ele colocado na posio vertical. ORGANOGRAMA DIAGONAL ou EUROPEU - o organograma Clssico, disposto em sentido diagonalizado. ORGANOGRAMA SETORIAL ou RADIAL - elaborado atravs de crculos concntricos. A autoridade mxima se localiza no centro. ORGANOGRAMA CIRCULAR - elaborado em crculos concntricos, que representam os diversos nveis hierrquicos, traados em linhas pontilhadas ou tracejadas.

TEORIA DA ADMINISTRAO

You might also like