You are on page 1of 58

Exame fsico do recm-nascido

OBJETIVOS
Discutir a classificao do RN;
Destacar os aspectos da avaliao fsica e

caractersticas comportamentais do RN de acordo com a idade gestacional;


Discutir os reflexos fisiolgicos do recm-nascido.

AVALIAO DA IDADE GESTACIONAL: IG


Avaliar o risco de morbi-mortalidade e

assistncia adequada Identificar e facilitar reconhecimento do RN quanto a relao entre seu P de nascimento e IG para avaliar seu crescimento e desenvolvimento intrauterino.

AVALIAO DA IDADE GESTACIONAL


Classificao atual dos RN
Pr-termo: nascidos vivos antes da 37 semana;

RNPT limtrofe entre 35 e 366/7 s. RNPT moderado entre 30 e 346/7 s RNPT extremo inferior a 30 semanas Termo: nascidos vivos entre 37 e 41 semana e 6 dias; Ps-termo: nascidos vivos com 42 semanas ou mais.

AVALIAO DA IDADE GESTACIONAL


Classificao atual dos RN
Baixo Peso: nascidos vivos com peso abaixo de

2.500g. Muito Baixo Peso: nascidos vivos com peso abaixo de 1.500g. Muitssimo Baixo Peso: nascidos vivos com peso abaixo de 1.000g.

Classificao relacionando Peso e Idade Gestacional


PIG: abaixo do percentil 10; AIG: entre os percentis 10 e

90; GIG: acima do percentil 90.

Exemplo 01: RN, 31 semanas e 4 dias, peso 1610g, 45 cm.

Concluso: RN AIG

Classificao relacionando Peso e Idade Gestacional

Exemplo 02:

RN, 40 semanas, peso 2000g, 45 cm.

Concluso: RN PIG

A AVALIAO FSICA E COMPORTAMENTAL DO RN DE ACORDO COM A IDADE GESTACIONAL 1. Preparao do ambiente


2. Preparao do RN

Primeira avaliao: imediata (sala de parto) - malformaes congnitas - verificao de possveis danos - sinais de infeco Exame minucioso nas 1as 24 horas de vida

EXAME FSICO: DADOS OBJETIVOS


Sinais Vitais: o que avaliar?

FC: 100-160 bpm FR: 40-60 mrm T: 36-37 C


Antropometria no RN termo

Peso: mdia de 3.500g PC: 32-38 cm PT: = ou at 2cm < que PC C: 48-53 cm

EXAME FSICO
Iluminao e aquecimentos adequados Inspeo cuidadosa do RN.

EXAME FSICO
Aparncia geral:

Cabea grande, Face arredondada, Trax cilndrico, Extremidades superiores e inferiores pequenas.

EXAME FSICO
Postura:

Fletida

EXAME FSICO
Inspeo. Palpao. Ausculta. Avaliao dos reflexos.

EXAME FSICO
Pele achados habituais:
Pele

rsea avermelhada, Vrnix, lanugem, Mancha monglica, Millium sebceo, Exantema transitrio, Eritema txico, Pele de arlecrim, Acrocianose.

EXAME FSICO
Pele achados anormais:
Cianose

generalizada,

Palidez,
Pletora, Ictercia

precoce, Ctis marmorata, Tocotraumatismo, Hemangioma.

EXAME FSICO
Fcies - olhos:

Abrir as plpebras, Palpar globo ocular, Reflexo vermelho normal

EXAME FSICO
Fcies - nariz:

Forma, Tamanho, Secreo nasal.

EXAME FSICO
Fcies - ouvidos:

Forma, Tamanho, Implantao.

EXAME FSICO
Fcies - boca:

Forma, Tamanho, Colorao dos lbios, Dentes congnitos.

EXAME FSICO
Fcies achados anormais:

Implantao baixa da orelha, Microftalmia, Hipotelorismo, Hipertelorismo, Imperfurao de coanas, Pesquisa de labio-leporino.

EXAME FSICO
Fcies achados anormais:

Abrir as plpebras, palpar globo ocular, pregas epicnticas, reflexo vermelho normal, hemorragia subconjuntival, estrabismo

EXAME FSICO
Crnio:

Pode ocorrer micro, macro, hidrocefalia.

EXAME FSICO
Crnio:

Craniossinostose soldadura precoce das suturas. Fontanela bregmtica mede de 1 a 4 cm, fechamento entre 9 a 18 meses, podendo atingir at os 24 meses. Fontanela lambdide fechamento em torno dos 2 meses. Cefalohematoma, bossa serossanguinolenta e craniotabes.

EXAME FSICO
Pescoo:

Curto e grosso. Palpao de linfonodos.

EXAME FSICO
Trax:

De forma cilndrica ou quase circular, Ingurgitamento marmrio, Respirao predominantemente abdominal, Ausculta pulmonar alguns roncos, Ausculta cardaca verificar frequncia, ritmo e intensidade, Palpao de pulsos.

EXAME FSICO
Abdmen:

Forma globosa Simetria, Ausncia de abaulamentos, Cordo umbilical, Ausculta de rudos hidro-areos, Palpao hepatomegalia, esplenomegalia.

EXAME FSICO
Abdmen alteraes:

Gastrosquise,
Onfalocele.

EXAME FSICO
Genitlia e reto:

Menina lbios edemaciados, predominante, secreo mucide.

clitris

Menino prepcio sobre a glande, escroto rugoso, palpao a procura de testculos. Reto imperfurao retal.

EXAME FSICO
Genitlia alterao:

Menina Imperfurao himenal: pode levar reteno de secrees uterinas e vaginais e causar abaulamento himenal e s vezes reteno urinria por compresso extrnseca.

EXAME FSICO
Genitlia alterao:

Menino
Fimose: comum no RN a aderncia do prepcio glande. Hidrocele: aumento dos testculos com transiluminao positiva e no reduo com as manobras habituais. Hrnias.

EXAME FSICO: GENITLIA

EXAME FSICO
Membros e dorso:

Inspecionar e palpar a coluna, Membros simtricos, Mos predominantemente fechadas, Pesquisar polidactilia ou sindactilia, Manobra de Ortollani.

MANOBRAS

EXAME FSICO
Dorso alterao:

Mielomeningocele

EXAME FSICO
Reflexos (principais):

Moro, Preenso palmar e plantar, Babinsk, Marcha, Suco.

Avaliao neurolgica
Reflexos primitivos

Os recm-nascidos (RN) apresentam reflexos primitivos que garantem a sua sobrevivncia. A ausncia desses reflexos em idade que deveriam estar presentes ou a sua persistncia aps idade em que deveriam ter desaparecido pode ser indicativo de uma possvel disfuno neurolgica.

Avaliao neurolgica
Reflexo de suco: - Ao tocar os lbios do RN com um objeto, produz-se vigorosos movimentos de suco. Pode estar ausente nos prematuros. - Desaparece aos 3 meses em viglia e aos 6 meses no sono. - Sua ausncia no RN a termo indica leso cerebral.

Avaliao neurolgica
Vmito: - A estimulao da faringe posterior pela alimentao, suco ou passagem de uma sonda faz com que o recm nascido engasgue. - Persiste por toda a vida.

Avaliao neurolgica
Reflexo de Olho de boneca: - A medida que a cabea levemente movimentada da direita para a esquerda, os olhos inclinam-se para trs e no se ajustam imediatamente a nova posio da cabea. - Desaparece a medida que a fixao se desenvolve. - Caso persista indica leso neurolgica.

Avaliao neurolgica
Reflexo Pupilar: - A pupila contrai-se quando uma luz intensa brilha em sua direo. - Persiste por toda a vida. Reflexo corneal: -O lactente pisca ao sbito aparecimento de uma luz intensa ou aproximao de um objeto em direo a crnea. - Persiste por toda a vida.

Avaliao neurolgica
Reflexo de busca: -Tambm chamado de procura ou dos pontos cardeais: excitando uma das bochechas do RN com o dedo, ele vira a face para o lado estimulado, abrindo a boca, procurando sugar. - Desaparece em torno de 3 a 4 meses, podendo persistir at 1 ano.

Avaliao neurolgica
Reflexo de preenso palmar e plantar: - O examinador pressiona com a polpa digital as regies palmar e plantar do RN; a resposta palmar a flexo dos dedos abraando os dedos do examinador, j a resposta plantar na flexo dos artelhos em direo sola do p. - O reflexo palmar diminui aps os 3 meses para depois ser substituda por voluntrio e o reflexo plantar diminui em torno de 8 meses.

Avaliao neurolgica
Reflexo de moro: Reflexo do abrao.
- Movimento global do qual participam os membros sup. e inf. Facilmente provocado por um som ou soltando-se subitamente o RN que estava seguro nos braos. A mudana sbita no equilbrio provoca extenso e abduo dos membros e abertura dos dedos em leque, com o polegar e indicador formando um C, seguido pela flexo e abduo dos membros; as pernas podem flexionar-se levemente e o lactente pode chorar. - A ausncia ou reduo deste reflexo indica grave leso do SNC. Quando assimtrico pode significar paralisia braquial, sfilis congnita ( pseudo paralisia de Parrot) ou fratura de clavcula ou mero. Desaparece aos 3-4 meses de idade.

Avaliao neurolgica
Reflexo de Babinsk: - Ao acariciar o exterior da regio plantar no sentido superior a parte do calcanhar e atravs do arco do p, os dedos se abrem em leque e e o polegar dorsiflexo. - Desaparece em torno de 1 ano de idade.

Avaliao neurolgica
Reflexo de Galant: - Acariciar as costas do lactente ao longo da coluna vertebral faz com que os quadris se movimentem em direo ao lado estimulado. - Desaparece em torno de 1 ms.

Avaliao neurolgica
Reflexo de marcha: - O lactente segurado e seus ps tocam uma superfcie rgida, ocorrem extenso e flexo recprocas das pernas, simulando a deambulao. - Desaparece aps 3 a 4 semanas de idade, sendo substituda por movimento deliberado.

Avaliao neurolgica
Reflexo de Posicionamento: - Quando o lactente mantido ereto, sustentado sob os braos, e o lado dorsal do p rapidamente colocado contra um objeto rgido, como uma mesa, as pernas levantam-se como se o p estivesse subindo na mesa. - A idade de desaparecimento varia.

Avaliao neurolgica
Reflexo de Extruso: - Quando a lngua tocada ou pressionada para baixo, o lactente responde forando-a para fora. - Desaparece em torno de 4 meses de idade.

Avaliao neurolgica
Reflexo Engatinhar: - Quando colocado em decbito ventral, o lactente faz movimentos com os braos e as pernas para se arrastar. - Desaparece em torno de 6 semanas.

Avaliao neurolgica
Reflexo de tosse: - Irritao das mucosas da laringe ou traquia que provoca a tosse. - Persiste por toda a vida; Presente aps o primeiro dia de vida.

Avaliao neurolgica
Extenso cruzada: - Com o recm-nascido em posio supina, estenda uma perna e estimule a planta do p com uma alfinetada suave ou uma pancada leve. Este flexiona e estende alternadamente a perna oposta como se tentasse afastar o estmulo.

REFLEXOS

You might also like