You are on page 1of 3

Como combinar as regras de trabalho com a bab

Escrito para o BabyCenter Brasil Tenha sempre em mente que a bab vai trabalhar dentro da sua casa, muitas vezes quando voc no estiver presente. Sendo assim, desde o princpio converse abertamente sobre o que deseja e o que no gosta, para que ningum diga depois que no sabia as regras. Pense nas situaes mais bvias, como fumar ou receber visitas pessoais, e em outras mais sutis, como beijar seu filho ou deix-lo na frente da televiso, e explique direitinho como se sente em relao a elas. Deixe tudo claro e observe como a bab responde s suas ponderaes. Procure manter, desde o incio, a relao de vocs no nvel profissional. Respeite-a profissionalmente como voc agiria com um subordinado seu na empresa, por exemplo, e ao mesmo tempo exija o mesmo respeito.

Como saber ao que ela tem direito?


O site do Ministrio do Trabalho possui uma rea dedicada legislao sobre empregados domsticos, que voc pode consultar para tirar suas dvidas.

Fora salrio, quais so os assuntos mais importantes para combinar?


Alguns tpicos precisam ser conversados, por mais desagradvel que seja mencion-los para uma pessoa que voc acabou de conhecer. No tenha vergonha de ser especfica sobre como quer que seu filho seja cuidado e como a pessoa deve se comportar na sua casa. Afirme as regras com clareza, mesmo que parea bvio demais. Diga com todas as letras que o beb no deve ser deixado sozinho em casa nunca, mesmo que esteja dormindo, mesmo que seja s por um instantinho. Assim voc evita o: "Mas voc nunca disse que no podia...". Vida social: Deixe claro que no deseja que a bab receba visitas na sua casa sem o seu consentimento prvio. E muito menos que leve seu filho junto para visitar algum. Quanto a telefonemas, o uso de um celular prprio elimina a questo de custos para voc, porm pode criar problemas se as ligaes forem frequentes durante o horrio de trabalho, deixando o beb por conta prpria. Algumas famlias preferem que s telefonemas essenciais sejam feitos, enquanto outras no se incomodam com conversas pessoais com moderao. Seja razovel, mas diga sempre o que acha.

Privacidade: Babs exercem um cargo de confiana, tendo acesso a todo tipo de informao pessoal sobre voc e sua famlia. Fale abertamente que no deseja que sua vida privada faa parte de rodas de conversa no ptio do seu prdio ou no banco da pracinha mais prxima. Tenha voc tambm discrio quanto ao que deixa mostra pela casa, evitando esquecer contas de carto de crdito abertas na mesa ou correspondncia do banco no criado-mudo. Disciplina: Para o sucesso da relao, fundamental que voc e a bab tenham formas semelhantes de reagir ao comportamento da criana. Comente, por exemplo, que qualquer tipo de punio fsica est completamente descartada na sua casa, e explique bem como voc e seu companheiro procuram controlar as variaes de humor do seu filho. Fumo: A maioria dos pais prefere que ningum fume dentro de casa ou perto do beb. Alguns no se importam se a bab fumar no jardim quando as crianas estiverem dormindo. Esclarea, desde o princpio, o que voc no tolera. Comunicao: Estabelea uma rotina para se comunicar com a bab e saber o que est acontecendo com seu filho. Se tiver disponibilidade, telefone e pergunte se ele comeu bem, a que horas dormiu etc., ou pegue o "relatrio" ao vivo quando encontr-la, no fim do dia. Se voc s cruza correndo com a bab, ou nem a encontra, uma opo fabricar uma pequena agenda, parecida com as usadas em berrios, para que a profissional preencha todos os dias, com mais facilidade. Voc pode colocar espaos para informaes como: a que horas dormiu e acordou, o que comeu, se comeu bem ou no, se fez coc, se o coc estava normal. A s imprimir e mandar encadernar. Veja aqui uma sugesto.

O que fazer para que a bab d certo?


A verdade que o assunto no se encerra uma vez que voc encontre uma pessoa de que goste. Para que a relao funcione, alm de boas referncias, jeito com o beb e disposio para ajudar da parte dela, voc precisa ser uma boa "chefe". Converse bastante com a bab, explique em detalhes como cuida do beb, o que pode e no pode ser feito na sua casa e como entrar em contato com voc ou seu parceiro em caso de emergncias. Tenha tambm sempre disponvel o nmero do pediatra e de outras pessoas que podem ser acionadas (use nossa lista de telefones de emergncia). Procure no sobrecarreg-la com outras tarefas da casa, como limpar a cozinha ou adiantar o jantar. Se para voc difcil cozinhar e olhar o beb ao mesmo tempo, para ela tambm ser, e crescem as chances de algo sair errado. preciso combinar de antemo o horrio de trabalho durante a semana e se ela vai

ajudar tambm nos fins de semana. Nesse caso, j v pensando no que vai fazer nos dias de folga dela. No perodo inicial, interessante que a bab seja supervisionada por outra pessoa -uma outra empregada ou algum parente. Nem sempre possvel, mas essa a situao ideal. Outra coisa a que os pais devem estar atentos a manter a hierarquia. Por mais experiente que seja a bab e por mais inexperientes que sejam os pais, eles que devem decidir as condutas com o beb. Mesmo que o beb se adapte muito bem bab, provvel que ele ainda sinta sua falta e demonstre na hora que voc sair para trabalhar. Isso no quer dizer que ele no gosta da bab. Por outro lado, se ele abrir um grande sorriso ao v-la tambm no significa que j no liga mais para voc. Respeite a relao entre os dois, mas procure ter no final do dia um tempo especial para dedicar ao seu filho. Diga o quanto teve saudade, segure-o no colo e encha-o de carinho.

You might also like