You are on page 1of 6

CURSO DE GRADUAO EM PEDAGOGIA

JANAINA AIRES DE SOUZA

PRODUO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Londrina 2012

JANAINA AIRES DE SOUZA

PRODUO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

Trabalho Acadmico interdisciplinar em Grupo do Curso Licenciatura Pedagogia, na Universidade Norte do Paran UNOPAR para concluso do segundo semestre da grade curricular.

Londrina 2012

Introduo

Estudos sobre a psicologia scio-historica revelam que o homem s se constitui como ser humano pelas relaes que estabelece com os outros. Desde o nosso nascimento somos totalmente dependentes uns dos outros, pois o desenvolvimento da cognio surge da interao entre pessoa com meio fsico e social, onde a inteligncia no inata, mas sim construda com a interao. Por isso vamos analisar e compreender tal fato nos cotidianos escolares e a importncia da atuao do Pedagogo nos ambientes escolares.

Desenvolvimento

Desde o nascimento a criana esta em constante interao com o outro, no caso os adultos, e juntos compartilham modos de vivencia, dizer, pensar, agir aonde vo se construindo significados prprios. Para uma ao completa, ambos utilizam de instrumentos de interao com o meio, ampliando e modificando suas aes. A apropriao dos instrumentos ocorre na interao com o outro, ou seja, O caminho do objeto at a criana e desta at o objeto passa atravs de outra pessoa Vygostsky. Deve-se considerar ento que o desenvolvimento psicolgico tratado aqui se d a pela relao entre os indivduos e depois do prprio individuo, sada do estado social para o individual, ou seja, um processo continuo que possibilita a criana/individuo, condies para desenvolver e potencializar, aspectos fsicos , cognitivos sensoriais afetivos e sociais que no so desenvolvidos separadamente um trabalho integrado que necessita da interao: adulto/criana, criana/criana e criana/objeto. Acredita-se que desenvolvimento intelectual, papel importante nas interaes sociais, o homem que se forma a partir do contato em sociedade. Ento no processo de ensino aprendizagem a relao professor aluno deve ser realizado em meios a trocas, utilizando se instrumentos, por meio de estmulos externos ou seja o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem, e toda aprendizagem deve ser mediada, por isso a participao do professor deve ser ativa e constante. Por isso os professores devem encontrar meios e ajudas para que tal situao de fato ocorra, por isso importante que haja uma cooperao do professor com o pedagogo, para que o processo de aprendizagem ocorra de forma significativa, todos trabalhando em prol do mesmo benefcio, promover uma educao de qualidade.

Consideraes Finais

Como vimos o desenvolvimento um processo de modos culturais de pensar e agir, que se inicia nas relaes sociais, que nos adultos/professores, por meio da linguagem, de jogos, do ensinar, compartilhando sistemas de pensamento e aes. Sabemos que o processo de aprendizagem e desenvolvimento andam juntos, pois o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, que vo se modificando conforme o meio. A educao escolarizada e o professor tm um papel singular no desenvolvimento dos indivduos, pois possibilita o contato com sistemas organizados de

conhecimento e fornece a eles meios para elabor-los para se tornarem ativos e crticos no pensar. Por isso necessrio que cada individuo que trabalha na escola faa sua parte na promoo da Educao de qualidade.

Respostas ao Roteiro de Campo Nome da Instituio: Escola Municipal Oswaldo Cruz Endereo: Rua Lenidas Rezende Dutra, 10 - Jardim Santa Joana, Na Zona Sul de Londrina

1) Sim, Contamos com uma profissional qualificada para ocupar tal cargo. 2) Pedagoga, Formada em Pedagogia e especialista em Gesto Escolar. 3) Procuram assimilar todas as questes, mas muitas confundem a funo com a de professores, sendo que mais do que isso. 4) Tanto professores e diretores trabalham em prol do mesmo beneficio, promover uma educao ampla de qualidade. 5) Muitas vezes no encontramos subsdios, e at mesmo pessoas que contribuam para que questes no concretizem, se tem, mas precisam-se muito mais pessoas com muito mais comprometimento.

You might also like