You are on page 1of 12

Nome da fruta: Groselha Nome cientfico: Ribes nigrum L.

Famlia: Glossulariaceae Categoria: cida Existem duas variedades desta fruta: a groselha preta e avermelha, cujo valor nutricional semelhante. A groselha possui as vitaminas A, B2, B6, C e E. Sais minerais:clcio, fsforo, ferro, enxofre, magnsio, cloro e sdio, alm de protenas. A presena de cido olxico prejudica um pouco a absoro dos seus nutrientes pelo nossoorganismo. indicada para os diabticos, mantm a elasticidade e a resistncia dos vasos sanguneos, ajuda a prevenir constipaes e infeces intestinais e da pele; funciona como fortalecedor das gengivas. Em 100 gramas de groselha preta h 180 mg de vitamina C, enquanto na vermelha h 30 gramas, sendo esta a maior diferena entre as duas. Medicina popular, indicaes para a groselha Gota Tomar de 2 a 3 copos do suco por dia ou comer a groselha preta ao natural. Tumores Aplicar sobre o tumor cataplasma das folhas trituradas e cobrir com argila medicinal. No preparo da argila, faa-o com o ch das folhas da groselha. Erisipela Tomar o suco de groselha vermelha, de 2 a 3 copos por dia. O primeiro copo pela manh em total jejum

____________________________________________________

GROSELHA - ( Ribes ssp )

GROSELHA - ( Ribes ssp )

NOME CIENTFICO: Ribes ssp. Espcies: Groselha americana (Ribes hirtellum), groselha-europia (Ribes grossularia)

Espcies Relacionadas:Groselha (Ribes rubrum, Ribes petraeum, Ribes sativum) Groselha-preta (Ribes nigrum, Ribes ussuriense), Groselhabuffalo (Ribes aureum). NOME POPULAR: Groselha, Gooseberry (ingls), Stachelbeere (alemo), Groseille a Maquereaux (Frana), Uva Spina (Itlia), Stekbes (Flamengo). FAMLIA: Saxifragaceae. CICLO DE VIDA: Perene. ORIGEM: Atualmente existem muitas cultivares, mas a maioria so derivados principalmente da espcie Ribes grossularia, do Norte da frica e Ribes hirtellum dos Estados Unidos. PORTE: Arbustos com crescimento em mdia de 3 metros de altura. FOLHAS: So alternadas, simples, lobadas, brilhantes e caducas (suas folhas caem durante o perodo mais frio do ano). Sua colorao verde escuro na espcie europeia e cinza esverdeado na espcie americana. O sol intenso queima suas folhas. Em suas axilias h a presena de espinhos. FLORES: Dependendo da cultivar suas inflorescncias, tem de 1 a 4 flores de colorao rosadas despontam no incio da primavera, so autofrtis, polinizadas por insetos e pelo vento. FRUTOS: Uma baga com vrias sementes midas no centro, as variedades europeias so maiores que as americanas e tem uma variao de cores podendo ser verde, amarelo, rosa, vermelho e roxo.

GROSELHA - ( Ribes ssp ) - Deatlhe dos frutos

TRONCO: Flexiveis que com o passar do tempo se tornam lenhosos. Seus ramos ficam pendentes, chegando a encostar no solo, onde criam razes, podendo passar a ser uma planta envasiva. RAIZ: So finas e superficiais. LUMINOSIDADE: Deve ser cultivada a meia-sombra no recebendo a luz direta do sol nas horas mais quentes do dia. GUA: Gosta de solo sempre mido, mas no encharcado, o ideal seria manter um sistema de gotejamento. CLIMA: Prefere clima ameno e frio.

PODA: Depois de alguns anos, as hastes mais antigas devem ser removidas para dar espao e surgimento de novas brotaes. CULTIVO: Crescimento rpido, prefere solo que retenham umidade, mas que no deixem a raiz encharcada. Por ter razes finas e superficiais interessante deixar uma cobertura espessa com material orgnico, que pode ser feita com folhas secas. FERTILIZAO: Precisa de bastante potssio e nitrognio moderado. UTILIZAO: Principalmente como rvore frutfera, algumas espcies o fruto pode ser consumido in natura e outros em doces e geleias. PROPAGAO: O melhor mtodo de multiplicao da groselha atravs de estacas. A partir de sementes o processo mais demorado, chegando levar at 5 anos para frutificar, enquanto que com estacas um pouco mais de 2 anos. PREO: No Mercado em So Paulo SP a fruta estava sendo comercializada por R$ 129,00 0 kilo.
Mrio Franco7 de fevereiro de 2013 19:20 Ol Boa Noite! Ela importada, fotografei no Mercado em So Paulo, entre em contato: Mercado Municipal Paulistano - Casa Gonsalez Hortifruti Rua da Cantareira, 306 | Rua I Boxe: 17 / 19 (11) 3315-0050 contato@casagonsalezhortifruti.com.br Fale com Paulo Silvano Um abrao!

Groselhas (Ribes sp.) Exigentes em frio, so adequadas ao cultivo no centro e norte do pas. Necessitam de podas de formao nos primeiros anos de cultivo, frutificando a partir do 2 ano de plantao at perodos superiores a 15 anos, so uma excelente escolha para quem est a comear. Distinguem-se a groselheira-negra (Ribes nigrum),

groselheira-vermelha (Ribes rubrum) e groselheira uva-espim (Ribes uva-crispa).

Groselheira-vermelha (Ribes rubrum)

Groselheira-negra (Ribes nigrum) Ribes rubrum

Groselheira uva-espim (Ribes uva-crispa)

Cultivos de groselheiras protegidos com redes anti-pssaros

Groselheiras em vasos

Ribes rubrum - L. pro Parte sentido Jancz.


Nome Comum Famlia Sinnimos
Groselha Vermelha Grossulariaceae R. sylvestre. R. vulgare. pro Parte

Riscos conhecidos

As folhas frescas conter a toxina cianeto de hidrognio, embora os detalhes de quantidades no so dadas [240]. Esta substncia encontrada em vrios alimentos, incluindo amndoas. Em pequenas quantidades, cianeto de hidrognio tem sido mostrado para estimular a respirao e melhorar a digesto, tambm reivindicada a ser de benefcio no tratamento do cancro. Em excesso, no entanto, pode causar insuficincia respiratria e at mesmo a morte. mido solos em sebes e bosques, evitando solos cidos [7, 9, 17]. Europa Ocidental, incluindo GrBretanha.

Habitats

Alcance

Comestibilidade Classificao Medicinal Classificao

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:280_Ribes_rubrum.jpg

Cuidados

Resumo
http://commons.wikimedia.org/wiki/User:Hedwig_Storch

Caractersticas Fsicas

Ribes rubrum um arbusto de folha caduca crescendo a 1,2 m (4 ps). Ele resistente zona 5 e no sensvel a geada. flor de abrilmaio, e as sementes amadurecem a partir de julho-agosto. As flores so hermafroditas (possuem os dois rgos masculinos e femininos) e so polinizadas por abelhas, planta self.The autofrteis.

Indicado para: (argila) solos leves (arenosos), mdio (argiloso) e pesados e prefere solos bem drenados. PH adequado: solos cidos e neutros e bsico (alcalino). Ela pode crescer em semi-sombra (luz floresta) ou nenhuma sombra. Prefere solo mido.

Caractersticas Fsicas

Ribes rubrum um arbusto de folha caduca crescendo a 1,2 m (4 ps). Ele resistente zona 5 e no sensvel a geada. flor de abrilmaio, e as sementes amadurecem a partir de julho-agosto. As flores so hermafroditas (possuem os dois rgos masculinos e femininos) e so polinizadas por abelhas, planta self.The autofrteis.

Indicado para: (argila) solos leves (arenosos), mdio (argiloso) e pesados e prefere solos bem drenados. PH adequado: solos cidos e neutros e bsico (alcalino). Ela pode crescer em semisombra (luz floresta) ou nenhuma sombra. Prefere solo mido.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:280_Ribes_rubrum.jpg

http://commons.wikimedia.org/wiki/User:Hedwig_Storch

Habitats
Woodland Garden Sol Borda; sombra manchada; North Wall. Por. Parede do leste. Por.

Usos comestveis
Comestveis Peas: Frutas . usos comestveis: Frutas - crus ou cozidos [1, 2, 5, 11]. Um sabor cido agradvel, ele pode ser comido fora da mo, mas mais frequentemente cozidos em tortas, gelias etc [K]. H sim uma grande quantidade de sementes em cada fruto [K].

Usos Medicinais

Plantas para um futuro no pode assumir qualquer responsabilidade por quaisquer efeitos adversos sobre a utilizao de plantas. Procure sempre o aconselhamento de um profissional antes de usar uma planta medicinal. anti-reumticos ; Antiscorbutic ; Aperient ; Poultice ; refrigerante ; sialogogo . A fruta antiscorbutic, aperient, depurativo, digestivo, diurtico, laxante, refrigerante e sialogogo [4, 7, 21]. As folhas contm cianeto de hidrognio a toxina [240]. A mistura deles usado externamente para aliviar os sintomas reumticos [7]. Eles tambm so utilizados em cataplasmas para aliviar entorses ou reduzir a dor de deslocamentos [7].

Outros Usos
Cosmticos ; Dye . Um corante amarelo obtido a partir das folhas [100]. Um corante negro obtido a partir do fruto [100]. O fruto usado cosmeticamente em face-mscaras para firmar a pele cansada e sem vida [7].

Detalhes de cultivo
Facilmente cultivada em uma reteno de umidade, mas bem drenados solo argiloso de pelo menos qualidade moderada [11, 200]. As plantas so bastante tolerantes a sombra, mesmo sucedendo em um norte-facing parede [200], apesar de no fazer fruto to bem em tal posio [11]. Prefere um pH na gama de 5,5 a 6 [200]. Hardy a cerca de -20 C [200]. Groselhas so frequentemente cultivada em zonas temperadas por seus frutos comestveis, existem algumas variedades nomeadas, incluindo as formas com frutas brancas [4, 61]. A maioria das cultivares so auto-frteis e definir uma boa colheita por conta prpria [200]. O fruto produzido na base de madeira de idade e mais velhos de um ano, as plantas comeam a fruta em 3-4 anos a partir de sementes de [200]. Esta uma espcie de agregados que compem R. spicatum e R. rubrum. Existe alguma confuso na nomenclatura de alguns botnicos reconhecendo apenas duas espcies, R. silvestre. (Syn R. sativum) e R. spicatum (syn R. rubrum) [17, 200]. As plantas podem abrigar uma fase de pinho branco blister oxidao, por isso no devem ser cultivadas na vizinhana dos pinheiros [155]. As plantas deste gnero so particularmente suscetveis ao fungo mel [200].

Propagao
Semente - melhor semeadas assim que est madura no outono em um quadro frio. Sementes armazenadas requer trs meses de estratificao no frio entre 0 e 5 C e deve ser semeadas o mais cedo durante o ano, como possvel [113, 164]. Sob condies normais de armazenamento das sementes podem permanecer viveis por 17 anos ou mais. Prick as mudas em potes individuais quando eles so grandes o suficiente para lidar e cultiv-las em em uma moldura de frio para o seu primeiro inverno, plant-las na primavera do ano seguinte. Estacas de madeira semi-maduros, de 10 - 15 centmetros com um salto, julho / agosto, em um quadro [78, 113]. Estacas de madeira madura de crescimento do ano corrente, de preferncia com um salto de crescimento do ano anterior, de novembro-fevereiro em uma moldura de frio ou abrigadas cama ao ar livre [78, 200].

Ribes nigrum - L.
Nome Comum Famlia Sinnimos Riscos conhecidos Habitats
Nenhum conhecido Hedges e florestas, muitas vezes por fluxos [9, 17]. Europa, incluindo Gr-Bretanha, a partir de Scandanavia sul e no leste da Frana, Bulgria, N. e C. na sia. Groselha Grossulariaceae

Alcance

Comestibilidade Classificao

Medicinal Classificao

Cuidados

Resumo

Caractersticas Fsicas

Ribes nigrum um arbusto de folha caduca crescendo a 1,8 m (6 ps). Ele resistente zona 5 e no sensvel a geada. na folha 11Mar flor de abril-maio, e as sementes amadurecem a partir de julho-agosto. As flores so hermafroditas (possuem os dois rgos masculinos e femininos) e so polinizadas por abelhas, planta self.The auto-frteis.

Indicado para: (argila) solos leves (arenosos), mdio (argiloso) e pesados e prefere solos bem drenados. PH adequado: solos cidos e neutros e bsico (alcalino). Ela pode crescer em semisombra (luz floresta) ou nenhuma sombra. Prefere solo mido.

Habitats
Woodland Garden Sol Borda; sombra manchada; North Wall. Por. Parede do leste. Por.

Usos comestveis
Comestveis Peas: frutas , folhas . Usos comestveis: Ch . fruta - crus ou cozidos. Um excelente sabor aromtico [K]. O fruto totalmente maduro cru muito aceitvel, embora seja mais frequentemente cozido e usado para fazer tortas, gelias etc [1, 2, 5, 9, 34]. Muito rica em vitamina C [244]. O fruto de cerca de 10mm de dimetro [200], embora cultivares selecionados tm frutos maiores [K]. As folhas so usadas em sopas [183]. As folhas secas so um substituto ch [74, 177, 183]. Eles so muitas vezes adicionados mistura chs de ervas [238].

Usos Medicinais

Plantas para um futuro no pode assumir qualquer responsabilidade por quaisquer efeitos adversos sobre a utilizao de plantas. Procure sempre o aconselhamento de um profissional antes de usar uma planta medicinal. antidiarreico , anti-reumticos ; Diaphoretic ; Diurtico ; Febrfugo ; Miscelnea . frutas Groselha so uma boa fonte de minerais e vitaminas, especialmente a vitamina C. Eles tm diurtico e sudorfico aes, ajudam a aumentar corporal resistncia a infeces e so um remdio valioso para o tratamento de gripes e resfriados [4, 254]. O suco, especialmente quando fresco ou a vcuo, ajuda a conter a diarreia e acalma indigesto [4, 254]. As folhas so de limpeza, sudorfico e diurtico [4, 9]. Ao incentivar a eliminao de fluidos que ajudam a reduzir o volume de sangue e, assim, reduzir a presso arterial [254]. Uma infuso utilizado no tratamento de edema, dor reumtica e tosse convulsa, e tambm podem ser usados externamente sobre os cortes de cicatrizao demorada e abcessos [9]. Ele pode ser usado como um gargarejo para gargantas inflamadas e lceras da boca [254]. As folhas so colhidas durante a estao de crescimento e podem ser usadas frescas ou secas [238]. Acredita-se que uma infuso das folhas aumenta a secreo de cortisol pelas glndulas supra-renais, e, portanto, estimula a actividade do sistema nervoso simptico, [254]. Esta aco pode ser til no tratamento de condies relacionadas com o stress [254]. Uma infuso de razes jovens til no tratamento de febres eruptivas [4]. Uma decoco da casca foi encontrado de utilizao no tratamento de clculo, hidropisia e tumores hemorroidal [4]. A semente uma fonte de cido gama-linoleico, um cido gordo insaturado que auxilia na produo de substncias semelhantes a hormonas [238]. Este processo normalmente bloqueada no corpo, causando doenas que afectam os msculos uterinos, sistema nervoso e do metabolismo [238]. No temos registros do leo desta espcie a ser utilizada medicinalmente, embora seja utilizado em preparaes cosmticas [238, K].

Outros Usos
Cosmticos ; tintura ; miscelnia ; conservante . se o leo a partir da semente adicionado a preparaes para a pele e cosmticos. muitas vezes combinada com a vitamina E para prevenir a oxidao [238]. Um corante amarelo obtido a partir das folhas [100]. Um corante azul ou violeta obtido a partir do fruto [100]. As folhas so usadas para a preservao vegetal [74]. No h mais detalhes.

Detalhes de cultivo
Facilmente cultivada em uma reteno de umidade, mas bem drenados solo argiloso de pelo menos qualidade moderada [11,

200]. Melhor crescido em um arenoso profundo [1]. No gosto de barro muito pesado, solos calcrios e solos secos finos, mas pode ter sucesso na maioria dos tipos de solo, se a abundncia de matria orgnica incorporada [1]. As plantas necessitam de abundncia de nitrognio se eles esto a fazer o bem [200]. Prefere um pH na gama de 6,7-7 e intolerante de solos cidos [200]. As plantas so bastante tolerantes de sombra embora no to bem fruta em tal posio. [11] Fruteiras menos livremente, quando cultivada em locais de vento [200]. A planta resistente a cerca de -20 C, embora as flores so danificadas a -1 C [200]. Groselhas so amplamente cultivado em reas temperadas para o seu fruto comestvel, h muitas variedades chamado [183, 200]. A maioria das frutas produzido em uma de madeira anos de idade.Poda geralmente consiste em remover cerca de um tero de todas as hastes de apenas nvel acima do solo no Outono. Os caules mais velhos com menos um novo crescimento so removidos uma vez que estes sero os fruiters mais pobres. A planta capaz de fazer um novo crescimento a partir da base do caule e removidos, se as plantas so bem alimentados, este crescimento muito vigorosa e vontade fruta fortemente no ano seguinte. As flores podem se auto-fertilizar, mas muitas cultivares de frutas melhor com polinizao por insetos [200]. As plantas podem abrigar uma etapa do 'pinho branco blister ferrugem', ento eles no devem ser cultivadas nas proximidades de pinheiros [155]. As plantas deste gnero so particularmente suscetveis ao fungo mel [200].

Propagao
Semente - melhor semeadas assim que est madura no outono em um quadro frio. Sementes armazenadas requer trs meses de estratificao no frio entre 0 e 5 C e deve ser semeadas o mais cedo durante o ano, como possvel [113, 164]. Sob condies normais de armazenamento das sementes podem permanecer viveis por 17 anos ou mais. Prick as mudas em potes individuais quando eles so grandes o suficiente para lidar e cultiv-las em em uma moldura de frio para o seu primeiro inverno, plant-las na primavera do ano seguinte. Estacas de madeira semi-maduros, de 10 - 15 centmetros com um salto, julho / agosto, em um quadro [78, 113]. Estacas de madeira madura de crescimento do ano corrente, de preferncia com um salto de crescimento do ano anterior, de novembro-fevereiro em uma moldura de frio ou abrigadas cama ao ar livre [78, 200].

You might also like