You are on page 1of 4

Tema: Historias em quadrinhos Ttulo: Minhas historias em quadrinhos Pblico alvo: Alunos do 3 Ano do Ensino Fundamental reas do conhecimento

envolvidas: Portugus, arte. Justificativa: As escolas precisam resgatar a prtica da leitura e de escrita, especialmente no Ensino Fundamental, por ser nessa faixa etria que a criana aprende a gostar de ler ou no. Precisa-se desenvolver uma prtica de leitura prazerosa, sem cobranas de entendimento dos textos atravs de avaliaes cansativas. Aprende-se a ler e a escrever lendo e escrevendo. Por isso devese, propiciar s crianas o manuseio de vrias formas de leitura e escrita como livros, revistas, internet e outros, para que se desenvolvam em sala de aula os aspectos sensoriais, emocionais e intelectuais da leitura e da escrita, de uma forma racional e dinmica. E isso uma das propostas do projeto UCA, fazer com que esses alunos aprendam de maneira prazerosa com o uso dos aplicativos que o laptop disponibiliza. O professor no detentor do saber e sim um motivador, orientador e viabilizador do processo ensino-aprendizagem, provocador de situaes problemticas a serem resolvidas e regulador de conflito. necessrio que ele faa uso de procedimentos democrticos, respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno, aproveitando os conhecimentos que o aluno tem, servindo-se deles para desencadear novas aprendizagens.
Segundo Fonte:
As Histrias em Quadrinhos, devido a sua diversidade de linguagem e riqueza artstica, possibilitam muitos momentos prazerosos na complexa tarefa do ensino e aprendizagem da lngua escrita. Cabe escola utiliz-la de forma ldica para estabelecer uma relao harmoniosa entre professor, aluno e texto. O aluno precisa compreender que ler um exerccio que se presta ao prazer e no serve apenas para a execuo de tarefas escolares e atendimento de interesses transitrios.

Objetivo: O presente projeto tem como objetivo: - Diferenciar o gnero literrio das revistas em quadrinhos de outros gneros - Caracterizar e descrever este gnero (das revistas em quadrinhos) - Elaborar uma historia e transform-la em quadrinho pelo laptop.

- Utilizar ferramentas do laptop, tais como: arrastar, selecionar, trazer uma imagem para frente ou para trs, fazer flip na figura, alterar tamanho da figura, baixar imagem de um arquivo, digitar texto. - Publicar sua historia em um blog. - Desenvolver a leitura e a escrita. CONTEDOS TRABALHADOS Lngua Portuguesa: leitura e interpretao, tipologia textual, produo textual, formao de palavras, sinnimos, escrita correta: uso do dicionrio. Etapas para criao de uma histria em Quadrinhos: personagens, bales, cenrios, onomatopeias, e quadros. Ensino da Arte: desenvolvimento de linguagem artstica atravs de desenho artstico em forma de histria em quadrinho. Psicomotricidade: coordenao motora ao trabalhar com o mouse. Metodologia: Pedir aos alunos que leiam historias em quadrinho. 2- Trazer para a classe um livro, um jornal, um folheto. Pedir que os alunos levantem as caractersticas que os gibis apresentam em comum e no que difere dos demais gneros. 3- Pedir alguns alunos que leiam em voz alta uma pequena histria de um dos gibis. Assim, fcil caracterizar a linguagem utilizada nos gibis. 4- Pedir ento que os alunos elaborem individualmente uma tirinha de gibi. Estas tirinhas podem conter: o balo, personagens, plano de fundo, onomatopeias. Deve ter no mximo 3 painis (quadrinhos). 5- Uma vez elaborada a tirinha, os alunos so apresentados para o site www.toondoo.com 6- Cada aluno deve se registrar. 7- Mostrar como utilizar as ferramentas, para que ento o aluno crie sua tirinha diretamente no site. 8- No final publicar no blog da sala, que ser criado pela professora, as tirinhas e as historias feitas pelos alunos. Recursos: Laptop, cartolinas, pinceis, lpis de cor, fita adesiva, papel sulfite A4, EVA, lpis preto, isopor. Durao: 3 meses (abril,maio e junho). Uma aula por semana CRONOGRAMA O cronograma abaixo demonstra como podero ser desenvolvidas as atividades, porm flexvel e deve ser adequado conforme o aprofundamento do professor podendo ser desenvolvido em 1 horas/aulas dependendo do interesse dos alunos e do ritmo da turma.

ATIVIDADES Apresentao do projeto. Realizar ditados, leitura dos gibis, produo de frases sobre imagens apresentadas pela professora. Disponibilizar gibis para as crianas folhearem e lerem. Ler a histria em quadrinhos Interpretao da seqncia dos quadrinhos e discusso sobre a diferena entre um texto normal e um texto nas histrias em quadrinhos. Dialogar sobre a histria e observar as etapas para criao de uma histria em quadrinhos, identificando: a) Personagens: eles tm vontades, dramas, conflitos, ironias. por meio de suas falas e aes que as histrias so contadas. b) Bales: criados especificamente para as histrias em quadrinhos, os bales podem ser de vrios tipos, os principais so: de fala, de pensamento, de ira, de berro, de sussurro. Neles so escritos os pensamentos e as falas dos personagens, em geral os de fala possuem um "rabinho" em direo ao personagem falante. c) Cenrios: h dois tipos de cenrios, os internos (dentro de residncias ou prdios) e os externos (na rua, na natureza, no meio ambiente). d) Onomatopias: so palavras ou junes de palavras que imitam a voz de animais ou rudos de objetos. Ex: BUUM!!! (exploso), CRI_CRI!! (grilo), TOC-TOC! (batendo porta), TIC-TAC! (bater do relgio). So elementos exclusivos da linguagem das histrias em

Abril X X

maio X

junho X

X X X

X X

X X

quadrinhos e permitem a livre criao. e) Recordatrios: o tipo de balo usado para a narrao. No possuem "rabinho" em direo a personagens. Ex.: "Enquanto isso..." e "No dia seguinte..." f) Quadros: eles delimitam o enquadramento das cenas de uma histria em quadrinho. Podem ser variveis em tamanho e formato, de acordo com a necessidade da cena a ser desenhada. Pesquisar sobre os tipos de bales onde esto escritos os textos: cada criana escolhe um gibi e, coletivamente, identificam-se os bales, sendo que as crianas devero registrar em seu caderno aqueles encontrados e para que servem. Produo de uma histria em quadrinhos com tema livre. E divulgao no mural e blog da sala. Culminncia:

Publicao das historias em quadrinhos no blog da sala, que ser criado pela professora. Avaliao: A avaliao ser contnua observando o interesse e o desempenho de cada aluno em cada etapa do projeto.

You might also like