You are on page 1of 2

BIOLOGIA VRUS MONERA PROTISTA Vrus Acelulares; Parasitas intracelulares obrigatrios; Mat.

Mat. Gentico: DNA ou RNA Alguns possuem envelope lipoproteico originrio da membrana plasmtica das clulas hospedeiras. Ex; HIV Reproduo: ciclo ltico e/ou lisognico; Importante: os vrus de animais podem ser de DNA ou RNA: a) De DNA: DNA RNA sntese proteica b) De RNA: RNA RNA sntese proteica Ex; vrus da gripe, raiva, encefalite e poliomielite RNA DNA RNA sntese prot. Ex; vrus do HIV Doenas: catapora ou varicela; caxumba; dengue; febre amarela; hepatite (A, B e C); herpes simples; poliomielite; raiva; resfriado; gripe; rubola; sarampo e varola. Monera (Arqueobacteria e Eubacteria ou Bacteria) Procariontes; microscpicos; coloniais ou no; auttrofos (fotossintetizantes ou quimiossintetizantes) ou hetertrofos (parasitas ou decompositores); Reproduo: assexuada (bipartio ou cissiparidade) e sexuada (conjugao; transformao absoro de molculas de DNA do meio; e transduo transferncia de genes de uma bactria para outra por intermdio de um vrus); Doenas: botulismo; clera; coqueluxe; difteria; febre maculosa; hansenase ou lepra; leptospirose; meningite; pneumonia; sfilis; ttano; tuberculose.

Prof. GISELE ROLIM

Protistas (protozorios e algas) Algas: seres fotossintetizantes que vivem em ambiente aqutico ou terrestre mido e que no apresentam organizao complexa do corpo, podendo ser uni ou multicelulares sem tecidos verdadeiros; Protozorios: eucariontes, unicelulares, hetertrofos e com capacidade de deslocamento; alimentao por ingesto ou absoro de partculas; Grupos de protozorios: a) Ameboides: deslocamento e alimentao pseudpodos; reproduo: assexuada por diviso binria ou bipartio. Ex: amebas, heliozorios, radiolrios e foraminferos; b) Flagelados: alimentao e deslocamento 1 ou + flagelos; reproduo assexuada por diviso binria longitudinal; vida livre ou parasitas; c) Ciliados: locomoo clios; dulccolas, marinhos ou terrestres midos; representantes predadores, parasitas e filtradores. Ex; paramcio; d) Esporozorios: parasitas caracterizados pela ausncia de estruturas empregadas na locomoo; alimentao absoro direta dos nutrientes dos organismos hospedeiros; reproduo: esporogania Doenas: malria; balantidiose (disenteria); amebase; doena de chagas; giardase; leishimaniose; toxoplasmose; tricomase; lcera de Bauru.

01) (UFLA-JULHO/2006) O jornal Folha de So Paulo, em 6/4/2006, noticiou que a AIDS (em portugus: SIDA sndrome da Imunodeficincia Adquirida), hoje em dia, j faz parte do grupo das doenas negligenciadas pelos pases ricos. Estando 95% dos portadores dessa doena nos pases pobres, o investimento em pesquisa pequeno, ocasionando pouco avano na descoberta de novos tratamentos. Em relao a essa doena, afirma-se: I- A doena causada por vrus. II- A doena provoca diminuio na produo de hemcias. III- Os sintomas iniciais so caractersticos, contribuindo para o diagnstico. IV- A doena atua sobre o sistema imunolgico, diminuindo a resistncia do organismo. De acordo com os conhecimentos atuais, assinale: a) Se apenas as afirmativas II, III e IV esto corretas. b) Se apenas as afirmativas I e II esto corretas. c) Se apenas as afirmativas I e III esto corretas. d) Se apenas as afirmativas I e IV esto corretas. 02) (UNIFAL/2008) Os estudos sobre as formas de replicao dos vrus intensificaram-se nos ltimos anos, objetivando encontrar meios mais eficientes de preveno e tratamento de doenas virais nos seres humanos. Tais estudos tm demonstrado que existem diferentes tipos de vrus e diferentes formas de replicao. Os vrus de RNA de cadeia simples podem ser divididos em trs tipos bsicos, conhecidos como vrus de cadeia positiva, vrus de cadeia negativa e como retrovrus. Com relao aos diferentes tipos

de replicao dos vrus, analise as afirmativas abaixo: I - Os retrovrus contm cadeias simples de RNA, enzima transcriptase reversa e produzem DNA tendo como modelo o RNA viral. II - Os vrus de cadeia negativa possuem RNA genmico com as mesmas seqncias de bases nitrogenadas dos RNA mensageiros (RNAm) formados. Dessa maneira, molculas de RNA servem de modelo para a sntese de molculas de RNA complementares cadeia molde. III - Os vrus de cadeia positiva possuem RNA genmico com seqncias de bases nitrogenadas complementares s dos RNAm formados. Desta maneira, molculas de RNA servem de modelo para a sntese do RNAm. IV - Os retrovrus contm uma cadeia de RNA dupla hlice que serve de base para a transcrio do DNA necessrio replicao. Marque a alternativa correta. a) Somente II e III so corretas. b) Somente IV correta. c) Somente I correta. d) Somente I, II e III so corretas. 03) (UFV/2004) Os vrus so parasitas intracelulares obrigatrios que realizam todas as fases do ciclo no interior de uma clula hospedeira. Sem contato com as clulas, as partculas virais so inertes e no apresentam atividade biolgica aparente. Com relao aos vrus que infectam eucariotos, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Alguns vrus so capazes de infectar clulas animais e vegetais, multiplicando-se em ambos os organismos. b) Os vrus que infectam animais normalmente penetram na clula por meio de endocitose mediada por receptores. c) A infeco de uma clula vegetal por vrus com genoma de DNA tem como desfecho a lise da parede celular. d) Os retrovrus integram seu genoma ao genoma da clula e alguns esto associados ocorrncia de cncer. e) Morcegos hematfagos e roedores so exemplos de vetores de vrus que infectam seres humanos. 04) (UEPB/2009) Sobre os vrus, podemos afirmar que: a) a transmisso dos vrus das plantas ocorre exclusivamente por difuso mecnica, ou seja, quando uma pessoa manipula uma planta infectada e a seguir uma sadia. b) so estruturalmente simples, sendo formados por uma ou mais cpsulas proticas, que envolvem o DNA e o RNA, compondo o nucleocapsdeo. Alguns vrus apresentam ainda um envoltrio externo ao nucleocapsdeo denominado envelope. c) se reproduzem sempre no interior de uma clula hospedeira, exceto os bacterifagos, por terem dois tipos de ciclos de replicao: o ciclo ltico e o ciclo lisognico. d) a infeco viral especfica, sendo esta especificidade decorrncia do fato de que para um vrus penetrar em uma clula deve haver uma interao das protenas virais com as protenas receptoras existentes na membrana plasmtica das clulas. e) os retrovrus podem apresentar DNA ou RNA, mas obrigatoriamente apresentam a transcriptase reversa. 05) (UECE) Com relao ao modo de transmisso de algumas doenas virais correlacione as colunas abaixo: I. Sarampo II. Poliomielite III. Raiva IV. Febre amarela ( ) Picada de inseto ( ) Mordedura, lambedura ou arranhadura por animal infectado. ( ) Contato direto, pelo ar, com pessoas doentes ( ) Contaminao por via digestiva A sequncia correta, de cima para baixo, : A) I, II, III e IV B) IV, III, I e II C) IV, I, II e III D) I, IV, III e II 06) (Fuvest-SP) O organismo A um parasita intracelular constitudo por uma cpsula protica que envolve a molcula de cido nuclico. O organismo B tem uma membrana lipoprotica revestida por uma parede rica em polissacardeos que envolve um citoplasma, onde se encontra seu material gentico, constitudo por uma molcula circular de DNA. Esses organismos so respectivamente: a) uma bactria e um vrus. b) um vrus e um fungo. c) uma bactria e um fungo. d) um vrus e uma bactria. e) um vrus e um protozorio. 07) (PUC-SP) Considere celulares: (1) membrana plasmtica; (2) carioteca; (3) cromossomos; (4) hialoplasma; os seguintes componentes

(5) ribossomos; (6) retculo endoplasmtico; (7) mitocndrias; (8) cloroplastos; Dentre as alternativas seguintes, assinale a que tiver a sequencia representativa de estruturas ausentes em bactrias: a) 1-2-7-8 b) 2-6-7-8 c) 2-3-5-6 d) 3-6-7-8 e) 5-6-7-8 08) (Fuvest-SP) A bactria no possui: a) membrana plasmtica. b) ribossomos. c) parede celular. d) DNA. e) carioteca. 09) (UFMG) Em que alternativa as duas caractersticas so comuns a todos os indivduos do reino Monera? a) Ausncia de ncleo e presena de clorofila. b) Ausncia de carioteca e presena de sntese protica. c) Incapacidade de sntese protica e parasitas exclusivos. d) Presena de um s tipo de cido nuclico e ausncia de clorofila. e) Ausncia de membrana plasmtica e presena de DNA e RNA. 10) Assinale a alternativa incorreta, com relao aos protistas: a) todos os protistas so aerbios e vivem em meio rico de oxignio livre; b) a reproduo dos protistas pode ser assexuada ou sexuada; c) nem todos os protistas so microscpicos; d) todos os protistas possuem uma membrana, mais ou menos delgada, que os envolve; e) nem todos os protistas tm um s ncleo. 11) Indique a correspondncia falsa entre rgos de animais superiores e organelas de protistas: a) vacolo digestivo - estmago; b) vacolo pulstil - corao; c) vacolo contrctil - rim; d) citstoma - boca; e) citopgeo - nus. 12) Pseudpode(s) (so): a) invlucros resistentes que envolvem as clulas dos protistas marinhos; b) bastonete rgido que percorre longitudinalmente o corpo celular; c) expanses protoplasmticas transitrias que permitem locomoo e apreenso do alimento; d) estruturas em forma de bastonetes que aparecem nos ciliados, situando-se entre as pores basais dos clios; e) espcie de taa quitinosa.

You might also like