You are on page 1of 11

GERENCIAMENTO DE REDES: Ferramenta de monitoramento de redes MANAGEMENT NETWORK: Network Monitoring Tool Francis Alduan Caetano Centro Universitrio

Filadlfia UniFil Caixa Postal 196 Londrina Pr Brasil franciscaetano@gmail.com

ABSTRACT: The computers networks are becoming larger and complex, are composed of a variety of devices, resources and tools that make us dependent of it. With this growth and looking for a better control of these resources, we use the techniques of network management and the network monitoring tools will help us to control and manage. The tools also help us in solving problems, because we are constantly aware of changes, instabilities and falls in the environment. The network management tools play a vital function for a company that aims to solve problems faster and greater availability of their services. KEYWORDS: Management, monitoring tools, network.

RESUMO: As redes de computadores esto cada vez maiores e mais complexas, so compostas por uma variedade de equipamentos, recursos e ferramentas que nos deixam cada vez mais dependentes. Com este crescimento e visando um melhor controle destes recursos utilizamos as tcnicas de gerenciamento de redes e as ferramentas de monitoramento de redes que nos auxiliar tanto no controle quando na gerncia. A ferramenta tambm nos auxilia na resoluo de problemas, pois constantemente seremos alertados de alteraes, instabilidades e quedas no ambiente. As ferramentas de gerenciamento de redes desempenham um papel vital para uma empresa que visa rapidez na resoluo de problemas e uma maior disponibilidade de seus servios. PALAVRAS-CHAVE: Gerenciamento, ferramentas de monitoramento, redes.

1. Introduo Qualquer rede de telecomunicaes sofisticada requer ferramentas

especializadas de gerenciamento alm das fornecidas pelos sistemas

operacionais de redes padres. Isso se deve ao fato de a correta operao de uma grande quantidade de diversos equipamentos de comunicaes serem vitalmente importante para a operao da rede (OLIFER; OLIFER, 2008). Segundo Costa et al. (2008), como administradores de redes sempre devemos estar atentos quanto a disponibilidade dos equipamentos da rede, a meta ideal seria garantir 100% de disponibilidade dos equipamentos. Para Kurose e Ross et al. (2006), os sistemas de gerenciamento de redes se assemelham a forma de como por exemplo um avio e monitorado em sua cabine pelo painel com seus instrumentos de monitoramentos de componentes, ou at mesmo uma sala de controle com mostradores, medidores e lmpadas que monitoram o estado de uma usina de gerao eltrica. Neste sentido a forma de como os operadores monitoram ou avio ou a usina semelhante a um administrador de rede operando o sistema que monitora o ambiente. No existia uma forma eficaz e que pouparia tempo em descobrir o problema real, os esforos realizados para entender o motivo de uma queda e se recuperar da queda eram muito grandes e demorados. Normalmente, um sistema de gerenciamento de redes opera em modo automtico e realiza as tarefas mais simples relacionadas ao gerenciamento automtico de redes. Um administrador humano deve tomar as decises mais complicadas com base em informaes coletadas e preparadas por um sistema de gerenciamento de redes (OLIFER; OLIFER, 2008). Visando fornecer ao administrador de rede que pretende implantar uma ferramenta que atenda suas necessidades e que seja eficaz, ser feita a pesquisa tanto em conceito do gerenciamento de redes, a importncia desta tarefa. Nos primrdios das redes de computadores, quando elas ainda eram artefatos de pesquisa, e no uma infraestrutura usada por milhes de pessoas por dia gerenciamento de rede era algo de que nunca se tinha ouvido falar. Se algum descobrisse um problema de rede, poderia realizar alguns testes, como ping, para localizar a fonte do problema e, em seguida, modificar os ajustes do

sistema, reiniciar o software ou hardware ou chamar o colega para fazer isso (KUROSE; ROSS, 2006); No nicio os esforos para deteco de problemas eram grandes, causando muito esforo na deteco de problemas. "Gerenciamento de rede inclui o oferecimento, a integrao e a coordenao de elementos de hardware, software e humanos, para monitorar, testar, consultar, configurar, analisar, avaliar e controlar recursos da rede, e de elementos para satisfazer s exigncias operacionais, de desempenho e de qualidade de servio em tempo real a um custo razovel." (KUROSE; ROSS, 2006).

2. Gerenciamento de Redes O gerenciamento de rede exige a capacidade de "monitorar, testar, consultar, configurar (...) e controlar" os componentes de hardware e software de uma rede (KUROSE; ROSS, 2006). O gerenciamento a capacidade de gerenciar os recursos tecnolgicos, sendo eles hardware ou software, nos permite ter um controle dos mesmos configurando e os gerenciando para manter o controle, os monitorando. Com o software podemos de forma eficiente monitorar o ambiente, mesmo que tenha muitos componentes. Para entender mais sobre o funcionamento da ferramenta necessrio saber como funciona e protocolo utilizado pelo mesmo. A Internacional Organization for Standard (ISO) criou um modelo de gerenciamento de rede que til para situar os cenrios apresentados em um quadro mais estruturado. So definidas cinco reas de gerenciamento de rede (KUROSE; ROSS, 2006). Sero apresentadas as cinco reas para o gerenciamento de redes, que nos permite obter um melhor controle dos recursos, so elas: Gerenciamento de desempenho. A meta do gerenciamento de desempenho quantificar, medir, informar, analisar e controlar o

desempenho

(por

exemplo,

utilizao

vazo)

de

diferentes

componentes da rede. Entre esses componentes esto dispositivos individuais (por exemplo, enlaces, roteadores e hospedeiros), bem como abstraes fim-a-fim, como um trajeto pela rede (KUROSE; ROSS, 2006). Nos permite controlar o desempenho do equipamentos, medindo seu desempenho para uma anlise afim de obter o melhor desempenho dos mesmos. Gerenciamento de falhas. O objetivo do gerenciamento de falhas registrar, detectar e reagir s condies de falha de rede. Podemos considerar o gerenciamento de falhas como o tratamento imediato de falhas transitrias da rede (por exemplo, interrupo de servios em enlaces, hospedeiros, ou em hardware e software de roteadores) (KUROSE; ROSS, 2006). Gerenciamento de configurao. O gerenciamento de configurao permite que o administrador de rede saiba quais dispositivos fazem parte da rede administrativa e quais so suas configuraes de hardware e software (KUROSE; ROSS, 2006). Gerenciamento de contabilizao. O gerenciamento de contabilizao permite que o administrador de rede especifique, registre e controle o acesso de usurios e dispositivos aos recursos de rede. Quotas de utilizao, cobrana por utilizao e alocao de acesso privilegiado e recursos fazem parte do gerenciamento de contabilizao (KUROSE; ROSS, 2006). Com a contabilizao dos recursos o administrador poder obter um melhor controle para projetar por exemplo uma reestruturao do ambiente, um crescimento ou reduo. Gerenciamento de segurana. A meta do gerenciamento de segurana controlar o acesso aos recursos da rede de acordo com alguma poltica definida (KUROSE; ROSS, 2006).

O administrador ter um melhor controle de acesso aos seus equipamentos, controlando todos que utilizam, por exemplo, um determinado recurso, ou equipamento. Tambm poder gerenciar com maior eficincia sistemas de seguranas ou firewalls. Com as tcnicas de gerenciamento de redes nos permite garantir um melhor aproveitamento dos recursos e equipamentos. Com o auxilio da ferramenta de gerenciamento de redes podemos obter um melhor controle das situaes, gerenciamento dos recursos, preveno de problemas, auxlio na deteco das falhas e tambm um auxlio na tomada de deciso, sero apresentados benefcios de se usar a ferramenta de monitoramento de rede: Deteco de falha em uma placa de interface em um hospedeiro ou roteador. Com ferramentais de gerenciamento apropriadas, uma

entidade de rede (por exemplo, o roteador A) pode indicar ao administrador de rede que uma de suas interfaces funcionando (KUROSE; ROSS, 2006). Com o auxilio da ferramenta no caso de uma falha como por exemplo desconexes de rede seriamos informados da tal falha para atuar no problema. Monitorao de hospedeiro. O administrador de rede pode verificar periodicamente se todos os hospedeiros da rede esto ativos e operacionais (KUROSE; ROSS, 2006). Os recursos sero monitorados na preventiva como, por exemplo, em possveis parada de equipamento, causando sua indisponibilidade. Monitorao de trfego para auxiliar o oferecimento de recursos. Um administrador de rede pode monitorar padres de trafego entre fontes e destinos e notar, por exemplo, que, comutando servidores entre segmentos de LAN, o total de trfego que passa por vrias LANs poderia ser reduzido de maneira significativa (KUROSE; ROSS, 2006).

Com o monitoramento do trafego podemos ser alertados de um possvel gargalo na rede, ou um link sobrecarregado sendo necessrios a interveno ou upgrade. Monitorao de SLAs. Com o advento dos Acordos de Nvel de Servios (Service Level Agreements -- SLAs) -- contratos que definem parmetros especficos de medida e nveis aceitveis de desempenho do provedor de rede em relao a essas medidas (KUROSE; ROSS, 2006). A monitorao de SLA permite garantir o uptime de servio ou recurso, por exemplo em contratos estabelecidos onde se deve garantir um nvel satisfatrio de disponibilidade. Alguns desses SLAs so: disponibilidade de servio (interrupo de servios), latncia, vazo e requisitos para notificao da ocorrncia de servio interrompido (KUROSE; ROSS, 2006). Deteco de intrusos. Um administrador de rede provavelmente vai querer ser avisado quando chegar trfego de uma fonte suspeita ou quando se destinar trfego a ela (por exemplo, hospedeiro ou nmero de porta) (KUROSE; ROSS, 2006). Com o monitoramento de trafego pode por exemplo prevenir um acesso indevido vindo de um host estranho ou por exemplo da rede interna.

A natureza distribuda de uma rede de larga escala torna sua operao impossvel sem um sistema centralizado que colete automaticamente informaes sobre o estado de cada concentrador, comutador, roteador ou multiplexador e passe essas informaes para o operador da rede. (OLIFER; OLIFER, 2008). Ou seja, seria impossvel uma pessoa, ou em alguns casos dependendo do tamanho e quantidade de recursos essa coleta contnua de informaes, sendo necessrio um sistema que o faz de forma automtica.

Como um administrador de rede pode descobrir problemas e isolar esta causa? A resposta reside no software de gerencia de rede, que permite a um gerente monitorar e controlar componentes de rede remotos (COMER, 2004).

3. Sistema Gerenciamento de Rede Os sistemas de gerenciamento de redes normalmente so uma combinao de hardware e software; portanto, existem certos limites dentro dos quais sua aplicao razovel (OLIFER; OLIFER, 2008). Coleta de dados: Como dispositivos da rede so distribudos, fazer isso exigir, no mnimo, que o administrador possa coletar dado (por exemplo, para a finalidade de monitorao) de uma entidade remota e efetuar mudanas nessa entidade (por exemplo, controle) (KUROSE; ROSS, 2006). Esse processo no geral ser automtico, pelo sistema de gerenciamento de redes, que faz essa coleta de forma automtica sobre a monitorao dos recursos gerenciados pelo sistema. A natureza distribuda de uma rede de larga escala torna sua operao impossvel sem um sistema centralizado que colete automaticamente informaes sobre o estado de cada concentrador, comutador, roteador ou multiplexador e passe essas informaes para o operador da rede. (OLIFER; OLIFER, 2008). Ou seja, seria impossvel uma pessoa, ou em alguns casos dependendo do tamanho e quantidade de recursos essa coleta contnua de informaes, sendo necessrio um sistema que o faz de forma automtica.

Diagnostico:

Como dispositivos da rede so distribudos, fazer isso exigir, no mnimo, que o administrador possa coletar dado (por exemplo, para a finalidade de monitorao) de uma entidade remota e efetuar mudanas nessa entidade (por exemplo, controle) (KUROSE; ROSS, 2006). Monitorao de hospedeiro. O administrador de rede pode verificar periodicamente se todos os hospedeiros da rede esto ativos e operacionais (KUROSE; ROSS, 2006). Ele tambm poderia ser alertado automaticamente quando o nvel de congestionamento de um enlace ultrapassasse determinado limite, para providenciar um enlace de maior largura de banda antes que o congestionamento se tornasse srio (KUROSE; ROSS, 2006). Monitorao de trfego para auxiliar o oferecimento de recursos. Um administrador de rede pode monitorar padres de trafego entre fontes e destinos e notar, por exemplo, que, comutando servidores entre segmentos de LAN, o total de trfego que passa por vrias LANs poderia ser reduzido de maneira significativa (KUROSE; ROSS, 2006). O diagnstico em si, ser feito com a coleta dos dados feita pelo sistema gerenciamento de redes, onde o administrador far a anlise das informaes que foram coletadas.

Ao ou controle: Um software de gerncia de rede permite a um gerente interrogar dispositivos como hosts, roteadores, switchs e pontes para determinar seu status, bem como para obter estatsticas sobre as redes s quais eles se ligam. O software permite tambm controlar tais dispositivos atravs de troca de rotas variveis e da configurao de interfaces de rede (COMER, 2004). Como um administrador de rede pode descobrir problemas e isolar esta causa? A resposta reside no software de gerencia de rede, que permite

a um gerente monitorar e controlar componentes de rede remotos (COMER, 2004). Como dispositivos da rede so distribudos, fazer isso exigir, no mnimo, que o administrador possa coletar dado (por exemplo, para a finalidade de monitorao) de uma entidade remota e efetuar mudanas nessa entidade (por exemplo, controle) (KUROSE; ROSS, 2006). Com o monitoramento de permite diagnsticos problemas que pode acontecer, cabe ao administrador analisar e intervir sobre o problema caso este no tenha sido um problema passageiro, tomar as aes devidas para regularizao e o controle do dispositivo. Um software de gerncia de rede permite a um gerente interrogar dispositivos como hosts, roteadores, switchs e pontes para determinar seu status, bem como para obter estatsticas sobre as redes s quais eles se ligam. O software permite tambm controlar tais dispositivos atravs de troca de rotas variveis e da configurao de interfaces de rede (COMER, 2004). Para evitar confuso entre programas aplicativos que usurios invocam e aplicativos que so reservados a gerentes de rede, os sistemas de gerncia de rede evitam os termos cliente e servidor. Em vez disso, o aplicativo cliente que executa no computador do gerente chamado de gerente, e o aplicativo que executa em um dispositivo de rede chamada de agente (COMER, 2004). H trs componentes principais em uma arquitetura de gerenciamento de rede, que so uma entidade gerenciadora, os dispositivos gerenciados e um protocolo de gerenciamento de rede (KUROSE; ROSS, 2006). A entidade gerenciadora uma aplicao que em geral tem um ser humano no circuito e que executada em uma estao central de gerncia de rede na NOC. (KUROSE; ROSS, 2006). A entidade gerenciadora , por exemplo, um software instalado para gerenciar os recursos a serem monitorados, sejam eles software ou hardware, necessrio que seja operada por um administrador de rede, pois ele que far o manuseio desta ferramenta.

Um dispositivo gerenciado um equipamento de rede (incluindo seu software) que reside em uma rede gerenciada. (KUROSE; ROSS, 2006). Como exemplo de um dispositivo podemos citar um servidor de e-mails, ou at mesmo um servio responsvel para o servidor de web. Tambm pode ser um equipamento de rede, como por exemplo, um roteador ou switch. O terceiro componente de uma arquitetura de gerenciamento de rede o protocolo de gerenciamento de rede. Esse protocolo executado entre a entidade gerenciadora e o agente de gerenciamento de rede dos dispositivos gerenciados, o que permite que a entidade gerenciadora investigue o estado dos dispositivos gerenciados e, indiretamente, execute aes sobre eles mediante seus agentes (KUROSE; ROSS, 2006). Esse seria o protocolo que servir de ponte entre a entidade gerenciadora e o dispositivo gerenciado. O protocolo mais utilizado o SMTP que servir de ponte para a entidade e o dispositivo. A arquitetura de um sistema de gerenciamento de rede conceitualmente idntica a essa analogia simples com uma organizao humana. O campo do gerenciamento de rede tem sua terminologia especfica prpria para os vrios componentes de uma arquitetura de gerenciamento de rede (KUROSE; ROSS, 2006). O cliente e o servidor usam protocolos de transporte convencionais, como TCP ou UDP, para interagir. O cliente envia requisies, e o servidor responde (COMER, 2004). O sistema de gerenciamento de uma rede integrado e composto por uma coleo de ferramentas para monitorar e controlar seu funcionamento. Uma quantidade mnima de equipamentos separados necessria, sendo que a maioria dos elementos de hardware e software para gerenciamento est incorporada aos equipamentos j existentes. O software usado para auxiliar o gerenciamento da rede instalado em servidores, estaes e processadores de comunicao, tais como, roteadores, concentradores de acesso e switches. Ele projetado para oferecer uma viso

de toda a rede como uma arquitetura unificada, com endereos e rtulos associados a cada ponto da rede e atributos especficos de cada elemento e link conhecido do sistema de gerenciamento (PINHEIRO, 2006).

4. Concluso Os benefcios do monitoramento de redes vo desde o controle e a organizao de componentes de redes e recursos utilizados, com o auxilio de uma ferramenta podemos ter uma melhor gerencia, pois nos auxilia tanto na interveno de falhas quanto na otimizao dos recursos. A ferramenta em si no far todo trabalho, mas com a anlise do administrador de redes e sua interveno pode se obter vrios benefcios e auxilio no seu trabalho, tornando mais eficaz.

Referncias COMER, Douglas E. REDES DE COMPUTADORES E INTERNET: abrange transmisso de dados, ligaes inter-redes, web e aplicaes. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. 640 p. COSTA, Felipe. AMBIENTE DE REDE MONITORADO: com nagios e cacti. Rio de Janeiro: Cincia Moderna LTDA, 2008. 189 p. KUROSE, James F.; ROSS, Keith W. REDES DE COMPUTADORES E A INTERNET: uma abordagem top-down. 3. ed. So Paulo: Pearson Addison Wesley, 2006. 634 p. OLIFER, Natalia; OLIFER, Victor. REDES DE COMPUTADORES: princpios, tecnologias e protocolos para o projeto de redes. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 576 p. PINHEIRO, Jos, Gerenciamento de Redes de Computadores: Uma Breve Introduo, Disponvel em: <http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_gerenciamento_de_redes_de _computadores.php>. Acessado em: set. 2012.

You might also like