You are on page 1of 12

Seminrio sobre o Livro Os Anormais de Michel Foucault.

Aluno: Anderson FOUCAULT, Michel. Os Anormais. So Paulo: Martins Fontes, 2001. 1 ed. Biblioteca da Pesquisa. Natureza do Livro : O livro Os Anormais surge como um projeto de pesquisa de Michel Foucault para lecionar no Collge de France. Autoria : Michel Foucault foi um grande filsofo que lecionou no Collge de France dos anos de 1971 at 1984 ano de sua morte. Foi um importante intelectual que teve obras que facilitavam a compreenso dos mecanismos de nossa sociedade. Obras importantes de sua vida: Nascimento da Clnica, 1963; As palavras e as coisas, 1966; Vigiar e Punir, 1975. Tese Central : O livro busca expor casos de crimes anormais em que Mdicos e Juristas disputam que tem mais fora ou quem o mais importante na sociedade. Interlocuo : Cdigo Penal Francs de 1810.

Captulo 1 Os Exames Psiquitricos em Matria Penal. Neste captulo Foucault nos mostra como os exames legais podem ser constitudos como discursos de trs propriedades dentro da nossa sociedade: determinar a deciso da justia, a origem desse poder e so discursos satirizados pela forma como so construdos e expostos. Discursos estes que agora ganham ares de determinar o resultado do julgamento e o local para onde o ru ir ser direcionado. E estes discursos ganham a fora de dobrar a conduta do ru como possvel causa do delito. Estabelece assim as condutas do ru como uma influncia para se cometer o crime. A partir desse momento se formar um mdico que ter tambm uma funo de juiz. Uma funo de determinar o destino do julgamento por conta de um exame de conduta psiquitrica. Captulo 2 Loucura e Crime. Levanta-se o problema na resoluo dos crimes em que a loucura evidente. As disputas de poder entre mdicos e juristas levantada para se saber de quem a responsabilidade nesses casos.

Foucault chama nossa ateno para essa reivindicao de poder entre mdicos e juristas que se segue desde do incio do sculo XIX. Mas o que se conclui que estes exames mdico-legais, so a juno entre esses dois reinos. Essas reivindicaes de poder poderiam se resumir nas formas de controle desse reino dos anormais. Controlar um poder de normalizao que seria taxado como uma pretenso de poder ou de se sobrepor um ao outro. ( poder mdico X poder judicirio) Captulo 3 As trs figuras que constituem o domnio da anomalia: o monstro humano; o indivduo a ser corrigido; a criana masturbadora. Foucault divide o reino da anomalia nessas trs definies. As define da seguinte forma: o monstro humano o indivduo que destri todas as regras, tanto da sociedade como da natureza, de uma s vez. O indivduo a ser corrigido a pessoa que no consegue se adaptar as sistemas da sociedade, algo que ocorre com certa freqncia. E a criana masturbadora um fato corrente a todos. Seria a questo do segredo e das proibies sexuais, pequenas faltas que levariam a um possvel individuo criminoso.

Foucault chama a ateno para a monstruosidade pois ela que o ligeiro desvio. Um desvio que acarreta a criminalidade, e considerada como uma monstruosidade de conduta. Esse problema que ser alvo de tantas discusses entre mdicos e juristas. Captulo 4 O Monstro Moral. Esse personagem importante do fim do sculo XIX e incio do sculo XX: o monstro moral, conotado por Foucault com o seguinte raciocnio: todos os criminosos poderiam ser um monstro, da mesma forma o inverso. E essa monstruosidade representa a doena do corpo social. Por conta disso podese remeter ao problema das disputas mdico-jurdicas. Saber qual dos dois poderes ir curar o corpo social. Por conta desta misso de curar a sociedade destes problemas monstruosos. O sistema jurdico comea a imputar punies com responsabilidade criminal e os indivduos avaliados como possveis criminosos. O anormal e o ilegal ficam ligados por conta desta avaliao tanto normal quanto patolgica.

Captulo 5 - Passagem do monstro ao anormal. Neste captulo Foucault mostra o problema da lei. Ele observa que pela interpretao do artigo 64: no se pode se aplicar a lei se o sujeito no razovel. A lei no poder ser aplicada a uma pessoa que detm traos de uma normalidade, deve ser definido qual o estado de sade da pessoa para se saber o que deve ser feito, tratar ou prender. A brecha legal deixa claro que a lei no pode ser aplicada diante de um crime sem razo. E esse objeto de estudo que a psiquiatria tanto cobia. Um crime sem razo que consiga ser resolvido pelos mdicos ser a prova de que a cincia mdica indispensvel. Como vlvula de escape para esses crimes sem razo, se cria a definio do instinto. O instinto que ser colocado como uma das inmeras pontas da anomalia.

Captulo 6 - O instinto como gabarito de inteligibilidade do crime sem interesse e no punvel. O conceito de instinto se define como um mecanismo para se utilizar de duas engrenagens: o mecanismo penal e o mecanismo psiquitrico. S se chega a esse conceito por conta de mudanas ocorridas devido insero da psiquiatria nos mecanismos de poder. Como forma de controle as internaes no necessitavam mais de pedido familiar, caso a prefeitura visse necessidade poderia internar qualquer indivduo. Um mtodo de normalizar a sade do corpo social, retirando assim os elementos ruins para esta sociedade. A partir de muitas mudanas como esta a psiquiatria ganha um novo direcionamento. Entre a descrio das normas e das regras sociais a psiquiatria ser essencialmente a cincia e a tcnica dos anormais. Ela se torna totalmente uma cincia mdicojudiciria, em que todo crime-loucura ser um objeto de anlise de freqncia regular.

Captulo 8 Um novo procedimento do exame: desqualificao do corpo como carne e culpabilizao do corpo pela carne. Este captulo tem como objeto de estudo a questo da possesso, mas importante pensar que s nos chama a ateno quando se pensa que este tipo de corpo incontrolvel e possessivo era deduzido pelo corpo que sofria convulses. Como Foucault afirma, a convulso a forma visvel do combate no corpo da possuda. Todos os sintomas possveis de uma crise: os engasgos, sufocamento, os desmaios assinalariam, numa viso catlica e penitencial, a vitria do demnio sobre o corpo da pessoa possuda. Mas a partir do sculo XVIII esta convulso vai se tornar o objeto de desejo do campo mdico mental. Se constituir para o mbito mdico um modelo neurolgico geral para as doenas mentais. A psiquiatria passa de uma anlise de delrios para anlise de distrbios fsicos e instintivos. Captulo 11 - Uma figura mista: o monstro, o masturbador e o inassimilvel ao sistema normativo da educao. No ltimo captulo, Foucault mostra como a figura mestrada dessas trs definies acabam formando o indivduo na forma de monstro.

E para se ver formado esse tipo de indivduo monstruoso, ele deve ter algumas caractersticas que seriam comuns a todos os criminosos de tipo monstruosos analisados. Primeiramente a questo da infantibilidada tanto moral quanto intelectual, uma pessoa que no tem noo de como seus atos podem prejudicar os que esto a sua volta. Segundo ponto a questo da hereditariedade para o seu estado de anormalidade em que se levanta a hiptese de que uma doena nos seus antecedentes podem provocar inmeros distrbios que levam a anormalidade na sua prole futura. Dessa forma se estabelece regras e normas para se deduzir se um indivduo anormal ou no. Tcnicas estas que procuram estigmas fsicos nos indivduos analisados para de certa forma comprovar a sua anormalidade, como por exemplo: A face no oferece com o crnio a simetria conforme deveramos encontrar normalmente. O tronco e os membros carecem de proporo. Dessa forma se define caractersticas que fugiriam da anormalidade fsica e seriam sinais de uma anormalidade mental.

Bibliografia (interessante pesquisa): ANNALES DHYGINE PUBLIQUE ET DE MDECINE LGALE. Paris?, 1829 1922. ARTAUD, A. Le theater et son double, Paris , 1938. BAILLARGER, J.-G. F. Recherches sur ls maladies mentales, I, Paris, 1890. BECCARIA, C. Dei delitti e delle pene, Livorno, 1764. CANGUILHEM, G. Le normal et le pathologique, Paris, 1972. CHARCOT, J.-M. Leons sur ls maladies du systme nerveux faites la Salptrire. Paris, 1874 CURSO DO COLLGE DE FRANCE, La societ punitive, Paris, 1972-1973 CURSO DO COLLGE DE FRANCE, La volonte de savoir. 1970-1971. CURSO DO COLLGE DE FRANCE, Thories et institutions pnales.1971-1972. FALRET, J.-P. Ds maladies mentales et ds asiles dalins. Leons cliniques et considrations gnrales. Paris, 1864. FOUCAULT & FARGE, L desordre ds familes. Lettres de cachet des archives de la bastille, Paris, 1982. FOUCAULT, Michel. Naissance de la clinique. Une Archologie du regard medical. Paris, 1963.

FOUCAULT, Michel. Ls machines guerir. Aux origines de lhpital moderne .Dossiers et documents. Paris , 1976 FOUCAULT, Michel. Histoire de la folie lge classique, Paris, 1972. LAINGUI, A. La responsabilit pnale dans lancien droit(XVI-XVIII sicle), Paris, 1970. LEPOINTE, G. Petit prcis des sources de lhistoire du droit franais, Paris, 1937. LOMBROSO, C. Luomo delinquente studiato in rapporto all antropologia, alla medicina legale ed alle discipline carcerarie, Milo, 1876. MOREL, B.-A. Trait ds dgnrescences physiques, intellctuelles et morales de lespce humaine et ds causes qui produisent ces varits maladives, Paris, 1857 MOREL, B.-A. Trait ds maladies mentales, Paris, 1860. POROT, A. Manuel alphabtique de psychiatrie clinique, thrapeutique et mdicolgale, Paris 1952. POROT & BARDENAT, Psychiatrie mdico-lgale, Paris , 1959. RACHED, A. De Iintime conviction du juge. Vers une thorie scientifique de la prevue en matire criminelle, Paris, 1942. VALETTE. De lerostratisme ou vanit criminelle, Lyon, 1903. Captulos no trabalhados. (seleo feita de acordo com os interesses da pesquisa ) Captulo 7 - O campo da anomalia atravessado pelo problema da sexualidade. Captulo 9 - O problema da masturbao, entre discurso cristo da.carne e psicopatologia sexual. Captulo 10 - O que torna aceitvel famlia burguesa a teoria psicanaltica do incesto.

Interessante para a pesquisa: Aprofundamento nas questes de disputas mdico X juristas. (Site do direito mdico j em andamento) Pensar na seguinte questo, Foucault trabalha baseado no cdigo penal de 1810 e com autores que auxiliaram a formao deste cdigo penal. J foi percebido por uma procura pessoal, que este cdigo teve grande influncia nos cdigos posteriores em todo o mundo. J em andamento na busca pela influncia deste cdigo que pode nos ser til no entendimento das brechas legais que facilitam este embate entre juristas X mdicos. Confrontar artigos de juristas e mdicos e analisar os pontos fortes das discusses. Analisar a seguinte questo, com todas estas prerrogativas sobre o controle e cuidados dos anormais, qual era realmente a inteno destes homens: uma simples higiene pblica ou a reinsero destes indivduos na sociedade.

Imagem de Foucault:

You might also like