You are on page 1of 2

ESCOLA MUNICIPAL JOS RODRIGUES DO PRADO - CEI de PRADOSO

Professora: ______________________________________Turma:______________________ Aluno (a): ___________________________________________________________________ _ ATIVIDADE AVALIATIVA I TRIMESTRE ___________________________________ Data: ______________________

Os diferentes tipos de paisagem


Tudo aquilo que ns vemos, o que nossa viso alcana, a paisagem. Normalmente as pessoas chamam de paisagem aquilo que consideram bonito ou agradvel, como, por exemplo, uma cachoeira em meio mata ou uma bela praia. Para a geografia, paisagem no apenas um belo panorama natural. Ela o conjunto dos elementos naturais e dos elementos humanizados ou culturais (construdos pelos seres humanos) que podemos observar em um lugar. As formas de relevo (como as montanhas, as serras, os planaltos e as plancies), a hidrografia (composta pelos rios, lagos, oceanos e mares) e a vegetao (como as matas e os campos) so exemplos de elementos naturais. As casas, os prdios, as pontes, as rodovias e as plantaes so exemplos de elementos humanizados ou culturais que compem a paisagem. Os prprios seres humanos so elementos importantes da paisagem. Em algumas paisagens, podemos observar que existem apenas elementos naturais ou poucos elementos culturais. Essas so as paisagens naturais, onde a ao do homem pequena ou inexistente. Em outras, possvel identificar o predomnio de elementos humanizados. Essas so as paisagens, humanizada ou cultural, resultantes da transformao da natureza pelo trabalho do homem, Essas paisagens so importantes para a compreenso do mundo e do lugar onde vivemos, pois revela aspectos da natureza e apresenta um registro da histria e do modo de vida das pessoas que vivem ali. Os seres humanos modificam constantemente a natureza por meio do trabalho, no campo, as pessoas modificam a natureza para preparar o solo, fazer plantaes e criar animais, utiliza a gua para irrigar, criar peixes, construir audes, etc. J nas reas urbanas, as pessoas ocupam o espao das florestas e matas para construir casas, prdios, estradas etc. Os fenmenos naturais tambm modificam a paisagem. As paisagens naturais foram muito alteradas desde a sua formao. A ao das guas, dos ventos, dos terremotos, e as erupes vulcnicas so exemplos de fenmenos que podem transformar as paisagens. Essas continuam sendo naturais, pois, no houve interferncia humana.

1- O que paisagem?___________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 2- O que paisagem cultural, humanizada ou geogrfica? Quais elementos podem ser observados nessa paisagem? _____________________________________________________________________________________________ 3- Quais elementos naturais podemos observar numa paisagem natural?___________________________________ _____________________________________________________________________________________________ 4- Complete a frase com a palavra formada pelas letras a, a, e, n, r, t, u, z: a) Os elementos naturais da paisagem so aqueles que foram criados pela ______________________ . Complete a frase com a palavra formada pelas letras e, h, m, n, o: b) Os elementos culturais de uma paisagem so aqueles que foram criados pelo ____________________.

5- Complete as lacunas com as seguintes palavras: ambiente - aproveitar-se destruir natureza O homem age sobre a ___________, modificando muito o ______________ fsico. Mas ele deve _____________ das riquezas da terra sem ______________ a natureza. 6- Que elementos voc pode observar na paisagem onde se encontra sua escola? Cite dois elementos que foram produzidos pelo homem ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 7 - O mundo grande, muito grande... Mas, olhando o mundo de onde voc est, d para descobrir tanta coisa... Algumas pessoas acham que ___________ sempre um lugar bonito, bom de ficar. Para a __________, essa idia de paisagem tambm vale, mas no s isso, no! Pois, tudo que podemos ver em um ________: as casas, as ruas, os rios, as pontes, as plantaes, as matas, as montanhas, o mar... 1-As palavras que completam as lacunas so: a) geografia, paisagem, lugar. b) paisagem, sociedade, mundo c) paisagem, geografia, lugar. d) mundo, geografia, lugar.

8- Com base nos conceitos de PAISAGEM NATURAL e PAISAGEM CULTURAL classifique as colunas de acordo com o tipo de paisagem; N. Paisagem Natural ( ( ( ( C- Paisagem Cultural R. Paisagem Rural U. Paisagem Urbana

). aquela composta por diversos elementos fsicos como: solos, rios, relevos e etc. ). caracterizada por extensas reas de pastagens e plantaes, casas longe da outras. ). Delimita-se pela grande metrpole de concreto com ruas asfaltadas. ). Tem sua estrutura adaptada s necessidades do homem, da produo e sobrevivncia.

O SEU SUCESSO O MEU SUCESSO! BOA SORTE.

You might also like