You are on page 1of 14

9 exerccio Utilizar formas automticas

Neste exerccio vamos aprender o essencial sobre como trabalhar com formas e camadas de formas no Photoshop. As ferramentas de forma No Photoshop existem 6 ferramentas de formas geomtricas que so: a ferramenta retngulo (rectangle tool) a ferramenta retngulo de cantos redondos (rounded rectangle) a ferramenta elipse (elipse tool) a ferramenta polgono ( polygon tool) a ferramenta linha (line tool) Temos ainda uma ferramenta chamada forma personalizada (costum shape) que nos permite adicionar formas mais complexas ao nosso documento.

Assim que se tenha selecionado uma das ferramentas de forma, e se necessrio mudar para outra deste grupo no preciso voltar atrs e ir barra das ferramentas j que o Photoshop nos permite o acesso a todas as ferramentas de formas diretamente a partir da barra de opes que se encontra horizontalmente no topo do ecr.

A opo Shape Layers Antes de comear a desenhar todas as formas, primeiro precisamos informar o Photoshop, qual o tipo de forma que queremos chamar, e neste caso no estamos a falar de retngulos ou crculos. O Photoshop permite-nos desenhar trs tipos muito diferentes de formas - formas vetoriais, caminhos, ou formas com base em pixel. As formas vetoriais so os mesmos tipos de formas que ns desenhamos em programas como o Illustrator. Ao contrrio dos pixis, as formas vetoriais so independentes da resoluo e totalmente

- 1/14 -

escalveis, o que significa que podemos torn-las to grandes quanto ns queremos e redimension-las quantas vezes quisermos, sem qualquer perda de qualidade de imagem. As bordas das formas vectoriais sero sempre ntidas e claras, tanto no ecr tanto quando vamos imprimi-las. Para desenhar formas vetoriais, seleciona a opo Shape Layers na barra de opes. o primeiro de trs cones perto da extrema-esquerda (a opo Paths est no meio dos trs cones seguido da opo Fill Pixels direita):

Escolher uma cor para a Forma Com a opo Shape Layers selecionada, a prxima coisa que precisamos de fazer escolher uma cor para a nossa forma, e fazemos isso clicando na amostra de cor direita da palavra color na Barra de opes:

O Photoshop vai abrir o Color Picker onde podemos escolher a cor que desejamos usar. No exemplo abaixo escolhemos o vermelho. Uma vez a cor escolhida, carrega-se em OK, para fechar o Color Picker.

A Ferramenta Retngulo Esta ferramenta permite-nos desenhar formas retangulares de quatro lados. Basta clicar no documento para definir o ponto de partida para a forma, em seguida, manter o boto do rato pressionado e arrastar diagonalmente para desenhar o resto da forma. Conforme se vai arrastando, pode-se ver um contorno fino que mostra o aspeto que a forma ter. Quando estivermos satisfeitos com a aparncia da forma, soltamos o boto do rato, e neste ponto o Photoshop enche a forma com a cor selecionada na barra de opes.

- 2/14 -

Desenhando formas a partir do seu centro Se for preciso desenhar um retngulo (ou qualquer outra forma) a partir do seu centro em vez de a partir de um canto, clicamos dentro do documento onde o centro do retngulo deve ser e comeamos a arrastar para fora. Uma vez que se comeou a arrastar, pressiona-se a tecla Alt e mantem-se pressionada enquanto se continua a arrastar. A tecla Alt faz com que o Photoshop desenhe a forma a partir do seu centro. Isso funciona com todas as ferramentas de forma, no apenas com a ferramenta Retngulo:

Desenhando quadrados tambm possvel desenhar quadrados com a ferramenta Retngulo. Para desenhar um quadrado, clica-se dentro do documento e comea-se a arrastar uma forma retangular. Uma vez que se comeou a arrastar, pressiona-se a tecla Shift e pressiona-se enquanto se continua a arrastar para fora da forma. Mantendo a tecla Shift pressionada fora-se a forma num quadrado perfeito, no importa qual a direo em que se arrastar. Tambm se pode adicionar o Alt para desenhar o quadrado a partir do seu centro (Shift + Alt )

As opes de forma Se olharmos para a barra de opes, diretamente direita dos seis cones de ferramenta de forma, vemos uma pequena seta apontando para baixo. Clicando na seta abre uma lista de opes adicionais para qualquer ferramenta Forma que foi selecionada. Com a ferramenta Retngulo selecionada, por exemplo, clicando na seta abrimos as opes de retngulo. Com exceo da ferramenta Polgono e da ferramenta de linha, no vai ser preciso usar este menu muitas vezes, porque mais prtico aceder s principais opes diretamente do teclado. Por exemplo, a opo Unconstrained selecionada por padro, e isso apenas o comportamento normal do Rectangle Tool, que nos permite desenhar formas retangulares de qualquer tamanho ou formato. A opo permite-nos desenhar formas quadradas, mas podemos fazer isso apenas mantendo pressionada a tecla Shift enquanto arrastamos. E a opo From

- 3/14 -

Center ir desenhar a forma a partir do seu centro, mas, novamente, j podemos fazer isso mantendo carregada a tecla Alt enquanto que arrasta:

Camadas de formas (Shape Layers) Enquanto desenhamos formas estamos a fazer alteraes no painel das camadas. Depois de desenharmos uma forma, vemos que temos uma camada de forma no documento, a que o Photoshop chamou de "Shape 1". Cada nova forma vetorial que desenhamos colocada numa camada prpria que tem um aspeto diferente das camadas normais de pixeis. esquerda de uma camada Shape h um cone de amostra de cor, que exibe a cor atual da nossa forma, e direita da amostra de cor h uma miniatura da mscara de vetor:

Podemos facilmente mudar a cor da forma depois de a termos desenhado, e podemos fazer isso clicando duas vezes diretamente na amostra de cor da camada de forma:

- 4/14 -

O Photoshop vai reabrir o Color Picker para para que possamos escolher uma cor diferente para a forma. Exemplo para a escolha do azul:

direita da amostra de cor numa camada de forma est a miniatura da mscara de vetor. A rea branca dentro da miniatura representa a nossa forma. Mscaras de vetor so semelhantes s mscaras de camada baseadas em pixels em que estas revelam algumas partes de uma camada, escondendo outras partes, e por isso, quando desenhamos uma forma de vetor, o Photoshop realmente enche toda a camada com a nossa cor escolhida, mas ele s exibe a cor dentro da rea de forma. Ela esconde a cor nas reas fora da forma. A rea cinzenta em torno da forma na miniatura da mscara de vetor a rea sobre a camada onde a cor est a ser escondida, enquanto a rea branca onde a cor visvel:

Para tornar mais fcil de entender como o Photoshop mostra a forma de vetor, podemos desativar temporariamente as mscaras de vetor carregando na tecla Shift e clicando diretamente na miniatura da mscara de vetor. Um grande X vermelho aparecer na miniatura o que significa que a mscara est desativada:

- 5/14 -

Com a mscara de vetor desligada, toda a camada revelada no documento, e podemos ver que completamente preenchida com a cor azul que foi escolhida para a forma. Se se olhar atentamente, pode-se ver o contorno fino de onde a forma est posicionada na camada:

Para ativar uma mscara de vetor, basta carregar na tecla Shift e clicar novamente na sua miniatura no painel de camadas. Com a mscara de volta, as cores fora da forma so mais uma vez escondidas, e tudo o que podemos ver a cor dentro da forma em si. As reas brancas volta da forma so da camada de fundo.

A ferramenta retngulo de cantos redondos A ferramenta Rounded Rectangle muito parecida com a ferramenta padro Rectangle Tool, com a exceo de que nos permite desenhar retngulos com cantos arredondados. Ns controlamos o arredondamento dos cantos usando a opo Radius na barra de opes. Quanto maior o valor que indicarmos, mais arredondados sero os cantos. Neste caso estamos a definir o valor de Radius para 50 px:

- 6/14 -

Para desenhar um retngulo arredondado depois de se ter indicado um valor Radius, clica-se dentro do documento para definir um ponto de partida, e em seguida, mantm-se o boto do rato pressionado e arrasta-se o rato para desenhar o resto da forma.

Quando se soltar o boto do rato, o Photoshop completa a forma e preenche com cor. Abaixo est outro retngulo, desta vez com o valor Radius ajustado para 150 px, grande o suficiente para fazer com que as laterais esquerda e direita do retngulo paream curvas:

Abaixo est um retngulo, mas desta vez com um valor de raio de apenas 10 px, originando cantos arredondados muito pequenos:

Infelizmente, no h nenhuma maneira de visualizar como os cantos arredondados vo ficar com o valor Radius escolhido antes de realmente se desenhar o retngulo. Alm disso, no podemos ajustar o valor de Radius em tempo real enquanto estamos a desenhar a forma tal como possvel fazer no Illustrator, e o Photoshop no nos deixa fazer mudanas simples nos cantos depois de os termos desenhado, o que significa que o desenho de retngulos arredondados depende muito da tentativa e erro. Se no se est satisfeito com o arredondamento dos cantos depois de se ter desenhado a forma, pressiona-se em Ctrl + Z para desfazer rapidamente o passo, e em seguida, digitar um novo valor de Raio na Barra de Opes e tentar novamente. Assim como a ferramenta Retngulo permite-nos desenhar quadrados, o retngulo arredondado tambm nos permite desenhar quadrados arredondados. Basta manter pressionada a tecla Shift depois de

- 7/14 -

comear a arrastar para forar o retngulo arredondado em forma de quadrado. Para desenhar o retngulo arredondado (ou quadrado) a partir do seu centro, mantemos pressionada a tecla Alt depois de se ter comeado a arrastar. Se clicarmos na pequena seta na barra de opes para abrir as Opes do Rounded Rectangle, vemos que ele partilha exatamente as mesmas opes com a ferramenta Rectangle normal, tais como Unconstrained, Square e From Center, que podemos aceder a partir do teclado:

A ferramenta Elipse A ferramenta Elipse permite-nos desenhar formas elpticas ou circulares. Assim como com as ferramentas Retngulo e Retngulo Arredondado, clica-se dentro do documento para definir um ponto de partida, e em seguida, mantendo o boto do rato pressionad, arrastar o resto da forma:

Soltar o boto do rato para completar a forma e fazer com que o Photoshop a preencha com cor. Pressionando a tecla Shift depois de se ter comeado a arrastar com a ferramenta Elipse para forar a forma num crculo perfeito. Pressionando a tecla Alt depois de se ter comeado a arrastar va-se desenhar a forma a partir do seu centro:

- 8/14 -

Clicando na pequena seta na barra de opes torna visvel as opes de Ellipse, que tambm so quase idnticas s do retngulo e s do retngulo arredondado. A nica diferena, que a ferramenta Ellipse tem uma opo para desenhar um crculo, em vez de um quadrado:

A Ferramenta Polgono A Ferramenta Polgono onde as coisas comeam a ficar interessantes. Enquanto a ferramenta Retngulo limitada ao desenho polgonos de quatro lados, a ferramenta Polygon permite-nos desenhar polgonos com tantos lados como desejarmos. Esta ferramenta ainda nos permite desenhar estrelas. Pode-se indicar o nmero de lados que sejam precisos para a forma de polgono na opo Sides na Barra de Opes. O valor padro 5, mas possvel inserir qualquer valor de 3 a 100:

Depois de se inserir o nmero de lados, clica-se no documento e arrasta-se para desenhar a forma do polgono. No Photoshop as formas poligonais so sempre desenhas a partir do centro por isso no h necessidade de pressionar a tecla Alt. Pressionando a tecla Shift depois de se ter comeado a arrastar ir limitar o nmero de ngulos em que a forma pode ser desenhada, o que pode ajudar a posicionar a forma da maneira que for precisa. Desenho de uma forma poligonal com cinco lados usando a ferramenta Polygon no Photoshop

Um tringulo simples desenhado com a ferramenta Polygon.

- 9/14 -

E aqui est uma forma poligonal com a opo Sides definido como 12:

Desenhando estrelas com a ferramenta Polgono Para desenhar estrelas com a ferramenta Polgono, clica-se na pequena seta na barra de opes para abrir as opes de Polygon, e seleciona-se Star:

Com a opo Estrela selecionada, apenas clique dentro do documento e arraste uma forma de estrela. A opo Sides na barra de opes controla o nmero de pontos na estrela, ento com o valor padro de 5 lados, por exemplo, temos uma estrela de 5 pontas:

Alterando o valor de Sides para 8 obtemos uma estrela de 8 pontas:

Podemos criar uma forma starburst, aumentando o travesso dos pontos usando o recuo lados por opo. O valor padro de 50%. Se aumentar para 90%:

Obtemos esta forma de estrela com o travesso definido como 90%. O nmero de lados foi aumentado para 16:

Por padro, as estrelas tm cantos afiados nas extremidades dos seus pontos, mas podemos torn-los arredondados, escolhendo a opo Smooth Corners:

Ao lado est uma estrela de cinco pontas padro com a opo Smooth Corners ativada:

- 10/14 -

Podemos suavizar as travesses bem e torn-los arredondados, selecionando a opo Smooth Indents:

Ao lado est uma estrela de cinco pontas padro com a opo Smooth Indents ativada:

A Ferramenta de Linha Finalmente, a ferramenta Line, que a ltima ferramenta geomtrica do Photoshop, permite-nos desenhar linhas retas simples, mas tambm podemos us-la para desenhar setas. Podemos definir a espessura da linha, inserindo um valor, em pixis, na opo de peso na barra de opes.

Em seguida, basta clicar no documento e arrastar para obter a forma de linha. Carregar na tecla Shift depois de se ter comeado a arrastar permite limitar a direo em que se pode desenhar a linha, o que facilita desenhar linhas horizontais ou verticais:

Para adicionar pontas de seta para as linhas, clica-se na pequena seta na barra de opes para abrir as opes de setas. O Photoshop permite-nos adicionar pontas de seta, quer no incio quer no final de uma linha, ou ambos. Se quisermos que a ponta da seta aparea na direo em que estamos a desenhar a linha, que geralmente o caso, selecionamos a opo End. Temos que nos certificar de selecionar esta opo antes de desenharmos a linha, j que o Photoshop no nos permite depois de a linha j ter sido traada: adicionar pontas de seta

Aqui est uma forma de linha semelhante anterior, desta vez com uma seta na ponta:

- 11/14 -

Se o tamanho padro da seta no nos servir, podemos ajust-la usando as opes de largura e de comprimento. Tambm podemos fazer com que a ponta da seta aparea cncava usando a opo Concavity. O valor padro 0%. Se aumentar para 50%:

Isto muda a forma da ponta da seta. Novamente, temos que nos certificar de definir a opo Concavity antes de desenharmos a linha, caso contrrio ser preciso excluir a forma e desenh-la novamente:

Escondendo o contorno em torno da forma Se olharmos de perto a forma depois de a termos desenhado (independentemente de qual ferramenta Shape que foi usada), muitas vezes vamos ver um contorno fino que aparece em torno da forma. O contorno aparece em torno da forma, sempre que a mscara da forma de vetor selecionada, o que acontece por padro depois de desenharmos uma nova forma. Se olharmos para a camada de forma no painel Layers, podemos ver que a miniatura da mscara de vetor tem uma borda branca ao redor que nos diz que a mscara est de fato selecionada. Pode esconder o contorno em volta da forma, desmarcando a mscara de vetor correspondente. Para isso, basta clicar sobre a miniatura da mscara de vetor. A fronteira destaque ao redor da miniatura ir desaparecer assim como o contorno em volta da forma no documento.

A ferramenta Custom Shape Vamos encontrar a ferramenta Custom Shape aninhada com outras ferramentas Shape do Photoshop no mesmo local na barra de ferramentas. Por padro, a Rectangle Tool a ferramenta que ser exibida, mas se clicarmos nela e se mantivermos o boto do rato pressionado, um menu do tipo fly-out aparecer listando as outras ferramentas que esto disponveis neste ponto. A Custom Shape Tool encontra-se na parte inferior da lista:

Se j tivermos uma das ferramentas de outra forma selecionada, podemos rapidamente escolher a ferramenta Custom Shape na barra de opes. O Custom Shape Tool o ltimo cone direita ( o cone que parece uma bolha):

- 12/14 -

Escolher uma forma personalizada Uma vez que temos a Custom Shape Tool selecionada, preciso escolher a forma que queremos desenhar. A miniatura de visualizao da forma aparecer na barra de opes direita do cone da Custom Shape Tool. A miniatura exibe a forma personalizada que est selecionada

Para escolher uma forma diferente, clicamos na miniatura de visualizao. Isto ir abrir o Seletor de formas que exibe todas as formas que temos atualmente para escolher. O Photoshop vem com muitas mais formas do que o nmero limitado que apresentado com a primeira. Vamos ver como podemos carregar as outras formas.

Para escolher uma forma, basta clicar na sua miniatura e pressionar Enter para fechar o Seletor de Forma. Ou ento podemos clicar duas vezes na miniatura, o que vai selecionar a forma e fechar o Seletor de Forma.

Escolher uma cor para a Forma Depois de termos escolhido a forma, podemos selecionar uma cor clicando na amostra de cor direita da palavra Color na Barra de opes:

O Photoshop vai abrir o Color Picker para que possamos escolher a cor que queremos. Clicamos em OK quando estivermos prontos para fechar o Color Picker.

- 13/14 -

Adicionar mais conjuntos de formas O Photoshop vem com vrias formas personalizadas para escolhermos para alm daquelas que nos so dadas para comear. Ns apenas precisamos de carreg-las ns mesmos, e fazemos isso clicando sobre a miniatura de visualizao de forma na Barra de opes para abrir o Shape Seletor, em seguida, clicando na pequena seta no canto superior direito da Shape Picker. Isso abre um menu com vrias opes, e na parte inferior do menu h uma lista de conjuntos de forma adicionais que foram instaladas com o Photoshop. Cada um desses conjuntos uma coleo de formas que partilham um tema comum, como Animais, Msica, Natureza, e assim por diante.

Se soubermos qual conjunto que contm a forma necessria, podemos selecion-la clicando no seu nome na lista. Uma coisa mais fcil de fazer, porm, simplesmente carregar todas de uma vez, o que podemos fazer, escolhendo All a partir do topo da lista:

O Photoshop ir perguntar se desejamos substituir as formas atuais com as novas formas ou se desejamos adicionar os novos com os originais. Escolhemos Append, o que ir manter as formas originais e adicionar as novas a seguir:

E agora, se abrirmos o Seletor de forma clicando sobre a miniatura de visualizao de forma na Barra de opes, vemos todas as novas formas que temos para escolher! Podemos usar a barra de rolagem do lado direito do Seletor de Forma para percorrer a lista completa: Aqui est uma amostra aleatria de algumas das muitas formas que temos nossa disposio:

- 14/14 -

You might also like