You are on page 1of 2

Filosofia (do grego , literalmente amor sabedoria) o estudo de problemas fundamentais relacionados existncia, ao conhecimento, verdade, aos valores

ores morais e estticos, mente e linguagem.[1] Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religio por sua nfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas cientficas por geralmente no recorrer a procedimentos empricos em suas investigaes. Entre seus mtodos, esto a argumentao lgica, a anlise conceptual, as experincias de pensamento e outros mtodos a priori. A filosofia, como a entendemos hoje, tem seu incio no sculo VI a.C., na Grcia Antiga. Poderia ter surgido em qualquer lugar, mas naquele momento da histria diversas coisas ocorriam para que ali fosse seu comeo. A Grcia Antiga vivia um momento de auge de sua cultura. O comrcio com outros povos trouxe conhecimento. A produo artstica era muito ativa. Havia os jogos olmpicos. A linguagem, moeda e tecnologia (de arquitetura e militar) tambm marcaram esse perodo. Entretanto, naquele momento iniciou-se uma nova tentativa de responder os questionamentos sobre a existncia. Se, para alguns, as narraes fantsticas da mitologia serviam para explicar o mundo, suas catstrofes, seu clima, sua organizao, sua origem; outras pessoas comearam a procurar respostas fora dos mitos. Tales de Mileto (624-5 556-8 a.C.) considerado o primeiro filsofo. Os fragmentos que restaram de seus escritos nos mostram a tentativa dele em explicar sobre o que forma o mundo. Para ele, existe um elemento material que forma todas as coisas, a gua. Podemos encontrar gua em todos os locais. Ao furar o solo, se nos cortamos, dentro do tronco das rvores, nas rochas das nascentes

dos rios. Se a gua est em tudo, porque ela forma tudo. Esta maneira de explicar o mundo, usando a razo, que ir diferenciar a filosofia da mitologia. Porm, Tales nunca se chamou filsofo. A palavra filsofo apareceu anos mais tarde, com um homem chamado Pitgoras (570-1 496-7 a.C.). Ele, famoso hoje pelo teorema matemtico que leva o seu nome, que se considerou um amigo da sabedoria.

A filosofia difere da religio, pois sua busca das causas e princpios fundamentais no depende de dogmas ou de f, e difere da cincia por no depender apenas de fatos. Seu relacionamento com ambas, pode ser observado no grande nmero de filsofos que tambm eram telogos ou cientistas.

As questes filosficas alargam a nossa concepo do que possvel, enriquecem a nossa imaginao intelectual e diminuem a confiana dogmtica que fecha a mente contra a especulao; mas acima de tudo porque, atravs da grandeza do universo que a filosofia contempla, a mente tambm se torna grandiosa, e torna-se capaz dessa unio com o universo que constitui o seu bem maior.

You might also like