You are on page 1of 38

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Gabinete de Consultoria Legislativa LEI N 6.672, DE 22 DE ABRIL DE 1974. (atualizada at a Lei n 13.424, de 5 de abril de 2010) Estatuto e Plano de Carreira do Magistrio Pblico do Rio Grande do Sul. TTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 - Esta Lei disciplina o regime jurdico do pessoal do Magistrio Pblico Estadual do 1 e 2 graus de ensino, regula o provimento e vacncia dos seus cargos, estabelece seus direitos e vantagens, define os respectivos deveres e responsabilidades e cria e estrutura a respectiva carreira, nos termos da Lei Federal n 5.692, de 11 de agosto de 1971. Art. 2 - Para os efeitos desta Lei, entende-se por: I - Sistema Estadual de Ensino o conjunto de Instituies e de rgos que, sob a ao normativa do Estado e coordenao da Secretaria da Educao e Cultura, realiza atividades de Educao; II - Pessoal do Magistrio Pblico Estadual o conjunto de professores e especialistas de educao que, ocupando cargos ou funes nas Unidades Escolares e nos demais rgos do Sistema Estadual de Ensino, mantidos pelo Estado, desempenha atividades docentes ou especializadas, com vistas a atingir os objetivos da educao; III - Professor o membro do Magistrio que exerce atividade docente, oportunizando a educao do aluno; IV - Especialista de Educao o membro do Magistrio que, tendo exercido a docncia durante, no mnimo, trs anos e possuindo a respectiva qualificao, desempenha atividades de administrao, planejamento, orientao, atendimento e acompanhamento psicolgico nos campos educacional e clnico, inspeo, superviso e outras similares no campo da educao; V - Atividade de Magistrio a dos Professores, a dos Especialistas de Educao e a diretamente ligada, no plano tcnico-pedaggico, ao funcionamento do Sistema Estadual de Ensino e ao aperfeioamento da educao. TTULO II DA CARREIRA DO MAGISTRIO CAPTULO I DOS PRINCPIOS BSICOS Art. 3 - A Carreira do Magistrio Pblico Estadual tem como princpios bsicos: I - Profissionalizao, entendida como dedicao ao Magistrio, para o que se tornam necessrias: a) qualidades pessoais, formao adequada e atualizao constante, objetivando o xito da educao e acessos sucessivos na Carreira; b) remunerao condigna que tenha em vista a maior qualificao em cursos e estgios de formao, aperfeioamento e especializao, sem distino de graus escolares em que atue o

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

pessoal do Magistrio e que lhe assegure status econmico e social compatvel com a dignidade, peculiaridade e importncia da profisso que exerce, permita-lhe dedicao ao Magistrio e possibilite-lhe o aperfeioamento contnuo; c) existncia de condies ambientais de trabalho, pessoal coadjuvante qualificado e material didtico adequado; II - Paridade de remunerao com a de outros profissionais ocupantes de cargos em que se exija qualificao anloga ou equivalente, respeitadas as peculiaridades e o regime de trabalho; III - Progresso na Carreira, mediante promoes alternadas por merecimento e antigidade; IV - Valorizao da qualificao decorrente de cursos e estgios de formao, atualizao, aperfeioamento ou especializao. CAPTULO II DA ESTRUTURA DA CARREIRA Seo I Das Disposies Gerais Art. 4 - A Carreira do Magistrio Pblico Estadual de 1 e 2 graus de ensino, constituda de cargos de provimento efetivo, estruturada em seis classes dispostas gradualmente, com acesso sucessivo de classe a classe, cada uma compreendendo, no mximo, seis nveis de habilitao, estabelecidos de acordo com a formao pessoal do Magistrio, constituindo o respectivo Quadro de Carreira. 1 - Cargo o lugar correspondente a um conjunto de atribuies e responsabilidades cometidas ao membro do Magistrio, mantidas as caractersticas de criao por lei, denominao prpria, nmero certo e pagamento pelos cofres do Estado. 2 - Classe o conjunto de cargos, genericamente semelhantes, distribudos na Carreira, para provimento segundo critrios estabelecidos em lei, abrangendo nveis de habilitao relativos ao grau de formao do professor ou do especialista de educao. 3 - Cargo final da Carreira do Magistrio o que corresponde ltima classe. Seo II Das Classes Art. 5 - As classes constituem a linha de promoo dos professores e especialistas de educao. Pargrafo nico - As classes so designadas pelas letras A, B, C, D, E e F, sendo esta ltima a final da Carreira. Art. 6 - Cada classe conter um nmero determinado de cargos, fixados anualmente em Lei. Pargrafo nico - Os cargos de que trata o artigo sero distribudos pelas classes em proporo decrescente, da inicial final, conforme as necessidades e o interesse do ensino.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

Seo III Dos Nveis Art. 7 - Os nveis constituem a linha de habilitao dos professores e especialistas de educao, como segue: Nvel 1 - Habilitao especfica de 2 grau, obtida em trs sries; Nvel 2 - Habilitao especfica de 2 grau, obtida em quatro sries ou em trs seguidas de estudos adicionais, correspondentes a um ano letivo; Nvel 3 - Habilitao especfica de grau superior, ao nvel de graduao, representada por licenciatura de 1 grau, obtida em curso de curta durao; Nvel 4 - Habilitao especfica de grau superior, ao nvel de graduao, representada por licenciatura de 1 grau, obtida em curso de curta durao, seguido de estudos adicionais correspondentes, no mnimo, a um ano letivo; Nvel 5 - Habilitao especfica obtida em curso superior, ao nvel de graduao, para a formao de professores ou especialistas de educao, correspondente a licenciatura plena; Nvel 6 - Habilitao especfica de ps-graduao obtida em cursos de doutorado, mestrado, especializao ou aperfeioamento, com durao mnima de um ano letivo, nos dois ltimos casos. Art. 8 - A mudana de nvel automtica e vigorar a contar do ms seguinte quele em que o interessado apresentar o comprovante da nova habilitao. Pargrafo nico - Para passagem ao nvel seis ser necessrio que o interessado tenha completado no mnimo dois anos de efetivo exerccio profissional, no Sistema Estadual de Ensino, no nvel cinco. Art. 8 - A mudana de nvel vigorar a contar de 1 de julho do mesmo ano ou de 1 de janeiro do ano seguinte, para o professor ou especialista de educao que apresentar comprovante de nova habilitao, respectivamente, at 31 de maro ou 30 de setembro. (Redao dada pela Lei n 7.126/77) Art. 9 - O nvel pessoal, de acordo com a habilitao especfica do professor ou do especialista de educao, que o conservar na promoo classe superior. TTULO III DO PROVIMENTO E DA VACNCIA CAPTULO I DO PROVIMENTO Seo I Das Disposies Gerais Art. 10 - Os cargos do Quadro de Carreira do Magistrio Pblico Estadual so acessveis a todos os brasileiros, preenchidos os requisitos que a Lei estabelecer. Art. 11 - A primeira investidura em cargo do Magistrio Pblico Estadual depende de aprovao prvia em concurso pblico, nos termos da Constituio. Art. 12 - Os cargos de Carreira do Magistrio sero providos mediante:

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

I - Nomeao; II - Promoo; III - Transferncia; IV - Reintegrao; V - Reverso; VI - Aproveitamento. Seo II Do Recrutamento e da Seleo Art. 13 - Cabe Secretaria da Educao e Cultura a realizao dos concursos pblicos e das provas de habilitao para provimento em cargos da Carreira do Magistrio. 1 - Os concursos de que trata o artigo sero realizados regionalmente e sempre que, havendo cargos vagos na classe inicial, no houver candidato em condies de ser nomeado ou transferido. 2 - Os concursos tero validade por dois anos a partir da data da publicao dos resultados finais. Art. 14 - Constituem exigncias mnimas para inscrio em concurso para cargos da Carreira do Magistrio as constantes dos itens I, II, III, V e VII do art. 17. Pargrafo nico - Quando a inscrio for solicitada por funcionrio estadual, ser o mesmo dispensado das exigncias constantes dos itens I, II e III do artigo 17. (Includo pela Lei n 7.407/80) Seo III Da Nomeao Art. 15 - Compete ao Chefe do Poder Executivo ou autoridade delegada nomear os candidatos aprovados em concurso para provimento de cargos do Magistrio Pblico Estadual, observada a ordem de classificao. Pargrafo nico - A nomeao de que trata o artigo ser em carter efetivo para cumprir estgio probatrio, salvo quando se tratar de membro do Magistrio estvel. Seo IV Da Posse Art. 16 - Posse o ato solene em que a pessoa, intitulada a cargo do Magistrio Pblico por qualquer das formas enumeradas no art. 12, exceto a promoo, declara perante a autoridade competente aceitar as atribuies do cargo e promete exerc-lo com dedicao e fidelidade, passando assim a ocup-lo. Pargrafo nico - A posse poder ser tomada por procurador.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

Art. 17 - So requisitos para a investidura, cumprindo autoridade que der posse verificar se esto satisfeitos: I - ser brasileiro; II - ter idade superior a dezoito anos completos e inferior a quarenta e cinco completos; III - estar em dia com as obrigaes militares; IV - ter boa conduta pblica e privada; V - estar no gozo dos direitos polticos e em dia com as obrigaes eleitorais; VI - gozar de condies de sade compatveis com o exerccio do cargo, comprovadas em inspeo realizada por rgo mdico oficial; VII - ter habilitao especfica para o exerccio do cargo. Pargrafo nico - Quando a pessoa a ser empossada j for funcionrio estadual, bem como no caso de reintegrao, no se lhe exigir a prova de atendimento aos requisitos dos itens I a IV do artigo. Art. 18 - A posse verificar-se- at trinta dias aps a publicao do ato de provimento no Dirio Oficial, ou, em igual prazo, a partir da publicao do laudo mdico de que trata o art. 17, item VI, desde que o nomeado ou reintegrado se tenha apresentado para a realizao dos exames de sade dentro dos trinta dias e a eles se submetido nas datas aprazadas. 1 - A autoridade competente para dar posse poder, por motivo justificado, prorrogar o prazo por at trinta dias. 2 - O ato de provimento ser tornado sem efeito se a posse no se der no prazo legal. Art. 18 - A posse verificar-se- at 15 dias aps a publicao do ato de provimento no Dirio Oficial, ou em igual prazo, a partir da publicao do laudo mdico de que trata o artigo 17, item VI, desde que o nomeado ou o reintegrado se tenha apresentado para a realizao dos exames de sade dentro dos 15 dias e a eles se submetido nas datas aprazadas. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) Art. 18 - A posse verificar-se- at 15 (quinze) dias aps a publicao do ato de provimento no Dirio Oficial ou, em at 5 (cinco) dias, a partir da publicao do laudo mdico de que trata o artigo 17, inciso VI, desde que o nomeado ou o reintegrado tenha se apresentado para a realizao dos exames de sade dentro dos 15 (quinze) dias e a eles se submetido nas datas aprazadas. (Redao dada pela Lei n 12.292/05) 1 - A autoridade competente para dar posse, poder, por motivo justificado, a requerimento do interessado, prorrogar o prazo por at 15 dias. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) (REVOGADO pela Lei n 12.292/05) 2 - O ato de provimento ser tornado sem efeito se a posse no se der no prazo legal. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) 1 - O ato de provimento ser tornado sem efeito se a posse no se der no prazo legal. (Renumerado pela Lei n 12.292/05) 2 - O Secretrio de Estado da Educao, em carter excepcional, desde que atendidos os requisitos do artigo 17, incisos I, II, III, IV, V e VII, poder autorizar a imediata posse e exerccio, mediante justificativa fundamentada do Coordenador Regional de Educao, nos Municpios e, do Chefe da Diviso de Porto Alegre, na Capital. (Includo pela Lei n 12.292/05)

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

3 - Quando autorizados a posse e o exerccio, nos termos previstos no pargrafo anterior, a inspeo mdica realizar-se- no prazo de 30 (trinta) dias e, caso no satisfeito o requisito previsto no inciso VI do artigo 17, o ato de provimento ser declarado nulo, sem prejuzo do perodo trabalhado. (Includo pela Lei n 12.292/05) Seo V Do Exerccio Art. 19 - Exerccio o desempenho do cargo pelo professor ou especialista de educao nele provido. 1 - O exerccio do cargo ser iniciado dentro de quinze dias da posse. 2 - No se iniciando o exerccio no prazo do 1, ser tornado sem efeito o ato de provimento. 3 - Na hiptese do 2 do presente artigo, bem como na do 2 do art. 18, no haver direito a novo provimento em razo do mesmo concurso ou prova de habilitao, nem a nova reintegrao ou reverso a pedido. 3 - Os candidatos cujo ato de provimento for tornado insubsistente, na hiptese do 2 do presente artigo, bem como na do 2 do artigo 18, sero includos na lista dos aptos nomeao, observada a ordem de classificao, aps o ltimo aprovado constante do edital de homologao do resultado final do concurso. (Redao dada pela Lei n 7.333/79) Art. 19 - Exerccio o desempenho do cargo pelo professor ou especialista de educao nele provido. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) 1 - O exerccio do cargo ser iniciado dentro de 10 dias da posse. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) 1 - O exerccio do cargo ser iniciado dentro de 5 (cinco) dias da posse. (Redao dada pela Lei n 12.292/05) 2 - No se iniciando o exerccio no prazo do pargrafo 1 ser tornado sem efeito o ato de provimento. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) 3 - Os candidatos cujo ato de provimento for tornado insubsistente, na hiptese do pargrafo 2 deste artigo, bem como, na do pargrafo 2 do artigo 18, sero includos na lista dos aptos nomeao observada a ordem de classificao, aps o ltimo aprovado, constante do edital de homologao do resultado final do concurso. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) Art. 20 - competente para autorizar o exerccio o responsvel pela unidade escolar ou rgo a que se destina o professor ou especialista de educao, lotado e designado na forma dos artigos 46 e 50 desta Lei. Art. 20 - competente para autorizar o exerccio o responsvel pelo estabelecimento de ensino ou rgo a que se destina o professor ou especialista de educao, lotado na forma do artigo 46. (Redao dada pela Lei n 10.576/95)

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

Art. 21 - O incio, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados nos assentamentos individuais do professor ou especialista de educao. Art. 22 - Nenhum membro do Magistrio poder interromper o exerccio do cargo, para estudos ou misso de qualquer natureza, fora do Estado, com ou sem nus para os cofres pblicos, sem prvia autorizao ou determinao expressa do Chefe do Poder Executivo. Seo VI Do Estgio Probatrio Art. 23 - Estgio probatrio o perodo de setecentos e trinta dias, de efetivo exerccio de atividade de Magistrio, iniciado no prazo previsto no artigo 19, durante o qual apurada a convenincia da confirmao do professor ou do especialista de educao no cargo, mediante a verificao dos seguintes requisitos: - idoneidade moral; - disciplina; - assiduidade; - dedicao; - eficincia. 1 - O responsvel pela unidade escolar ou rgo em que tenha exerccio o membro do Magistrio em estgio probatrio, encaminhar semestralmente, Delegacia de Educao ou ao rgo de Pessoal da Secretaria da Educao e Cultura, relatrio objetivo, apreciando os requisitos indicados neste artigo. 2 - Noventa dias antes da concluso do estgio probatrio, os responsveis pelas unidades referidas no pargrafo anterior reuniro as informaes colhidas, opinando a favor ou contra a confirmao do estagirio no cargo. 3 - Sendo o parecer desfavorvel permanncia, dele ser dada vista ao estagirio, pelo prazo de dez dias, para se manifestar por escrito. 4 - Julgando o parecer e a defesa, o Secretrio da Educao e Cultura encaminhar o processo ao rgo de Pessoal do Estado que expedir o ato de exonerao, quando recomendada, no dependendo, porm de ato formal a confirmao. Art. 24 - O estgio probatrio ser cumprido em escolas situadas na zona rural, sempre que as disciplinas, reas de estudo e atividades o permitirem. (Vide Lei Complementar n 11.125/98) Pargrafo nico - O estgio poder ser realizado em escola de zona urbana, havendo vaga, se o estagirio comprovar exerccio anterior de Magistrio, no meio rural, por perodo no inferior a 730 dias. (Vide Lei Complementar n 11.125/98) Art. 25 - O no-cumprimento do estgio probatrio por interrupes sucessivas equivalentes ao dobro do tempo fixado para esse estgio resultar na exonerao automtica do estagirio.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

Seo VII Da Promoo Art. 26 - Promoo o ato pelo qual o membro do Magistrio Pblico Estadual tem acesso a cargo da classe imediatamente superior, observados os princpios estabelecidos na Constituio. Art. 27 - Os critrios para promoo alternada por antigidade e merecimento sero estabelecidos na forma dos artigos 28 e 29. Art. 28 - A antigidade de que trata o artigo anterior ser determinada pelo tempo de efetivo exerccio do membro do Magistrio na classe a que pertencer, cabendo a promoo ao mais antigo. Art. 29 - Merecimento a demonstrao, por parte do professor ou especialista de educao, do fiel cumprimento de seus deveres e da eficincia no exerccio do cargo, bem como da contnua atualizao e aperfeioamento para o desempenho de suas atividades, avaliados mediante um conjunto de dados objetivos. Pargrafo nico - Para os efeitos do artigo, no ser considerada a titulao inerente aos nveis de habilitao. Art. 30 - O merecimento adquirido na classe; promovido o membro do Magistrio, recomear a apurao do merecimento a contar do ingresso na nova classe. Art. 31 - No poder ser promovido o membro do Magistrio que no tenha o interstcio de trs anos de efetivo exerccio na classe, salvo se na mesma nenhum outro a houver completado. Pargrafo nico - O membro do Magistrio promovido sem interstcio, na forma da parte final do artigo, no poder obter nova promoo antes de decorridos trs anos de efetivo exerccio na classe. Art. 32 - As promoes sero publicadas, anualmente, no Dia do Professor. Pargrafo nico - Para todos os efeitos, ser considerado promovido o membro do Magistrio aposentado ou que vier a falecer sem que tenha sido efetivada a promoo que lhe coubesse. Art. 32 - As promoes tero vigncia, anualmente, a partir do Dia do Professor. (Redao dada pela Lei n 7.331/79) Pargrafo nico - Para todos os efeitos, ser considerado promovido o membro do Magistrio aposentado ou que vier a falecer sem que tenha sido efetivada a promoo que lhe coubesse. (Redao dada pela Lei n 7.331/79) Art. 33 - A Secretaria de Educao e Cultura fornecer anualmente, a cada membro do Magistrio, tendo em vista as promoes, cpia da respectiva folha de assentamentos funcionais.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

Seo VIII Da Transferncia Art. 34 - Transferncia o ato que desloca o membro do Magistrio, ocupante de um cargo de provimento efetivo, de seu cargo para outro, tambm de provimento efetivo, do mesmo ou diferente quadro de Magistrio. (Vide Lei Complementar n 11.125/98) Pargrafo nico - A transferncia depender de habilitao especfica para o exerccio do cargo a ser ocupado e de aprovao em prova de habilitao. (Vide Lei Complementar n 11.125/98) Seo IX Da Reintegrao Art. 35 - Reintegrao o reingresso no Magistrio, em virtude de deciso judicial ou administrativa, do professor ou especialista de educao, demitido, com ressarcimento do vencimento, direitos e vantagens ligados ao cargo. Pargrafo nico - A deciso administrativa que determinar a reintegrao ser sempre proferida em pedido de reconsiderao ou em recurso hierrquico ou em reviso de processo, ouvida a Consultoria Geral do Estado. Art. 36 - A reintegrao ser feita no mesmo cargo de que o membro do Magistrio era titular, salvo se extinto ou ocupado. 1 - Se extinto ou ocupado o cargo, a reintegrao se far em outro vago da mesma classe. 2 - Se no existir cargo vago na classe, o membro do magistrio provido por ltimo ser exonerado ou reconduzido ao cargo que anteriormente ocupava, cedendo seu lugar ao reintegrado. 3 - Se toda a classe houver sido extinta, o reintegrado ficar em disponibilidade. Seo X Da Reverso Art. 37 - Reverso o reingresso, no Magistrio, do professor ou especialista de educao aposentado por invalidez, quando no subsistirem os motivos da aposentadoria. Art. 38 - A reverso se far ex-officio ou a pedido, desde que exista vaga: I - no mesmo cargo que o aposentado exercia; II - em cargo de classe no superior do que ocupava e que esteja de acordo com sua habilitao, caso o anterior tenha sido transformado. Art. 39 - Para que a reverso a pedido possa efetivar-se, necessrio que o aposentado: I - tenha o seu reingresso atividade considerado como de interesse do Sistema Estadual de Ensino;

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

II - no haja completado sessenta anos de idade; III - no conte mais de trinta anos de servio e de inatividade computados em conjunto. Seo XI Do Aproveitamento Art. 40 - Aproveitamento o retorno ao servio do membro do Magistrio Pblico Estadual, em disponibilidade, atravs de investidura em cargo vago, de classe igual do anteriormente ocupado, considerado sempre o interesse do Sistema Estadual de Ensino. CAPTULO II DA VACNCIA Art. 41 - A vacncia de cargo decorrer de: I - promoo; II - transferncia; (Vide Lei Complementar n 11.125/98) III - readaptao; IV - exonerao; V - demisso; VI - aposentadoria; VII - falecimento. Art. 42 - A exonerao dar-se-: I - a pedido; II ex-officio, quando o membro do Magistrio no satisfizer os requisitos do estgio probatrio. Art. 43 - Readaptao o deslocamento do professor ou do especialista de educao estvel de seu cargo para outro do Servio Pblico Estadual, compatvel com sua formao e capacidade, podendo ser processada ex-officio ou a pedido. Pargrafo nico - A readaptao ser realizada nos termos do Estatuto do Funcionrio Pblico Civil do Estado e respectivo Regulamento. Art. 44 - A demisso ser aplicada como penalidade, na forma prevista neste Estatuto. TTULO IV DA DISTRIBUIO DO PESSOAL DO MAGISTRIO CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 45 - Os professores e especialistas de educao, para o desempenho das suas atividades, sero distribudos, na forma prevista em regulamento mediante: I - Lotao; II - Designao; (REVOGADO pela Lei n 10.576/95) III - Remoo; IV - Substituio; V - Cedncia.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

10

CAPTULO II DA LOTAO Art. 46 - Lotao o ato mediante o qual o Secretrio da Educao e Cultura fixa o professor ou o especialista de educao a um Centro de Lotao. Art. 46 - Lotao o ato mediante o qual o Secretrio da Educao ou autoridade por ele delegada, fixa o professor ou especialista de educao em centro de lotao onde deva ter exerccio efetivo, observados os limites estabelecidos para cada rgo ou unidade escolar. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) 1 - O Poder Executivo, observada a tipologia das unidades escolares e as necessidades dos demais rgos, estabelecer os limites a que se refere o caput deste artigo. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) 2 - Excepcionalmente, por interesse do ensino, poder o Secretrio da Educao colocar, temporariamente, professores ou especialistas de educao em nmero superior ao limite previsto no pargrafo 1. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) Art. 47 - Para administrao e controle do pessoal do Magistrio, haver: I - um Centro de Lotao Regional (CLR), em cada Delegacia de Educao; II - um Centro de Lotao Especial (CLE), no rgo Central do Sistema Estadual de Ensino. Art. 47 - Para a administrao e controle do pessoal do Magistrio, haver: (Redao dada pela Lei n 10.576/95) I - um Centro de Lotao Local (CLL), em cada unidade escolar; (Redao dada pela Lei n 10.576/95) II - um Centro de Lotao Regional (CLR), em cada Delegacia de Educao; (Redao dada pela Lei n 10.576/95) III - um Centro de Lotao Especial (CLE), no rgo central do Sistema Estadual de Ensino. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) Art. 47 - Para a administrao e controle do pessoal do Magistrio, haver: (Redao dada pela Lei n 11.005/97) I - um Centro de Lotao Regional (CLR), em cada Delegacia de Educao e no Departamento de Coordenao das Regionais, na Capital; e (Redao dada pela Lei n 11.005/97) II - um Centro de Lotao Especial (CLE), no rgo central do Sistema Estadual de Ensino. (Redao dada pela Lei n 11.005/97) Art. 48 - O membro do Magistrio ser lotado: I - no Centro de Lotao Regional, quando deva ter exerccio profissional em unidade escolar ou rgo situado na rea de jurisdio da respectiva Delegacia de Educao; II - no Centro de Lotao Especial, quando deva ter exerccio em setores do rgo Central do Sistema Estadual de Ensino. Art. 48 - O membro do Magistrio, titular do cargo de professor e de especialista de educao, exceo do titular do cargo de Inspetor de Ensino, ser lotado no CLL. (Redao dada pela Lei n 10.576/95)

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

11

1 - O Inspetor de Ensino ser lotado no CLR ou no CLE. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) 2 - Os demais especialistas de educao, quando estveis, podero ser lotados no CLR ou no CLE. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) 3 - vedado ao membro do Magistrio o exerccio de cargo fora do respectivo centro de lotao, exceto para complementao de carga horria. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) 4 - A designao para o exerccio de funo de confiana na Administrao Direta determina a lotao. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) Art. 48 - O membro do Magistrio, titular do cargo de Professor e de Especialista de Educao, ser lotado no CLR, podendo os Especialistas de Educao serem lotados no CLE. (Redao dada pela Lei n 11.005/97) 1 - vedado ao membro do Magistrio o exerccio do cargo fora do respectivo Centro de Lotao, exceto para a complementao de carga horria. (Redao dada pela Lei n 11.005/97) 2 - A designao para o exerccio de funo de confiana na Administrao Direta determina a lotao. (Redao dada pela Lei n 11.005/97) Art. 49 - Aos Centros de Lotao caber manter atualizados os assentamentos do respectivo pessoal. Art. 50 - A lotao poder ser alterada a pedido por necessidade do ensino. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) (Vide Lei n 10.576/95, art. 111) Pargrafo nico - Quando a lotao for alterada por necessidade do ensino e importar em mudana de domiclio para outro municpio, somente ser realizado com o consentimento do servidor. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) (Vide Lei n 10.576/95, art. 111) CAPTULO III (REVOGADO pela Lei n 10.576/95) DA DESIGNAO (REVOGADO pela Lei n 10.576/95) Art. 50 - Designao, para os efeitos deste Captulo, o ato mediante o qual o Secretrio da Educao e Cultura ou a autoridade delegada determina a unidade escolar ou o rgo onde o professor ou especialista de educao dever ter exerccio. (Vide Lei n 10.576/95, art. 111) 1 - A designao poder ser alterada a pedido ou por necessidade do ensino. (Vide Lei n 10.576/95, art. 111) 2 - Quando a designao for alterada por necessidade do ensino e importar em mudana de domiclios para outro municpio, somente ser realizada com o consentimento do designado. (Vide Lei n 10.576/95, art. 111)

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

12

Art. 51 - Para os efeitos do artigo anterior, cada unidade escolar dispor de um nmero, anualmente fixado, de professores e de especialistas de educao, de acordo com a sua tipologia. (REVOGADO pela Lei n 10.576/95) Pargrafo nico - Excepcionalmente, por motivos inadiveis decorrentes do interesse do ensino, poder o Secretrio da Educao e Cultura designar, temporariamente, professores ou especialistas de educao em nmero superior ao previsto no artigo. (REVOGADO pela Lei n 10.576/95) CAPTULO IV DA REMOO Art. 52 - Remoo o deslocamento a pedido, por necessidade do ensino ou por permuta, do professor ou especialista de educao estvel, de um para outro Centro de Lotao. Art. 53 - A remoo se processar em poca de frias escolares, salvo interesse do ensino, motivo de sade ou para acompanhar o cnjuge que fixa residncia em outra localidade. Pargrafo nico - Nos casos do artigo, no havendo vaga, exercer o membro do Magistrio a funo de substituto at que seja possvel a sua designao. Art. 54 - O professor ou especialista de educao removido dever apresentar-se no novo Centro de Lotao dentro de dez dias da publicao do ato, considerando-se de efetivo exerccio o perodo de trnsito. 1 - O prazo fixado no artigo poder ser prorrogado, a critrio do Secretrio da Educao e Cultura, por mais dez dias. 2 - No caber trnsito quando a remoo ou alterao de designao no implicar em mudana de sede. CAPTULO V DA SUBSTITUIO Art. 55 - Substituio o ato mediante o qual a autoridade competente designa professor ou especialista de educao, dentre os substitutos, para exercer, temporariamente, as funes de outro, em suas faltas ou impedimentos. Art. 55 - Substituio o ato pelo qual a autoridade competente coloca o professor ou o especialista de educao, lotado em unidade escolar, para exercer, temporariamente, funes em decorrncia de afastamento, impedimento do titular, ou necessidade do ensino. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) (REVOGADO pela Lei Complementar n 11.125/98) Art. 55 - Substituio o ato pelo qual a autoridade competente coloca o professor ou o especialista de educao, lotado em unidade escolar, para exercer, temporariamente, funes em decorrncia de afastamento, impedimento do titular, ou necessidade do ensino. (Vide Lei Complementar n 11.390/99, que restabelece a vigncia deste dispositivo)

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

13

Art. 56 - Haver, nos Centros de Lotao Regionais, um nmero determinado de vagas para professores e especialistas de educao que exercero atividades de Magistrio como substitutos. Art. 56 - O professor ou o especialista de educao com regime de 20 ou 30 horas de trabalho semanal, quando em substituio temporria, poder ser convocado para cumprir regime de trabalho determinado, entre 24 e 40 horas semanais. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) (REVOGADO pela Lei Complementar n 11.125/98) 1 - A convocao se dar dentre os detentores dos cargos mencionados no caput do artigo, com regime de 20 ou 30 horas de trabalho semanal e formao compatvel com a funo que ir desempenhar e com durao mxima do ano letivo. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) (REVOGADO pela Lei Complementar n 11.125/98) 2 - A carga horria decorrente da convocao ser remunerada com vencimentos proporcionais ao regime titulado. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) (REVOGADO pela Lei Complementar n 11.125/98) 3 - A substituio, devidamente justificada, ser feita somente para o perodo e nmero de horas necessrias ao cumprimento da base curricular ou ao funcionamento do servio, de acordo com a tipologia da escola. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) (REVOGADO pela Lei Complementar n 11.125/98) 4 - A cessao da necessidade do ensino, do afastamento ou do impedimento do titular determina a automtica revogao da convocao. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) (REVOGADO pela Lei Complementar n 11.125/98) Art. 56 - O professor ou o especialista de educao com regime de 20 ou 30 horas de trabalho semanal, quando em substituio temporria, poder ser convocado para cumprir regime de trabalho determinado, entre 24 e 40 horas semanais. (Vide Lei Complementar n 11.390/99, que restabelece a vigncia deste dispositivo) 1 - A convocao se dar dentre os detentores dos cargos mencionados no caput do artigo, com regime de 20 ou 30 horas de trabalho semanal e formao compatvel com a funo que ir desempenhar e com durao mxima do ano letivo. (Vide Lei Complementar n 11.390/99, que restabelece a vigncia deste dispositivo) 2 - A carga horria decorrente da convocao ser remunerada com vencimentos proporcionais ao regime titulado. (Vide Lei Complementar n 11.390/99, que restabelece a vigncia deste dispositivo) 3 - A substituio, devidamente justificada, ser feita somente para o perodo e nmero de horas necessrias ao cumprimento da base curricular ou ao funcionamento do servio, de acordo com a tipologia da escola. (Vide Lei Complementar n 11.390/99, que restabelece a vigncia deste dispositivo) 4 - A cessao da necessidade do ensino, do afastamento ou do impedimento do titular determina a automtica revogao da convocao. (Vide Lei Complementar n 11.390/99, que restabelece a vigncia deste dispositivo)

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

14

Art. 57 - O membro do Magistrio em exerccio de substituio far jus automaticamente remunerao correspondente eventual diferena do regime de trabalho do substitudo. Art. 57 - O professor ou Especialista de Educao com regime de 20 (vinte) horas de trabalho semanal, quando em substituio de docncia, ser convocado para regime de 30 (trinta) ou de 40 (quarenta) horas enquanto durar a necessidade de substituio, por perodo no inferior a trinta dias. (Redao dada pela Lei n 9.102/90) 1 - O professor ou Especialista de Educao, mencionado no caput do artigo, poder ser designado entre quaisquer detentores de tais cargos, com regime de 20 (vinte) horas semanais, sempre que no houver substitutos disponveis, desde que tenha formao compatvel com a funo que ir desempenhar. (Redao dada pela Lei n 9.102/90) 2 - A substituio de que trata este artigo se dar nos casos de afastamento por motivo de licena prevista nesta Lei e ter durao mxima de dois anos. (Redao dada pela Lei n 9.102/90) 3 - O ato de convocao para os regimes, previstos no caput do artigo, em substituio de docncia ser publicado, concomitantemente, com a concesso da licena do professor ou Especialista de Educao substitudo. (Redao dada pela Lei n 9.102/90) 4 - A cessao da licena do professor ou Especialista de Educao, implicar, automaticamente, revogao da substituio concedida, com publicao concomitante dos atos respectivos. (Redao dada pela Lei n 9.102/90) Art. 57 - As disposies deste captulo aplicam-se hiptese de ocorrncia de vaga exclusivamente at o seu definitivo provimento. (Redao dada pela Lei n 10.576/95) (REVOGADO pela Lei Complementar n 11.125/98) Art. 57 - As disposies deste captulo aplicam-se hiptese de ocorrncia de vaga exclusivamente at o seu definitivo provimento. (Vide Lei Complementar n 11.390/99, que restabelece a vigncia deste dispositivo) CAPTULO VI DA CEDNCIA Art. 58 - Cedncia o ato atravs do qual o Secretrio da Educao e Cultura coloca o professor ou especialista de educao, com ou sem vencimentos, disposio de entidade ou rgo que exera atividades no campo educacional, sem vinculao administrativa Secretaria da Educao e Cultura. (REVOGADO pela Lei Complementar n 11.125/98) 1 - Quando o professor ou especialista de educao for cedido com vencimentos, a entidade ou rgo solicitante da cedncia compensar o Estado com um servio de valor equivalente ao custo anual do profissional cedido. (REVOGADO pela Lei Complementar n 11.125/98) 2 - No constitui cedncia a investidura em cargo em comisso, na Administrao Estadual. (REVOGADO pela Lei Complementar n 11.125/98) Art. 58 - Cedncia o ato atravs do qual o Secretrio da Educao e Cultura coloca o professor ou especialista de educao, com ou sem vencimentos, disposio de entidade ou

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

15

rgo que exera atividades no campo educacional, sem vinculao administrativa Secretaria da Educao e Cultura. (Vide Lei Complementar n 11.390/99, que restabelece a vigncia deste dispositivo) 1 - Quando o professor ou especialista de educao for cedido com vencimentos, a entidade ou rgo solicitante da cedncia compensar o Estado com um servio de valor equivalente ao custo anual do profissional cedido. (Vide Lei Complementar n 11.390/99, que restabelece a vigncia deste dispositivo) 2 - No constitui cedncia a investidura em cargo em comisso, na Administrao Estadual. (Vide Lei Complementar n 11.390/99, que restabelece a vigncia deste dispositivo) Art. 59 - A cedncia ser concedida pelo prazo mximo de um ano, sendo renovvel anualmente se assim convierem as partes interessadas. Art. 60 - O professor ou especialista de educao cedido no sofrer prejuzo em sua Carreira. Art. 61 - O professor ou especialista de educao, quando cedido, perde a designao, continuando lotado no respectivo Centro. (REVOGADO pela Lei n 10.576/95) 1 - Terminado o perodo de cedncia, o professor ou especialista de educao ser designado para unidade escolar ou rgo de jurisdio de seu respectivo Centro de Lotao. (REVOGADO pela Lei n 10.576/95) 2 - Enquanto no for efetivada a sua designao, o membro do Magistrio de que trata o pargrafo anterior, exercer a funo de substituto prevista no artigo 55 deste Estatuto. (REVOGADO pela Lei n 10.576/95) TTULO V DOS DIREITOS E DAS VANTAGENS CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 62 - So direitos do pessoal do Magistrio Pblico Estadual: I - receber remunerao de acordo com a classe, o nvel de habilitao, o tempo de servio e o regime de trabalho, conforme o estabelecido nesta Lei, e independentemente do grau ou srie escolar em que atue; II - receber remunerao igual fixada para outros cargos, cujo provimento exija de seus ocupantes o mesmo grau de formao, respeitadas as peculiaridades e os regimes de trabalho; III - escolher e aplicar livremente os processos didticos e as formas de avaliao de aprendizagem, observadas as diretrizes do Sistema Estadual de Ensino; IV - dispor, no ambiente de trabalho, de instalaes e material didtico suficientes e adequados para exercer com eficincia suas funes; V - participar do processo de planejamento de atividades relacionadas com a Educao; VI - ter assegurada oportunidade de freqentar cursos de formao, atualizao e especializao profissional;

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

16

VII - no sofrer discriminao, no plano tcnico-pedaggico, em razo do regime de admisso ao Magistrio; VIII - receber, atravs dos servios especializados de educao, assistncia ao exerccio profissional; IX - receber auxlio para publicao de trabalhos ou livros didticos ou tcnicocientficos quando solicitados ou aprovados pela administrao pblica; X - usufruir das demais vantagens previstas nesta Lei. CAPTULO II DO VENCIMENTO Art. 63 - Vencimento a retribuio pecuniria ao professor ou especialista de educao, pelo exerccio do cargo, correspondente classe e ao nvel de habilitao, acrescido, se for o caso, das gratificaes adicionais por tempo de servio pblico. Art. 64 - Vencimento bsico o fixado para a classe inicial da Carreira, no nvel de habilitao mnima. (Vide Lei n 13.424/10) Art. 65 - Os vencimentos das classes da Carreira obedecero a uma progresso aritmtica crescente, de razo percentual no inferior a dez por cento do vencimento bsico. Art. 66 - O valor dos vencimentos correspondentes, em cada classe, aos nveis de habilitao, ser fixado observando-se, entre nveis sucessivos, diferena no inferior a 15% do vencimento da classe, e, entre o nvel 5 e o nvel 1, diferena no inferior a 70% do mesmo vencimento. (Vide Lei n 7.265/79) Art. 67 - O membro do Magistrio no sofrer desconto nos vencimentos quando: I - em licena ou frias, nos termos fixados nesta Lei; II - cedido, na forma estabelecida nesta Lei; (Vide Lei Complementar n 11.125/98) III - participar de jri ou for convocado para prestar qualquer outro servio exigido por Lei; IV - prestar concurso ou prova de habilitao para provimento em cargo pblico estadual; V - prestar exames ou provas quando inscrito ou matriculado em estabelecimento de ensino oficial ou reconhecido; VI - comparecer apenas durante trs horas consecutivas por turno durante os trs meses imediatamente seguintes ao trmino da licena assegurada em lei gestante; VII - faltar, por motivo de fora maior, at dez dias por ano, e fizer comprovao perante autoridade competente; VIII - participar de sesso de rgo colegiado; IX - optar, no exerccio de mandato eletivo ou de prefeito nomeado, pelo vencimento do cargo do Magistrio; X - afastar-se, como candidato a cargo eletivo, pelo perodo previsto em lei; XI - afastar-se para freqentar curso, na forma do artigo 91; XII - afastar-se, com autorizao, para realizar estudos ou pesquisas relacionados com a educao; Art. 68 - O membro do Magistrio perder o vencimento quando:

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

17

I - no comparecer ao servio, salvo por motivo previsto em lei; II - em licena para tratar de interesse particular e para acompanhar o cnjuge nos termos desta Lei; III - suspenso regularmente; IV - nomeado para cargo em comisso, salvo o direito de opo. 1 - Perder um tero do vencimento do dia o membro do Magistrio que comparecer ao servio dentro da hora seguinte marcada para o incio do expediente ou se retirar antes de findar o perodo de trabalho. 2 - Em caso de faltas sucessivas, sero considerados, para efeito de desconto e de tempo de servio, os domingos, feriados e dias de ponto facultativo eventualmente intercalados. CAPTULO III DAS GRATIFICAES Art. 69 - O membro do Magistrio far jus a uma gratificao adicional, no inferior a cinco por cento, por trinio de servio pblico, calculada sobre o vencimento da classe a que pertencer, includa a parcela relativa ao seu nvel de habilitao. Art. 70 - Alm da gratificao referida no artigo anterior, o membro do Magistrio far jus a: I - gratificaes: a) pelo exerccio de direo ou vice-direo de unidades escolares; (Vide Leis nos 7.597/81, 8.136/86 e 10.576/95) b) pelo trabalho em regime de quarenta e quatro horas semanais; b) pelo trabalho em regime de trinta e trs ou de quarenta e quatro horas semanais; (Redao dada pela Lei n 7.131/78) c) pelo exerccio em escola de difcil acesso ou provimento; (Vide Leis nos 7.121/77 e 8.000/85) d) pelo exerccio em escola ou classe de alunos excepcionais; (Vide Lei n 7.094/77) e) pela participao em rgo colegiado, na forma estabelecida em legislao prpria; f) pela elaborao ou execuo de trabalho tcnico ou cientfico solicitado ou aproveitado nos termos de regulamento; g) de representao, nos casos previstos em lei; h) pelo exerccio em regncia de classes unidocentes do currculo por atividades. (Includo pela Lei n 8.747/88) II - honorrios: a) pela participao em comisso de concursos ou de exames fora do ensino regular; b) pela participao em grupo de trabalho incumbido de tarefas especficas e por tempo determinado; c) por servio prestado como perito em processo judicial ou administrativo, desde que tal tarefa seja realizada fora do horrio de trabalho. 1 - As gratificaes previstas no item I, letras a c e d , no so cumulativas. 1 - As gratificaes previstas no inciso I, letras a, c, d, e, no so cumulativas, podendo o membro do magistrio optar pela mais elevada, sempre que legitimamente designado,

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

18

se encontre em situao que rena os pressupostos para perceber mais de uma. (Redao dada pela Lei n 8.024/85) 1 - As gratificaes previstas no inciso I so entre si acumulveis, com exceo das previstas nas alneas a e e, podendo ento o membro do Magistrio optar pela mais elevada, sempre que, legitimamente designado, se encontre em situao que rena os pressupostos para perceber mais de uma. (Redao dada pela Lei n 9.120/90) 2 - Anualmente dever ser publicada pela Secretaria da Educao e Cultura, a relao das escolas de difcil acesso ou provimento. 3 - Os valores das gratificaes de direo e vice-direo sero estabelecidos em funo da tipologia da escola. 4 - Sem prejuzo do disposto no pargrafo nico do artigo 118, as gratificaes a que se refere o 1 do presente artigo sero incorporadas aos proventos quando percebidas por cinco anos consecutivos ou dez intercalados, desde que estejam sendo percebidas no ato da aposentadoria. (Vide Lei n 10.395/95) 5 - Para efeito de incorporao aos proventos da aposentadoria da gratificao prevista na letra a do item I do presente artigo, na contagem dos cinco anos consecutivos ou dez intercalados a que se refere o 4, ser computado o tempo de regular exerccio de funo gratificada ou cargo em comisso de Diretor ou Assistente de Direo de Unidade Escolar, anterior vigncia desta Lei. (Includo pela Lei n 6.892/75) CAPTULO IV DAS DIRIAS E DA AJUDA DE CUSTO Art. 71 - Diria a importncia paga ao membro do Magistrio designado para ter exerccio ocasional em local diverso de sua sede e destinada indenizao por despesas de alimentao e pousada. Art. 72 - Ajuda de custo a importncia paga antecipadamente ao membro do Magistrio quando, em decorrncia de remoo ou designao ex-officio, deva ter exerccio em nova sede de trabalho ou quando haja sido designado para prestar servio ou realizar estudos fora de sua sede. Art. 73 - Aplica-se, para o pagamento de dirias e ajudas de custo, o disposto no Estatuto do Funcionrio Pblico Civil do Estado e respectivo Regulamento. CAPTULO V DAS LICENAS Seo I Das Disposies Gerais Art. 74 - O professor ou especialista de educao poder ser licenciado: I - para tratamento de sade; (Vide Lei n 11.005/97) II - por se tratar de gestante; (Vide Lei n 11.005/97) III - por motivo de doena em pessoa da famlia; (Vide Lei n 11.005/97)

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

19

IV - para concorrer a cargo eletivo, nos termos da Lei n 6.393, de 7 de julho de 1972; V - para servio militar obrigatrio; (Vide Lei n 11.005/97) VI - para tratar de interesse particular; VII - a ttulo de prmio; VIII - para qualificao profissional; (Vide Lei n 11.005/97) IX - por motivo de casamento ou luto; X - para acompanhar cnjuge removido. Seo II Da Licena para Tratamento de Sade Art. 75 - A licena para tratamento de sade concedida a pedido do membro do Magistrio, ou do seu representante, ou ex-officio. Pargrafo nico - Em qualquer caso, indispensvel a inspeo mdica, que se deve realizar, quando necessrio, na residncia do membro do Magistrio. Art. 76 - O responsvel pela unidade em que tem exerccio o membro do Magistrio dever comunicar os termos da licena ao Centro de Lotao correspondente. Art. 77 - No caso de prorrogao da licena ou de retorno ao servio condicionado a novo exame, o membro do Magistrio submeter-se- inspeo mdica, antes de findar o prazo de licena. Pargrafo nico - Se a inspeo no se concluir antes de findo o prazo da licena, por ter-se exigido observao mais prolongada ou exame complementar, o membro do Magistrio, durante esse perodo, ser considerado em licena. Art. 78 - No caso de licena ex-officio para tratamento de sade, se o membro do Magistrio, determinado o exame mdico, a ele no se submeter, ser suspenso, sem vencimentos, at cumprir a exigncia. Art. 79 - Ter direito licena para tratamento de sade o membro do Magistrio que sofrer acidente ou agresso no provocada, no exerccio do seu cargo, desde que comprovados em processo regular na esfera administrativa, no prazo mximo de oito dias. Seo III Da Licena Gestante Art. 80 - gestante, membro do Magistrio, ser concedida licena por trs meses, aps inspeo mdica. Pargrafo nico - O prazo previsto no artigo poder ser dilatado por at mais trinta dias, mediante inspeo mdica. Art. 81 - Nos casos de adoo ou legitimao adotiva de recm-nascido, a me adotiva ter o direito licena at o adotado completar dois meses de idade.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

20

Seo IV Da Licena por Motivo de Doena em Pessoa da Famlia Art. 82 - O membro do Magistrio ter direito concesso de licena por motivo de doena de ascendente, descendente, cnjuge, irmo ou pessoas que vivam s suas expensas, desde que prove ser indispensvel sua assistncia pessoal e permanente. 1 - Provar-se- a doena mediante inspeo mdica realizada pelo rgo competente, aps preenchimento de formulrio apropriado, que propiciar o julgamento da indispensabilidade referida no artigo. 2 - A licena de que trata o artigo ser concedida com vencimentos at o prazo de trs meses, prorrogvel at um ano a critrio do Secretrio da Educao e Cultura. 3 - Em casos excepcionais, poder o Secretrio da Educao e Cultura prorrogar por mais um ano o prazo fixado no pargrafo anterior. Seo V Da Licena para Servio Militar Obrigatrio Art. 83 - O membro do Magistrio, convocado para o servio militar obrigatrio, ter direito licena pelo prazo necessrio, na forma da legislao em vigor. Pargrafo nico - A licena ser concedida vista de documento oficial que comprove a convocao. Art. 84 - O tempo de licena previsto no artigo anterior ser considerado de efetivo exerccio para todos os efeitos. Art. 85 - O membro do Magistrio convocado para o servio militar obrigatrio que tiver optado pela remunerao das Foras Armadas, perceber, se for o caso, a diferena entre esta e os vencimentos de seu cargo. Seo VI Da Licena para Tratar de Interesse Particular Art. 86 - Depois de dois anos de efetivo exerccio, poder o membro do Magistrio obter licena para tratar de interesse particular, sem vencimento, perdendo, em conseqncia, a designao prevista no artigo 50 deste Estatuto. Pargrafo nico - O membro do Magistrio dever aguardar em exerccio a concesso da licena, salvo em caso de imperiosa necessidade, devidamente comprovada, considerando-se como faltas no justificadas os dias de ausncia, se a licena for negada. Art. 87 - A licena para tratar de interesse particular no poder exceder a dois anos, s podendo ser concedida nova licena depois de decorridos dois anos do trmino ou da interrupo da anterior.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

21

Seo VII Da Licena-Prmio Art. 88 - Ser concedida ao membro do Magistrio licena-prmio de seis meses, correspondente a cada perodo de dez anos de ininterrupto servio pblico estadual, com todas as vantagens inerentes ao cargo. Pargrafo nico - No ter direito licena-prmio o membro do Magistrio que contar, durante o decnio mais de seis meses de licena para tratamento de sade, mais de trs meses de licena por motivo de doena em pessoa da famlia ou mais de 50 faltas justificadas, no termo do inciso VII do artigo 67 deste Estatuto, considerando-se, porm, como de efetivo exerccio os demais casos de afastamento previstos no mencionado artigo, exceto os do inciso IX. Art. 89 - A licena-prmio poder ser gozada no todo ou em parcelas no inferiores a um ms e quando solicitada. Pargrafo nico - Ao entrar no gozo de licena-prmio, o membro do Magistrio poder receber antecipadamente at dois meses de vencimentos. Art. 90 - O tempo de licena-prmio no gozada ser, a pedido do membro do Magistrio, contado em dobro para efeito de aposentadoria, vedada a desconverso. Seo VIII Da Licena para Qualificao Profissional Art. 91 - A licena para a qualificao profissional consiste no afastamento do professor ou do especialista de educao de suas funes, sem prejuzo de seus vencimentos, assegurada sua efetividade para todos efeitos da Carreira, e ser concedida: I - para freqncia a cursos de formao, aperfeioamento ou especializao profissional; II - para participao em congressos, simpsios ou outras promoes similares, no Pas ou no estrangeiro, desde que referentes educao e ao Magistrio. Art. 92 - Para a concesso da licena de que trata o artigo anterior, tero preferncia os candidatos que satisfaam a um dos seguintes requisitos: I - residncia em localidades onde no existam unidades universitrias ou faculdades isoladas; II - exerccio em escola de difcil acesso ou provimento; III - exerccio em regime de quarenta e quatro horas semanais. Seo IX Da Licena para Casamento e por Luto Art. 93 - Sero concedidos, com todas as vantagens, oito dias de licena aos membros do Magistrio que: I - contrarem matrimnio; II - perderem, por falecimento, cnjuge, ascendentes, descendentes, sogros ou irmos.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

22

Pargrafo nico - As licenas de que trata o artigo independem de requerimento e sero concedidas pelo chefe imediato do membro do Magistrio, vista da respectiva certido. Seo X Da Licena para Acompanhar o Cnjuge Art. 94 - A professora ou especialista de educao, casada, ter direito licena sem vencimentos, quando o marido, independentemente de solicitao, for mandado servir fora do Estado ou em municpio no qual no seja possvel, ao cnjuge mulher, exercer o seu cargo. 1 - A licena ser concedida mediante requerimento devidamente instrudo e vigorar pelo tempo que durar o afastamento do marido, ressalvado o disposto no artigo seguinte, devendo ser renovada de dois em dois anos. 2 - Durante a licena de que trata o artigo, a professora ou especialista de educao no contar tempo de servio para qualquer efeito. Art. 95 - Cessado o motivo da licena, ou no requerida documentadamente sua renovao, a professora ou especialista de educao dever reassumir o exerccio dentro de trinta dias, a partir dos quais a sua ausncia ser computada como falta ao servio. CAPTULO VI DAS FRIAS Art. 96 - As frias dos membros do Magistrio so obrigatrias e tero a durao mnima de trinta dias, aps um ano de exerccio profissional. Pargrafo nico - Para o pessoal docente e especialista de educao em exerccio nas unidades escolares do Sistema Estadual de Ensino, o perodo de frias ser de sessenta dias, durante as frias escolares, devendo ser fixadas em calendrio anual de forma a atender s necessidades didticas e administrativas do estabelecimento. Art. 96 - Os Professores, em exerccio de regncia de classe, tero direito, aps 1 (um) ano de exerccio profissional, a 45 (quarenta e cinco) dias de frias por ano, gozadas nos perodos de recesso escolar, fazendo jus, os especialistas de educao e os demais professores, a 30 (trinta) dias de frias por ano. (Redao dada pela Lei Complementar n 11.125/98) 1 - Em qualquer caso, a gratificao de frias ser calculada sobre 30 (trinta) dias. (Redao dada pela Lei Complementar n 11.125/98) 2 - As frias sero remuneradas com base no valor dos vencimentos correspondentes ao ms de seu gozo. (Redao dada pela Lei Complementar n 11.125/98) Art. 96 - As frias dos membros do Magistrio em exerccio de docncia so obrigatrias e tero a durao de at 60 (sessenta) dias, aps um ano de exerccio profissional, assegurado um mnimo de 45 (quarenta e cinco) dias. (Redao dada pela Lei Complementar n 11.390/99)

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

23

1 - A reduo no perodo de frias fica condicionada ao cumprimento de 200 (duzentos) dias letivos, ou a realizao de atividades de formao pela Secretaria da Educao. (Redao dada pela Lei Complementar n 11.390/99) 2 - Para o pessoal docente e especialista de educao em exerccio nas unidades escolares do Sistema Estadual de Ensino, o perodo de frias ser de 45 (quarenta e cinco) dias, durante as frias escolares, devendo ser fixado em calendrio anual de forma a atender s necessidades didticas e administrativas do estabelecimento. (Redao dada pela Lei Complementar n 11.390/99) 3 - Em qualquer caso, a gratificao de frias ser calculada sobre 30 (trinta) dias. (Redao dada pela Lei Complementar n 11.390/99) 4 - As frias sero remuneradas com base no valor dos vencimentos correspondentes ao ms de seu gozo. (Redao dada pela Lei Complementar n 11.390/99) CAPTULO VII DA APOSENTADORIA E DA DISPONIBILIDADE Art. 97 - A aposentadoria e a disponibilidade do membro do Magistrio regem-se pelas normas estabelecidas na Constituio, na legislao complementar e no Estatuto do Funcionrio Pblico Civil do Estado. Art. 98 - Far jus a proventos integrais o membro do Magistrio invalidado por doena grave, contagiosa ou incurvel, a que se refere o artigo 102, inciso I, alnea b, da Constituio Federal, quando acometido de tuberculose ativa, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira, lepra, paralisia da locomoo, males de Addison ou de Parkinson, artrite reumatide, cardiopatias incurveis ou incompatveis com o trabalho. Art. 99 - Fica assegurada aos professores e especialistas de educao inativos, a reviso de seus proventos sempre que forem aumentados, por motivo de alterao do poder aquisitivo da moeda, os vencimentos do pessoal do Magistrio em atividade. (Vide Lei n 6.947/75) CAPTULO VIII DA ESTABILIDADE Art. 100 - Estabilidade o direito que o membro do Magistrio efetivo adquire de no ser exonerado ou demitido seno em virtude de sentena judicial ou de processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. Pargrafo nico - A estabilidade refere-se permanncia no servio pblico e no no cargo ou funo. Art. 101 - Adquire estabilidade o membro do Magistrio que conclui o estgio probatrio correspondente a um cargo de provimento efetivo. CAPTULO IX DA QUALIFICAO PROFISSIONAL

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

24

Art. 102 - A Secretaria da Educao e Cultura, visando maior qualidade do ensino favorecer a freqncia do membro do Magistrio a cursos de formao, aperfeioamento e especializao e a outras atividades de atualizao profissional, de acordo com os programas prioritrios do Sistema Estadual de Ensino e com as normas para esse fim estabelecidas. Art. 103 - Ao membro do Magistrio que autorizado, freqentar cursos diretamente vinculados sua rea de atividade, durante o ano escolar, ser facultado computar como atividade prpria do seu cargo at um tero do seu regime de trabalho, quando este coincidir necessariamente com o horrio do curso. Pargrafo nico - A vantagem de que trata o artigo no ser concedido ao membro do Magistrio que estiver em recuperao de curso ou tenha sido reprovado. Art. 104 - Mediante critrio seletivo disposto em Regulamento, poder ser concedida ao membro do Magistrio bolsa de estudo, que consistir em auxlio financeiro para custear despesas decorrentes com realizao de cursos de formao, aperfeioamento ou especializao. Pargrafo nico - O auxlio de que trata o artigo somente ser concedido aps cinco anos de atividade de Magistrio. CAPTULO X DA ASSISTNCIA AO PROFESSOR Art. 105 - Os membros do Magistrio podero congregar-se em associaes de classe em defesa de seus interesses para fins beneficentes, de economia, de cooperativismo e de recreao. Pargrafo nico - vedada a fundao de sindicatos que visem a congregar o pessoal do Magistrio Pblico Estadual. Art. 106 - O Estado promover o bem-estar social dos membros do Magistrio e de suas famlias, atravs de rgos previdencirios ou de entidades de assistncia social. CAPTULO XI DO DIREITO DE PETIO Art. 107 - permitido ao membro do Magistrio requerer ou representar, pedir reconsiderao e recorrer, desde que observe as seguintes regras: I - nenhuma solicitao, qualquer que seja a sua forma, poder ser: a) dirigida autoridade incompetente; b) encaminhada, seno por intermdio da autoridade a que estiver direta ou imediatamente subordinado o funcionrio; II - o pedido de reconsiderao dever ser sempre dirigido autoridade que tiver expedido o ato ou proferido a deciso; III - nenhum pedido de reconsiderao ser renovado; IV - o pedido de reconsiderao dever ser decidido no prazo mximo de vinte dias;

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

25

V - s caber recurso quando houver pedido de reconsiderao desatendido ou no decidido no prazo legal; VI - o recurso ser dirigido autoridade a que estiver imediatamente subordinada, a que tenha expedido o ato ou proferido a deciso, ou deixado de proferi-la no prazo, e, sucessivamente, na escala ascendente, s demais autoridades; VII - nenhum recurso poder ser dirigido mais de uma vez mesma autoridade. 1 - Pedido de reconsiderao ou recurso dirigido autoridade incompetente ser desconhecido. 2 - A deciso dos recursos a que se refere este artigo dever ser dada dentro do prazo de sessenta dias, contados da data do recebimento na repartio e, uma vez proferida, ser imediatamente levada cincia do recorrente sob pena de responsabilidade do funcionrio infrator. 3 - Se a deciso do recurso no for proferida dentro do prazo previsto, poder o funcionrio, desde logo, renov-lo perante a autoridade superior. 4 - Os pedidos de reconsiderao e os recursos no tem efeito suspensivo; os que forem providos daro lugar s retificaes necessrias, retroagindo seus efeitos data do ato impugnado, desde que outra providncia no determine a autoridade quanto aos efeitos relativos ao passado. Art. 108 - O direito de pleitear, na esfera administrativa, prescreve em um ano a partir da data da publicao, no rgo oficial, do ato impugnado, ou, quando este for de natureza reservada, da data em que dele tiver conhecimento o funcionrio. Art. 109 - Os recursos e pedidos de reconsiderao, apresentados dentro do prazo de que trata o artigo 108, interrompem a prescrio at duas vezes no mximo determinando a contagem de novos prazos a partir da data da publicao ou intimao do despacho denegatrio ou de provimento parcial do pedido. Pargrafo nico - No apresentado recurso ou pedido de reconsiderao no prazo hbil, considera-se encerrada a instncia administrativa. Art. 110 - No sero objeto de considerao as peties e recursos que no indicarem, com clareza e preciso, o fato a que se referem e os fundamentos jurdicos do pedido. CAPTULO XII DA ACUMULAO Art. 111 - O regime da acumulao de cargos obedecer aos princpios estabelecidos nos arts. 101 e 102 da Constituio do Estado. (Vide Lei n 8.112/85) CAPTULO XIII OUTROS DIREITOS E VANTAGENS

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

26

Art. 112 - A Secretaria da Educao e Cultura tomar, atravs de um Departamento ou Programa de Assistncia ao Educando, todas as medidas no sentido de conseguir assegurar ao membro do Magistrio, estudante, quando removido ex-officio, matrcula em estabelecimento congnere, existente na nova sede ou prxima a ela, a fim de que o mesmo no interrompa seus estudos. Pargrafo nico - O disposto no artigo extensivo aos dependentes do membro do Magistrio. Art. 113 - O membro do Magistrio que, no exerccio de seu cargo, deva deslocar-se de sede a fim de cumprir tarefa ou misso transitria ou eventual, ter direito a transporte e, em caso de remoo ex-officio tambm para a sua famlia. Art. 114 - No caso de licena para tratamento de sade do membro do Magistrio em razo de acidente ou agresso no provocada, no exerccio do cargo, devidamente comprovados em processo regular, as despesas com tratamento mdico e hospitalar sero de responsabilidade do Estado, sem prejuzo de outros direitos. Pargrafo nico - Nas hipteses do artigo, ocorrendo o falecimento do membro do Magistrio, caber ao Estado completar, at o vencimento integral atualizado do cargo que ocupava ou equivalente, a penso paga pela instituio previdenciria famlia do falecido. Art. 115 - Ao cnjuge, pessoa da famlia ou, na falta destes, a quem provar ter feito despesas de funeral do membro do Magistrio falecido, ser paga a importncia correspondente a um ms de vencimentos. Pargrafo nico - O pagamento ser feito pela repartio pagadora, assim que lhe seja apresentado o atestado de bito. TTULO VI DO REGIME DE TRABALHO Art. 116 - Haver, na Carreira do Magistrio, dois regimes de trabalho: I - o de vinte e duas horas semanais, cumpridas em um turno em unidade escolar ou rgo; II - o de quarenta e quatro horas semanais, cumpridas em dois turnos em unidade escolar ou rgo. Pargrafo nico - O nmero de horas semanais dos regimes previstos no artigo ser reduzido quando se tratar de trabalho noturno. Art. 116 - O regime normal de trabalho dos cargos do Quadro de Carreira do Magistrio Pblico Estadual o de vinte e duas horas semanais, cumpridas em um nico turno em unidade escolar ou rgo. (Redao dada pela Lei n 7.131/78) (Vide Lei Complementar n 11.125/98) Art. 117 - Sempre que as necessidades do ensino o exigirem, poder o Secretrio da Educao e Cultura convocar o professor ou especialista em educao para prestar servio em regime de quarenta e quatro horas semanais, desde que no acumulem com cargo, funo ou emprego pblicos.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

27

Pargrafo nico - O membro do Magistrio convocado para o regime de quarenta e quatro horas semanais s poder ser desconvocado se o solicitar, salvo no caso dos acmulos referidos no artigo, quando a desconvocao ser ex-officio. Art. 117 - Sempre que as necessidades do ensino o exigirem poder o Secretrio de Estado de Educao e Cultura convocar o membro do Magistrio, integrante do Quadro de Carreira, e que no acumule cargo, funo ou emprego pblico, para prestar servio: (Redao dada pela Lei n 7.131/78) I - em regime especial de trinta e trs horas semanais, a serem cumpridas em um ou em dois turnos em unidade escolar ou rgo; (Redao dada pela Lei n 7.131/78) II - em regime especial de quarenta e quatro horas semanais, cumpridas em dois turnos em unidade escolar ou rgo. (Redao dada pela Lei n 7.131/78) Art. 117 - Sempre que as necessidades do ensino o exigirem poder o Secretrio de Estado da Educao e Cultura convocar o membro do Magistrio, integrante do Quadro de Carreira, para prestar servio: (Redao dada pela Lei n 8.112/85) (Vide Leis Complementares nos 11.125/98 e 11.390/99) I - em regime especial de 30 (trinta) horas semanais, a serem cumpridas em 1 (um) ou 2 (dois) turnos em unidade escolar ou rgo do Sistema Estadual de Ensino; (Redao dada pela Lei n 8.112/85) (Vide Leis Complementares nos 11.125/98 e 11.390/99) II - em regime especial de 40 (quarenta) horas semanais, cumpridas em 2 (dois) turnos em unidade ou rgo do Sistema Estadual de Ensino. (Redao dada pela Lei n 8.112/85) (Vide Leis Complementares nos 11.125/98 e 11.390/99) 1 - O nmero de horas semanais, dos regimes previstos no artigo ser reduzido quando se tratar de trabalho noturno. (Redao dada pela Lei n 7.131/78) (Vide Leis Complementares nos 11.125/98 e 11.390/99) 2 - O membro do magistrio convocado para regime especial de trabalho somente poder ser desconvocado, ou ter o horrio reduzido de quarenta e quatro para trinta e trs horas semanais, se o solicitar, salvo no caso de acmulo, em que a desconvocao ser ex officio. (Redao dada pela Lei n 7.131/78) 2 - O membro do Magistrio convocado para regime especial de trabalho poder ser desconvocado, ou ter o horrio reduzido de quarenta para trinta horas semanais, se o solicitar, salvo nos casos de acmulo ou de convocao temporria para a execuo de programas de ensino voltados para a erradicao do analfabetismo, com prazo de durao pr-estabelecido, em que a desconvocao ser ex-officio. (Redao dada pela Lei n 9.125/90) (Vide Leis Complementares nos 11.125/98 e 11.390/99) 3 - No ato de convocao temporria, constar o perodo da mesma, que ser, obrigatoriamente, idntico ao programa de ensino a ser desenvolvido. (Includo pela Lei n 9.125/90) (Vide Leis Complementares nos 11.125/98 e 11.390/99) 3 - Sero automticas a convocao e a desconvocao quando ocorrerem em razo do disposto no art. 20 da Lei n 6.486, de 20 de dezembro de 1972. (Redao dada pela Lei n 7.131/78) 4 - Sero automticas a convocao e a desconvocao quando ocorrerem em razo do disposto no art. 20 da Lei n 6.486, de 20 de dezembro de 1972. (Renumerado pela Lei n 9.125/90) (Vide Leis Complementares nos 11.125/98 e 11.390/99)

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

28

Art. 118 - Ao regime de trabalho de quarenta e quatro horas corresponder uma gratificao igual a 100% (cem por cento) do vencimento do membro do Magistrio, que continuar a ser percebida sempre que o afastamento do exerccio profissional for com vencimento. Pargrafo nico - A gratificao de que trata o artigo ser incorporada aos proventos da aposentadoria razo de 1/25 (um vinte e cinco avos) por ano de servio no regime desde que nele se encontre o membro do Magistrio ao aposentar-se. (Vide Lei n 7.044/76) Art. 118 - Aos regimes de trabalho de trinta e trs e de quarenta e quatro horas corresponder uma gratificao igual a, respectivamente, cinqenta por cento e cem por cento do vencimento do membro do Magistrio, que continuar a ser percebida sempre que o afastamento do exerccio profissional for com vencimento. (Redao dada pela Lei n 7.236/78) (Vide Lei Complementar n 11.125/98) Pargrafo nico - Os proventos dos membros do magistrio que, por ocasio de sua aposentadoria, se encontrarem em regime de trinta e trs ou de quarenta e quatro horas, sero calculados incluindo a respectiva gratificao desde que o membro do magistrio haja completado cinco anos consecutivos ou dez intercalados de exerccio em um desses regimes. (Redao dada pela Lei n 7.236/78) (Vide Lei Complementar n 11.125/98) Art. 119 - O professor poder, a pedido, ter o nmero de horas/aula semanais reduzido progressivamente em funo da idade e do tempo de efetivo exerccio no Magistrio Pblico Estadual. (Vide Lei n 8.747/88) (Vide Lei Complementar n 11.125/98) TTULO VII DOS DEVERES E DAS RESPONSABILIDADES CAPTULO I DOS DEVERES Art. 120 - O membro do Magistrio tem o dever constante de considerar a relevncia social de suas atribuies, mantendo conduta moral e funcional adequada dignidade profissional, em razo do que dever: I - conhecer e respeitar a lei; II - preservar os princpios, ideais e fins da educao brasileira; III - esforar-se em prol da formao integral do aluno, utilizando processos que acompanhem o progresso cientfico da educao e sugerindo, tambm, medidas tendentes ao aperfeioamento dos servios educacionais; IV - desincumbir-se das atribuies, funes e encargos especficos do Magistrio, estabelecidos em legislao e em regulamentos prprios; V - participar das atividades da educao que lhe forem cometidas por fora de suas funes; VI - freqentar cursos planejados pelo Sistema Estadual de Ensino, destinados sua formao, atualizao ou aperfeioamento; VII - comparecer ao local de trabalho com assiduidade e pontualidade, executando as tarefas com eficincia, zelo e presteza; VIII - apresentar-se em servio decente e discretamente trajado;

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

29

IX - manter esprito de cooperao e solidariedade com a comunidade escolar e a da localidade; X - cumprir as ordens superiores, representando quando ilegais; XI - acatar os superiores hierrquicos e tratar com urbanidade os colegas e os usurios dos servios educacionais; XII - comunicar autoridade imediata as irregularidades de que tiver conhecimento na sua rea de atuao ou s autoridades superiores, no caso de aquela no considerar a comunicao; XIII - zelar pela economia do material do Estado e pela conservao do que for confiado sua guarda e uso; XIV - zelar pela defesa dos direitos profissionais e pela reputao da classe; XV - guardar sigilo profissional; XVI - fornecer elementos para a permanente atualizao de seus assentamentos junto aos rgos da administrao. CAPTULO II DAS DISTINES E DOS LOUVORES Art. 121 - Ao membro do Magistrio que haja prestado servio relevante causa da educao, ser concedido o ttulo de Educador Emrito. Art. 122 - Fica instituda, para os fins do artigo anterior, a Medalha de Educador Emrito, em metal precioso, com caractersticas e inscries a serem fixadas por Decreto do Poder Executivo, juntamente com as normas para a sua concesso. Art. 123 - O membro do Magistrio que receber a Medalha de Educador Emrito ter o seu nome inscrito no Livro de Mrito Educacional a ser institudo, expedindo-se, em seguida, o Diploma, assinado pelo Governador do Estado e pelo Secretrio da Educao e Cultura. Art. 124 - As distines e louvores sero consignados nos assentamentos individuais do membro do Magistrio. Art. 125 - considerado de festa escolar o dia 15 de outubro, "Dia do Professor", quando sero entregues as distines e louvores de que trata este Captulo. CAPTULO III DAS PROIBIES, DAS RESPONSABILIDADES E DAS PENALIDADES Art. 126 - Aplicam-se, no que couber, ao Pessoal do Magistrio Pblico Estadual, as disposies do Estatuto do Funcionrio Pblico Civil do Estado relativas a proibies, responsabilidades e penalidades. CAPTULO IV DA AO DISCIPLINAR Seo I Da Apurao de Irregularidades

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

30

Art. 127 - Todo membro do Magistrio Pblico Estadual que tiver cincia de irregularidade em rgo do Sistema Estadual do Ensino, caso no seja competente para promover a sua apurao imediata, obrigado a representar incontinente autoridade que o for, devendo esta, no prazo de cinco dias, determinar sua averiguao mediante sindicncia ou inqurito administrativo, sob pena de se tornar corresponsvel. Art. 128 - A autoridade que tiver determinado a apurao da irregularidade mediante sindicncia, se comprovada a falta e identificado o seu autor, providenciar na aplicao da pena que couber. Pargrafo nico - Se a irregularidade apurada for passvel da pena de demisso, ser instaurado inqurito administrativo, segundo o disposto neste Estatuto. Art. 129 - Nos casos passveis da pena de advertncia, repreenso ou suspenso, quando confessada a falta, documentalmente provada ou manifestamente evidente, poder ser aplicada a pena independentemente de sindicncia ou inqurito administrativo. Seo II Da Sindicncia Art. 130 - Quando a falta e o responsvel no forem evidentes, ser realizada sindicncia como medida preliminar. Art. 131 - A autoridade que determinar a sindicncia poder, de acordo com a convenincia do servio ou a natureza da irregularidade, designar um ou mais membros do Magistrio, no mximo trs, para realiz-la. 1 - Tratando-se de Comisso, a presidncia dos trabalhos ser indicada pela autoridade que determinou a sindicncia. 2 - Quando se tratar de um s membro do Magistrio, este praticar todos os atos de competncia da Comisso. Art. 132 - A portaria que determinar a sindicncia ser assinada pela autoridade que a ordenar e conter os nomes dos seus membros e os dos indiciados, se conhecidos, e mencionar os fatos a serem apurados. Pargrafo nico - A portaria instauradora prescinde de publicao no rgo oficial e pode especificar que a sindicncia seja feita sigilosamente. Art. 133 - Na realizao da sindicncia, observar-se- o seguinte procedimento: I - O sindicante verificar os fatos e as circunstncias em que ocorreram, inquirindo, sem formalidade, o autor da representao, se houver, e as testemunhas e apreciar os documentos que possam esclarecer a informao; II - A seguir, ouvir o indiciado, assinando-lhe o prazo de cinco dias para produzir justificao ou defesa, possibilitando-lhe apresentar provas, arrolar testemunhas, at o mximo de trs, oferecer alegaes escritas e juntar documentos;

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

31

III - Colhidas as provas, em cinco dias, o sindicante, em idntico prazo, submeter o relatrio da sindicncia autoridade que o designou; IV - de posse do relatrio e vista das informaes, a autoridade, no prazo de dez dias, poder determinar novas diligncias e, afinal, decidir propondo, se for o caso, a instaurao de inqurito administrativo. Art. 134 - Na sindicncia poder ser argida suspeiso, inclusive dos peritos, ou nulidade, durante ou aps a instruo, devendo a argio fundamentar-se em texto legal, sob pena de ser dada como inexistente. Art. 135 - A sindicncia ser realizada em trinta dias. Pargrafo nico - O prazo de que trata o artigo poder ser prorrogado por trinta dias, vista de representao motivada. Seo III Do Inqurito Administrativo Art. 136 - O inqurito administrativo ser promovido obrigatoriamente quando a falta possa determinar a aplicao das penas de demisso ou cassao de aposentadoria ou disponibilidade, assegurando-se ao acusado ampla defesa. Art. 137 - O inqurito administrativo, realizado por Comisso designada pela Consultoria Geral do Estado, ser instaurado por ato do Secretrio da Educao e Cultura. Pargrafo nico - O ato de que trata o artigo ser publicado no Dirio Oficial. Art. 138 - Concludo o inqurito, o Secretrio da Educao e Cultura, como autoridade que determinou a sua instaurao, dever, ao receb-lo, apreci-lo no prazo de quinze dias, prorrogveis por igual perodo. 1 - Sempre que falta imputada corresponder a pena de demisso, ser ouvida a Consultoria-Geral do Estado antes do encaminhamento do processo ao Governador do Estado. 2 - O Secretrio da Educao e Cultura, como autoridade julgadora, promover a expedio dos atos decorrentes do julgamento e as providncias necessrias sua execuo. 3 - Uma vez julgado, o processo ser encaminhado ao rgo Central de Pessoal, para que a deciso seja publicada no Dirio Oficial. Art. 139 - Quando o Secretrio da Educao e Cultura considerar que os fatos no foram devidamente apurados, poder promover o retorno do processo Comisso de Inqurito para cumprimento das diligncias que considerar indispensveis sua deciso. Art. 140 - Quando se imputar ao membro do Magistrio crime contra a administrao pblica, o Secretrio da Educao e Cultura, depois de determinar a abertura do inqurito administrativo, providenciar em que se instaure, simultaneamente, o inqurito policial.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

32

Art. 141 - A absolvio no processo crime a que for submetido o membro do Magistrio no implica na permanncia ou retorno do mesmo ao servio, se em processo administrativo tiver sido ou vier a ser demitido. Art. 142 - O membro do Magistrio submetido a inqurito administrativo s poder ser exonerado a pedido, aps a concluso do processo, desde que reconhecida a sua inocncia ou cumprida a deciso imposta, sem prejuzo do disposto no artigo 147 deste Estatuto. Seo IV Do Processo Administrativo por Abandono de Cargo Art. 143 - Cabe ao chefe imediato do membro do Magistrio, no caso de faltas consecutivas ou freqentes ao servio, conhecer, de modo sumrio, os motivos determinantes dessas faltas, buscar a soluo do problema, porventura existente, aplicar ou propor a penalidade cabvel, promovendo as medidas adequadas a cada caso. Art. 144 - Quando o nmero de faltas ultrapassar a trinta consecutivas ou sessenta intercaladas durante um ano, o responsvel pela unidade de trabalho onde serve o membro do Magistrio encaminhar ao rgo de Pessoal da Secretaria da Educao e Cultura comunicao a respeito, com relatrio da verificao sumria realizada. Art. 145 - O rgo de Pessoal, apreciando o relatrio de que trata o artigo anterior, propor: I - encerramento do processo, se ficar provada a existncia de fora maior, coao ilegal ou circunstncia ligada ao estado fsico ou psquico do membro do Magistrio, que contribua para no se caracterizar o abandono, ou que possa determinar a justificabilidade das faltas freqentes; II - instaurao de inqurito administrativo, se o membro do Magistrio for estvel ou inexistirem provas das situaes mencionadas no inciso anterior ou, existindo, forem julgadas insatisfatrias; III - demisso quando, verificada qualquer das hipteses do inciso anterior, no seja o membro do Magistrio estvel. Art. 146 - Mesmo ultrapassando trinta faltas consecutivas, persistir o dever e o direito de o membro do Magistrio exercer o seu cargo, desde que no tenha sido decretada priso ou suspenso preventiva, sem prejuzo do disposto no inciso III do artigo anterior. Art. 147 - Se o indiciado em abandono de cargo apresentar pedido de exonerao, ser encerrado o processo, a juzo da autoridade competente para conced-la, desde que o abandono no envolva ilcito penal. TTULO VIII DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 148 - criado o Quadro de Carreira do Magistrio Pblico Estadual, que ser constitudo de cargos de Professor e de Especialista de Educao, nos termos deste Estatuto.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

33

1 - Os cargos de que trata este artigo sero criados mediante lei especial, trinta dias aps esgotado o prazo de opo. (Vide Leis nos 6.740/74, 6.934/75, 7.132/78, 7.331/79, 7.535/81 e Lei Complementar n 11.125/98) 2 - Durante a fase de implantao do Plano de Carreira, os cargos de que trata o artigo 6 desta Lei sero distribudos pelas classes em proporo decrescente, da inicial final, nos seguintes percentuais: (REVOGADO pela Lei n 6.740/74) Classe F - 2% (REVOGADO pela Lei n 6.740/74) Classe E - 6% (REVOGADO pela Lei n 6.740/74) Classe D - 9% (REVOGADO pela Lei n 6.740/74) Classe C - 17% (REVOGADO pela Lei n 6.740/74) Classe B - 28% (REVOGADO pela Lei n 6.740/74) Classe A - 38% (REVOGADO pela Lei n 6.740/74) Art. 149 - exigncia mnima, para ingresso no Quadro de Carreira do Magistrio Pblico Estadual: I - para professores: habilitao especfica de 2 grau, obtida em trs sries; II - para especialistas de educao: habilitao especfica obtida em curso superior, ao nvel de graduao, correspondente a licenciatura plena, e, ainda, trs anos, no mnimo, de exerccio da docncia. Art. 150 - As funes de Diretor e Vice-Diretor de unidades escolares, referidas no inciso I, letra a , do artigo 70 desta Lei, sero exercidas por professores com, no mnimo, trs anos de docncia e formao de administrador escolar, nos termos da Lei n 5.692, de 11 de agosto de 1971, respeitado o disposto no artigo 79 do citado diploma legal. Art. 151 - As disposies da presente Lei aplicam-se, no que no for peculiar carreira nela instituda, aos integrantes do Quadro nico do Magistrio do Estado, considerado em extino, bem como, no que couber, aos professores extranumerrios. Pargrafo nico - As normas constantes deste Estatuto no se estendem, porm, aos professores contratados sob o regime do Direito do Trabalho, nem aos professores que no estejam lotados na Secretaria de Educao e Cultura e nem hajam sido admitidos ou contratados para terem exerccio em seus estabelecimentos. Art. 152 - Os professores e especialistas de educao integrantes da Carreira do Magistrio Pblico Estadual no faro jus gratificao adicional por tempo de servio, de 15% ou 25%, prevista no Estatuto do Funcionrio Pblico Civil do Estado. Art. 153 - O professor ou especialista de educao que, eleito regularmente, estiver no exerccio de funo executiva em entidade de classe do Magistrio, de mbito estadual ou nacional, poder, mediante proposta do Secretrio da Educao e Cultura, ser dispensado, pelo Chefe do Poder Executivo, de suas atividades funcionais, sem qualquer prejuzo. Art. 154 - Aplica-se o Estatuto do Funcionrio Pblico Civil do Estado nos casos em que este lhe faz remisso e nos que no se encontrarem expressamente regulados.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

34

CAPTULO II DAS DISPOSIES TRANSITRIAS Art. 155 - considerado em extino o atual Quadro nico do Magistrio Pblico do Estado criado pela Lei n 6.181, de 8 de janeiro de 1971, ficando automaticamente extintos os atuais cargos vagos e, medida que vagarem os ocupados pelos que no optaram no prazo do 3 do artigo 156, vedada qualquer nova nomeao. Art. 156 - O primeiro provimento dos cargos do Quadro de Carreira do Magistrio Pblico, institudo pelo Art. 148 desta Lei, ser feito pela transferncia dos professores efetivos, ocupantes dos cargos que integram o Quadro nico do Magistrio Pblico Estadual, criado pela Lei n 6.181, de 8 de janeiro de 1971, que optarem expressamente pelo Quadro de Carreira e atenderem s exigncias previstas nesta Lei, dispensada a exigncia de prova de habilitao prevista no pargrafo nico do art. 34 desta Lei. (Vide Lei n 7.126/77) 1 - Os professores efetivos que optarem no prazo fixado nesta Lei, pelo ingresso na Carreira, sero distribudos nas classes A B C do Quadro de Carreira no nvel de habilitao a que lhes corresponder, observado o seguinte: (Vide Lei n 7.133/78) I - Para a classe A os professores que possurem at 10 anos de exerccio no magistrio estadual; II - Para a classe B os professores que possurem mais de 10 e at 20 anos de exerccio no magistrio estadual; III - Para a classe C os professores que possurem mais de 20 anos de exerccio no magistrio estadual. 2 - O tempo de servio de que trata o 1 ser contado at o trmino do prazo de opo, computando-se o tempo de servio na forma prevista pelo Art. 105 da Constituio. 3 - O requerimento de opo, instrudo com toda a documentao hbil exigida, dever dar entrada, na Delegacia de Educao respectiva ou rgo de Pessoal da Secretaria da Educao e Cultura, at o dia 1 de julho de 1974, impreterivelmente, sob pena de decair o direito a que se refere o artigo. (Vide Lei n 7.156/77) 4 - Todas as vantagens decorrentes da opo de que trata o artigo tero efeito a contar de 1 de outubro de 1974. Art. 157 - Aos integrantes do Quadro em Extino, que no primeiro provimento no puderem optar pelo Quadro de Carreira, fica assegurado o direito de faz-lo, quando se habilitarem, na forma estabelecida nesta Lei. (Vide Lei n 7.133/78) Art. 158 - Os integrantes do Quadro nico do Magistrio Pblico do Estado, considerado em extino, que no manifestarem opo no prazo fixado no 3 do artigo 156, ou que no a tiverem deferida por falta de preenchimento de requisitos, continuaro a perceber os vencimentos e vantagens pecunirias correlatas na forma prevista no Estatuto do Funcionrio Pblico Civil do Estado, sujeitos aos regimes de trabalho disciplinados na Lei n 4.937, de 22 de fevereiro de 1965.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

35

Pargrafo nico - No caso de acumulao remunerada, as gratificaes adicionais incidiro sobre o vencimento de cada cargo e sero calculadas tendo em conta o tempo de servio em cada uma das posies funcionais, ficando revogado o art. 112 da Lei n 1.751, de 22 de fevereiro de 1952. Art. 159 - Os professores que atualmente acumulam dois cargos no Magistrio Estadual tero sua transferncia para o Quadro de Carreira regida pelas seguintes normas: I - podero ser transferidos para o Quadro de Carreira pelos dois cargos; II - podero ser transferidos para o Quadro de Carreira pelo cargo que indicarem, permanecendo com o outro cargo no Quadro em extino; III - podero ser transferidos para o Quadro de Carreira pelo cargo que indicarem, e, exonerando-se do outro, assegurar-se o regime de 44 horas semanais, computando o tempo de servio correspondente ao cargo de que se exoneraram para os efeitos do art. 118, pargrafo nico, deste Estatuto. Art. 160 - O professor que, ao ser transferido para o Quadro de Carreira, estiver acumulando uma funo de contratado ou extranumerrio, poder, exonerando-se da funo, assegurar-se o regime de trabalho de 44 horas semanais, com o benefcio previsto no art. 118, pargrafo nico, deste Estatuto. Art. 160 - O professor que, ao ser transferido para o Quadro de Carreira, estiver acumulando uma funo de contratado ou extranumerrio, poder, exonerando-se da funo, assegurar-se o regime de trabalho de 44 horas semanais, computando-se o tempo de servio correspondente funo de que se exonera para os efeitos do art. 118, pargrafo nico, deste Estatuto. (Redao dada pela Lei n 6.740/74) Art. 161 - Aos atuais professores com regime de tempo integral de trabalho ou com aulas excedentes incorporadas fica assegurado, no caso de ingresso no Quadro da Carreira do Magistrio, o direito ao regime de 44 horas semanais, previsto no inciso II do artigo 116 deste Estatuto, computando-se o tempo de exerccio anterior, no regime de tempo integral, para os efeitos do disposto no pargrafo nico do artigo 118 desta Lei. Pargrafo nico - O tempo de exerccio na situao indicada no art. 15 da Lei n 4.937, de 22 de fevereiro de 1965, ser tambm computado para os efeitos e nas condies de que trata o art. 118, pargrafo nico, porm razo de um cinqenta avos por ano. (Includo pela Lei n 6.740/74) Art. 162 - O primeiro provimento nos cargos de especialista de educao do Quadro de Carreira do Magistrio ser realizado por transferncia dos atuais professores transferidos para o referido Quadro, que comprovem habilitao especfica para o desempenho do respectivo cargo e exerccio durante trs anos consecutivos, da funo de especialista no Magistrio estadual, observado o disposto no pargrafo nico do artigo 34 desta Lei. Pargrafo nico - A transferncia de que trata o artigo ser feita por rea de especializao profissional, conforme as necessidades e convenincias do Sistema Estadual de Ensino.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

36

Art. 163 - Objetivando a progressiva qualificao prevista na Lei federal n 5692, de 11 de agosto de 1971, as Classes do Quadro de Carreira do Magistrio comportaro os seguintes nveis de habilitao: (REVOGADO pela Lei n 7.419/80) Classe Nveis (REVOGADO pela Lei n 7.419/80) A, B e C 1 a 6 (REVOGADO pela Lei n 7.419/80) D 3 a 6 (REVOGADO pela Lei n 7.419/80) EeF 5 a 6 (REVOGADO pela Lei n 7.419/80) Art. 164 - O Estado, atravs da Secretaria de Educao e Cultura, desenvolver programas especiais de recuperao para os professores sem a formao prescrita na Lei n 5.692, de 11 de agosto de 1971, a fim de que possam atingir gradualmente a qualificao exigida. Art. 165 - Os programas a que se refere o art. 102 contemplaro prioritariamente a qualificao dos professores que permanecerem no Quadro nico do Magistrio, em extino, especialmente os titulares de cargos de Regente do Ensino Primrio, Professor do Ensino Primrio Rural e Professor do Ensino Profissional Primrio, bem como dos professores contratados e extranumerrios, com vistas a permitir o seu ingresso no Quadro de Carreira. Art. 166 - Realizada a transferncia de que trata o artigo 156 deste Estatuto, os candidatos j aprovados em concurso para provimento em cargos do Magistrio Pblico Estadual podero ser nomeados para cargos da classe inicial do Quadro de Carreira. Pargrafo nico - Os concursos ainda em andamento reger-se-o pela legislao citada nos respectivos Editais de inscrio, podendo aplicar-se aos candidatos aprovados o disposto neste artigo. Art. 167 - As vantagens de que trata o art. 70 da presente Lei, exceto a referida no seu item I, letra b , continuaro a ser pagas de acordo com os valores at agora vigentes, enquanto outros no forem fixados. Pargrafo nico - A gratificao de que trata o item I, letra a , do referido artigo, ter o valor igual ao da funo gratificada correspondente. Art. 168 - Anualmente, a partir de 1974 e nos quatro anos subseqentes, a Secretaria de Educao e Cultura realizar concursos para ingresso na carreira instituda pela presente Lei, com o objetivo de proporcionar oportunidade para a absoro dos atuais professores contratados e extranumerrios. 1 - Fica assegurado aos atuais professores contratados e extranumerrios o direito de inscrever-se nos concursos referidos neste artigo, independentemente de limite de idade, desde que este tenha sido observado quando de sua admisso. 2 - Nas provas de ttulos, integrantes dos concursos referidos neste artigo, ser valorizado, mediante contagem de pontos, proporcionalmente sua extenso, o efetivo tempo de servio no magistrio estadual prestado pelos atuais professores contratados e extranumerrios.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

37

Art. 169 - As despesas resultantes da aplicao desta Lei tero atendimento pelas dotaes oramentrias prprias. Art. 170 - Revogam-se as disposies em contrrio, especialmente as Leis nmeros 2.338, de 25 de janeiro de 1954 e 5.589, de 29 de dezembro de 1967. Art. 171 - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao. PALCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 22 de abril de 1974. Legislao compilada pelo Gabinete de Consultoria Legislativa.

http://www.al.rs.gov.br/legiscomp

38

You might also like