You are on page 1of 45

Histrico, Objetivos, Campo De Atuao e Aspectos Legais

HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO Richard D. Farias

HISTRICO
Primeiro relato realizado por Hipocrates na Grcia antiga:
CITANDO EFEITOS DO CHUMBO NA SADE HUMANA.

HISTRICO
1556 Primeiro livro - Georgius Agricula publicou De Re Metallica Aborda problemas relacionados a ocupaes e sade. Enfatizava os problemas relacionados extrao e fundio do ouro e da prata, enfocando, inclusive, os acidentes de trabalho e as doenas mais comuns entre os mineiros.

HISTRICO
1567 Primeira monografia a abordar especificamente a relao entre trabalho e doena. Paracelso estudava vrios mtodos de trabalho e inmeras substncias manuseadas, dedicando especial ateno s intoxicaes ocupacionais por mercrio

HISTRICO
1700 Bernardino Ramazzini. Pai da medicina do trabalho, publica De Morbis Artificium Diatriba,

Onde descrevia uma srie de doenas relacionadas com cerca de cinqenta profisses diversas e estabelecia definitivamente a relao entre sade e trabalho.

HISTRICO
Com o advento da revoluo industrial ocasionou o surgimento das fbricas, as quais passaram a empregar grande parte da populao, multiplicando as ocupaes e trazendo, como conseqncia, uma srie de problemas de sade

HISTRICO
1802 Foi aprovada na Inglaterra a primeira lei de proteo aos trabalhadores: a Lei de Sade e Moral dos Aprendizes. Que estabelecia o limite de 12 horas de trabalho por dia, proibia o trabalho noturno e tornava obrigatrio a ventilao do ambiente de trabalho e a lavagem das paredes das fbricas duas vezes por ano.

HISTRICO
Com isso, surge tambm a necessidade de o mdico entrar nas fbricas e dedicar ateno ao trabalhador e s condies de trabalho

HISTRICO
1834 O governo britnico nomeia o primeiro Inspetor-Mdico de Fbricas, o Dr. Robert Baker.

1842 Na Esccia, a direo de uma fbrica txtil contratou um mdico que deveria submeter os menores trabalhadores a exames mdicos admissionais e peridicos. Surgiam, ento, as funes do mdico de fbrica

HISTRICO NO BRASIL
No Brasil, podemos fixar por volta de 1930 a nossa revoluo industrial. em 1970, que o Brasil era o campeo de acidentes de trabalho.

HISTRICO NO BRASIL
1930 Criao do Ministrio do Trabalho. As questes de sade ocupacional ficariam sob o domnio desse ministrio, ficando-lhe subordinadas as aes de higiene e segurana do trabalho. 1934 criada a inspetoria de Higiene e Segurana do Trabalho que atualmente a Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho (SSST). rgo competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurana e medicina do trabalho, inclusive a fiscalizao do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares, em todo territrio nacional.

HISTRICO NO BRASIL
1978 O Ministrio do Trabalho, atravs da Portaria n 3.214, aprovou as Normas Regulamentadoras (NRs) relativas segurana e medicina do trabalho. Em 1988, atravs da Portaria n 3.067, foram aprovadas as Normas Regulamentadoras Rurais (NRR). Constantemente atualizadas hoje so 35 NRs. Em 1988 foi estabelecido que compete ao SUS, alm de outras atribuies, executar as aes de sade do trabalhador.

Objetivos da HST

Objetivos da HST
Para (GUALBERTO, 1996) um conjunto de medidas tcnicas, organizacionais, psicolgicas, sociais e ecolgicas destinadas preservao da sade dos trabalhadores e da natureza

Objetivos da HST
(Chiavenato, 1999). Higiene do trabalho um conjunto normas e procedimentos que visa proteo da integridade fsica e mental trabalhador, preservando-o dos riscos sade inerentes s tarefas do cargo e ambiente fsico onde so executadas. de do de ao

Objetivos da HST
Est ligada ao diagnstico e preveno de doenas ocupacionais, a partir do estudo e controle do homem e seu ambiente de trabalho. tem carter preventivo por promover sade e conforto aos empregados evitando que este adoea ou se ausente do trabalho.

CAMPO DE ATUAO

Objetivos da HST
A segurana do trabalho estuda a preveno de acidentes e de doenas ocupacionais visando proteger a integridade e capacidade de trabalho do trabalhador.

Objetivos da HST
Higiene do Trabalho

Segurana do Trabalho Sade do Trabalhador

Qualidade de Vida no Trabalho

CAMPO DE ATUAO
Quatro pessoas morrem a cada minuto, no mundo, por causa dos acidentes de trabalho. O dado foi divulgado pela Organizao Internacional do Trabalho durante o XVI Congresso Mundial Sobre Segurana e Sade no Trabalho, organizado pela entidade no ms de junho 2002, em Genebra. Segundo os especialistas, pelo menos trs destas mortes poderiam ser evitadas se fossem adotadas medidas para prevenir os acidentes de trabalho e as doenas.

O XIX Congresso sobre segurana e sade no trabalho realizado em istambul, Turquia, no ano de 2011. Afirma: Entre 2003 e 2008 Assinala que o nmero total de acidentes e enfermidades mortais relacionadas com o trabalho aumentou

Segundo o relatrio, enquanto o nmero de acidentes mortais caiu de 358.000 para 321.000 durante este perodo, o nmero de enfermidades mortais aumentou de 1,95 milho para 2,02 milhes. Isto equivale a uma mdia de mais de 6.300 mortes dirias relacionadas com o trabalho e cerca de 317 milhes de trabalhadores feridos em acidentes de trabalho a cada ano.

CAMPO DE ATUAO
O trabalho em altura, comum a tantas modalidades de servios, uma questo ainda mal resolvida: As quedas lideram o ranking de acidentes nestas atividades e so a segunda maior causa de mortes no trabalho. O treinamento, o uso correto de equipamentos de proteo e as boas condies de sade esto entre os requisitos mais importantes para a realizao deste tipo de trabalho.

CAMPO DE ATUAO - HST


Atua em diversos campos: Nos vrios setores das organizaes; Nos projetos de sistemas produtivos; Como projetista de novos equipamentos; Em pericias judiciais;

Obs: a HST trabalha na antecipao dos riscos a sade do trabalhador

ENTIDADES ENVOLVIDAS COM A HST


De acordo com a legislao No Brasil em trs grupos sociais: Os empregadores; Os trabalhadores;

Governo.

ENTIDADES ENVOLVIDAS COM A HST


O combate fica a cargo, de organismos internos das empresas : SESMTs e as CIPAs Que so municiados por organismos externos representativos de classes ou no. Sindicatos (patronais ou trabalhistas).

ENTIDADES ENVOLVIDAS COM A HST


Alm destas, outros organismos, no formalmente ligados a trabalhadores ou empregadores, So eles: Funo Normativa Congresso Nacional, a Presidncia da Repblica e os Ministrios Pblicos; Fiscalizadora As Delegacias Regionais do Trabalho

ENTIDADES ENVOLVIDAS COM A HST


Judicial: Funo monopolizada pelo Estado, atravs da Justia do Trabalho, encarregada de dirimir as dvidas em torno do assunto.

Assistencial : Atravs do SINPAS (1977) Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social dando apoio mdico ou pecunirio queles que se vejam impossibilitados de continuar trabalhando em decorrncia de acidente de trabalho.

Educativa : Entidades como a Fundacentro( fundao Jorge Duprat), as Universidades, os centros de treinamento de mo-de-obra (Senai/Senac), etc. com a funo de pesquisa e disseminao dos conhecimentos prevencionistas.

Aspectos legais

Aspectos legais
Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) Aprovada pelo Decreto-lei 5.452 01/05/1943. Dividida em 10 ttulos, a saber:

de

Aspectos legais
Normas Gerais de Tutela e Trabalho; Normas Especiais de Tutela e trabalho; Contrato Individual de Trabalho; Organizao Sindical; Contrato Coletivo de Trabalho; Processo de Multas Administrativas; Justia do trabalho; Ministrio pblico do Trabalho; Processo judicirio do trabalho; e Disposies Finais e transitrias.

Aspectos legais
O Captulo V do Ttulo II trata da Segurana e Medicina do Trabalho, Abrange os Art. 154 a 201 da CLT E trata de:

Aspectos legais
Das disposies gerais, inspeo prvia, embargo, interdio, servios especializados em segurana e medicina, comisso de preveno de acidentes de trabalho, equipamento de proteo individual, exames mdicos, iluminao, conforto trmico, instalaes eltricas, movimentao e armazenagem de materiais, mquinas e equipamentos, caldeiras, fornos, vasos de presso, atividades insalubres e perigosas, preveno da fadiga, outras medidas especiais de proteo e penalidades.

Aspectos legais
Conceitos e institutos Trabalhistas : Empregador o que ? O art. 2 da CLT define como: sendo a pessoa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios

Aspectos legais
Empregado O art. 3 da CLT define empregado como sendo toda pessoa fsica que presta servio de natureza no eventual a empregador sob dependncia deste e mediante salrio.

Aspectos legais
Responsabilidade Civil, Penal, Acidentria, Trabalhista e Profissional: A culpa no tocante aos acidentes de trabalho pode ser de responsabilidade exclusiva do empregador, exclusiva do empregado e concorrente, quando empregado, empregador e prepostos agem, cada qual, com parcela de culpa. OBS: As responsabilidades civil, penal, acidentria e trabalhista so independentes.

Aspectos legais
Responsabilidade Civil A CF-1988 afirma como direito dos trabalhadores : artigo 7, inciso XXVIII O seguro contra acidentes do trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. OBS: Responsabilidade civil tem natureza indenizatria (visa reparar o dano provocado).

Aspectos legais
Responsabilidade Penal : Art. 132 do cdigo penal que afirma: Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente pena deteno de trs meses a um ano, se o fato no constitui crime mais grave.

Aspectos legais
Responsabilidade Acidentria: A responsabilidade de pagamento de benefcios acidentrios do INSS, porm podendo propor ao regressiva contra aqueles que por culpa ou dolo provocaram ou contriburam para a ocorrncia do acidente do trabalho ou doena profissional.

Aspectos legais
Responsabilidade Trabalhista : O descumprimento das obrigaes legais decorrentes do exerccio profissional poder sujeitar ao responsvel as sanes aplicveis pelos rgos responsveis pela fiscalizao do exerccio profissional (CREA, CRM, CRQ). Obs:As punies podero ir da advertncia at a cassao do registro profissional.

Aspectos legais
Responsabilidade Solidria Diz quando da empresa contratante, pela indenizao do acidente de trabalho sofrido pelo trabalhador da empresa contratada, nos casos em que seja tambm responsvel pela segurana da obra ou se contratou empresa inidnea ou insolvente.

Filme

You might also like