You are on page 1of 3

O sulfato tetraaminocobre (II) mono-hidratado obtm-se atravs de uma reaco de sntese. As reaces de sntese podem ser totais ou parciais.

Numa reaco de sntese total os reagentes so substncias elementares (exemplo: sntese de amonaco). Numa reaco de sntese parcial os reagentes so substncias elementares e compostas ou apenas substncias compostas. A sntese do sulfato tetraaminocobre (II) mono-hidratado:

) ]

()

O sulfato tetraaminocobre (II) mono-hidratado um sal complexo, ou seja, possui ies complexos na sua constituio. Os ies complexos so formados por um catio metlico central que se encontra ligado a outras molculas ou ies, a que se d o nome de ligandos. Os ligandos possuem, pelo menos, uma par de electres de valncia no partilhados e podem estar ligados ao catio metlico por um ou mais dos seus tomos. Os tomos partilhados pelos ligandos e o catio metlico central chamam-se tomos doadores. Os ligandos podem ser monodentados, bidentados ou polidentados, consoante o nmero de tomos doadores envolvidos na ligao. A ligao que se estabelece entre os ligandos e o catio central covalente coordenada. O nmero de tomos do ligando que se une ao catio metlico central designa-se nmero de coordenao. Por esta razo, um sal complexo tambm chamado um composto de coordenao. Assim, um sal complexo uma espcie qumica electricamente neutra constituda por um ou mais ies complexos e outros ies de carga elctrica oposta. O io complexo [Cu(NH3)4]2+ o catio do sal sulfato de tetraaminocobre (II). O nmero de coordenao do cobre (Cu4+) quatro, sendo o catio metlico central. O amonaco (NH3) um ligando monodentado. Deste modo, os quatro ligandos estabelecem uma ligao coordenada com o cobre, cada um, partilhando um par de electres em cada uma das ligaes.

Como o sulfato tetraaminocobre (II) mono-hidratado produzido artificialmente pelo ser humano, um produto sinttico. Por vezes, necessria uma sequncia de reaces para se obter os produtos sintticos, de que so exemplo os txteis, fertilizantes e detergentes. Estes produtos, antes de serem produzidos nas fbricas, sofrem diversos estudos no sentido de melhorar as condies de produo e controlar a sua qualidade. Como, geralmente, os produtos sintticos no so puros, so sujeitos a operaes de modo a aumentar a sua pureza. A decantao, a filtrao, as lavagens, as dissolues, as secagens e as cristalizaes so exemplos das referidas operaes. O rendimento de uma reaco qumica varia entre 0 e 100%. O objectivo dos estudos efectuados j referidos produzir produtos com maior rentabilidade possvel. O rendimento () de uma reaco qumica o quociente entre a quantidade de substncia / massa de produto / volume do produto que, na realidade, se obtm e a quantidade de substncia / massa de produto / volume do produto que a equao qumica prev que se produza. ACRESECENTAR FRMULAS NO CASO DE SE CALCULAR O RENDIMENTO Os sais complexos apresentam cores vivas que os caracterizam e desempenham um papel importante na vida dos seres vivos.

Discusso O sulfato tetraminocobre (II) monohidratado prepara-se laboratorialmente. A soluo aquosa de sulfato de cobre pentahidratado reage com a soluo aquosa de amonaco originando o sulfato tetraminocobre (II) monohidratado. O sulfato de cobre pentahidratado reduzido a p de modo a aumentar a rea de contacto do slido com o amonaco e, posteriormente, o lcool. Adiciona-se amonaco gua destilada para que a concentrao de amonaco no seja to elevada. Adiciona-se lcool etlico soluo com a finalidade de diminuir a solubilidade do sulfato tetraminocobre (II) monohidratado formado. Assim, possvel fazer, posteriormente, a decantao da soluo com maior eficcia, j que a gua se separou do sulfato tetraminocobre (II) monohidratado. Aps a adio de lcool etlico formam-se duas fases na soluo, sendo a de cima mais clara que a de baixo, j que em cima se encontra parte do lcool e da gua. Os cristais obtidos, bem como a soluo que se encontra por cima deles antes da decantao, tm uma cor azul escura, sendo a soluo relativamente mais clara, j que existe, a, menor quantidade de sulfato tetraminocobre (II) monohidratado. Como o estudo foi efectuado num gobelet relativamente largo, verificou-se a deposio

You might also like