You are on page 1of 14

tica Profissional - OAB - 50 questes

1. Constitui um direito do advogado, previsto no Estatuto da Advocacia e da OAB, a) comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procurao, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, exceto se considerados incomunicvel. b) examinar em qualquer repartio policial, apenas com procurao, autos de flagrante e de inqurito, findos ou em andamento, ainda que conclusos autoridade, podendo copiar peas e tomar apontamentos. c) ingressar livremente nas salas de sesses dos tribunais, somente at os cancelos que separam a parte reservada dos juzes. d) dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente do horrio previamente marcado ou outra condio, observando-se a ordem de chegada. 2. Acerca dos direitos do advogado empregado, assinale a opo correta. a) O regime de trabalho do advogado nunca poder exceder a durao de quatro horas dirias contnuas e a de vinte horas semanais. b) As horas trabalhadas no perodo de 20 h de um dia at as 5 h do dia seguinte so remuneradas como noturnas, acrescidas do adicional de 25%. c) As horas trabalhadas que excederem a jornada normal so remuneradas por um adicional no superior a 100% do valor da hora normal. d) O salrio mnimo profissional do advogado ser fixado por lei estadual, salvo se ajustado em acordo ou conveno coletiva de trabalho. 3. Leopoldo, advogado regularmente inscrito na Seccional da OAB do Rio de Janeiro, foi contratado verbalmente, pela quantia de R$ 2.000,00, por lvaro, para o acompanhar a delegacia policial, em razo de uma briga que presenciou. Resolvido o caso, em que se constatou que no havia qualquer envolvimento de lvaro, o mesmo se recusou a pagar o valor ajustado. Nessa situao hipottica, Leopoldo deve ingressar com uma: a) ao de cobrana pelo rito sumrio. b) ao de cobrana pelo rito ordinrio. c) execuo por quantia certa. d) ao monitria. 4. Um advogado, regularmente inscrito na OAB/RJ, foi condenado por manter conduta incompatvel com a advocacia, no possuindo

qualquer punio disciplinar anterior. Nessa disciplinar cabvel a: a) censura, que pode ser convertida em advertncia. b) suspenso. c) excluso. d) multa, de uma a dez anuidades.

situao, a

sano

5. Observando que dispe o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB acerca do desagravo pblico, assinale a opo correta. a) O desagravo pblico pode ser dispensado pelo ofendido, por se tratar de direito pessoal do advogado. b) Compete ao Conselho Seccional promover o desagravo pblico de seu presidente quando este for ofendido no exerccio das atribuies legais de seu cargo. c) O inscrito na OAB, quando ofendido comprovadamente em razo do exerccio profissional, tem direito ao desagravo pblico promovido pelo conselho competente. d) A diretoria ou conselho da Subseo no pode promover a sesso de desagravo, mesmo quando a ofensa ocorra no territrio a que se vincula o inscrito. 6. Um advogado, ao se relacionar com o seu cliente, deve observar, entre outras normas, o Cdigo de tica e Disciplina da OAB. Nesse sentido, assinale a opo incorreta. a) O advogado deve informar o cliente, de maneira clara e inequvoca, quanto a eventuais riscos da sua pretenso, e das conseqncias que podero advir da demanda. b) Concluda a causa ou arquivado o processo, presumem-se o cumprimento e a cessao do mandato. c) O mandato judicial ou extrajudicial no se extingue pelo decurso do tempo, desde que permanea a confiana recproca entre o outorgante e seu patrono no interesse da causa. d) O mandato judicial ou extrajudicial pode ser outorgado a sociedade de advogados, sendo exercido pelos advogados que dela faam parte no interesse do cliente, respeitada a liberdade de defesa. 7. Para o correto exerccio da advocacia, deve o advogado: a) assumir a defesa criminal, podendo, entretanto, considerar sua prpria opinio sobre o acusado. b) aceitar a imposio de seu cliente que pretenda ver com ele atuando outros advogados, ou aceitar a indicao de outro profissional para com ele trabalhar no processo.

c) funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente. d) ajustar antecipadamente seus honorrios com o substabelecente, sempre que substabelecer com reservas os poderes conferidos pelo cliente. 8. Sebastio, advogado regularmente inscrito na OAB/RJ, se viu afrontado por sua cliente, que o acusava da prtica de crime que ela cometeu. Em defesa prpria, Sebastio revelou segredo profissional, provando que no era culpado. Nessa situao hipottica, a conduta de Sebastio: a) no foi lcita, pois o sigilo profissional inerente profisso, impondo-se seu respeito em qualquer situao, sem excees. b) no foi lcita, pois o sigilo profissional inerente profisso, impondo-se seu respeito em qualquer situao, salvo apenas na hiptese de grave ameaa ao direito vida. c) foi lcita, pois no constitui obrigao do advogado observar o sigilo profissional. d) foi lcita, pois o sigilo profissional inerente profisso, impondo-se seu respeito em qualquer situao, salvo grave ameaa ao direito vida, honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo prprio cliente e, em defesa prpria, tenha que revelar segredo. 9. A partir da constatao oficial do fato, a pretenso punibilidade das infraes disciplinares: a) prescreve em 2 anos. b) prescreve em 5 anos. c) prescreve em 10 anos. d) imprescritvel. 10. A respeito das regras para registro de sociedade de advogados, assinale a opo incorreta. a) No so admitidas a registro nem podem funcionar as sociedades de advogados que apresentem forma ou caractersticas mercantis. b) Os advogados scios de uma mesma sociedade profissional podem representar em juzo clientes de interesses opostos. c) A sociedade de advogados adquire personalidade jurdica com o registro aprovado de seus atos constitutivos no Conselho Seccional da OAB em cuja base territorial tiver sede. d) Nenhum advogado pode integrar mais de uma sociedade de advogados, com sede ou filial na base territorial do respectivo Conselho Seccional. 11. Um advogado, regularmente inscrito na OAB-RJ e que estava exercendo a advocacia, foi eleito vereador e tomou posse, ocupando atualmente o cargo de 2. Secretrio da Cmara de Vereadores.

Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta acerca da situao daquele advogado junto OAB-RJ e quanto ao exerccio da advocacia. a) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, ficando, porm, impedido de advogar contra ou a favor das pessoas jurdicas de direito pblico. b) Ter sua inscrio na OAB-RJ cancelada e, conseqentemente, no poder mais exercer a advocacia, salvo se fizer nova inscrio na OAB. c) Ser licenciado pela OAB-RJ e, conseqentemente, no poder exercer a advocacia durante o tempo em que ocupar a funo. d) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, proibido de advogar apenas na justia estadual. 12. Um advogado, regularmente inscrito na OAB-RJ e que estava exercendo a advocacia, foi aprovado e empossado no cargo de procurador do estado do Rio de Janeiro, ocupando atualmente o cargo de procurador-geral do municpio de Miguel Pereira. Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta acerca da situao daquele advogado junto OAB-RJ e quanto ao exerccio da advocacia. a) Ter sua inscrio na OAB-RJ cancelada e, conseqentemente, no poder mais exercer a advocacia, salvo se fizer nova inscrio na OAB. b) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, ficando, porm, impedido de advogar contra ou a favor das pessoas jurdicas de direito pblico, empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes pblicas, entidades paraestatais ou empresas concessionrias ou permissionrias de servios pblicos. c) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, ficando, porm, impedido de advogar contra a fazenda pblica que o remunere ou qual seja vinculada a atividade empregadora. d) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, sendo, porm, exclusivamente legitimado para o exerccio da advocacia vinculada funo que exera, durante o perodo da investidura. 13. Um advogado, regularmente inscrito na OAB-RJ, foi contratado por uma empresa em So Paulo, para represent-la em diversas aes judiciais em curso naquele estado. Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta acerca da situao daquele advogado junto OAB-SP e quanto ao exerccio da advocacia. a) O advogado dever transferir sua inscrio para a OAB-SP. b) O advogado dever comunicar OAB-SP sua interveno profissional naquele estado, no devendo, entretanto, promover nenhuma inscrio na OAB-SP. c) O advogado pode representar a empresa no estado de So Paulo, sem necessidade de promover qualquer inscrio e nem de comunicar a OAB-SP sua interveno.

d) O advogado dever promover uma inscrio suplementar na OAB-SP. 14. Com relao a sociedades de advogados, assinale a opo incorreta. a) As procuraes devem ser outorgadas individualmente aos advogados e indicar a sociedade de que faam parte. b) A sociedade de advogados adquire personalidade jurdica com o registro aprovado dos seus atos constitutivos no conselho seccional da OAB em cuja base territorial tiver sede. c) Os advogados scios de uma mesma sociedade profissional no podem representar em juzo clientes de interesses opostos. d) Alm da sociedade, o scio responde subsidiria e limitadamente pelos danos causados aos clientes por ao ou omisso no exerccio da advocacia, sem prejuzo da responsabilidade disciplinar em que possa incorrer. 15. No que diz respeito aos direitos do advogado empregado, assinale a opo correta. a) O salrio mnimo profissional do advogado ser fixado por lei estadual. b) As horas trabalhadas no perodo das vinte horas de um dia at as cinco horas do dia seguinte sero remuneradas como noturnas, acrescidas do adicional de 25%. c) As horas trabalhadas que excederem a jornada normal so remuneradas por um adicional no superior a 100% sobre o valor da hora normal, mesmo havendo contrato escrito. d) O advogado empregado est obrigado prestao de servios profissionais de interesse pessoal dos empregadores, fora da relao de emprego. 16. Um advogado, por motivos pessoais, no mais deseja continuar patrocinando uma causa. Nesse caso, com relao ao procedimento correto perante o seu cliente, ele deve: a) renunciar ao mandato e continuar representando o autor at ele constituir um novo advogado. b) fazer um substabelecimento sem reservas de poderes para outro advogado e depois comunicar tal fato ao cliente. c) comunicar ao cliente a desistncia do mandato e funcionar no processo nos dez dias subseqentes, se necessrio. d) comunicar ao autor a desistncia do mandato e indicar outro advogado para substitu-lo. 17. O advogado tem imunidade profissional para se manifestar no exerccio de sua atividade, no podendo ser acusado por: a) calnia ou injria. b) calnia, injria ou difamao. c) injria ou difamao.

d) calnia ou difamao. 18. O advogado pode se licenciar: a) enquanto persistir o impedimento para o exerccio da profisso. b) mediante simples requerimento sem justificativa. c) por motivo de doena de qualquer natureza. d) enquanto persistir a incompatibilidade para o exerccio da profisso. 19. PEDRO RIBEIRO, TERESA DE ANDRADE, MARCOS MARINHO, JULIO BRITO e ELIZABETH NUNES, todos Advogados regularmente inscritos na OAB-RJ e em pleno exerccio da advocacia, resolvem constituir uma sociedade de advogados, na forma da lei. Pergunta-se: Qual a denominao social correta eles devem adotar para aquela sociedade? a) Sociedade de Advogados Nova Era; b) RIBEIRO & MARINHO Advogados Associados; c) Escritrio de Advocacia RIBEIRO E NUNES Sociedade Civil; d) PEDRO RIBEIRO e Advogados Associados S. C.. 20. Qual das seguintes afirmaes verdadeira? a) Prescreve em trs anos a pretenso punibilidade das infraes disciplinares; b) Somente no Juizado Especial Cvel e na Justia do Trabalho a pessoa, que no advogado, pode defender seus interesses sem constituir um advogado; c) Ser licenciado da advocacia o advogado que for acometido de doena mental incurvel; d) permitido ao advogado que tenha sofrido qualquer punio disciplinar, requerer, um ano aps o seu cumprimento, sua reabilitao. 21. No curso de um processo o autor quer revogar o mandato de seu advogado e constituir outro para prosseguir com a demanda. Pergunta-se: Qual a atitude correta daquele advogado que o autor quer substituir? a) Substabelecer ao outro advogado, sem reservas, todos os poderes que lhe foram outorgados pelo autor e, em seguida, cobrar judicialmente, via processo de execuo, os honorrios contratados, devidos e ainda no pagos; b) S substabelecer ao outro advogado, sem reservas, depois que o autor pagar-lhe os honorrios contratados e ainda no pagos; c) No concordar com a revogao de seu mandato, porque o processo j tem sentena final e est em fase de execuo de sentena; d) No concordar com a revogao de seu mandato, porque este lhe fora outorgado em carter irrevogvel e irretratvel. 22. Processado pela OAB-RJ sob a acusao de angariar causas, o Advogado Jos da Silva foi condenado e recebeu a pena de censura,

que foi convertida em advertncia, por ser ele primrio. Dois anos depois, Jos da Silva novamente processado pela OAB-RJ sob a acusao de ter abandonado a causa do cliente. Pergunta-se: Se for novamente condenado, que punio sofrer? a) Pena de censura; b) Pena de suspenso; c) Pena de excluso; d) Pena de multa. 23. O Advogado Salvador de S foi eleito Deputado Estadual e tomou posse. Durante seu mandato de Deputado, foi constitudo por Manoel Rodrigues e ingressou em juzo com uma ao de ressarcimento de danos contra a XEROX DO BRASIL. Qual a resposta correta? a) O ato processual praticado por Salvador de S nulo; b) O ato processual praticado por Salvador de S anulvel; c) O ato processual praticado por Salvador de S anulvel e ele ser punido pela OAB-RJ; d) O ato processual praticado por Salvador de S plenamente vlido. 24. O Cdigo de tica e Disciplina da OAB permite ao Advogado: a) Descontar o valor dos honorrios a receber da importncia a ser entregue ao cliente ao trmino da causa, por no haver proibio contratual; b) Debater, num programa especializado de rdio, causa sob seu patrocnio; c) Substabelecer a um Colega, com reservas, o mandato judicial, sem comunicao prvia ao Cliente/outorgante; d) Contratar honorrios com a clusula quota litis para receber, em pagamento de seu trabalho profissional, dois dos dez lotes de terreno objetos da ao reivindicatria que patrocinar. 25. Qual das seguintes disposies no admitida no Contrato Social de uma Sociedade de Advogados? a) A obrigao de apresentao de balanos mensais e efetiva distribuio dos resultados aos scios a cada ms; b) A determinao de que, alm da sociedade, apenas o scio responsvel pela administrao da sociedade responde subsidiria e ilimitadamente pelos danos causados aos clientes; c) A permisso ao scio de advogar autonomamente (fora da sociedade), recebendo os respectivos honorrios como renda pessoal; d) A proibio aos scios de ingressarem em outra sociedade de advogados. 26. Plnio Monteiro, Advogado inscrito na OAB-RJ e Professor, foi eleito Diretor da Faculdade de Direito da UFRJ. Pergunta-se: Como fica a situao de Plnio Monteiro junto OAB-RJ e quanto ao exerccio da advocacia?

a) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo plenamente a advocacia, sem qualquer restrio; b) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, ficando, porm, impedido de advogar contra a Fazenda Pblica que o remunera; c) Ser licenciado pela OAB-RJ e, conseqentemente, no poder exercer a advocacia durante o tempo em que for Diretor da Faculdade de Direito da UFRJ; d) Ter sua inscrio na OAB-RJ cancelada e, conseqentemente, no poder mais exercer a advocacia, salvo se fizer nova inscrio na OAB. 27. Qual a natureza jurdica da Ordem dos Advogados do Brasil? a) uma autarquia federal; b) uma associao de classe, sem fins lucrativos; c) uma pessoa jurdica, de direito pblico; d) uma instituio sui generis, com personalidade jurdica e forma federativa, constituindo um servio pblico de mbito nacional, gozando seus bens, rendas e servios de imunidade tributria total. 28. Ao fazer a sustentao oral numa Audincia de Instruo e Julgamento na 42 Vara Cvel do Rio de Janeiro, o Advogado do ru caluniou seu colega, o Advogado do autor. Pergunta-se: O que pode acontecer ao Advogado do ru por tal comportamento? a) Ser apenas processado criminalmente, pelas ofensas proferidas contra o Colega; b) Ser apenas processado pela OAB, pelas ofensas proferidas contra o Colega; c) Ser advertido pelo Juiz, para no mais usar tais ofensas; ser processado criminalmente, pela calnia e ser processado pela OAB, pelas mesmas ofensas; d) Nada acontecer, porque o Advogado goza de imunidade profissional, de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB. 29. Das decises proferidas pelo Tribunal de tica e Disciplina, em processo disciplinar contra advogado, cabe recurso para: a) O plenrio do Conselho Seccional da OAB respectiva; b) Uma das turmas do Conselho Seccional da OAB respectiva; c) Uma das turmas do Conselho Federal; d) O Presidente do Conselho Seccional da OAB respectiva. 30. Qual das proposies abaixo NO constitui direito do advogado, assegurado pelo Estatuto da Advocacia e da OAB? a) Comunicar-se com seu cliente, pessoal e reservadamente, mesmo sem procurao, quando este estiver preso e incomunicvel; b) Examinar, em qualquer Delegacia Policial, sem procurao, autos de inqurito, findos ou em andamento;

c) Aps trinta minutos do horrio designado para a audincia de instruo e julgamento sem que o respectivo Juiz tenha chegado, retirar-se do local mediante comunicao protocolada no Cartrio; d) Contratar, previamente e por escrito, os seus honorrios profissionais. 31. Qual das proposies abaixo feriu disposio expressa do Cdigo de tica e Disciplina da OAB? a) O Advogado Marco Antonio aceitou procurao de Pedro Ribeiro (autor de uma ao cvel e com advogado constitudo nos autos) para represent-lo na audincia de instruo e julgamento, sem o prvio conhecimento do advogado de Pedro Ribeiro naquele processo, que no compareceu referida audincia; b) O Advogado Mauro Lisboa foi nomeado para defender o acusado (ru confesso) de crime de seqestro, seguido de estupro e morte da vtima e, embora condenando veementemente os chamados crimes hediondos, assumiu a defesa daquele acusado; c) Jos Ricardo, Advogado e Contador, publicou um pequeno anncio num jornal, nos seguintes termos: JOS RICARDO / Advogado e Contador / OAB RJ n 79.458 e CRC-RJ n 43.972 / Advocacia Cvel e Contabilidade Empresarial / Rua do Carmo n 38, Centro, Rio de Janeiro; d) Num jornal de grande circulao, o Advogado Antonio Carlos publicou um pequeno anncio no qual mencionou, alm de seu nome e nmero de inscrio na OAB, ser ele Mestre em Direito Processual. 32. A quem compete punir disciplinarmente os Advogados? a) Ao Conselho Seccional do Estado onde o Advogado tenha sua inscrio principal; b) Ao Conselho Seccional do Estado onde o Advogado tenha inscrio suplementar, este tomou conhecimento da infrao em primeiro lugar; c) Indistintamente, ao Conselho Seccional do Estado onde o Advogado tenha inscrio principal ou onde tenha inscrio suplementar; d) Ao Conselho Seccional do Estado onde a infrao foi cometida, mesmo que nele o Advogado no tenha a inscrio principal nem inscrio suplementar. 33. Qual das seguintes proposies est CORRETA? a) Uma pessoa, que no advogado e sem constituir um advogado, pode propor uma ao popular; b) Um advogado no pode, nunca, patrocinar uma causa cvel sem a procurao do respectivo cliente; c) O advogado no pode retirar de Cartrio, mediante carga, os autos de um processo em que no tenha procurao; d) O advogado no pode, em nenhuma hiptese, receber bens particulares do cliente em pagamento de seus honorrios. 34. O Advogado Manuel Martins, sem justa causa, revelou um segredo

que lhe foi confidenciado por um Cliente, prejudicando-o. Pergunta-se: O que pode acontecer a Manuel Martins? a) Ser punido apenas pela OAB, porque a violao de segredo profissional uma infrao disciplinar prevista no Estatuto da Advocacia e da OAB; b) Ser punido apenas criminalmente, porque a violao de segredo profissional tambm um crime e a pena maior absorve a menor; c) Ser punido criminal e disciplinarmente pelo mesmo ato de revelar o segredo e, ainda, ser condenado a pagar perdas e danos; d) Ser punido disciplinarmente (pela OAB) e ser condenado a pagar perdas e danos, no o sendo criminalmente, porque a violao de segredo profissional no tipificada como crime. 35. Qual das seguintes afirmativas est CORRETA? a) A jornada de trabalho do advogado empregado, de regra, no poder exceder de cinco horas por dia; b) As horas extras do advogado empregado so remuneradas com um adicional de, no mnimo, cem por cento sobre o valor da hora normal; c) O advogado empregado est obrigado prestao de servios profissionais de interesse pessoal do empregador, fora da relao de emprego; d) O valor do salrio mnimo profissional do advogado empregado de oito vezes o valor do salrio mnimo nacional. 36. Aps ser absolvido em dois processos disciplinares, o Advogado Ccero Travassos foi processado e condenado por inpcia profissional, recebendo, em conseqncia, a pena de: a) Censura; b) Suspenso; c) Excluso; d) Multa. 37. O Cdigo de tica e Disciplina da OAB NO admite: a) Que o advogado recuse uma causa, s porque esta pode comprometer sua reputao profissional; b) Que o advogado recuse a nomeao de outro advogado para trabalhar com ele no processo, mesmo sem qualquer deduo de seus honorrios; c) Que o advogado empregado se recuse a funcionar como preposto e advogado do empregador, numa reclamao trabalhista; d) Que o advogado divulgue um pequeno anncio com seu nome completo e nmero de inscrio na OAB, na Tribuna do Advogado, na Rdio Tupi e no Jornal do Brasil. 38. Um Advogado, regularmente inscrito na OAB-RJ e que estava exercendo a advocacia, foi empossado no cargo de Inventariante

Judicial. Pergunta-se: Como fica a situao daquele Advogado junto OAB-RJ e quanto ao exerccio da advocacia? a) Ter sua inscrio na OAB-RJ cancelada e, conseqentemente, no poder mais exercer a advocacia, salvo se fizer nova inscrio na OAB; b) Ser licenciado pela OAB-RJ e, conseqentemente, no poder exercer a advocacia durante o tempo em que for Inventariante Judicial; c) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, ficando, porm, impedido de advogar contra a Fazenda Pblica que o remunera; d) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, sem qualquer restrio. 39. Tendo em vista que os Advogados gozam de imunidade profissional no exerccio de sua atividade, o que pode acontecer ao Advogado do ru que, numa Audincia de Instruo e Julgamento na 11 Vara Cvel do Rio de Janeiro, quando fazia a sustentao oral, ofendeu o Juiz que a presidia? a) Responder a processo criminal, por desacato ao Juiz, e a processo disciplinar na OAB; b) Ser apenas processado pela OAB, pelas ofensas proferidas contra o Juiz; c) Ser apenas advertido pelo Juiz, que oficiar OAB para a medida disciplinar que esta entender cabvel; d) No sofrer qualquer punio, face imunidade profissional. 40. No curso de um processo cvel, o Advogado do autor, por motivos particulares, no pode continuar funcionando naquele processo. Como deve proceder o referido Advogado? a) Ele deve fazer um substabelecimento total, sem reservas, para um Colega e depois comunicar ao autor; b) Ele deve comunicar ao autor a desistncia do mandato e funcionar no processo nos dez dias subseqentes, se necessrio; c) Ele deve comunicar ao autor a desistncia do mandato e indicar um Colega para substitu-lo; d) Ele deve renunciar ao mandato e continuar representando o autor at ele constituir um novo Advogado. 41. No processo disciplinar da OAB, com exceo dos embargos de declarao, de quem o juzo de admissibilidade dos recursos? a) do Presidente do Conselho Seccional da OAB respectiva; b) do Presidente do Conselho de tica e Disciplina da OAB respectiva; c) do prprio rgo julgador que proferiu a deciso recorrida; d) do Relator do rgo julgador para o qual foi interposto o recurso. 42. Sabendo que o cliente recebeu seu crdito e que o devedor perdeu o comprovante do pagamento da dvida respectiva, o Advogado aceita

o patrocnio e prope ao de cobrana daquele crdito em face do pretenso devedor. Como Voc classifica o procedimento daquele Advogado? a) Ele praticou uma lide temerria; b) Ele praticou um patrocnio infiel; c) Ele praticou uma tergiversao; d) Ele praticou uma fraude processual. 43. Para uma Sociedade de Advogados ter personalidade jurdica necessrio: a) O registro de seu Estatuto ou Contrato Social na Junta Comercial e inscrio no C.N.P.J.; b) O registro de seu Estatuto ou Contrato Social no Registro Civil das Pessoas Jurdicas e inscries no C.N.P.J. e no I.S.S.; c) O registro de seu Estatuto ou Contrato Social na OAB e inscrio no C.N.P.J.; d) Apenas o registro de seu Estatuto ou Contrato Social na OAB. 44. Constitudo por uma empresa para o patrocnio de uma ao renovatria de locao, o Advogado ajustou verbalmente seus honorrios no montante de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Concludo seu trabalho profissional, aquele Advogado no conseguiu receber, amigavelmente, os honorrios ajustados. Pergunta-se: Qual a medida judicial adequada para o Advogado receber aqueles honorrios? a) Uma Ao de Cobrana de Honorrios, pelo Procedimento Ordinrio; b) Uma Ao de Cobrana de Honorrios, pelo Procedimento Sumrio; c) Uma Execuo por Quantia Certa; d) Uma Ao Monitria. 45. Quais so os casos em que uma pessoa, que no advogado, pode ingressar em juzo pessoalmente, ou seja, sem constituir um Advogado? a) Na impetrao de habeas corpus, na Justia do Trabalho (1 instncia), no Juizado Especial Cvel (at vinte salrios mnimos), na Ao Popular e na Justia de Paz; b) Na impetrao de habeas corpus, na Justia do Trabalho (1 instncia), no Juizado Especial Cvel (at vinte salrios mnimos) e na Justia de Paz; c) Na impetrao de habeas corpus, na Justia do Trabalho (1 instncia), no Juizado Especial Cvel (at vinte salrios mnimos), no Mandado de Segurana e na Justia de Paz; d) Somente no Juizado Especial Cvel (at vinte salrios mnimos) e na Justia do Trabalho (na 1 instncia). 46. Um Advogado, regularmente inscrito na OAB-RJ e que estava

exercendo a advocacia, foi empossado no cargo de Secretrio de Educao do Estado do Rio de Janeiro. Pergunta-se: Como fica a situao daquele Advogado junto OAB-RJ e quanto ao exerccio da advocacia? a) Ser licenciado pela OAB-RJ e, conseqentemente, no poder exercer a advocacia durante o tempo em que for Secretrio de Educao; b) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, ficando, porm, impedido de advogar contra a Fazenda Pblica que o remunera; c) Ter sua inscrio na OAB-RJ cancelada e, conseqentemente, no poder mais exercer a advocacia, salvo se fizer nova inscrio na OAB; d) Continuar inscrito na OAB-RJ e exercendo a advocacia, proibido de advogar apenas na Justia Estadual. 47. O Cdigo de tica e Disciplina da OAB no admite: a) Que o Advogado cobre honorrios por valores acima dos fixados pela Tabela de Honorrios da OAB; b) Que o Advogado, no curso de um processo e contra a vontade do cliente, renuncie ao mandato que este (cliente) lhe outorgou; c) Que o Advogado inclua no anncio de sua atividade, que ele Mestre em Direito Privado, pela UERJ, e Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); d) Que o Advogado, terminando da causa, s devolva os documentos do cliente mediante o pagamento de seus honorrios. 48. Um Advogado, que nunca fora punido disciplinarmente, processado pela OAB, sob a acusao de violao de sigilo profissional. Se condenado, qual a pena ser aplicada quele Advogado? a) Censura; b) Suspenso; c) Excluso; d) Multa. 49. Qual o prazo de prescrio da ao de cobrana de honorrios de advogado? a) Dois anos, contados do vencimento do contrato de honorrios; b) Cinco anos, contados do trmino da causa; c) Cinco anos, contados do vencimento do contrato de honorrios; d) Dez anos, contados do vencimento do contrato de honorrios. 50. O Advogado MIGUEL MENDES retirou do Cartrio da 35 Vara Cvel da Comarca do Rio de Janeiro, mediante carga e pelo prazo de 10(dez) dias, os autos de um processo em que funcionava. Decorridos os dez dias e embora intimado a devolver aqueles autos, no o fez. Perguntase: Como Voc classifica tal procedimento de Miguel Mendes?

a) Ele cometeu apenas uma infrao disciplinar, prevista e punvel pelo Estatuto da Advocacia e da OAB; b) Ele cometeu, ao mesmo tempo, uma infrao disciplinar, tipificada no Estatuto da Advocacia e da OAB, e um crime, tipificado no Cdigo Penal; c) Ele apenas violou dispositivo do Cdigo de Processo Civil, ficando, em conseqncia, proibido de retirar novamente aqueles autos de Cartrio; d) Ele cometeu apenas um ato ilcito, previsto no Cdigo Civil vigente, ficando, em conseqncia, obrigado a pagar perdas e danos.

GABARITO 01.D 02.B 03.A 04.B 05.C 06.D 07.D 08.D 09.B 10.B 11.C 12.D 13.D 14.D 15.B 16.C 17.C 18.D 19. B 20.D 21.A 22.A 23.D 24.C

You might also like