You are on page 1of 32

GdGAdU

RITUAL DE-

MESTRE
do

Rito Escocs Antigo e Aceite

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

GLLP / GLRP

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 2

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

NDICE
NDICE......................................................................................................................................3 PRINCPIOS DE BASE PARA TODAS AS LOJAS REGULARES...........................................4 CERIMNIA..............................................................................................................................6 DECORAO DA LOJA..................................................................................................6 INSTRUES E NORMAS DE FUNCIONAMENTO EM LOJA.....................................6 COLUNA DE HARMONIA...............................................................................................6 RITUAL DOS TRABALHOS......................................................................................................7 ABERTURA DOS TRABALHOS......................................................................................7 LEITURA DA ACTA.........................................................................................................8 ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS...........................................................................9 CERIMNIA DE ELEVAO A MESTRE..............................................................................10 PREPARAO DA LOJA..............................................................................................10 COLUNA DE HARMONIA.............................................................................................12 RITUAL DE ELEVAO.........................................................................................................13 ORDEM DOS TRABALHOS..........................................................................................13 JURAMENTO................................................................................................................22 RECONHECIMENTO DO MESTRE..............................................................................26 CATECISMO...........................................................................................................................28 PREMBULO................................................................................................................28 INSTRUES...............................................................................................................28

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 3

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

PRINCPIOS DE BASE PARA TODAS AS LOJAS REGULARES


O Decreto n 762 da Grande Loja Nacional Francesa emitido em Neuilly-Sur-Seine, a 29 de Julho de 1991, assinado pelo Gro Mestre Andr Roux, por Yves Trestournel, Grande Secretrio e Vice Gro Mestre de Honra da Grande Loja Nacional de Frana, determina a criao da GLRP e estabelece que ela dever observar todas as obrigaes, usos e costumes estabelecidos pela Grande Loja Unidade de Inglaterra, bem como respeitar e fazer respeitar a Constituio e Regulamento Geral que merecem a aprovao da GLNF. Entre essas obrigaes conta-se a aceitao dos Princpios de Base para todas as Grandes Lojas Regulares, cujo texto se divulga para conhecimento de todos os Irmos. 1. Crena no Grande Arquitecto do Universo e na Sua vontade revelada Uma Grande Loja Regular deve admitir apenas os candidatos que professem claramente tais princpios. 2. Juramentos sobre o Livro da Lei Sagrada. Numa Grande Loja Regular exige-se que todos os Juramentos sejam feitos sobre o Livro da Lei Sagrada correspondente crena Religiosa do membro que o pronuncia, de forma a iluminar espiritualmente a sua conscincia. 3. Trabalhos na presena das trs Grandes Luzes. Uma Grande Loja Regular e as Lojas colocadas sob a sua jurisdio, s podero trabalhar Maonicamente na presena de ou dos volumes da Lei Sagrada, do Esquadro e do Compasso. 4. Discusses Polticas e Religiosas Uma Grande Loja Regular deve proibir formal e rigorosamente discusses deste tipo no decurso dos trabalhos manicos das Lojas da sua jurisdio. 5. Masculinidade Uma Grande Loja Regular e as Lojas colocadas sob sua Jurisdio apenas podem receber ou admitir indivduos do sexo masculino. Nenhuma Loja pode ter relaes manicas com Lojas Mistas ou outros organismos que admitam a adeso de mulheres. 6. Soberania Uma Grande Loja Regular tem Jurisdio Soberana sobre todas as Lojas colocadas sob o seu controlo. A Grande Loja um Organismo responsvel, independente e autnomo e o nico qualificado para dirigir a Ordem e os Graus Simblicos de sua Obedincia (Aprendiz,

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 4

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

Companheiro e Mestre). Uma Grande Loja nunca pode ser subordinada a um Supremo Conselho ou qualquer outra Potncia Litrgica que reivindique qualquer espcie de autoridade sobre os trs primeiros Graus nem pode partilhar a sua autoridade com qualquer organismo desse tipo. 7. Tradicionalismo Uma Grande Loja Regular deve fazer respeitar estritamente, na sua Obedincia, os Landmarks, os Antigos Regulamentos os Usos e Costumes da Maonaria Tradicional que permanecem em vigor. 8. Regularidade de Origem Uma Grande Loja Regular tem que ser fundada por uma Grande Loja, Regular desde a sua existncia, ou por um mnimo de trs Grandes Lojas Regularmente Consagradas.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 5

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

CERIMNIA
DECORAO DA LOJA
semelhante aos dois graus anteriores, com excepo da posio das colunetas que so colocados junto dos trs altares (do Venervel e dos Vigilantes). O quadro do grau ser colocado pelo Experto no pavimento de mosaico, na abertura dos trabalhos. Sobre o altar coloca-se o Volume da Lei Sagrada e por cima deste um esquadro sobre o qual estar um compasso aberto de forma que as duas pontas fiquem sobre os dois lados do Esquadro.

INSTRUES E NORMAS DE FUNCIONAMENTO EM LOJA


No Rito Escocs Antigo e Aceite normal atribuir, em Cmara do Meio, o titulo de Venervel Mestre a todos os irmos que devero usar, obrigatoriamente, um chapu negro.

COLUNA DE HARMONIA
1. Abertura da Loja 7s a 3m27s Gluck - Dana de Orfeu (PAUSA 10s) 2. Entrada do Gro Mestre e Grandes Oficiais 10s a 1m28s Respighi - O Sonho de Salomo (PAUSA l0s)

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 6

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

RITUAL DOS TRABALHOS


ABERTURA DOS TRABALHOS
Os Mestres no tm o chapu posto.

M V M

Golpe de malhete Venervel Mestre Primeiro Vigilante, que idade tens?

1 V

5 anos, Muito Venervel Mestre. D-me a palavra de passe de companheiro.

M V M

Pondo-se de p e ordem de Companheiro

1 V

SCH ... Podes ir mais longe? Experimenta-me.

M V M 1 V -

M V M 1 V -

- s Mestre?
A accia minha conhecida.

M V M

Golpe de malhete Venervel Mestre Segundo Vigilante, qual o dever dos Vigilantes em Cmara do Meio ?

2 V

certificar-se de que todos os Irmos que decoram as Colunas so Mestres Maons.

M V M

Certifiquem-se disso, Venerveis Mestres Primeiro e Segundo Vigilantes, cada um na respectiva Coluna e comuniquem-me o resultado.

Golpe de malhete De p, meus Irmos, frente ao Oriente ordem do Companheiro. O Primeiro e o Segundo Vigilantes, levando o respectivo malhete, do a volta ao Templo, o primeiro sinistrorsum e o segundo dextrorsum. Cada Irmo pe-se Ordem de Mestre passagem daqueles. Os dois Oficiais voltam aos respectivos lugares.

2 V

- Golpe de malhete
Venervel Mestre Primeiro Vigilante, todos os Irmos que decoram a Coluna do Norte so Mestres Maons.

1 V

- Golpe de malhete

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 7

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

Muito Venervel Mestre, todos os Irmos que decoram as Colunas do Norte e do Sul so Mestres Maons. Ento, os Irmos que se acham no Oriente pem-se ordem do Mestre. Pondo o chapu e colocando-se Ordem de Mestre:

M V M

- O mesmo se verifica no Oriente.

Ento todos os Irmos pem o chapu.

M V M

- Golpe de malhete
Venerveis Mestres Experto e Mestre de Cerimnias, peo o vosso auxlio.

Um antigo Venervel, ou, na sua falta, o Experto aproxima-se do Altar dos Juramentos e dispe ritualmente o Compasso sobre o Esquadro, ficando os dois utenslios sobre o Volume da Lei Sagrada - o Experto coloca o quadro de Mestre sobre o pavimento mosaico, em cima do de Companheiro. O Mestre de Cerimnias apaga as estrelas que se acham nos pilares de Fora e Beleza.

M V M

- D trs vezes, trs golpes de malhete

Os Vigilantes repetem sucessivamente, aquelas baterias. O Experto e Mestre de Cerimnias, cruzam a espada e o basto acima das trs Grandes Luzes.

M V M

Glria do Grande Arquitecto do Universo, em nome da Maonaria Universal e sob os auspcios da Grande Loja Regular de Portugal, em virtude dos poderes que me foram conferidos, declaro ritualmente aberta em Cmara do Meio esta R L de So Joo, constituda a Oriente de Cascais sob o n 5 e o nome de M A D. A mim, Venerveis Mestres. Pelo sinal penal, pela bateria e pela aclamao escocesa OO-O O-O-O O-O-O HUZZA! HUZZA! HUZZA!

M V M

Golpe de malhete Sentem-se, meus Irmos.

LEITURA DA ACTA
Venervel Mestre Secretrio, l a prancha traada dos nossos ltimos trabalhos em Cmara do Meio. O Venervel Mestre Secretrio procede leitura

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 8

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

M. V. M. -

Golpe de malhete Venerveis Mestres, tm alguma observao a fazer sobre a redaco da prancha traada que acabam de ouvir ?

(Se no existirem observaes)

1 V

Golpe de malhete Muito Venervel mestre, reina silncio em ambas as colunas.

M V M O -

Convido o Venervel Mestre Orador a apresentar as suas concluses. Visto que nenhum dos Venerveis Mestres aqui presentes fez qualquer observao sobre a prancha traada, proponho a sua aprovao.

M V M

Aqueles que aprovam as concluses do Venervel Mestre Orador faam o sinal de assentimento ao meu Golpe de malhete.

Golpe de malhete . Alguma opinio contrria? Golpe de malhete. A prancha traada dos nossos ltimos trabalhos est aprovada. Disso ser feita meno na prancha de hoje.

ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS


M V M Golpe de malhete Venerveis Mestres, tm alguma proposta a apresentar no interesse da Ordem em geral ou desta Cmara do Meio, em particular?

1 V

Golpe de malhete Muito Venervel Mestre, reina silncio em ambas as colunas.

PAUSA M V M 1 V Venervel Mestre Primeiro Vigilante, que idade tens? Sete anos e mais, Muito Venervel Mestre. Venervel Mestre Segundo Vigilante, a que horas costumam os Mestres Maons encerrar os trabalhos?

M V M 2 V -

meia-noite, Muito Venervel Mestre.

M V M 1 V -

Venervel Mestre Primeiro Vigilante, que horas so ? Meia-noite em ponto, Muito Venervel Mestre.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 9

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

M V M

Visto que so horas, vamos encerrar os nossos Trabalhos em Cmara do Meio. De p e Ordem, Venerveis Mestres; Venerveis Mestres Experto e Mestre de Cerimnias, peo o vosso auxilio.

O M.V.M. d trs vezes, trs golpes de malhete, no que seguido pelos Vigilantes, sucessivamente. O Experto e o Mestre de Cerimnias cruzam a espada e o basto acima das trs Grandes Luzes.

M V M

Glria do Grande Arquitecto do Universo, em nome da Maonaria Universal e sob os auspcios da Grande Loja Regular de Portugal, declaro encerrados os Trabalhos em Cmara do Meio desta R L de S. Joo, constituda a Oriente de Cascais sob o n 5 e o nome de M A D. A mim, Venerveis Mestres, pelo sinal penal, pela bateria e pela aclamao escocesa: O-O-O O-O-O O-O-O HUZZA! HUZZA! HUZZA!

M V M

Golpe de malhete Sentem-se, meus Irmos

Tira o chapu no que seguido por todos os Irmos. O Experto entrelaa o Compasso e o Esquadro sobre o volume da Lei Sagrada. O Experto retira o quadro do terceiro grau, arruma-o, deixando aparecer o quadro do segundo grau. O Mestre de Cerimnias reacende as estrelas das colunetas de Fora e Beleza e coloca-os, juntamente com a da sabedoria nos seus lugares. Segue-se o encerramento dos trabalhos no Segundo Grau e depois o Encerramento da Loja no Primeiro Grau utilizando-se os respectivos rituais.

CERIMNIA DE ELEVAO A MESTRE


PREPARAO DA LOJA
A Loja ser revestida de negro. Uma cortina negra, espessa, ser colocada altura dos degraus do Oriente, de modo a isolar, no momento oportuno, o Debir (Oriente) do Hekal (o resto do Templo).

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 10

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

O DELTA, que se acha no Oriente, ficar aceso durante toda a cerimnia, mas a cortina dever ser bastante opaca para manter o resto do Templo na obscuridade. O candelabro sobre a mesa do Muito Venervel Mestre manter-se- sempre aceso. A Estrela Flamejante ser colocada no Ocidente, entre as Colunas, se possvel acima da porta e ser fracamente iluminada. A coluneta Jnica (Venervel Mestre) ser colocada ao p do Oriente, junto da pedra cbica. As outras duas colunetas sero colocadas junto das mesas dos Vigilantes, a fim de deixar vago o centro do Templo, mas estaro apagadas. Com a mesma finalidade, e em caso de necessidade, (Templo de pequenas dimenses) o Altar dos Juramentos ser deslocado para cima dos degraus do Oriente, diante da cortina e sobre ele ficar o volume da Lei Sagrada, aberto, e sobre este coloca-se o Esquadro e por cima deste o Compasso. Ao p dos degraus do Oriente, no ngulo nordeste, ficar uma mesa pequena, negra ou revestida de negro, e uma cadeira para o Muito Venervel Mestre que a ocupar depois da abertura dos trabalhos, no momento em que se iniciar a cerimnia de recepo. Sobre esta mesa e sobre as mesas dos Vigilantes, coloca-se uma luz cuidadosamente dissimulada que permita a leitura do Ritual, sem contudo espalhar a claridade ao redor. No centro da Loja coloca-se um caixo, cabea para o Ocidente e ps para o Oriente ou, na falta de caixo, um lenol preto estendido no cho. A Ocidente, junto cabea do caixo, coloca-se um ESQUADRO, aberto para Ocidente e um ramo de Accia; e a Oriente, junto aos ps do caixo, um COMPASSO aberto para o caixo. Dos lados do caixo, coloca-se uma rgua a Norte e uma alavanca a Sul. A base dos malhetes ser estofada de negro, para que o som seja surdo. O trio manter-se- devidamente iluminado. Durante estes preparativos, o recipiendrio ter sido colocado na Cmara de Reflexes; ele estar revestido do seu avental de Companheiro e sem luvas. Abertos os trabalhos, o Muito Venervel Mestre deixa a sua mesa e coloca-se por detrs da pequena coluneta colocada ao p dos degraus. Os Venerveis Mestres Orador, Secretrio e os outros Venerveis Mestres que se acham no Oriente seguem aquele e vo sentar-se nas Colunas. Todos os Venerveis Mestres ficam sentados e conservaro o chapu na cabea, observando profundo silncio. O Venervel Mestre Experto, assistido por um segundo Experto ou pelo Venervel Mestre de Cerimnias, ambos armados de uma espada, saem da Loja e vo ao encontro do recipiendrio e sem lhe dirigirem palavra tomam-no, cada um por um brao e levam-no porta do Templo.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 11

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

N. B. - O Venervel Mestre de Cerimnias pode fazer a vez de segundo Experto. O Venervel Mestre convida o ltimo Mestre recebido ou, na sua falta, um Mestre designado para o efeito, a deitar-se silenciosamente no caixo, os ps para Oriente e colocar sobre a cara um leno branco manchado de vermelho. Os dois Expertos conduzindo o, ou os recipiendrios, batem como Companheiro (cinco pancadas) porta do Templo. Tero o cuidado de manter o recipiendrio de costas voltadas para a porta da Loja. Recomenda-se vivamente Loja que proceda ao ensaio da cerimnia antes de a iniciar. bastante difcil, para no dizer impossvel realiz-la convenientemente sem ensaio prvio. No pode ser improvisada ltima hora, deve ser previamente preparada. O trabalho exigido a qualquer candidato para passar do 1 ao 2 grau, ou para a sua elevao mestria, dever ser sempre acompanhado dum interrogatrio sobre o catecismo, elemento essencial do ritual e do reconhecimento. No fim da cerimnia, o novo Mestre ter de adquirir um ritual do grau. No Ritual dos Mestres Luzes do Altar do Venervel No grau de Mestre, nas cerimnias de iniciao h apenas uma luz. As trs luzes acendem-se apenas na altura em que a cortina preta do Oriente aberta e a Loja consagra o novo Mestre.

COLUNA DE HARMONIA
1. Abertura da Loja 7s a 3m27s Gluck Dana de Orfeu (PAUSA 10s)

2. Entrada do Gro Mestre e Grandes Oficiais l0s a 1m 28s Respighi O Sonho de Salomo (PAUSA 10s)

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 12

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

RITUAL DE ELEVAO
ORDEM DOS TRABALHOS
Recepo do Companheiro no Templo
I C Venervel Mestre Segundo Vigilante, um companheiro bate porta do Templo.

2 V 1 V

Venervel Mestre Primeiro Vigilante, um companheiro bate porta do Templo. Muito Venervel Mestre, um companheiro bate porta do Templo. Quem o Companheiro que ousa tentar penetrar nestes lugares? Querer ele insultar a nossa dor? Venervel Mestre Primeiro Vigilante, v quem o Companheiro e o que pretende.

M V M

1 V 2 V

Venervel Mestre Segundo Vigilante, v quem o Companheiro que bate e pergunta-lhe o que pretende! Venervel Mestre Cobridor, v quem o Companheiro que se apresenta e informa-nos do que pretende!

Entreabrindo a porta

Quem vem l?

Respondendo do exterior

Trazemos um Companheiro que encontrmos por aqui e que parecia estar em meditao.

M V M I E

Qual o nome desse Companheiro? Como ousou aproximar-se deste lugar? O que que ele procura? o Companheiro ... (nome) que subiu uma escada em caracol composta por trs e cinco degraus, separados por um patamar. Encorajado pelos testemunhos de satisfao que recebeu dos seus Mestres e como recompensa pelo seu trabalho, ele tem esperana de ser admitido na Cmara do Meio.

M V M

Golpe de malhete Sendo assim, d entrada ao Companheiro.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 13

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

Faz-se entrar o recipiendrio, andando aos recuos com as costas sempre voltadas para o Oriente. Ele retido entre as duas colunas pelos Expertos que o mantero cada um por um brao. Fecha-se a porta da Loja e tudo fica no mais profundo silncio durante um longo intervalo. Todos os Irmos estaro numa atitude de tristeza. Venervel Mestre rompendo o silncio dirige-se ao recipiendrio que continuar voltado para o Ocidente

M V M Recip -

Companheiro! Meditaste bem na audcia do teu procedimento? Tens as mos bem puras? A tua conscincia est totalmente tranquila? Sim, Venervel Mestre.

Elevao ao Grau de Mestre


M V M Meu Irmo, uma grande calamidade caiu sobre a maonaria e por culpa dos seus prprios filhos que ela est neste estado. So precisamente aqueles a quem ela prodigalizou os seus favores que a traram indignamente. Sers tu um desses ingratos? Continuas bem ciente dos deveres que ela te imps quando da iniciao e cumpriste-os fielmente? S sincero! Ser melhor para ti confessar os erros que lamentaremos contigo, do que procurar enganar-nos! A verdade, que sempre descoberta, poder vir ao de cima e teramos ento, que punir dois crimes ao mesmo tempo. Toma, pois, cuidado com as tuas palavras! Crs ter cumprido todos os teus deveres de homem honrado e de Maon?

Recip M V M

Esforcei-me sempre em faz-lo, Venervel Mestre. Venervel Mestre Experto! Revista as mos do Companheiro! Mostrame o seu avental, a fim de verificar se tudo est bem puro!

O Irmo Experto toma as mos do recipiendrio, uma aps a outra, e examina-as. Desaperta o avental do Companheiro e leva-o ao Venervel Mestre.

As mos do Companheiro parecem-me puras. Eis o seu avental no qual no vejo qualquer mancha.

M V M

Venervel Mestre Experto! Manda o Companheiro virar-se para o Oriente!

A ordem executada e, pela sua nova posio, o recipiendrio pode ver o Irmo que est deitado no caixo. Aguarda-se algum tempo para que ele possa observar o aspecto da Loja. O Irmo Mestre de Cerimnias apaga a Estrela Flamejante.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 14

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

M V M

- Companheiro, ests perante a causa do nosso luto e a razo da desconfiana que te mostrmos! A luz que nos alumiava desapareceu! O melhor dos nossos Irmos caiu sob os golpes de infames assassinos e ns temos a infeliz certeza que tais bandidos so da classe dos Companheiros ... Tens porventura algum conhecimento do conluio formado contra a nossa Ordem e contra os seus membros?

Recip M V M

No, Venervel Mestre. Pois bem! Se ests inocente deste crime, podes prov-lo desde j. Aproxima-te deste cadver que acaba de esfriar; se no s um dos seus assassinos, nem um dos cmplices, no temers que as feridas voltem a abrir e que o seu sangue corra de novo para te acusar. Venervel Mestre Experto, mostra ao Companheiro como deve proceder.

Os Expertos fazem o Companheiro avanar com os passos de Companheiro, de modo que, na ltima passada ele fica cabea do Irmo deitado, do lado esquerdo. Ento, ele passa sobre o caixo com trs passadas partindo do p direito, de forma que, ao terceiro passo, o recipiendrio estar com os calcanhares juntos, ao p do caixo, voltado para o Oriente. Nessa posio j no poder ver o Irmo que estava deitado e que se levanta imediatamente sem rudo, retomando o seu lugar nas Colunas. Tendo o recipiendrio chegado ao Oriente, diz o M V M :

M V M 1 V -

Irmo Primeiro Vigilante! Notaste algum movimento, apesar das feridas que sofreu o nosso infeliz Irmo? No, Venervel Mestre.

M V M

Companheiro, visto que esta primeira prova te foi favorvel, a nossa confiana comea a renascer. Dentro em pouco vamos revelar-te as circunstncias do grave crime que foi cometido; antes porm, deves dar-nos a garantia de que mesmo que no sejas admitido entre ns, no revelars nada daquilo que venhas a saber, quer a profanos, quer a Aprendizes ou mesmo aos Companheiros teus Irmos. J deves agora compreender a importncia que este segredo tem para, ns, visto que se trata de descobrir os autores do assassnio. Comprometes-te a guardar segredo com a tua palavra de Maon?

Recip M V M PAUSA

Sim, comprometo-me a guardar segredo pela minha palavra de Maon. Pois bem, meu Irmo, registamos o teu compromisso.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 15

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

Os Expertos deixam o recipiendrio. Os dois Vigilantes avanam e colocam-se um pouco atrs dele. O Primeiro Vigilante segura a alavanca, e o Segundo Vigilante a rgua.

M V M

O Maon que ns choramos era quem iluminava os nossos trabalhos, que nos consolava nas nossas aflies e que mantinha a nossa coragem nas dificuldades. Ele desapareceu vtima de um detestvel crime. O sbio Rei Salomo havia concebido o piedoso desgnio de erigir um templo ao GRANDE ARQUITECTO DO UNIVERSO, nico lugar em que Ele receberia o incenso dos homens. HIRAM ABIF, filho de um Srio e de uma mulher de Israel, conhecedor de todas as artes e especialmente da arquitectura e do trabalho dos metais, foi enviado a Salomo por HIRAM, Rei de Tiro, para levar a cabo esta nobre e vasta empreitada, e dirigir os obreiros de que foi nomeado chefe e superintendente. Para realizar to grandes trabalhos, HIRAM escolheu diversos trabalhadores, que sobre as suas ordens foram agrupados em trs classes. Os primeiros, sob o ttulo de aprendizes, ocupavam-se de abater rvores no Monte Lbano e prepar-las, a arrancar pedras brutas e mrmores e a desbast-los. Os segundos, sob o ttulo de companheiros, ocupavam-se de terminar as peas esboadas pelos aprendizes e a coloc-las nos respectivos lugares sob a orientao dos operrios da terceira classe; que eram denominados mestres. Estes, recebiam directamente as ordens de HIRAM num lugar secreto que se chamava Cmara do Meio, que mais tarde, tornar-se-ia o santurio do Templo. Diz-se que os trabalhadores utilizados na construo do Templo eram 183.600 (cento e oitenta e trs mil e seiscentos). fcil concluir que seria difcil govern-los sem uma ordem estabelecida por HIRAM ABIF. Cada classe de obreiros tinha um sinal e uma palavra secreta que o trabalhador deveria dar ao tesoureiro para poder receber o seu salrio; desta forma, ningum poderia receber salrio diferente daquele atribudo sua classe. Os aprendizes eram promovidos classe dos companheiros aps determinado tempo, quando eles mereciam uma tal recompensa pelo seu zelo, pela sua inteligncia e pela sua assiduidade ao trabalho. Da mesma forma, os companheiros que o mereciam, eram elevados categoria de Mestres. HIRAM tinha, felizmente, conduzido os trabalhos quase at perfeio e, em breve, o edifcio estaria concludo e consagrado sua finalidade. Mas, o esprito das trevas que via o seu reino ameaado por causa deste Templo, desencadeou todas as paixes para tentar arruinar esta bela obra antes da sua concluso e criar perturbao entre os obreiros, privando-os subitamente do seu chefe.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 16

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

Assim, instalou o veneno da inveja e do cime no esprito dos trabalhadores das categorias inferiores; inspirou-lhes a averso pelo trabalho; fez nascer neles o desejo presunoso de obterem salrios mais elevados, sem a preocupao de os adquirirem pela assiduidade, pelo estudo e pela aplicao. Ele insinuou esse esprito de desordem mais particularmente entre os companheiros que, sendo j iniciados nos primeiros segredos da arte, consideravam-se vtimas da injustia e da parcialidade, porque no tinham sido equiparados aos mestres. Contudo, o respeito que HIRAM sabia inspirar pela sua bondade, pelas suas virtudes, pela sua imparcialidade, continha ainda os espritos revoltados e tudo iria talvez reentrar na ordem, quando trs dos companheiros formaram o projecto de arrancar, a bem ou a mal, a palavra sagrada dos mestres, a fim de se introduzirem fraudulentamente na Cmara do Meio. Combinaram ento entre si a forma de atacar de surpresa o nosso Mestre HIRAM. Eles resolveram que poderiam intimidar HIRAM com ameaas a fim de lhe arrancarem, pelo medo, o que no poderiam obter de livre vontade; mas, quer fossem bem sucedidos, quer no, estavam resolvidos a mat-lo, a fim de escaparem ao justo castigo desse comportamento. Contavam tambm poder ocultar aos outros trabalhadores o conhecimento da sua comparticipao no assassnio do Mestre. Intil pretenso! As ferramentas que eles utilizariam para cometer o crime, revelariam tambm a categoria dos obreiros em que se inseriam os autores! Tendo assim combinado o seu crime e tomado as necessrias medidas, esperaram pelo momento, no fim do dia, em que os trabalhadores, terminadas as suas tarefas, deixariam a oficina; ento, o Mestre que era sempre o ltimo, ficaria sozinho e indefeso.

PAUSA
O Templo tinha trs portas: uma a Oriente, que comunicava com a Cmara do Meio e que era reservada aos mestres; outra no Sul e uma terceira no Ocidente; esta era a entrada comum a todos os trabalhadores; era tambm por ela que HIRAM costumava retirar-se aps ter verificado o trabalho do dia. Os conspiradores, que eram trs, colocaram-se em cada uma daquelas, portas, a fim de que, caso o mestre escapasse a um, no poderia fugir aos outros.

PAUSA
Aps alguns instantes de espera, HIRAM saiu da Cmara do Meio para visitar os trabalhos e, como de costume, certificar-se de que os seus planos haviam sido correctamente executados. O mestre viu um dos conjurados, arma-

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 17

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

do com uma pesada rgua, perto da sada e perguntou-lhe a razo porque no tinha ido com os outros trabalhadores e o que pretendia de si. O companheiro respondeu-lhe descaradamente: "Mestre, h muito tempo que me mantns nas categorias inferiores; desejo finalmente avanar; admitime, pois, na classe dos mestres". - Eu no posso disse HIRAM com a sua habitual bondade - eu no posso decidir sozinho; necessrio consultar os meus irmos; quando tiveres completado o teu tempo e estiveres devidamente instrudo, ser meu dever propor-te ao conselho dos mestres. "Estou bastante instrudo e no te deixarei sem obter de ti a palavra dos mestres" - respondeu o companheiro. Ests louco? No foi assim que eu a recebi e no assim que ela pode ser pedida! Trabalha e sers recompensado" - prosseguiu HIRAM. O companheiro insistiu e passou ameaa. HIRAM, sempre bondoso, mas firme, respondeu com calma que era intil ele esperar obter, por essa via, o beneficio que solicitava. Fez o gesto com a mo para o levar a retirar-se; no mesmo instante, o bandido quis dar-lhe uma violenta pancada na cabea com a rgua que tinha na mo. Contudo, o golpe foi desviado por um gesto de HIRAM e a rgua caiu sobre o ombro direito do mestre, paralisando-lhe os movimentos do brao e incapacitando-o de desarmar o adversrio. O Segundo Vigilante bate com a sua rgua, levemente, no ombro direito do recipiendrio. HIRAM tenta sair precipitadamente pela porta do Sul. Mas ali, era esperado pelo segundo conjurado que, de uma forma ainda mais spera, lhe pediu a palavra de mestre. HIRAM, que comeou aperceber o perigo que corria, sobretudo se fosse perseguido pelo primeiro companheiro, correu para a porta do Ocidente, dando a mesma resposta que j havia dado ao primeiro conjurado. Mas no fugiu com a rapidez suficiente para evitar um golpe de alavanca que o miservel tentou dar-lhe na cabea e que s o atingiu na nuca. O Primeiro Vigilante d, com a sua alavanca, um leve golpe na nuca do recipiendrio. Completamente atordoado com este golpe, o mestre dirigiu-se vacilante para a ltima sada do Templo, por onde tentou ainda escapar-se. A foi travado pelo terceiro conjurado que lhe repetiu o pedido de palavra de mestre, recusando-se uma vez mais, HIRAM, a trair o segredo mesmo que o matassem. Nesse instante, o terceiro companheiro, aplica-lhe violento Golpe de malhete na cara que o fez imediatamente cair de vez. Dizendo estas palavras, o Muito Venervel Mestre levanta-se, aproxima-se do recipiendrio e simula o golpe com o malhete.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 18

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

Imediatamente os dois Vigilantes derrubam o companheiro e deitam-no no caixo que est atrs dele, cobrem-no com um pano preto e tapam-lhe a cara com o seu avental. Colocam a seguir, um ramo de accia sobre o corpo. O Muito Venervel Mestre regressa ao seu lugar.

M V M

morte.

Assim caiu o homem justo, que permaneceu fiel ao seu dever at

Os Vigilantes regressam aos respectivos lugares. Durante alguns momentos observa-se o mais rigoroso silncio. Ento:

M V M

Meus Irmos! Depois do trgico acontecimento que nos privou do Mestre, o mundo, para ns, ficou nas mais espessas trevas. Todos os trabalhos esto suspensos. Que poderemos fazer para recuperar a Luz? Meus Irmos, que tristeza, que desalento. Se o homem duma to eminente virtude teve de sucumbir, como poderemos ns esperar melhor sorte? Alis, s ele possua o segredo da obra comeada; quem ousaria apresentar-se para o substituir? Meus Irmos, no percamos a coragem. Aps termos chorado o nosso Mestre, procuremos o seu corpo que os assassinos certamente esconderam, a fim de rendermos as honras devidas aos restos mortais. Talvez possamos recolher alguns indcios da sua sabedoria; talvez a luz possa ainda reaparecer! Meus Irmos, pesquisem do Ocidente a Oriente, do Norte ao Sul, at que consigam descobrir o lugar sagrado em que esses indignos podero ter escondido o corpo do nosso Respeitvel Mestre.

Os Venerveis Mestres Experto e Mestre de Cerimnias, seguidos de sete Venerveis Mestres do volta Loja, dextrorsum. Seguidamente param de forma que o Experto fique junto do ramo de accia. Segundo Vigilante do seu lugar

2 V

Esse ramo funerrio, essa accia, indica uma sepultura. No foi plantada muito tempo; talvez esconda o tmulo do nosso Respeitvel Mestre HIRAM....

Primeiro Vigilante do seu lugar

1 V

Sim! Foi dito que a sabedoria se acha sombra da accia! Este lugar deserto leva-me a crer que poder ser, de facto, o tmulo do nosso Mestre. Mas, o que isto? J no tenho dvidas, vejo um esquadro e um compasso que parecem ter, sido ali colocados propositadamente. No toquemos nessa terra at avisarmos o Mestre! Trs Irmos ficam aqui, enquanto ns vamos relatar a nossa descoberta.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 19

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

Trs Mestres colocam-se ao lado do caixo, dois cabeceira, direita e esquerda e o terceiro aos ps, de frente para o corpo. O Experto; o Mestre de Cerimnias e os outros Mestres voltam aos respectivos lugares.

1 V

Golpe de malhete Golpe de malhete Que tens a comunicar-me, meu Irmo?

M V M

1 V

Ao caminhar para o Oriente encontrmos luz do crepsculo uma accia e sua sombra, um tmulo cuja terra ainda est fresca; um esquadro e um compasso colocados por cima, fizeram-nos pensar que ali que repousa o nosso Mestre HIRAM; mas no nos atrevemos a perturbar o repouso do seu cadver e apressmo-nos a vir comunicar-te esta descoberta. Pedimos-te que venhas connosco verificar se as nossas suposies so correctas. Trs dos nossos Irmos ficaram a guardar aquele respeitvel lugar.

M V M

Meus Irmos, no percamos tempo. Confirmemos as vossas suposies. Levem-me at ao local

Golpe de malhete De p e ordem, meus Irmos! O Venervel Mestre deixa o seu lugar precedido pelo Experto. Os dois Vigilantes vo juntarse a ele; os trs do a volta Loja e regressam cabeceira do caixo. Ento, os trs Mestres, que ficaram a guardar o tmulo, colocam-se junto daqueles. sua aproximao, diz o

2 V

Reconheo os nossos Irmos a quem confiamos a guarda do tmulo. Eis o sinal que chamou a nossa ateno. Eis a accia!

M V M

Aproximemo-nos.

Dizendo isto, o Muito Venervel Mestre e os Venerveis Mestres Vigilantes aproximam-se da cabeceira do caixo. O Muito Venervel Mestre retira o avental que tapa a cara do recipiendrio e exclama: HIRAM, o nosso Mestre! Elevando ambas as mos, volvendo os olhos para cima e deixando cair as mos para as coxas, acrescenta: h meu Deus! Seguidamente retira o lenol, descobrindo inteiramente o recipiendrio e diz: Valha-me Deus! Pela maneira como ele est colocado e pelas ferramentas aqui abandonadas, no difcil concluir qual a categoria dos trabalhadores em que devemos procurar os culpados!

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 20

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

Parece que ele ainda respira. A sua nobre face, respeitada pela morte, exprime a calma da conscincia e a paz da alma, to profundamente estavam em si gravados os traos da virtude.

PAUSA
Meus Irmos, levemos para a oficina os restos mortais to queridos e to preciosos a fim de lhes dar-mos uma sepultura mais conveniente! O Venervel Mestre de Cerimnias retira o esquadro, o compasso e os outros utenslios colocados em volta do caixo. Os trs Venerveis Mestres que guardavam o tmulo voltam aos respectivos lugares. O Venervel Mestre e os dois Vigilantes vo colocar-se no Ocidente, junto do caixo, ficando o Primeiro Vigilante direita e o Segundo Vigilante esquerda do Venervel Mestre.

PAUSA
O Irmo Segundo Vigilante pega ento no indicador da mo direita do recipiendrio e diz fingindo que o dedo lhe escapa:

2 V

A carne solta-se dos ossos!

O Irmo Primeiro Vigilante pega logo no dedo mdio da mesma mo do recipiendrio e diz:

1 V

J ... N

Mas o dedo tambm se lhe escapa, e acrescenta:

1 V

Tudo se desune!

M V M

Lembremo-nos, meus Irmos, que nada conseguimos sem o auxlio dos outros. Ajudem-me!

Ento o Muito Venervel Mestre coloca-se junto do recipiendrio, pe o seu p direito contra os ps daquele, inclina-se e toma-lhe a mo direita com o toque de Mestre puxando-o para si ajudado pelos Vigilantes que amparam o recipiendrio pelas axilas, erguendo-o duma vez. Seguidamente, o Muito Venervel Mestre coloca o seu joelho direito contra o joelho direito do recipiendrio e pousa a sua mo esquerda no ombro daquele. Os Vigilantes colocam tambm a mo esquerda do recipiendrio entre o ombro e o pescoo do Muito Venervel Mestre. Assim, o Muito Venervel Mestre recebe-o pelos Cinco Pontos Perfeitos da Mestria, d-lhe o beijo fraterno e diz-lhe em voz baixa: "M ... N!" Deus seja louvado! O Mestre foi reencontrado e reaparece mais radioso que nunca!

PAUSA

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 21

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

O Venervel Experto coloca-se ao lado do recipiendrio. O Venervel Mestre de Cerimnias afasta prontamente a cortina que tapava o DEBIR e reacende todas as luzes de modo a tornar o Templo o mais iluminado possvel. O Venervel Mestre retoma o seu lugar no Oriente. Os Vigilantes voltam aos respectivos lugares.

M V M

Golpe de malhete Meus Irmos, sentemo-nos. Venervel Mestre de Cerimnias peo o teu auxilio.

O Venervel Mestre de Cerimnias, ajudado por quem determinar, faz desaparecer, sem rudo, o caixo bem como a pequena mesa e a cadeira que serviram ao Venervel Mestre e depois repe, se for o caso, o Altar dos Juramentos no lugar habitual. Coloca no pavimento mosaico os quadros dos trs graus, sobrepostos de forma a apresentar o do terceiro grau tendo por baixo o do segundo e depois o do terceiro que sero depois postos em evidncia, sucessivamente, aquando do encerramento dos trabalhos. O Mestre de Cerimnias volta para junto do recipiendrio.

M V M

Golpe de malhete Meus Irmos, celebremos por aclamaes de alegria este dia feliz que devolve nossa entristecida Loja a luz que julgvamos perdida para sempre! O nosso Mestre revive, ao renascer na pessoa do nosso muito querido Irmo (nome)!

1 V

Golpe de malhete Meus Irmos, unamo-nos ao Muito Venervel Mestre para celebrarmos o regresso da Luz e da Verdade!

2 V

Golpe de malhete Meus Irmos, unamo-nos ao Muito Venervel Mestre para celebrarmos o regresso da Luz e da Verdade!

M V M

Golpe de malhete De p e Ordem, meus Irmos! A mim, pelo sinal penal. Pela bateria e pela aclamao escocesa: O-O-O O-O-O O-O-O HUZZA! HUZZA! HUZZA!

PAUSA

JURAMENTO
O Venervel Experto coloca-se ao lado do recipiendrio. O Venervel Mestre de M.V.M.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 22

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

M V M Recip M V M -

- Agora, meu Irmo ... (nome), vais prestar o solene juramento de Mestre Maon, aceitas? Aceito, Venervel Mestre.

xlio.

Venerveis Mestre Experto e Mestre de Cerimnias, peo o vosso au-

O Venervel Mestre de Cerimnias faz ajoelhar o recipiendrio como na ocasio dos juramentos para o primeiro e segundo graus. Nesta posio, o recipiendrio aguarda que o Venervel lhe dite a formula. Os Venerveis Mestres Experto e Mestre de Cerimnias cruzam a espada e o basto acima do recipiendrio de modo a que eles formem um esquadro. O Venervel Mestre d um Golpe de malhete, repetido pelo primeiro e segundo Vigilantes.

M V M

Golpe de malhete De p e Ordem, meus Irmos!

Dirigindo-se ao recipiendrio

M V M

Meu muito querido Irmo (nome), repete comigo:

Compromisso
Eu, ... (nome) de minha livre vontade, na presena do GRANDE ARQUITECTO DO UNIVERSO e desta respeitvel Assembleia de Mestres Maons, juro e prometo solene e sinceramente, nunca revelar a qualquer profano, ou mesmo a qualquer Aprendiz ou Companheiro, os segredos do grau de Mestre. Juro e prometo cumprir fielmente e com zelo as obrigaes que so impostas por este Sublime Grau. Renovo a promessa de amar os meus Irmos, de socorr-los e ir em seu auxilio. Se Alguma vez me tornar perjuro que, segundo o castigo tradicional, o meu corpo seja cortado em dois e que eu seja desonrado para sempre e que no fique de mim memria junto dos Maons. Que o Grande Arquitecto me ajude e me livre duma tal infelicidade! Aps este compromisso, o Venervel Mestre pega na espada com a mo esquerda, colocaa sobre a cabea do recipiendrio e diz:

M V M

- glria do GRANDE ARQUITECTO DO UNIVERSO, em nome da Maonaria


Universal, sob os auspcios da Grande Loja Regular de Portugal, em virtude dos poderes que me foram conferidos, Irmo ... (nome) eu te recebo e constituo Mestre Maon. Tens daqui em diante, o poder de comandar tanto os Companheiros como os Aprendizes. F-lo condignamente.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 23

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

Seguidamente o Muito Venervel Mestre d trs golpes de malhete na lmina da espada, coloca-os no lugar e ergue o recipiendrio.

M V M

Meu Irmo ... (nome), aproxima-te e recebe de mim o abrao fraterno em nome de todos os Mestres desta Respeitvel Loja.

Abraa o novo Mestre

M V M

Golpe de malhete. Sentemo-nos, meus Irmos. Meu Irmo, daqui em diante trabalhars na prancheta e recebers o teu salrio na Cmara do Meio. Agora vou comunicar-te os segredos do grau de Mestre de Maon.

O novo Mestre executa as instrues guiado pelo Venervel Mestre Experto

Meu Irmo, os segredos do grau de Mestre consistem em quatro sinais, um toque, duas palavras, os cinco pontos perfeitos e uma marcha.

Sinal de Ordem
Leva a mo direita horizontalmente ao flanco esquerdo, tendo os dedos estendidos e juntos, mas o polegar separado em esquadria.

Sinal Penal
Estando ordem, desloca horizontalmente a mo direita, da esquerda para a direita, como se cortasse o corpo em duas partes; em seguida deixa cair a mo. Trata-se de uma aluso ao castigo tradicional referido no teu juramento.

Sinal de Horror
Ergue as mos acima da cabea, tendo os dedos estendidos e separados e diz: A S M D! Aps esta exclamao deixa cair as mos sobre o avental, para marcar a surpresa e o abatimento. Executa este sinal ao entrares na Cmara do Meio, depois deteres feito o sinal penal.

Sinal de Socorro
Se alguma vez te encontrares em grave perigo, chama os Irmos em teu socorro, com o seguinte sinal: atira o p direito para trs, com o busto inclinado; ergue ambas as mos acima da cabea, tendo os dedos entrelaados, as palmas viradas para cima e exclama: AMOFDV!

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 24

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

Toque
Pressiona o polegar sobre a primeira falange do dedo mdio do Irmo reconhecido. Trata-se do pedido da palavra de passe.

Palavra de Passe
T ...

Os Cinco Pontos Perfeitos da Mestria


1. Toma-me a mo direita com a tua mo direita, formando uma garra. 2. Coloca o teu p direito contra o meu p direito pelo interior. 3. Coloca o teu joelho direito contra o meu joelho direito. 4. Cada um coloca a sua mo esquerda no ombro direito do outro, da parte de trs, para ficarmos mais apertados e abraamo-nos. 5. somente nesta posio que se comunica a palavra sagrada, silabandoa alternativamente de um ouvido ao outro.

Palavra Sagrada
No Rito Escocs Antigo e Aceite, a que ns pertencemos, a palavra "M B". Outros Ritos empregam a palavra "M B" que conveniente fixar tambm para reconhecimento eventual de Mestres pertencentes a esses Ritos.

Marcha do Mestre
Do-se os trs passos de Aprendiz; seguidamente pomo-nos de Ordem de Aprendiz e executa o sinal. Em seguida faz os dois passos de companheiro seguidos do sinal de grau. Finalmente, pe-se Ordem de Mestre e d um passo direita, descrevendo um arco com o p direito obliquamente para a frente e direita e junta o p esquerdo, em esquadria; seguidamente um passo esquerda, descrevendo uma curva como se para transpor um caixo; depois passa o p direito que vamos juntar ao esquerdo, tambm em esquadria; finalmente, coloca-se de novo na linha mediana, levando obliquamente para a frente e direita, primeiro o p direito e depois o p esquerdo, unindo-os em esquadria. Esta marcha termina-se pelo sinal penal, seguido do sinal de horror e da exclamao ritual.

Bateria
constituda por trs batidas de palmas feitas trs vezes. O-O-O O-O-O O-O-O

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 25

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

Isto , so nove palmadas, com duas pequenas pausas depois de cada trs batidas.

Idade
Sete anos e mais.

PAUSA M V M Golpe de malhete Venervel Mestre Experto e Mestre de Cerimnias, a acompanhem o novo Mestre junto do Venervel Primeiro Vigilante para que seja reconhecido por ele como Mestre Maon. Os Irmos executam a ordem recebida. O novo Mestre, Ordem de Mestre, de frente para o Venervel Primeiro Vigilante executa o sinal penal e depois o sinal de horror. Seguidamente aproxima-se do Venervel Primeiro Vigilante e forma com este os "cinco pontos perfeitos da Mestria" e troca, em voz baixa., a palavra sagrada. Depois pe-se, de novo, Ordem de Mestre.

1 V

Muito Venervel Mestre, o Irmo ... (nome) fez-se reconhecer por mim como Mestre Maon.

O Experto e o Mestre de Cerimnias voltam a colocar o novo Mestre entre as colunas, onde permanece Ordem.

M V M

Golpe de malhete Irmo Experto, peo-te que revistas o nosso novo Mestre com o avental e lhe devolvas as suas luvas.

O Experto cumpre a ordem. Venervel Mestre ... (nome) assim que, futuramente, devers apresentar-te em Loja.

PAUSA

RECONHECIMENTO DO MESTRE
M V M Golpe de malhete De p e Ordem, Venerveis Mestres. Convido-os a reconhecer daqui em diante, como Mestre Maon, o Irmo (nome) que se acha entre colunas e a dispensar-lhe todos os direitos e prerrogativas inerentes ao terceiro grau da Maonaria. Venerveis Mestres Primeiro e segundo Vigilantes, peo-vos que convidem os Venerveis Mestres que esto nas Colunas, como eu o fao aos

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 26

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

que esto no Oriente, a celebrar por uma bateria de alegria a feliz aquisio que acaba de fazer a Cmara do Meio, na pessoa do nosso Irmo (nome).

1 V

Golpe de malhete Venervel Mestre Segundo Vigilante e Venerveis Mestres que decoram a Coluna do Sul, o Muito Venervel Mestre convida-os a celebrar por uma bateria de alegria a feliz aquisio que acaba de fazer a Cmara do Meio na pessoa do nosso Irmo (nome).

2 V

Golpe de malhete Venerveis Mestres que decoram a Coluna do Norte, o Muito Venervel Mestre convida-os a celebrar por uma bateria de alegria, a feliz aquisio que acaba de fazer a Cmara do Meio, na pessoa do nosso Irmo (nome).

1 V

O anncio est feito, Muito Venervel Mestre. Golpe de malhete A mim, Venerveis Mestres, meus Irmos, pelo sinal, pela bateria e pela aclamao escocesa. O-O-O O-O-O O-O-O HUZZA! HUZZA! HUZZA!

M V M

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 27

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

CATECISMO
PREMBULO
indispensvel realizar, pelo menos duas vezes por ano, uma sesso em Cmara do Meio, destinada instruo de todos os Mestres no ritual do grau. No decurso dessa sesso, procede-se leitura do texto que se segue e um irmo dever apresentar uma pea, de arquitectura sobre o simbolismo do grau. Quando a referida instruo for dada em Cmara do Meio, o Primeiro Vigilante faz as perguntas e o Segundo Vigilante dar as respostas. As respostas que devero ser dadas textualmente esto indicadas com letras maisculas.

INSTRUES
P. - s Maon? R. - O meus Irmos reconhecem-me como tal. P. - Qual a finalidade da Maonaria? R. - Esclarecer os homens para torn-los melhores. P. - Onde trabalhas? R. - Numa oficina denominada Cmara do Meio. P. - Que significa essa denominao? R. - Significa que o Maon que atingiu tal grau de instruo ocupa se a traar, dentro de si,
os planos que devem ser seguidos pelos obreiros que se encontram sob a sua vigilncia.

P. - Quais so os obreiros colocados sob a tua vigilncia? R. - So os Companheiros e os Aprendizes. P. - Por acaso s Mestre? R. - A accia minha conhecida. P. - Como te tornaste Mestre Maon? R. - Passando do Esquadro ao Compasso sobre o tmulo do nosso Respeitvel Mestre HIRAM.

P. - Como chegaste Cmara do Meio?

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 28

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

R. - Subindo uma escada dividida em trs partes por trs patamares: um lano de trs degraus, outro de cinco e o ltimo de sete.

P. - Que significam esses patamares e o nmero de degraus que subiste? R. - O primeiro patamar, ao qual se chega por trs degraus, a imagem da iniciao nos
mistrios da Maonaria; o segundo patamar, a que se chega por cinco degraus, o emblema dos conhecimentos adquiridos no segundo grau, simbolizado pela Estrela Flamejante; e o terceiro patamar, que se atinge depois de sete degraus, representa as sete artes liberais cujo conhecimento me tornou digno de ser recebido no grau de Mestre.

P. - Que instruo te foi dada no primeiro grau? R. - Fizeram-me conhecer a existncia de Deus, Criador de tudo o que existe. P. - Que aprendeste no segundo grau? R. - Comearam por ensinar-me a conhecer-me a mim mesmo; dirigiram-me para o estudo
das artes teis sociedade.

P. - Que ensinamento tiraste desses primeiros conhecimentos? R. - Pelo estudo das faculdades intelectuais e dos segredos da natureza fui levado a aprofundar o conhecimento at ao Trono do Grande Arquitecto do Universo.

P. - Que vens aqui fazer? R. - Buscar a palavra de Mestre que se havia perdido. P. - Como se perdeu a palavra de Mestre? R. - Por trs grandes golpes. P. - Quais so esses trs grandes golpes? R. - So os que recebeu o nosso Respeitvel Mestre quando foi assassinado porta do
Templo por trs Companheiros que pretenderam arrancar-lhe a palavra de Mestre ou a vida.

P. - Tendo sido perdida a palavra, como foi possvel recuper-la? R. - Desconfiando do assassinato de HIRAM e receando que a palavra de Mestre lhe tivesse sido arrancada custa de tortura, os Mestres acordaram entre si que a primeira palavra que fosse proferida quando o encontrassem, serviria para se reconhecerem futuramente. O mesmo se passou com o sinal e o toque.

P. - Quantos Mestres foram enviados procura de HIRAM? R. - Nove. P. - Onde foi encontrado o corpo do nosso Respeitvel Mestre?

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 29

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

R. - Num monto de escombros de cerca de nove ps cbicos sobre o qual havia sido
plantado um ramo de accia.

P. - Para que serviria tal ramo? R. - Para os traidores reconhecerem o stio onde haviam escondido o corpo de HIRAM que
eles tencionavam transportar para lugar mais longnquo.

P. - Que fizeram do corpo do nosso Respeitvel Mestre? R. - Salomo mandou enterr-lo muito prximo do santurio do Templo e mandou colocar
sobre o tmulo uma medalha de ouro, triangular, sobre a qual estava gravada a antiga palavra de Mestre que significa Deus, em hebreu.

P. - Que dimenso tinha o tmulo? R. - Tinha sete ps de comprimento, cinco de largura e trs de profundidade. P. - De que forma foste recebido Mestre Maon? R. - Pelos "Cinco Pontos Perfeitos da Mestria", pela "Palavra Sagrada substitua", M B,
que me foi comunicada pelo Venervel Mestre.

P. - Que significa essa palavra? R. - Significa o Filho do Pai ou a Nova Vida. P. - Quais so os outros meios para reconhecimento dos Mestres? R. - O toque, a palavra de passe, o sinal de ordem, o sinal penal, o sinal de horror e o sinal
de angstia.

P. - D-me a palavra de passe. R. - T... P. - Que significa essa palavra? R. - o nome do artista que, em primeiro lugar, conseguiu trabalhar os metais; ela significa "os bens deste mundo".

P. - O que podem significar os passos da marcha do Mestre? R. - Enquanto os passos do Aprendiz e do Companheiro so dados rente ao cho, os passos do Mestre, passando sobre o corpo de HIRAM, descrevem uma curva que traada com um compasso; , portanto, a passagem do Esquadro ao Compasso, do plano da matria para o do esprito. Enfim, a passagem do Mestre por cima do tmulo alude ao maior dos mistrios, sobre o qual conveniente meditar em silncio, e pensar no fim terreno de todo o destino humano.

P. - Que idade tens?

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 30

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

R. - Sete anos e mais. P. - Que significa isso? R. - Que, chegado sabedoria, o Mestre Maon est em condies de se aproximar do
Conhecimento.

P. - Executa a bateria do terceiro grau. R. - O-O-O O-O-O O-O-O P. - Qual a aclamao? R. - HUZZA! HUZZA! HUZZA! P. - Qual o significado? R. - Aquela palavra significa: "ESTA A MINHA FORA": aluso ao GADU. P. - Que farias, se estando em grande perigo, precisasses do socorro dos teus Irmos? R. - Faria o "sinal de socorro", exclamando: AMOFDV! P. - Quais so os sustentculos da Loja de Mestre? R. - So trs colunetas chamadas Sabedoria, Fora e Beleza. P. - Quem lhes deu esses nomes? R. - O Rei Salomo, Hiram, Rei de Tiro e HIRAM arquitecto do Templo. P. - Porque se atribui a Sabedoria a Salomo? R. - Porque ele recebeu esse dom de Deus e foi, de facto, o rei mais sbio do seu tempo. P. - Porque se atribui a Fora ao rei de Tiro? R. - Porque ele forneceu a Salomo a madeira e os materiais necessrios construo do
Templo.

P. - Porque se atribui a Beleza a HIRAM? R. - Porque, como Arquitecto do Templo, ele criava todos os ornamentos que deveriam decorar aquele magnifico monumento.

P. - Os trs nomes das colunetas no encerram qualquer outro significado? R. - Sim, Venervel Mestre. As colunas simbolizam a divindade; a Sabedoria, a sua essncia; a Fora, a sua potncia infinita; a Beleza exprime quo perfeitas so as obras de Deus.

P. - Quais devem ser as qualidades de um Mestre Maon? R. - Sabedoria, Fora e Beleza.

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 31

GLLP / GLRP

R L Mestre Afonso Domingues

P. - Como pode ele reunir qualidades to raras? R. - Sabedoria no seu comportamento, Fora na unio com os seus Irmos e Beleza no
seu carcter.

P. - Como se chama um Mestre? R. - Gabaon, que o nome do lugar onde os Israelitas depositaram a arca da aliana nos
tempos difceis.

P. - Que significa isso? R. - Que o corao de um Maon deve ser suficientemente puro para se constituir num
Templo agradvel ao GADU.

P. - Em que trabalham os Mestres? R. - Na prancheta para desenhar. P. - Onde recebem eles o salrio? R. - Na Cmara do Meio. P. - Como viajam os Mestres? R. - Do Ocidente para o Oriente e sobre toda a superfcie da terra. P. - Porqu? R. - Para ali espalharem a Luz e reunirem o que est disperso. P. - Se perderes um dos teus Irmos, onde o encontrars? R. - Entre o Esquadro e o Compasso. P. - Explica-me isso. R. - O Esquadro e o Compasso so os smbolos da Sabedoria e da Justia: um bom Maon nunca dever afastar-se deles.

Impresso Sbado, 6 de Maio de yyyy, s 10:59 (verso 2)

/home/kurumin/documentos/mac/MM-1.doc

Pgina 32

You might also like