You are on page 1of 79

As Caractersticas do Rito Escocs Retificado

Reflexes sobre seus quatro graus simblicos

Guy VERVAL

Traduo do Francs de Antonio Rocha Fadista

NDICE

Introduo.

I.

Disposio da Loja.

1) Rito Moderno Francs. 2) O fundador do Rito Escocs Retificado, J.B. Willermoz (1730-1824) 3) Rito Escocs Retificado a) As Colunas do Templo, b) As Grandes Luzes, c) As luzes da Ordem, d) Jias, paramentos e ornamentos, e) A Espada, f) Conseqncias.

II.

As circunstncias da Recepo.

1) Primeiro e Segundo graus do Rito Moderno Francs. 2) Rio Escocs Retificado. a) Primeiro Grau, b) Segundo Grau. 3) O problema do Terceiro Grau. a) A organizao em trs graus, b) A lenda de Hiram Verso moderna, c) A lenda de Hiram Adaptao retificada 4) A soluo do Quarto Grau Retificado.

a) A Palavra Reencontrada b) A simblica do Templo c) A doutrina de Martinez de Pasqually, d) A Jia do Mestre Escocs de Santo Andr 5) Concluses.

IV.

O Cristianismo do Rito Escocs Retificado.

1) O cristianismo das Constituies de Anderson. 2) cristo o Rito Escocs Retificado?

V.

Eplogo.

I.

Introduo

O objetivo deste Trabalho fazer uma apresentao sumria do Rito Escocs Retificado, bem como de sua mensagem especfica, ao longo de seus quatro graus simblicos. Lembramos, se que isso necessrio, que os termos rito em quatro graus no implicam em uma nica organizao administrativa. Efetivamente, atualmente, os trs primeiros graus, azuis, so administrados exclusivamente pelas Grandes Lojas/Grandes Orientes, enquanto que o quarto grau, verde, depende dos Grandes Priorados nacionais e independentes, da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa. Entretanto, esta diviso administrativa no impede que haja uma continuidade de contedo do primeiro ao quarto grau, pela simples razo de que seus rituais foram escritos por uma s pessoa, J.B. Willermoz, de 1778 a 1809, e que estes rituais so a soma de seus conhecimentos e de suas convices. A este fato se deve o carter especfico, ou retificado, pelo qual cada grau completa o grau precedente e anuncia o grau seguinte. Por isso mesmo, o Rito Escocs Retificado merece a denominao de Rito, mais do que nenhum outro sistema manico. Ressaltar a particularidade especfica do Rito Escocs Retificado implica em comparar os sistemas praticados na poca em este Rito foi criado. O Rito Escocs Retificado nasceu em Lyon no final do sc. XVIII. Seus fundadores, e entre eles, claro, Willermoz, conheciam a Maonaria francesa de seu tempo, praticada desde ento at hoje sob o nome de Rito Moderno Francs, e tambm conheciam os graus Escoceses que constituiriam bem mais tarde o Rito Escocs Antigo e Aceito (graus de Vingana, Escoceses, Rosa-Cruz...) em relao ao Rito Francs, particularmente em relao a certos graus escoceses deste Rito, que o Rito Escocs Retificado ser comparado. Sem dvida que toda a tentativa de introduzir na comparao dados pertencentes ao rito britnico Antigo, desconhecidos de nossos fundadores, s poderia levar a um impasse. Com efeito, os graus azuis (filosficos) do REAA, que s foram criados entre 1805 e 1810, no podem servir de referncia para o nosso trabalho. Alis, este assunto j foi tratado por P. Noel (1984), e ns recomendamos a leitura de seu trabalho.

2. As comparaes que faremos tm por base os rituais do R..E..R.. atualmente em uso na Frana e na Blgica. A forma final destes rituais foi estabelecida com base nos manuscritos arquivados, em sua maior parte, na biblioteca de Lyon e datam

de 1785-1787 para os graus azuis e de 1809 para o quarto grau. O Rito Francs estudado a partir da documentao publicada em 1801 pelo Grande Oriente de Frana sem, entretanto, perder de vista que este Rito muito mais antigo. Da o grande interesse pela documentao e pelas gravuras publicadas no sc. XVIII. (P.Noel, 1983). Algumas pessoas podero se surpreender de no encontrar aqui aluses ao contedo dos rituais da Ordem Interior dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa. Este silncio tem vrias explicaes. Em primeiro lugar, este trabalho de interesse especfico da Maonaria Retificada simblica, isto , dos seus quatro graus bsicos. Em primeiro lugar, a mensagem metafsica especfica do R..E..R.. est toda ela inserida nos rituais dos graus simblicos. Por isso mesmo, de nada adiantaria buscar referncias nos rituais da Ordem dos C.B.C.S. (graus filosficos). Em segundo lugar, a Ordem dos C.B.C.S. uma ordem cavaleiresca, baseada na Milcia do Templo, ou antes, sobre suas lembranas. Os seus princpios e os seus ensinamentos so admiravelmente analisados nas obras de J. Tourniac, s quais seria de muita presuno querer adicionar qualquer comentrio. Por isso mesmo, recomendamos outras obras sobre o assunto, sobretudo a de Tourniac, de 1969. Enfim, numerosos so os ritos manicos nos quais a jia da coroa representada por graus de inspirao templria ( o caso do Rito Escocs Antigo e Aceito e do Rito de York americano). Assim, no parece indispensvel tratar aqui de um elemento do R..E..R.. que no lhe prprio.

3.

III.

Disposio do Templo

Rito Moderno Francs

A descrio do Templo do Rito Moderno Francs j foi objeto de vrios trabalhos (Ren G., 1961; P. Noel, 1983). Para uma exposio completa sobre o assunto, recomendamos aos leitores as obras destes autores. Lembramos que o Templo do Rito Moderno Francs conservou o trio do Templo de Salomo, que o mesmo possui uma abbada celeste estrelada, se apia nas trs grandes Colunas, Sabedoria Fora Beleza, e iluminada por trs Grandes Luzes, o Sol, a Lua e o Venervel Mestre (tambm representado pela Estrela Flamejante). O V..M.. (Sabedoria), que representa estas trs colunas, forma com as duas Colunas colocadas uma de cada lado da porta do Templo, a oeste da Loja, um tringulo issceles (dois lados iguais) cuja base fica no ocidente. Estas colunas (J Beleza e B Fora) so associadas ao segundo e ao primeiro Vigilantes. O Templo propriamente dito orientado do Oriente (o Santo) para o Ocidente (Santo dos Santos). O carter salomnico das colunas sublinhado por sua associao com os trs Grandes Mestres mticos da primeira Loja de Mestre, Salomo (V..M..), Hiram de Tiro (1Vig..) e Hiram Abif (2Vigilante).

As trs Grandes Luzes so representadas pelas trs velas (tochas no original) colocadas em voltado Painel, mais precisamente a nordeste, a sudeste e a sudoeste, formando um tringulo retngulo de base voltada para o oriente. Estas trs Grandes Luzes tm significado solsticial, joanina e trinitria. Os dois ternrios tm assim um termo comum: o V..M.., que no Oriente uma coluna e no Ocidente uma luz (a sua, a luz colocada a sudeste). A Loja se utiliza dos instrumentos de trabalho do Maom: as jias mveis (esquadro nvel prumo) e as imveis (pedra bruta pedra cbica piramidal prancheta da Loja). O Templo ornado pelo Pavimento Mosaico, pela Orla Dentada e pela Estrela Flamejante. Esta ltima tem significado tambm trinitrio porque ela equivale ao V..M.. da Loja, terceiro termo do ternrio novotestamentrio. A Estrela Flamejante , inclusive, bordada no colar do Venervel Mestre.

4.

Sistema de Posicionamento do Rito Moderno Francs

5.

Os Paramentos da Loja so a Bblia aberta no incio do Evangelho de So Joo, o compasso e o mao. O ritual explcito a respeito: A Bblia confere carter sagrado s obrigaes assumidas (juramentos ou promessas), o compasso mede a justeza de nossas aes e o mao serve para desbastar a pedra (bruta) (Instruo de 2 grau). Este esquema simples (fig. 1) cria entre os smbolos da Loja laos sutis que levam a reconhecer neles estruturas das quais no possvel separar nenhum elemento. Estas estruturas horizontais intangveis se articulam sobre funes verticais intercambiveis. possvel reconhecer nos lugares-chave da Loja uma superposio de sentidos, que aprofundam o seu significado. Por exemplo, no ngulo noroeste da Loja vemos a coluna J, o 2 Vig.., a Beleza, a Nova Aliana, Hiram Abif, e a perpendicular; ou ainda, no ngulo sudeste do Painel, o Mestre da Loja, o Cristo, o Sol do Meio-dia e a pedra cbica piramidal. Estas funes verticais se organizam ento em estruturas horizontais que so todas elas ternrias. Assim so as duas estruturas fundamentais, representadas pelos dois tringulos j descritos. Estas duas estruturas so ao mesmo tempo vtero-testamentrias (o trio do Templo de Salomo) e neo-testamentrias (as trs pessoas da Trindade). Ampliando ou no este significado, o que importa compreender que uma espacial e geogrfica (as Colunas da Loja), por isso mesmo sincrnica, e a outra temporal (os candelabros que, por sua disposio solsticial, acompanham o curso do Sol) e por isso mesmo diacrnica. As duas dimenses que fazem parte da vida humana, o Espao e o Tempo, so assim apreendidas em sua totalidade, o

que comprova e justifica as frases do ritual que definem as dimenses da Loja (do Oriente ao Ocidente, do Norte ao Sul, do Znite ao Nadir) e o perodo de trabalho do Maom (do Meio-dia Meia-noite). A Loja a imagem do cosmos em suas dimenses espao-temporais. Ela resume e demonstra a lei da analogia que a prpria base da linguagem simblica: O que est em baixo como o que est no alto. Mas estas duas dimenses, inseparveis e complementares, tm um significado especial vtero e neo-testamentrio. Da nasce a mensagem fundamental de que as duas Alianas tambm so inseparveis e complementares. Sua justaposio e sua articulao pelo termo comum que representa o Mestre da Loja criam a Loja e, como conseqncia, o Universo. A abertura dos trabalhos deve ser assim um

6. ato espiritual de criao, que representa o gesto primordial do Grande Arquiteto do Universo (P. De Laey, 1987). Vemos assim que a complexidade da Loja muito maior do que parece primeira vista. Isto tem como conseqncia imediata que toda a tentativa de anlise de um smbolo, isolado de seu contexto, s pode terminar num beco sem sada. Da o carter falvel das inmeras exegeses deste tipo.

O fundador do R..E..R.. J. B. Willermoz (1730-1824)

O Rito Escocs Retificado no existiria, em sua forma atual, sem a ao deste negociante de Lyon que foi um dos Maons de maior destaque em seu sculo. Iniciado em 1750 , Venervel Mestre em 1752, ele criou em 1760 a Grande Loja

dos Mestres Regulares de Lyon, da qual foi seu Gro-Mestre e depois Arquivista at Revoluo.

vido de conhecimentos ele coleciona os altos graus, torna-se Rosa-Cruz (1765) e rejeita com horror os graus de vingana do Cavaleiro Kadosch. Em 1767, ele recebido na Ordem dos Eleitos Cohen, criada por Martinez de Pasqually, e cujos ensinamentos tero sobre o nosso Lyons influncia capital. Em 1773, ele toma contato com a Estrita Observncia Templria alem, sistema de altos graus criado pelo baro de Hund, e que tinha por objetivo relanar a Ordem do Templo, extinta no sc. XIV. Esta Obedincia exercia tambm sua autoridade sobre as Lojas azuis que saam da rbita inglesa, pela retificao, o que era entendido como uma simples mudana de obedincia. Willermoz adotou as formas da Maonaria templria alem na qual introduz mudanas radicais. O seu objetivo era simples: substituir a Ordem da Estrita Observncia, uma Maonaria reformada cuja doutrina tinha por base os temas Martinistas cujos fins reais no eram revelados seno aos corpos superiores dos Grandes Profetas (reforma de Lyon, 1778). Assim, a organizao do rito compreendia quatro graus simblicos, os de Aprendiz, Companheiro, Mestre e Mestre Escocs. Estes graus simblicos abriro a porta da Ordem Interior: cavaleiro, ento chamado de Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa, termo que substituiu o de cavaleiro templrio para evitar a reao da Igreja. Enfim, entre os C.B.C.S., seriam escolhidos os Profetas e os Grandes Profetas.Os esforos de Willermoz foram recompensados pela convocao da Conveno de Wilhelmsbad (1782) que reuniu delegados franceses, suos, alemes e italianos. 7. Entre as decises finais desta Conveno, trs nos interessam especialmente: rejeitar a filiao histrica com a Ordem do Templo, o bvio afastamento dos graus operativos e, sobretudo, a misso, confiada a Willermoz, de redigir os cadernos de recepo dos graus simblicos retificados. Em uma carta de 1810 enviada ao prncipe Charles de Hesse, Willermoz escreveu:

Vossa Alteza se recorda sem dvida que o tempo os deputados da Conveno Geral (de Wilhelmsbad) poderiam ter prolongado a durao daquela assemblia.... pois s houve a preocupao de esboar a Reforma dos graus simblicos e dos dois da Ordem Interior. A verso inicial dos trs primeiros .... foi impressa e distribuda aos deputados. Uma comisso especial formada por Irmos dAuvergne (Lyon) e da Borgonha (Strasburgo), conhecidos por seu grande saber,

foi encarregada de fazer .... a redao definitiva .... As bases do 4 grau foram tambm retardadas e Vossa Alteza me confia pessoalmente as Instrues e o esboo do Painel mostrando a Nova Jerusalm e a Montanha de Sion, tendo em cima o Cordeiro Triunfante.
As circunstncias geogrficas e polticas levaram Willermoz, sozinho, a redigir os graus simblicos, cujas verses sucessivas ns conhecemos (J. Granger, 1978,1981):

Os rituais azuis 1778 Apresentao, na Conveno dos Gauleses, de um ritual com vrias dezenas de pginas. 1782 Elaborao, para a Conveno de Wilhelmsbad de uma nova verso um volume com o dobro de folhas do apresentado em 1778. feita a apresentao dos elementos do primeiro grau, cuja palavra de passe era Tubalcain.

1785 O ltimo ritual no qual, por razes diversas, a palavra Phaleg substitui Tubalcain. O segundo grau termina pela rejeio dos metais. o texto final, praticado at hoje nas Lojas da Sua, da Frana e da Blgica.

Os rituais verdes 1776 Primeira verso do Escocs Verde. Este ritual, assaz pequeno, no continha nenhuma aluso a Santo Andr nem ao ltimo Painel.

8. 1778 Nova verso, sempre mencionar ainda Santo Andr nem o ltimo Painel. A jia no continha a representao de Santo Andr. Atualmente esta representao existe no verso da jia. 1809 Elaborao final do grau. Introduo de Santo Andr, sem dvida sob influncia da obra do baro de Tschoudy, fundador do Grau de Grande Escocs de Santo Andr dEsccia, atualmente o 29 grau do REAA. O reverso da jia representa Santo Andr crucificado. Como j indicado na introduo, ns nos baseamos nos rituais de 1785 e de 1809, expresso definitiva do pensamento de Willermoz.

Rito Escocs Retificado

Ao contrrio do rito francs, o rito retificado situa a Loja no Templo propriamente dito, e no mais no trio. Pergunta: O que representa a Loja ? Resposta: O Templo de Salomo reedificado misticamente pelos Maons (Instruo do Primeiro Grau). Qual o novo conceito que troca tudo ? a) As Colunas do Templo. No R..E..R.. os trs grandes candelabros, colocados volta do Painel (pintado no Tapete), formam um tringulo retngulo cuja base est no ocidente e o vrtice (ngulo formado pela juno da hipotenusa com o cateto maior) est no sudoeste.

E os candelabros no so mais s luzes, como no Rito Moderno Francs, mas nova interpretao confirmada pelas frases pronunciadas na abertura dos

sobretudo as trs colunas (Sabedoria Fora Beleza), fundamentos da Loja. Esta trabalhos. O V..M.. acende a vela (tocha no original) do sudoeste, dizendo: Que a Sabedoria presida nossos trabalhos. Os dois Vig.. acendem suas velas do Ocidente, dizendo: 1 Vig.. : Que a Beleza os adorne, 2 Vig.. : Que a Fora os complete No Rito Moderno Francs, as duas colunas Beleza e Fora eram representadas pelas colunas J e B colocadas de um lado e de outro da porta do Templo e a coluna da Sabedoria era representada pelo V..Mestre. No R..E..R.. as trs colunas so representadas pelos candelabros colocados nos ngulos do Tapete. 9. As trs colunas conservam a sua orientao original (base ocidental e vrtice pice, no original oriental) mas elas so deslocadas de 90 volta do Tapete. Uma vez que tm em cima as velas, convertem-se tambm em luzes. O R..E..R.. materializa assim uma caracterstica de todos os ritos escoceses : a fuso das colunas com as luzes (Ren G., 1961).

Deslocamento das Colunas no R..E..R.. e fuso das Colunas com as Luzes

10. Deste deslocamento resulta que a Loja ( = o templo ) representado pelo Tapete circundado pelas colunas. De outro lado, ressaltamos que os atributos Beleza e Fora so invertidos em relao ao Rito Francs, sem que seja evidente a razo para esta inverso. Consta que j em 1730 os Modernos ingleses tinham invertido a posio das colunas J e B sem modificar a disposio dos atributos Fora e Beleza, nem os dos Grandes Vigilantes lendrios. Os franceses adotaram esta soluo. O R..E..R.. completa a inverso de 1730, invertendo tambm os atributos das colunas (dupla inverso retificada).

11. O deslocamento das colunas nos ngulos do Tapete acentua o carter vterotestamentrio da Loja retificada, uma vez que enfatiza a importncia do Templo de Salomo, aqui representado pelo Painel (no Tapete), ponto de convergncia dos olhares dos Maons. Esta modificao da topografia do Templo , verdade seja dita, imprpria do rito retificado. Reencontramos esta modificao no Rito Escocs Filosfico criado em Avignon por volta de 1774 e no Rito Escocs Antigo e Aceito, cujos graus azuis foram elaborados mais tarde (por volta de 1805-1810) (Ver E. Mazet, 1980; R. Dsaguliers, 1983). Esta de fato uma caracterstica essencial dos ritos escoceses e aparecia j nas gravuras da divulgao : Os franco-Maons revelados (1747) texto que continha uma das mais antigas aluses ao grau de Escocs (P. Noel, 1984). Mas estas inovaes tm uma outra conseqncia ! Elas consagram a dicotomia das Colunas Tochas S B F e as Colunas J e B, que conservam a sua disposio original.

Sabemos que no Rito Moderno Francs a Coluna J associada Beleza, a Coluna B, Fora. No R..E..R.. e nos ritos escoceses, em geral, isto no acontece. A instruo do 1grau nos confirma esta dicotomia : P : Em quantas partes se divide o Templo ? R : Trs, a saber: o Prtico ( trio ou Vestbulo), o Templo e o Santurio. P : Em que parte trabalhastes como aprendiz ? R : No trio (Prtico, no original). P : O que encontrastes no trio ? R : Uma escada de sete degraus ... P : O que mais encontrastes ? R : Duas grandes Colunas na entrada do Templo, sobre uma delas a letra J

Os Aprendizes no podiam entrar no Templo, representado pelo Painel (Tapete Fig. 4, pg. seguinte), o que confirma a cerimnia de recepo do primeiro grau. Eles trabalharam no trio (Prtico, no original) onde viram as duas Colunas J e B. O ritual distingue ento 3 Colunas, que esto no interior do Templo e 2 Colunas que esto do lado de fora do Templo. Esta dicotomia das colunas (3 + 2) introduz na Maonaria um smbolo binrio, considerando que at ento s havia smbolos ternrios ( colunas, jias, .... etc.). Esta inovao ter conseqncias importantes para o desenvolvimento das

12.

Painel do Segundo Grau do R..E..R..

13. exegeses posteriores que ressaltaro os princpios opostos (ativo-passivo, masculino-feminino, preto-branco ... etc.). Observemos, para terminar o assunto, que o Rito Escocs Antigo e Aceito consagrou definitivamente esta dicotomia ao utilizar o termo pilares para designar as colunas S F B, reservando a palavra Coluna para as colunas J e B.

As Grandes Luzes

No Rito Moderno Francs a Loja iluminada por trs luzes fixas de menor interesse : as janelas dispostas no Oriente, no Meio-dia e no Ocidente e, sobretudo,

por trs Grandes Luzes (Sol, Lua e V..Mestre ou Estrela Flamejante), representadas pelos grandes candelabros dispostos em esquadro ao redor do Tapete (SE SO NO) e tambm pelo candelabro de trs ramos colocado sobre o altar do Oriente. Estas luzes tm significado solsticial, joanino e trinitrio (P. Noel, 1983).
Willermoz mantm, em certa medida, a herana francesa, mas o deslocamento das colunas e a sua fuso com as luzes modifica a mensagem original (e, sobretudo, a obscurece!).

P : O que vistes logo que recebestes a luz ?

R : Trs Grandes Luzes. P : O que significam estas trs Grandes Luzes ? R : O Sol, a Lua e o Venervel Mestre.

Estas trs Grandes Luzes so sempre representadas pelas chamas das velas colocadas nas colunas volta do Tapete. Como sabemos, estas colunas so tambm colunas do Templo. Por outro lado, o candelabro do altar do Oriente adquire significado prprio:

P : O que mais vistes ainda ? R : Um candelabro de trs ramos sobre o altar do Oriente. P : A que faz aluso este candelabro ? R : Trplice Potncia que ordena e governa o mundo e que representada na Loja pelo V.. M.. e pelos Vvig..

14. O candelabro do Oriente mantm, por isso mesmo, um valor trinitrio mas, por outro lado, as respostas acima atribuem uma funo trinitria aos Vigilantes ! uma inovao em relao ao Rito Moderno Francs, que garantia aos Vigilantes um significado exclusivamente vtero-testamentrio. Mas, se os trs grandes candelabros representam o Sol, a Lua e o Venervel Mestre, como ento dividi-los ? Para o Venervel Mestre, o problema simples e resolvido na abertura : ele est colocado no SE (sudeste). A instruo nos mostra o lugar do Sol e da Lua :

P : Explicai-me o significado do Sol. R : Ele representa o Venervel Mestre, que ilumina todos os irmos da Loja como o Sol ilumina o mundo. P : Explicai-me o significado da Lua. R : Ela representa os Irmos Vigilantes que, assim com a Lua recebe e reflete a luz do Sol para nos iluminar durante a noite, tambm eles recebem e refletem a luz do Venervel Mestre sobre os irmos da Loja.

O Sol est no Oriente e se confunde com o V..M.. e com o castial (ou candelabro) do SE (sudeste). A Lua, que se confunde com os dois Vigilantes, colocada no Ocidente e representada coletivamente pelos dois castiais do Ocidente. A ruptura com o Rito Moderno Francs, deste modo, radical :

15.

16. Enfim, se o R..E..R.. confere aos Vigilantes um significado trinitrio - que eles no possuem no Rito Moderno Francs - eles conservam o seu simbolismo vtero-testamentrio inicial ( dos Grandes Vigilantes da Primeira Loja de Mestre ). A partir deste ponto, misturam-se e enredam-se os ternrios vtero e neotestamentrios ! O Rito Moderno Francs sublinha a articulao de dois sistemas distintos : as colunas da Lei Antiga e as luzes da Nova Lei. Este Rito atribua ao primeiro ternrio um significado topogrfico e esttico, e ao segundo ternrio um significado temporal e dinmico . Os dois sistemas eram unidos por um elemento comum : o Venervel Mestre, ponto de convergncia de todo o simbolismo. No Rito Escocs Retificado, tudo se mistura, o Venervel Mestre e os Vigilantes tm uma funo por sua vez vtero e neotestamentria. Os trs grandes candelabros so, ao mesmo tempo, colunas e luzes. Este imbrglio privilegia a mensagem vtero-testamentria pela nfase posta no Templo de Salomo, centro e lugar da Loja, nfase que ser ainda acentuada pelos discursos das recepes. O esquema da pgina seguinte pode resumir nossas constataes (Fig. 6).

Esta nova disposio tem vrias conseqncias problemticas. A inverso dos atributos Fora e Beleza tem a vantagem de restabelecer as concordncias J Fora e B Beleza, perdidas no Rito Moderno Francs. Mas esta correspondncia imediatamente rompida pela dicotomia das colunas-luzes e das colunas J e B, situadas fora do Templo. Por outro lado, esta inverso tambm tem o grande inconveniente de quebrar sua correspondncia com as jias dos Vigilantes. O nvel do primeiro Vigilante est unido Beleza e Perpendicular, enquanto que o segundo Vigilante est relacionado com a Fora. Ora, a Beleza sempre tem sido o smbolo de Hiram Abif, segundo Vigilante da lendria Loja de Mestre, e a Fora simbolizava Hiram de Tiro, o primeiro Vigilante dessa Loja. Parece inconcebvel a lgica pela qual Hiram Abif se converte em primeiro Vigilante e Hiram de Tiro se torna segundo Vigilante. A instruo do grau de Mestre confirma esta interpretao ao reiterar as associaes tradicionais: P : Quais so o modelos do Mestre ? R : Salomo, que recebeu de Deus o dom da Sabedoria; Hiram, rei de Tiro, smbolo da

Fora, que forneceu a Salomo as madeiras e os materiais necessrios para a construo do Templo e Hiram Abif, smbolo da Beleza, que projeta e executa os ornamentos que deviam embelez-lo. Por outro lado, e isso
17. talvez seja o mais condenvel, convm ressaltar as conseqncias que resultam da

assimilao da Loja ao Templo.

18.

O deslocamento das colunas J e B para fora do Templo fora a localizao do trio no Ocidente da Loja e no mais no Oriente. A partir deste momento o Santo dos Santos fica situado no Oriente, onde fica o Venervel Mestre! A orientao do Templo, tradicional e historicamente correta, ficou assim invertida e adotou a disposio habitual das Igrejas crists: o Coro no Oriente e o trio no Ocidente. Esta mudana tem uma conseqncia inesperada... e involuntria! Ela restabelece a situao correta das colunas J e B. Com efeito, o livro de Reis I (7,21 e 39) nos ensina que a coluna J a coluna da direita (para um observador situado no interior do Templo). Esta disposio, respeitada no Rito Moderno original, tinha sido quebrada pela inverso de 1730. A assimilao da Loja ao Templo (dupla inverso retificada) as recoloca em seu lugar, seno pela orientao real, ao menos para o observador (com efeito, J estava colocada ao Sul e B ao Norte, segundo o texto bblico).

19.

20. As luzes de Ordem

Uma das particularidades do R..E..R.., desconhecida dos outros ritos, a discrio minuciosa das luzes de Ordem em cada grau. Estas luzes so as mesmas que temos vindo a descrever mas, consideradas em seu conjunto, elas adquirem tambm um outro significado, impregnado de uma numerologia muito particular. A instruo do 4grau simblico sublinha a importncia destas luzes: P : Por qu em cada grau existe um nmero fixo e determinado de luzes para a iluminao de Ordem ? R : Porque os nmeros empregados nestes graus tm um valor intelectual indicativo das coisas que ainda esto veladas. No primeiro e no segundo graus, existem nove luzes de Ordem : trs sobre o altar do Venervel, trs outras volta do Tapete da Loja e as trs ltimas sobre os altares dos dois Vigilantes e do Secretrio. Estas luzes so, bem entendido, aquelas sobre as quais j falamos antes. Mas no R..E..R.. os nmeros 3, 6 e 9 tm um significado bem particular sobre o qual falaremos ao tratar do grau de Mestre Maom (nesta abordagem falaremos tambm das baterias). No grau de Mestre existem 15 luzes de Ordem, ou seja: as luzes ao redor do Tapete so trplices, como no Rito Francs. O ritual explica isto da seguinte maneira: O que significam elas? Os nove mestres que foram enviados por Salomo em busca do corpo de

nosso Respeitvel Mestre Hiram. No 4grau, existem 25 luzes de Ordem e mais particularmente vrios conjuntos de 4 luzes, das quais 4 em torno do Tapete. Na numerologia de Willermoz, inspirada em De Pasqually, o nmero 4 o nmero particular do homem: O homem, a ltima emanao de todas as classes de seres espirituais,

conseqentemente no tendo cometido crime algum, foi o nico a ser revestido de seu poder e de seu nmero, o quaternrio divino, pelo qual ele exercia sua autoridade (Willermoz, 1774-1776). Este poder quaternrio do homem permitia que ele pudesse exercer livremente as ele se serve, alis, para precipitar a sua queda e criar o seu corpo material atual.

quatro faculdades espirituais: pensamento, vontade, ao e operao das quais Devido a isso, ele perdeu o seu poder quaternrio e de pensante, tornou-se

pensativo.

21. Jias, Paramentos e Ornamentos

No Retificado, as nicas jias so o Esquadro, o Nvel e o Prumo, que decoram o Venervel Mestre e os dois Vigilantes. J vimos os inconvenientes que resultam da inverso dos atributos Fora e Beleza em um rito que respeita a disposio tradicional do primeiro Vigilante Nvel ao Sul e do segundo Vigilante Prumo ao Norte. Por outro lado, existem duas sries de trs Paramentos: os mveis e os fixos. Os mveis so o compasso, a trolha e o mao; os fixos so a pedra bruta, a pedra cbica e prancheta da Loja. Os ltimos so atribudos respectivamente aos Aprendizes, aos Companheiros e aos Mestres, como as jias fixas do Rito Moderno Francs. Na relao dos mveis, a trolha substitui a Bblia, que no um emblema e nos ensina a Lei que era conservada no Santurio do Templo. Esta frase confirma, ressaltamos, a dupla inverso retificada ao situar o Santurio no Oriente da Loja, colocado onde, no altar do Venervel Mestre, est o Livro Sagrado. Os ornamentos da Loja so os mesmos do Rito Moderno Francs: o Pavimento Mosaico, a Orla Dentada e a Estrela Flamejante, Mas, inovao surpreendente, o Pavimento Mosaico cobre a entrada do subterrneo do Templo entre as duas Colunas. Este subterrneo, sobre o qual no entraremos em detalhes, mostra que as instrues foram redigidas por pessoa que conhecia os graus crpticos que

tratam da descoberta do Nome Sagrado em uma cmara arqueada, situada sob o Santo dos Santos (lenda do Real Arco, base dos graus ingleses e continentais do mesmo nome).

A Espada

Caracterstica essencial, a Bblia recoberta pela Espada. Esta espada significa o Poder que confiado ao Venervel Mestre, fundado na prpria Lei que constitui a Loja. Notemos que a lmina desta espada reta e no a espada flamgera. A espada tem, na Maonaria Escocesa, uma importncia fundamental. Ela usada em Loja por todos e o seu manuseio, no R..E..R.. codificado de modo bastante preciso. Pode-se talvez afirmar, sem medo, que com a disposio das trs colunas, sua presena caracteriza os ritos escoceses.

22. A bem da verdade, a introduo da Espada na Loja era j costume antigo na Frana. Ela tem um significado sociolgico. Os primeiros Maons (especulativos) franceses eram nobres e, como era costume na poca, usavam a espada, smbolo de sua alta posio social; e era inconcebvel priv-los dela, de modo semelhante ao que acontecia na Inglaterra. Por outro lado, os ideais de fraternidade implicavam em que todos, nobres ou plebeus, portavam em Loja a espada, que perdia assim o seu significado de dignidade social profana. Esta a razo da generalizao de seu emprego, bem representada pelo crculo de espadas que recebem o nefito desde 1745 (A ordem dos Maons trados). Da tambm o desenvolvimento do ideal cavalheiresco bem distanciado das tradies artesanais, que tinha permeado o discurso do cavaleiro Ramsay em 1737. De fato, o objetivo principal destas inovaes era ocultar o carter artesanal, seno obreiro, da Maonaria operativa e, ao mesmo tempo, atribuir-lhe origens mais reluzentes e

socialmente aceitveis! O desenvolvimento dos altos graus de todos os ritos e sistemas contribuiu, neste sentido, para o sucesso que todos conhecemos.

Conseqncias

Os fundadores do Rito Retificado quebraram a coerncia da Maonaria francesa. Eles no respeitaram estruturas sutis mas essenciais, que subentendiam a sua disposio centralizadora. Da resultou a impresso de suavidade que exala da Loja retificada e que impede a sua imediata apreenso. claro que o R..E..R.. conserva todos os smbolos manicos tradicionais, colunas, luzes, jias ... mas a sua articulao em estruturas ternrias com significados definidos, em boa medida, vira fumaa, e assim perdida. Longe de alcanar o equilbrio entre duas dimenses, salomonica e espacial de um lado, e trinitria e temporal do outro, o R..E..R.. as confunde de maneira complicada de tal modo que, perdido neste imbrglio, o Maom no consegue mais separar uma dimenso da outra. Assim procedendo, o R..E..R.. privilegia a mensagem vtero-testamentria em detrimento da mensagem trinitria. Da a descristianizao da Maonaria azul (o que , no mnimo, paradoxal, para um rito expressamente cristo) e justifica a frase do quarto grau: Tudo o que vistes em nossas Lojas se baseia unicamente no Velho Testamento.Esta interpretao no arbitrria. O prprio Willermoz a explica em uma carta: No podeis negar que os trs primeiros graus no podem 23. apresentar mais do que emblemas e smbolos ... alm disso, eles se baseiam no

Templo de Jerusalm.

ou no Antigo Testamento, que baseado na lei escrita da religio revelada, que sucedeu lei ou religio naturais, as quais so simbolizadas em nossas Lojas pelas duas colunas do trio. Era tudo o que os filsofos maons de ento podiam conhecer. (carta enviada a B. de Turkheim a 08 de junho de 1784).

Da se conclui que, para Willermoz, a descristianizao da Loja azul aconteceu naturalmente. Na verdade, ele no se tinha apercebido do profundo sentido da Maonaria francesa que ele tinha recebido! O R..E..R.. uma testemunha privilegiada do desenvolvimento das

caractersticas Escocesas, que propiciaram o afastamento da tradio operativa, preservada no Rito Moderno Francs. Lembramos: 1) a fuso das Colunas e das Luzes 2) a dicotomia das Colunas-Luzes e das colunas J e B. 3) a assimilao da Loja ao prprio Templo (a partir da disposio escocesa das colunas-luzes volta do Tapete) e o seu corolrio: 4) a dupla inverso do Templo. 5) A importncia dada Espada, em detrimento dos instrumentos de trabalho do Maom. 6) E, finalmente, a descristianizao de fato da mensagem manica pela

ocultao de seu sentido. Estamos tambm conscientes de que o afastamento da tradio operativa, bem como a exaltao dos valores cavalheirescos (a Espada) e sacerdotais (o Templo) conduziram naturalmente Ordem Interior (graus filosficos). A recepo no grau de Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa, 6grau do rito, no pode ser compreendida seno como uma dupla iniciao, cavalheiresca e sacerdotal, caracterstica que este grau partilha com os graus 32 e 33 do R..E..A..A..

IV.

Circunstncias da Recepo

Primeiro e Segundo Graus do Rito Moderno Francs Neste rito, prximo das origens, a recepo no primeiro grau simples. A mensagem se reduz aos movimentos realizados.

24. O recipiendrio, preparado em uma sala anexa ao Templo, apresentado nem nu nem vestido, e com os olhos vendados. Esta preparao serve para confirmar seu sexo (o seio esquerdo) e para prepar-lo para o Juramento (o joelho direito). Ele faz trs viagens em volta do Tapete da Loja, viagens simblicas dos perigos da vida profana, que so tambm uma promessa de um futuro melhor. Ele presta o Juramento com a mo sobre o Evangelho entre o Esquadro (joelho direito) e o Compasso (seio esquerdo), aps o que recebe a luz dentro do crculo de Espadas (introduo cavalheiresca ligada s condies sociolgicas de antigamente). De agora em diante ele pode ir ao Oriente pelos trs passos em esquadro efetuados sobre o Tapete (indicando assim que ele entrou na Loja). Aps a sua consagrao pelo Venervel Mestre, ele recebe os segredos do grau: sinais, palavras e toques. Finalmente, ele ouve a leitura da Instruo do seu grau, a qual, antigamente, era feita em torno da mesa do gape que fechava a reunio. Esta cerimnia, simples, no era nada mais do que a admisso de um novo obreiro na fraternidade. Ela no tinha nenhum carter metafsico ou mesmo intelectual. Tudo se explica facilmente: o candidato estava vendado ... porque no tinha ainda prestado o juramento de discrio; ele tinha o seio esquerdo desnudado ... porque ele devia demonstrar que no era uma mulher e porque neste lugar se deve aplicar o compasso; os segredos lhe so comunicados ... que lhe permitem fazer-se reconhecer ... Esta simplicidade caracteriza ainda a recepo ao segundo grau, que dividida em duas partes. Na primeira, o recipiendrio realiza cinco viagens que representam os cinco anos de aprendizado, durante os quais o obreiro aprende a se servir dos utenslios de sua arte. Mas estas viagens so tambm ligadas a

valores morais, que mostram que a mo o prolongamento do esprito e do corao. Esta primeira parte da cerimnia poderia talvez ser presenciada por todos os aprendizes porque, se o conhecimento terico dos utenslios uma coisa, o seu uso adequado outra, e exige tempo e pacincia, vontade e compreenso interior. A segunda parte, ao contrrio, , por sua vez, serena e solene. Ao completar o tempo de aprendizagem, finalmente concluda, o recipiendrio sobe a escada procura de quem o conduza porta da cmara do meio, que no o Templo, menos ainda o subterrneo, mas sim um lugar prximo. E l, ele contempla a letra G que o ilumina e cujo sentido lhe finalmente revelado: inicial da palavra Geometria, a quinta das cincias, mas tambm o smbolo do Grande Arquiteto do 25. Universo. Esta letra brilha no centro da Estrela Flamejante, que tambm o smbolo do Filho, como a chamam as trs Grandes Luzes da Maonaria. O Rito Moderno Francs conserva assim um carter operativo muito marcante! Sua mensagem pode ser resumida em termos simples: o homem um arteso da obra que se realiza no Universo (a Loja) construdo pelo Criador do qual as estruturas simblicas ilustram a passagem da Antiga para a nova Lei. Assim, a iniciao artesanal termina no 2grau. O Companheiro mestre de sua arte, por isso mesmo apto, assim o demonstra este Mestrado, a dirigir uma Loja de Maons operativos. Mas esta simplicidade contm nela o fermento o fermento de sua decadncia. A mensagem, preciso dizer, era e ser sempre muito simples! Da vem a necessidade de continuar a criar graus adicionais aos primeiros, e que se tornaram habituais, seno obrigatrios. Que nos seja permitido lembrar que tudo o que compe o grau de Companheiro, em todos os ritos, constitui um afastamento da tradio operativa (salvo, talvez, o grau de Mestre Instalado).

Rito Escocs Retificado

primeira vista, o esquema da recepo o j descrito para o Rito Moderno Francs. Passamos pelas mesmas etapas: Preparao, Introduo, Viagens, Juramento .... Mas a anlise das falas e conceitos pronunciados durante a cerimnia demonstram a vontade de comunicar ao recipiendrio uma mensagem espiritual e metafsica de maneira ainda mais alusiva. Esta mensagem desenvolvida segundo dois eixos inseparveis: o destino humano e a histria do Templo de Jerusalm. 1) O estado atual do homem descrito em termos muito sombrios: absolutamente necessrio que estejais persuadidos de vossa fraqueza e da impossibilidade, de onde estais, de progredir na direo do Templo da Verdade (Preparao do Instrutor). O homem a imagem imortal de Deus, mas quem poder reconhec-lo? (1 viagem). Este fraco raio de luz deve ser para vs o testemunho da impossibilidade, em vosso estado atual, de fix-lo em todo o seu esplendor. (pequena luz). Tudo sublinha a decadncia, a imperfeio, a pequenez espiritual do homem em seu estado atual. Mas, explcita tambm a promessa que o homem de Desejo pode, por suas obras, recuperar tudo e alcanar um Estado glorioso no

26. qual, libertado de suas fraquezas atuais, ele chegar a contemplar a Verdade e, por isso mesmo, a Presena Divina.

Coluna quebrada com a inscrio Adhuc Stat do Primeiro Grau

27.

Esta promessa j estava contida nas palavras Pesquisa, Perseverana, Sofrimento e este o sentido profundo da expresso enigmtica Adhuc Stat, inscrito na coluna quebrada (Fig. 8, acima). 2)Esta promessa repousa, sobretudo, na figura do Templo de Jerusalm, que o centro das instrues dos quatro graus retificados. No 1grau, o ritual anuncia o objetivo da Iniciao: a entrada, simblica, no Templo e, por isso mesmo, a fuso do Maom com o prprio Templo. Este objetivo pode ser resumido assim: construir em seu corao o templo espiritual, do qual o homem , ao mesmo tempo, o arteso e a matria prima. As dificuldades a vencer na construo do templo interior so ilustradas pelo que aconteceu ao prprio Templo de Jerusalm. O Tapete que vedes representa o famoso templo que construdo em Jerusalm pelo rei Salomo: ele a referncia fundamental da Maonaria, e objeto permanente de profundas meditaes dos Maons (Instruo do 1grau). Destinado a entrar neste templo, ns vos fizemos subir os dois primeiros degraus, mas como ainda no era o momento certo, a porta permaneceu fechada! A analogia Homem-Templo ainda afirmada nestas frases, onde lembrado o duplo carter de construtor e de matria prima da construo. Dignai-te conceder ao nosso zelo um final feliz, para que terminemos o Templo que nos propusemos construir para a Tua glria (Orao de abertura dos trabalhos). E ainda:

Esta pedra bruta, na qual vindes trabalhar, simboliza as vossas prprias imperfeies. Trabalhai nela sem descansar para desbastar as suas arestas e para a polir, porque este o nico meio que tendes para descobrir as belas formas que nela existem, e sem o qu ela seria rejeitada na construo do Templo que elevamos ao Grande Arquiteto do Universo.
A chave do R..E..R.. essa: compreender que a assimilao do Maom ao Templo de Jerusalm o objetivo da iniciao manica, assimilao esta representada pela entrada no Templo do Maom, que ao mesmo tempo

construtor e matria prima da sua prpria construo. De outra maneira, no existe em ns o dito Templo simblico. A ns compete edific-lo. Esta assimilao sincrnica. A diviso ternria do homem Corpo Alma Esprito encontra sua correspondncia na diviso ternria do templo, inspirada pelo prprio Deus trio Templo Santurio (ou Santo dos Santos). O Maom retificado convidado pelas estruturas de seu rito a se debruar sobre os

28. mistrios do Templo de Salomo, a penetr-los e a compar-los com o que a Ordem espera dele: a construo de um Templo espiritual de mesma estrutura. Esta diviso ternria do homem e do Templo tambm a da matria: Terra, gua e Fogo, elementos que o recipiendrio encontra ao longo das suas viagens. reconhecimento dos elementos de que o universo e o homem so constitudos. No se trata aqui de purificao como o caso das viagens do Rito Francs tardio ou do Rito Escocs Antigo e Aceito. Devemos ressaltar que o simbolismo destas viagens aqui didtico e visa o

O Segundo Grau

O segundo grau retificado de longe o que mais se afasta da Tradio manica francesa. As viagens, reduzidas a trs, no representam mais os anos de aprendizagem e perderam todo o simbolismo operativo. So, ao contrrio, centrados na renncia aos metais, prata, bronze e ferro. Este gesto tem um simbolismo moral, e tambm um aspecto esotrico.

Ele mostra que o homem deve se livrar das imperfeies grosseiras que o amarram matria, se ele quiser ascender na vida Espiritual. Esta renncia deve ser conseguida em paralelo com o trabalho na Pedra: A pedra

sobre a qual deveis trabalhar era bruta e informe. Os prprios Mestres no podiam reconhecer nela nem os defeitos nem a beleza. Sob a orientao dos chefes, foste encarregado de limp-la e de desbast-la, a fim de que eles pudessem estimar os verdadeiro valor e determinar a sua utilizao (2grau).

O novo Companheiro pode agora trabalhar na pedra polida. o momento de relembrar que o trabalho sobre si mesmo, usando os instrumentos de trabalho manicos, indispensvel para a admisso final no Templo, admisso esta da qual conhecemos agora o sentido: Usai com freqncia o esquadro, o nvel e o prumo para fazer desaparecer

inteiramente a pedra bruta e vossos Irmos no vejam mais em vs outra coisa que no seja uma pedra polida, digna de entrar na construo do Templo para o qual trabalhais
Mais tarde, o Maom aprender que estes instrumentos de trabalho so smbolos das virtudes cardeais, revelados progressivamente em cada grau. 29. Esta recepo comporta, enfim, uma inovao interessante, a introduo do espelho no qual o candidato convidado a se conhecer, espelho este adotado mais tarde pelas Maonarias holandesa e belga. Mas o seu sentido aqui mais esotrico que moral, como explica o Venervel Mestre.

Retirai ento o vu, meu Irmo, a fim de vos verdes tal como sois. Mas que vossas deformidades no vos assustem demais e que no percais de vista que, de um bloco informe e sem beleza, o artista pode fazer uma imagem exata do ser, o mais perfeito que exista na natureza. Por outro lado, ele no pode executar o que o mestre-de-obras deseja, se ele no tiver primeiro uma idia real das perfeies de seu modelo ...
Isto lembra a decadncia do homem, por suas faltas mergulhado em uma escria disforme, e uma exortao ao trabalho de redescoberta da Fasca divina mas

tambm uma advertncia de que sem o Conhecimento, nenhuma realizao possvel.

O Problema do Terceiro Grau

A organizao em trs graus

A Maonaria original s tinha dois graus, os de Aprendiz e de Companheiro ou Mestre Maom. O segundo grau era o resultado do sistema e coroava o acesso do operativo ao mestrado, no sentido prprio de seu ofcio. Ainda em nossos dias a palavra fellow, em ingls, indica a plena posse de sua arte, como mostram os termos fellow da Real Sociedade ou fellow da Real Sociedade de Fsicos, por exemplo. O fellow of the craft no tinha nada mais a aprender, como tambm o Companheiro acabado da Compagnonage francesa. Era entre os Companheiros que eram escolhidos os mestres da Loja, habilitados para dirigir uma Loja de Maons operativos, como lembra a atual cerimnia de adiantamento ao grau de Mestre de Marca. O mestrado era originalmente uma funo e no um grau. Os primeiros textos rituais conhecidos relatam duas cerimnias diferentes, comportando comunicao de segredos dos quais os mais importantes so as palavras, Boaz e Jachin, e os cinco pontos da Compagnonage, comunicados no segundo grau. Naquela poca, provvel que um no operativo recebesse os dois graus no mesmo dia, enquanto que um operativo devia esperar vrios anos antes de ascender ao 2grau. No obstante, desde 1711 30. aparecia em certos documentos que os segredos comunicados aos Maons eram trplices. O Trinity College Ms. (1711) divide em 3 os conhecimentos esotricos dos Maons.

The Masters sign is backbone, the Word Matchpin. The fellow craftsmans sign is knuckes, and sinues, the word Jachquin. The entre apprentices signes is sinues, the word Boaz or its hollow.
Encontramos nesta poca trs palavras B. J. e M que eram muito provavelmente comunicadas ao candidato no operativo no mesmo dia. Esta diviso no significa que ele tivesse passado por trs cerimnias diferentes naquela poca. No obstante, o texto sugere que o Mestre da Loja possua j certos segredos caractersticos. A funo (dirigir a Loja) era, ento, tambm um grau (uma vez que um grau se caracteriza por seus sinais, palavras e toques particulares). Um texto, impresso em Dublin em 1723, The whole Institutions of Free-Masons

Opened descreve tamm 3 sries de segredos:


Your first word is Jachin and Boaz is answer to it, and grip at the forefinger point. Your second word is Magboe and bae is the answer to it, and grip at the wrist. Your third word is Gibboram, Esimberel is the answer, and grip at the elbow, an grip at the rein of the back.
Encontramos aqui trs sries de palavras: J e B para o primeiro, M e B para o segundo e Gi para o terceiro. Estas palavras so acompanhadas de toques no dedo, no pulso e no cotovelo. Na edio da Constituio de 1723, Anderson reconhecia tambm trs categorias de Maons, cada um tendo o seu prprio ensino esotrico: o Aprendiz e o Companheiro de um lado e o Mestre da Loja de outro (no postcriptum da Constituio que contm a maneira de constituir uma nova Loja). Conhecendo os costumes atuais da Maonaria inglesa no difcil concluir quais os segredos atribudos a estas trs categorias de Maons, que deviam ser muito prximos dos dados no texto irlands: -

Palavras com J e B, com toque no dedo, para os Aprendizes. Palavras com M e B, com toque no punho, para os Companheiros. Palavras com Gi com toque no cotovelo, para o Mestre da Loja.

Mas, nos sete anos seguintes, vai se produzir uma revoluo espetacular, com a organizao final em trs graus distintos: Aprendiz, Companheiro e Mestre, o

ltimo sendo agora um grau e no mais uma funo. Se o grau de Companheiro perdeu o seu status de coroamento inicitico, o novo grau de Mestre Maom no est mais ligado direo de uma Loja. Esta nova diviso definitivamente consolidada em 730, data da publicao de A Maonaria Dissecada de 31. S. Pritchard, que descreveu o contedo das trs cerimnias bsicas. Como foi feita esta diviso? Pode-se imaginar o seguinte esquema: 1)

Redistribuir entre Aprendizes e Companheiros os conhecimentos esotricos comunicados anteriormente ao Aprendiz Operativo, em relao a B no 1grau, e a J no 2grau (antes da inverso de 1730).
2)

Atribuir ao novo Mestre Maom segredos anteriormente reservados ao Companheiro: as palavras com M e B assim como os cinco pontos de perfeio.
3)

Manter os segredos referentes funo de Mestre da Loja (Venervel Mestre). O motivo desta revoluo foi, provavelmente, o aparecimento das trs sries de segredos descritos anteriormente, cuja comunicao parecia incoerente em um sistema de dois graus.

A Lenda de Hiram Verso Moderna

Talvez algum se surpreenda de que, at aqui, no tenha sido feita nenhuma meno lenda hiramtica. A razo clara! Este mito era desconhecido antes da Masonry Dissected de Pritchard (1730), texto este que contm a primeira verso desta lenda, muito prxima da conhecida atualmente. Tudo se passa, de fato, como se a lenda, desconhecida dos operativos e do prprio Anderson (em 1723), tivesse sido preparada para a cerimnia do 3grau, na qual ela se tornou o veculo que permitia a comunicao dos cinco pontos de perfeio. A origem desta lenda, apcrifa, de totalmente desconhecida. O primeiro esboo do drama hiramtico contm a descrio da morte do arquiteto, assassinado por trs Companheiros, decididos a lhe arrancar a palavra do Mestre, sua inumao temporria, a descoberta de seu cadver, por quinze queridos

irmos (Pritchard, 1730), que marcaram o local da tumba com um ramo de accia e, finalmente, a exumao e os funerais adequados do Mestre, no Santo dos Santos do Templo, por ordem do Rei Salomo. Ponto importante da descrio: pouco antes da descoberta, os queridos irmos, cujo grau no era mencionado, decidiram que, caso eles no descobrissem a Palavra nas proximidades do cadver, a primeira palavra que eles pronunciassem tornar-se-ia a Palavra do Mestre. Esta deciso sugere que estes irmos, que ignoravam a verdadeira palavra, s podiam ser Companheiros! A lenda seria adotada pelos Maons franceses no sem antes a modificar e enriquecer. Publicaes francesas dos anos 1745-1755 nos mostram, com efeito, que

se os Aprendizes e os Companheiros recebiam, respectivamente, as


32. palavras Jakin e Boaz, os Mestres (bem entendido, os Mestres Maons) se reconheciam

pela
palavra Jehovah, a verdadeira e primitiva palavra do Mestre. Era esta palavra que os

maus Companheiros queriam e que causou a funesta sorte de Hiram.


Nos mesmos textos, Salomo ordena a nove Mestres, e no mais a quinze Companheiros, como afirma Pritchard, que partissem procura do arquiteto. Por um feliz acaso, eles descobrem a tumba camuflada sob um ramo de accia e decidem, por sua prpria iniciativa, trocar a palavra do Mestre, que com toda a

certeza eles conheciam, acreditando que Hiram a tivesse revelado sob ameaa de tortura. Nesta verso, a Palavra no estava perdida. Ela foi somente substituda, e compreende-se da que a antiga palavra seja comunicada ao recipiendrio do 3grau, comunicao essa que permanece at hoje uma caracterstica fundamental do Rito Moderno Francs. Nesta verso, a nfase colocada na resistncia de Hiram violncia cega, lio tica, mais do que metafsica. Isto no diminui em nada o valor inicitico da cerimnia, toda ela centrada na experincia vivida pelo recipiendrio, a morte e o renascimento sendo a prpria essncia de toda a experincia inicitica. Por isso mesmo, o ensino verbal do grau torna-se quase acessrio. A lenda no , assim, o invlucro fortuito do drama pessoal vivido pelo personagem, cujos detalhes poderiam ter sido tomados de outros personagens mticos. Alis, existiu a tentao de adotar a lenda de No, ressuscitado aps a sua morte pelos seus trs filhos, como mostra um documento ingls anterior a Pritchard (Graham Ms.,

1726). A lgica do linguajar simblico se justifica, a partir do momento que o ciclo hiramtico fechado no terceiro grau. A primitiva palavra do Mestre ser sempre conhecida. No h nenhuma necessidade de procur-la em graus superiores, e Salomo pode mandar grav-la, para conhecimento de todo o Mestre, no tringulo de ouro que ornamenta a tumba do arquiteto. O Rito Moderno Francs mostra-se, assim, como um sistema completo em trs graus, sem necessidade de nenhum desenvolvimento posterior. J vimos que os dois primeiros graus contm a totalidade da mensagem operativa: a ligao da antiga nova Lei e a entrada na cmara do meio, iluminada pela Estrela Flamejante, coroamento do mestrado (em seu sentido prprio) operativo. O terceiro grau fecha o ciclo pela experincia fundamental, morte e renascimento, e a comunicao tanto da Antiga Palavra do Mestre quanto da nova, que a substituiu.O Rito Moderno Francs pode justamente ser qualificado de Rito 2 + 1, ritmo que se encontra (por acaso) na bateria de

33. Aprendiz deste rito! Faz-se necessrio ressaltar, finalmente, que na sua simplicidade, este rito o mais fiel tradio operativa original, at mais do que o atual rito ingls (dito de Emulao) que se afastou,

pelo seu desenvolvimento mais recente, do rito Antigo (P. Nol, 1984).

Adaptao Retificada da Lenda de Hiram

Os Irmos que criaram o Rito Escocs Retificado tinham sido iniciados e elevados segundo a tradio manica francesa. Assim, no surpreende que tenham adotado a verso Moderna da lenda hiramtica, adaptando-a a seu projeto mais vasto. Efetivamente, o discurso retificado comunicado por etapas, ao longo de quatro cerimnias sucessivas. O terceiro grau no mais do que um ponto de passagem e no o pice do sistema. Deste modo, faz-se necessrio ressaltar o carter transitrio e incompleto das coisas, conservando o fundo tradicional. As

mudanas no desenrolar da cerimnia, a adaptao da lenda hiramtica e, finalmente, a apresentao do smbolo chave do grau: o mausolu (Fig. 9).

34.

Mausolu do Terceiro Grau do R..E..R..

35. A diferena essencial para o Rito Francs a perda da antiga palavra de Mestre, que jamais foi pronunciada. No tringulo de ouro representado sobre a urna morturia de Hiram so gravadas somente as letras J... A .... Os nove Mestres decidem, durante a sua busca, no mais usar a palavra antiga e tambm decidem substitu-la pela primeira palavra que pronunciassem durante a exumao do cadver de Hiram. A palavra que eles pronunciaram foi completamente perdida e foi substituda pela expresso M...B... que, coincidentemente, a mesma do Rito Moderno. Esta nova mudana, introduzida na Frana, amputa uma parte do 3grau e, por si s, justifica o aparecimento de graus superiores, que sero consagrados busca e descoberta da Palavra Perdida. De fato, o Venervel Mestre se dirige assim aos novos Mestres: Meus Irmos, conservemos preciosamente a lembrana destas duas letras (J e A ), pois talvez vos ajudem um dia a encontrar a Palavra Perdida. A expresso uma exortao busca da senda inicitica, que est longe de ser concluda. O estado atual do homem comparado ao cadver de Hiram, no qual a carne se desprende dos ossos, vtima da podrido mortal e do afastamento do Princpio Divino. A promessa da reintegrao ao estado admico, representado pelo retorno do Arquiteto vida, est implcita nas frases do ritual: Quando vos apresentastes pela primeira vez Ordem, (como Aprendiz)

ns vos admitimos para Investigar (a verdade). No segundo grau, fostes reconhecido como Perseverante na investigao da Verdade. Quereis agora vos transformar em Sofredor na esperana de a descobrir (a verdade)?
O sentido que necessrio dar ao Hiram em putrefao est claramente definido na instruo do 4grau: Estendido no caixo como se no mais existisses, mas conservando todos

os princpios da vida, figuraste o homem viciado e corrupto ... Entretanto,

mantiveste sempre a capacidade de sair desse estado funesto, a partir do

momento em que no se extinguiu, no fundo de tua alma, o germe que ainda te liga ao teu Princpio.
Pode-se dizer com mais propriedade que o homem, em seu estado atual, no passa de um morto-vivo que, apesar disso, mantm no seu mago a fasca divina, lembrana de seu Primeiro Estado ? Compreende-se melhor agora as aluses do 1grau em relao ao estado de decadncia e de fraqueza que caracterizam o homem atual.

36. Debrucemo-nos, finalmente, sobre o smbolo que talvez o mais importante no 3grau, o mausolu. Ele tem forma triangular e colocado numa plataforma com trs degraus. Em cada um dos seus ngulos aparecem trs pequenas bolas amarelas ou ouro, no total de nove bolas. Em cima dele est uma urna funerria, do alto da qual se eleva uma chama. Ele tem as seguintes inscries: Deponens aliena, ascendit unus (O abandono da matria aperfeioa o esprito) e Ternrio formatus, nonenario dissolvitur (O ternrio coagula e a enade, ou trplice ternrio, dissolve). A primeira inscrio dispensa explicao. Ela resume de modo admirvel o que temos dito sobre o homem, morto-vivo, e de Hiram deitado sob a accia. A segunda inscrio pode ser compreendida se examinarmos com cuidado a forma como so descritas as baterias e as luzes da Ordem. P : Qual o simbolismo geral das baterias dos Aprendizes, dos Companheiros e dos Mestres? R : O comeo, o meio e o fim das coisas criadas. P : O que significa a bateria de Aprendiz por trs batidas? R : O comeo, ou a unio dos princpios. P : O que significa a dos Companheiros, por duas vezes trs golpes?

R : A durao, ou os princpios postos em ao. P : O que significa a dos Mestres por trs vezes trs? R : O fim ou a decomposio do corpo.

Trs o nmero do comeo, momento especial da unio dos trs princpios, aqueles que formam o Triplo Poder que comanda o mundo e o ternrio Esprito Alma Corpo, simbolizado pelo fogo, pela gua e pela terra, entrevistos no 1grau. Nove o nmero da morte (h nove luzes volta do Tapete do 3grau, que apresenta 81 lgrimas). O mausolu, colocado no Ocidente, oferece um espetculo mais consolador, ensinando a distinguir o que deve morrer daquilo que indestrutvel. A chama escapa da matria corruptvel a morte (nove bolas)! Mas a chama acima deste monumento vos ensina que sua natureza essencial imperecvel e que ela destinada a retornar sua fonte primitiva, desde que haja o devido merecimento.

37. A Soluo do Quarto Grau Retificado

A mensagem retificada torna-se agora mais clara. O primeiro grau insistia sobre o estado de fraqueza e de decadncia do homem, mas tambm numa promessa de redeno ou de reintegrao, para empregar uma terminologia mais adequada. O segundo grau nos mostra que esta integrao no pode ser alcanada a no ser

pelo trabalho sobre si prprio, pelo constante dos utenslios manicos, imagens das virtudes cardeais. O terceiro grau, articulao incontornvel do sistema, nos mostra que o processo redentor passa pela experincia inicitica primordial: a morte e o renascimento para a vida espiritual. Mas este terceiro grau retificado deixa a mensagem incompleta porque a Palavra est perdida. A obra no ainda terminada, como o sublinha a instruo dos Mestres: P : Qual o objetivo do vosso trabalho ? R : O de chegar a encontrar, com a ajuda do Grande Arquiteto do Universo e com a assistncia da Ordem, a verdadeira Palavra dos Mestres que est perdida, e us-la de modo digno. P : No a conheceis ento ? R : Eu conheo somente duas letras indicativas: J ... A ... que esto gravadas no tmulo. O quarto grau, o do Mestre Escocs de Santo Andr, nos faz viver a descoberta da Palavra Perdida e nos d a chave da doutrina do Rito. Este quarto grau , sem dvida, a forma mais elaborada das verses do grau de Mestre Escocs, cuja primeira meno oficial data de 1743 (Regulamentos Gerais da Grande Loja de Frana, P. Nol, 1984). De maneira esquemtica, pode-se resumir o desenvolvimento anrquico dos altos graus escoceses, na Frana, nos quais reconhecemos a existncia de vrios temas. O primeiro deles o dos graus de vingana (graus dos Eleitos) nos quais se descreve, com tintas fortes os detalhes macabros da punio dos assassinos de Hiram. O segundo o tema da descoberta de um livro ou uma palavra em uma cmara subterrnea e arqueada. Este tema a base dos graus do Real Arco e de Grande Escocs do Arco Sagrado (14grau do atual REAA). O terceiro tema est centrado na figura de Zorobabel e a construo do segundo Templo.

cabea dos Israelitas, vindos do exlio, este prncipe do povo se incumbe da reconstruo do Templo destrudo, malgrado a hostilidade dos habitantes da 38. plancie de Cana. Esta oposio os obriga a conduzir sua obra em meio a uma populao

hostil, da a imagem impressionante do construtor que trabalha com a trolha , tendo ao lado a espada. Estes temas fundamentais (Zorobabel, a reconstruo do templo e o uso conjunto da espada e da trolha) esto j presentes na primeira verso impressa do grau de Escocs (O Perfeito Maom, 1744).
Vrios graus em vigor atualmente no REAA derivam desta fonte: o grau XV (Cavaleiro do Oriente ou da Espada), o grau XVI (Prncipe de Jerusalm) e o XXIX (Grande Escocs de Santo Andr de Esccia). Acrescentamos que, a cada um destes temas, atribuda uma cor caracterstica: o preto para os graus dos Eleitos, o vermelho para os graus crpticos (graus Escoceses propriamente ditos), e o verde para os graus de reconstruo. Willermoz, grande colecionador de graus manicos, conhecia estes temas. E ele os usou

para elaborar o 4grau de seu rito, exceptuando-se os graus de vingana, dos quais ele tinha horror, e realiza assim uma sntese das aspiraes dos Maons de sua poca. A mesma fonte levou, mais tarde, o Grande Oriente de Frana a elaborar o Rito Francs, que superps mais quatros Ordens superiores aos graus azuis: Eleitos, Escocs, Cavaleiro do Oriente e Prncipe Rosa-Cruz.

A Palavra Reencontrada

A palavra, perdida pela morte de Hiram, arqutipo do erro (a morte de Hiram) , reencontrada no 4grau do R..E..R.. em condies que limitam a sua importncia. Ela , com efeito, reencontrada aps a reconstruo do Templo por Zorobabel . Ora, este segundo templo estava longe de apresentar as perfeies do primeiro! Os ancios que tinham visto a glria, as riquezas e a magnificncia do passado, derramavam lgrimas amargas nele O segundo templo representa, simbolicamente, o que se podia conseguir de melhor neste mundo, o homem de Desejo, realizao que mantm aberto o

caminho da Reintegrao ao Estado primeiro. A associao da palavra reencontrada com este estado imperfeito mostra que sua descoberta no pode ser o fim ltimo da Busca. Resta ainda uma etapa na via da realizao espiritual, etapa essa no menos rica de promessas: A palavra e o fogo sagrado, reencontrados, foram os smbolos visveis de sua reconciliao e do cumprimento das promessas assumidas. O que no , alis, nada surpreendente. Sabemos que a palavra reencontrada a antiga palavra do Mestre, Jehovah. Ora, esta palavra no era outra seno a 39. simples leitura do tetragrama hebraico, gravado no tringulo de ouro, verdadeiro nome do

Grande Arquiteto do Universo, e cuja pronncia estava efetivamente perdida.

O Simbolismo do Templo

No grau de Mestre, no qual o Templo, evidentemente, tem lugar preponderante no drama que se desenrola, o recipiendrio descobre que as provas por que passou no tinham outro objetivo seno o de tornar-se digno de entrar no Templo. Na verdade, at ento ele estava confinado ao trio, e a entrada no templo, representada pelo espao delimitado pelas trs grandes colunas Sabedoria Beleza Fora, lhe era vedada. Mas a entrada no templo, longe de ser uma apoteose, seguida, sem demora, pela morte inicitica, rica de promessas para o futuro, apesar da dissoluo do ser. Aqui tambm, a soluo real s ser oferecida no 4grau porque devemos considerar a reabilitao de Hiram um ato de menor importncia, por se apoiar somente na comunicao de segredos substitudos. A verdadeira ressurreio de Hiram anunciada pelo 3 painel do 4 grau, que o apresenta saindo de sua tumba e ressuscitando gloriosamente rodeado (das) virtudes (cardeais) por ele heroicamente praticadas e que o conduzem feliz imortalidade. Eis aqui o cumprimento das promessas feitas ao homem de bem que consegue a vitria

sobre si mesmo. o ltimo estgio de seu glorioso destino. Hiram, arqutipo do destino da Humanidade, mostra a via da Reintegrao ao Estado Primeiro, a unio com o Princpio de Todas as Coisas. Por outro lado, tambm conhecemos a importncia da assimilao do homem ao templo. Este ensinamento fundamental ainda lembrado no 3grau: O Templo de Salomo a base imutvel de toda a Maonaria... Meditai no seu destino, nos planos de acordo com os quais ele foi construdo ... suas dimenses, divises, ornamentos, enfim as grandes mudanas por que passou. Talvez encontreis semelhanas convosco. Talvez encontreis tambm grandes semelhanas com a natureza e com o seu criador!! Pode-se afirmar que a assimilao Homem-Templo deve ser, por sua vez, sincrnica (j desenvolvemos este ponto) e diacrnica. Esta concordncia diacrnica um dos ensinamentos essenciais do 4grau. Com efeito, durante a cerimnia, so apresentados vrios painis que retratam o futuro do Templo de Jerusalm. O primeiro Templo construdo por Salomo que 40. havia recebido os planos do prprio Deus , em seu resplendor, a imagem do homem

que (foi) criado livre, o que significa que tinha a faculdade de agir segundo sua pura e santa vontade, que o unia a seu criador. O abuso que ele fez de sua liberdade fez com ele a perdesse. Esta perda, esta decadncia do Estado primeiro, admico, representada no 4grau pelo Templo destrudo (1 Painel).
Esta degradao do homem, o resultado do abuso de sua liberdade, a punio que ele recebeu, a escravido na qual ele caiu, e o resultado funesto de seu orgulho, que j vos foi representado hoje no primeiro painel pelo saque e pela destruio do primeiro templo de Jerusalm: imagem sensvel da humilhante metamorfose sofrida pela primeira forma corporal do homem. O segundo Templo, reconstrudo com muitas imperfeies por Zorobabel (2 painel) representa a humanidade no estado em que se encontra atualmente, no que ele tem de melhor porque, pelo o uso das quatro virtudes cardeais, Justia, Temperana, Prudncia e Fora, ela trabalha sem descanso pelo seu aperfeioamento espiritual.

A Reintegrao final do homem de Desejo , finalmente, representada pela viso do templo celeste, no construdo pelas mos do homem, a Jerusalm celeste, entrevista por So Joo o Evangelista (4 painel). Este projeto grandioso, evidentemente fora do alcance dos homens comuns, s pode ser realizado por seres excepcionais, para os quais o paradigma Hiram. Mas esta apoteose de evoluo espiritual tambm (enfim, poderamos dizer) a mesma que ensinava a Loja do Rito Moderno Francs: a passagem da Antiga para a Nova Lei! Ela j est implcita no ttulo do 4grau: Mestre Escocs de Santo Andr. Nosso 4grau figura .... a passagem manica do Antigo para o Novo Testamento, quer seja pelos smbolos relativos aos dois, quer seja pela passagem de Santo Andr, que abandona Joo Batista, o mestre da antiga lei, para seguir Jesus Cristo, o mestre da nova lei (Willermoz a B. de Turckheim, carta j citada). Andr vem do grego aner (genitivo de andros) que significa HOMEM. O sentido est claro!

A Doutrina de Martinez de Pasqually

O Rito Escocs Retificado repete sem descansar a sucesso de quatro estados: -

A perfeio original. A degradao. A destruio corporal


41.

A ressurreio futura

Este arqutipo se aplica a Hiram (o Arquiteto vivo, assassinado, em decomposio no tmulo e, finalmente, a sua ressurreio gloriosa) e ao Templo de Jerusalm (o Templo de Salomo, o Templo destrudo e reconstrudo e, finalmente, o Templo apocalptico). Mas este sistema se aplica, sobretudo, ao futuro humano e, por conseguinte, ao Cristo. O 4 grau apresenta ao Maom estes quatro estados, pela revelao sucessiva de quatro painis.

Esta viso do destino inspirada no sistema teosfico de Martinez de Pasqually de quem J.B. Willermoz, redator dos rituais retificados, estava impregnado. Em seu Tratado da Reintegrao (1767), Martinez relata a criao por Deus de Ado, emanado para governar o universo criado, priso dos anjos decados. Como o prprio Deus, Ado era revestido de um corpo glorioso e possua as trs faculdades espirituais fundamentais: pensamento, vontade, ao, susceptveis do poder ao ato como inteno, vontade e palavra, e produzir, por sua unio ao

verbo uma ao eficaz.

Ado possua ento um verbo poderoso que fazia nascer, ao comando de sua

palavra, segundo sua boa inteno e sua boa vontade espiritual, formas gloriosas

e semelhantes quelas que apareciam na imaginao do criador.


Martinez continuava:

Esta forma gloriosa (do Ado primordial) no outra coisa seno uma forma de

figura aparente que o esprito concebe e cria segundo o seu desejo e segundo as ordens que recebe do criador ... Esta forma gloriosa teria sido perpetuada por Ado pela reproduo de sua posteridade espiritual, mas, entretanto, sem nenhum princpio de operao material, como nos tem mostrado a natureza, com o advento e a ressurreio do Cristo e a descida do esprito divino no Templo de Salomo (Tratado, pg.44).
Mas esta forma gloriosa foi retirada de Ado devido ao abuso que ele fez de seu verbo, depois de ter a sua inteno pervertida pelo Maligno. E ele foi punido precisamente no produto da operao de seu verbo, isto :

que em lugar de uma forma gloriosa, ele s obtm de sua operao uma forma

tenebrosa, em tudo oposta sua.

Eis a como, de um glorioso estado corpreo primeiro, Ado cai num estado corpreo material, do qual se torna escravo. Estes dois estados apresentam, entretanto, uma estreita analogia, porque o segundo no passa da imagem condensada e figurada do primeiro:

Este segundo corpo, de matria terrestre, tinha a mesma figura aparente do corpo glorioso do qual Ado tinha sido emanado. Ele sofreu somente uma 42.

mudana nas leis pelas quais ele se governaria se tivesse permanecido no princpio de

justia primeiro.
Deste modo colocada a dupla natureza do homem, indissocivel, feito esprito e matria (analisaremos em maior profundidade a questo da alma). E a tomada de conscincia desta dualidade a finalidade real da prova do espelho, no 2grau. A reintegrao no Estado Primeiro, glorioso, que Martinez promete, pelas prticas tergicas que ensinava na Ordem dos Eleitos-Cohens, objeto de numerosas aluses no Rito Retificado, alusivas no comeo, explcitas no 4grau. P : Qual tem sido o resultado de vosso trabalho ? R : Tenho buscado os smbolos do antigo resplendor do Templo. O antigo resplendor do Templo deve ser entendido como o estado primordial do homem. Ns o sabemos, o templo do homem seu corpo, e o antigo resplendor do templo o estado corpreo glorioso, figurado por Hiram, que ressuscita gloriosamente (3 painel do grau). Ora, esta reintegrao o resultado de um trabalho, aquele ao qual nos convida a instruo do 2grau.

O guia que a Loja vos deu para vos conduzir da pedra bruta pedra polida, e na qual haveis aprendido a trabalhar, figura esta fora ativa e benfeitora que preside

vossa educao e favorece os vossos esforos. No torneis os seus sonhos inteis, usando com freqncia o Esquadro, o Nvel e o Prumo, para fazer desaparecer inteiramente a pedra bruta, e que vossos Irmos no vejam mais em vs outra coisa seno uma pedra polida, digna de participar na construo do Templo em que trabalhais junto com eles.
A reintegrao possvel ( ? ) pela conjuno de dois fatores indispensveis: uma fora ativa e benfeitora vinda do alto, e o trabalho do homem, isto , suas

obras.

Os instrumentos de trabalho do Maom so o esquadro, o nvel e o prumo, aos quais a instruo do 2grau junta o compasso. Estes instrumentos devem ser entendidos como virtudes. No 4grau, estes quatro instrumentos so associados obra de reconstruo do templo. No 2 painel, eles so representados nos quatro ngulos e substitudos, no 3 painel, pelas quatro virtudes cardeais, que no so

outras seno aquelas reveladas sucessivamente ao longo dos quatro graus: justia, temperana, prudncia e fora. Mas esta reintegrao est presente de duas maneiras. O segundo painel faz aluso fase vtero-testamentria (do Antigo Testamento), fase da Antiga Lei. O terceiro painel alude sua fase neotestamentria (do Novo Testamento) 43. porque a ressurreio de Hiram se relaciona tambm com a ressurreio do Cristo, e

anuncia assim a viso da Jerusalm celeste, finalidade ltima da busca.

A Jia do Mestre Escocs de Santo Andr

A jia do grau constituda por dois tringulos entrelaados, tendo em seu centro a letra H cercada por quatro instrumentos manicos (Fig. 10, abaixo).

Face da jia de Mestre Escocs de Santo Andr

44.

O seu sentido geral dado pela instruo: P : O que representa o duplo tringulo luminoso ? R : Ele exprime a dupla natureza daquele que a verdadeira luz do mundo e

do homem, criado sua imagem.

O tringulo voltado para cima (tringulo superior) deve ser identificado com a lmina de ouro onde est gravado o tetragrama. P : De onde vem esta grande luz ? R : De uma lmina de ouro triangular que encontrei onde estava gravado o Santo Nome de Deus, que irradiava luz intensa, e de um duplo tringulo luminoso que forma uma estrela flamejante de seis pontas, e que me foi mostrado no Oriente. O tringulo superior talvez um emblema trinitrio, mas que, sobretudo, o smbolo das trs faculdades espirituais: Pensamento, Vontade, Ao. P : Como iluminado o altar do Oriente ? R : Por trs luzes, que so sempre as mesmas em todos os graus. P : Por qu o nmero no varia ? R : Porque o Respeitabilssimo Mestre est para a Loja assim como o Grande

Arquiteto para o Universo, que governa por seu pensamento, sua vontade e sua

ao, faculdades estas que so associadas na Loja ao Respeitabilssimo Mestre e aos seus Vigilantes.
O tringulo que aponta para cima assim a representao do aspecto corpreo glorioso do Homem primordial (o Ado ou o Cristo), enquanto que o tringulo que aponta para baixo o smbolo do corpo material. A jia faria ento aparecer uma estrutura binria do homem: matria/esprito (lembremos as viagens do 1grau). Mas a sede da alma o sangue, segundo ensina Martinez de Pasqually ! Ora, a parte central, comum aos dois tringulos vermelha. esta cor que os une, assim como a alma une as duas naturezas, corpo e esprito.

Finalmente, a letra H (inicial de Hiram ou de Homem) e os quatro instrumentos manicos que ornam o centro da jia ressaltam o seu significado antropolgico e lembram os meios da reintegrao. Adicionalmente lembremos: o que acaba de ser dito pode ser aplicado tanto ao Cristo como ao homem comum (dupla natureza, corpo glorioso ...) o que sugere que, no esprito dos criadores do Rito, o Cristo converte-se num exemplo porque assumiu a condio humana at ao fim, sem ser, portanto, qualitativamente

45. diferente de Hiram, ou do homem comum. Concepo esta bem diferente daquela do dogma catlico.

Reverso da Jia do Grau 4 Mestre Escocs de Santo Andr 46. O reverso da jia lhe confere um carter cristo explcito, desempenhando o mesmo papel do ltimo painel. Ela representa Santo Andr crucificado sobre a cruz em X (Fig. 11 acima). A mensagem clara e atestada pela passagem do discurso final j citado. Sublinhamos entretanto que X a inicial grega de XPISOOS (Cristo, em grego. O primeiro O deve ser cortado ao meio, na horizontal, demonstra a analogia do Cristo e do Homem, que se fundem num futuro comum, pois figura um thta T grego). e que Andr o Homem. Esta crucifixo

como o Maom e o Templo nos graus anteriores. Aqui, estamos mais prximos do Evangelho de Toms, hertico, que dos Evangelhos cannicos!

Concluses

O quarto grau do rito termina a srie de graus simblicos e conclui o ensino especfico do R..E..R.. : um programa espiritual que abarca, na sua totalidade, o futuro humano. Em seu discurso este grau explicita, de modo bastante alusivo, o ensinamento dos trs primeiros graus. Finalmente descobrimos a admirvel coerncia da linguagem simblica. Com efeito, j ressaltamos em Martinez a teoria dos quatro estados: o corpo glorioso, o corpo degradado e putrefato, o corpo reintegrado. Reencontramos nos trs graus simblicos o esboo deste esquema: a degradao ressaltada no primeiro, a promessa de reintegrao pelo trabalho espiritual no segundo, a reintegrao virtual no terceiro grau (virtual porque parcial e fraca). O degradao no 1 painel, a redeno parcial pelo trabalho no 2grau e finalmente a reintegrao real do 3 e, sobretudo do 4 painel. No se pode deixar de ficar chocado pela analogia do contedo inicitico que permite, desta vez justamente, afirmar que o grau superior e ltimo explicita o contedo dos trs primeiros graus, sem que haja qualquer ruptura qualitativa em seu discurso. De agora em diante podemos distinguir no R..E..R.. dois eixos principais. De um lado, o rito adota estruturas de base da Maonaria, de origem operativa, mas cuja lgica interna quebrada. Esta metamorfose deliberada resulta, sem dvida, mais da incompreenso dos criadores do que de sua decepo diante da simplicidade da mensagem original. De outro lado, ele transfere em sua verso revisada, uma mensagem com teor metafsico e espiritual que pretende responder s questes fundamentais do 47. homem e tambm conduzi-lo iluminao final. Esta mensagem a mesma, sob nova roupagem, de um avatar da pesquisa gnstica procura do Nirvana, da

quarto grau explicita esta mensagem, mas de maneira transcendente: a

Identificao Suprema de outras tradies. O R..E..R.. d assim Maonaria uma dimenso realmente inicitica, no sentido que Ren Gunon atribuiu a este termo. Mas, por isso tambm, o R..E..R.. fora a transformao de uma organizao

operativa em uma organizao especulativa. Este movimento caminha junto com a exaltao dos valores sacerdotais e cavalheirescos, sem levar muito em conta, alis, as potencialidades reais de cada Maom.
Pode-se assim concluir que a Maonaria do R..E..R.. no tem muita coisa em comum com pr Andersoniana. Os materiais de base so mantidos, mas o acabamento do edifcio radicalmente diferente. Mas, no nos enganemos, o edifcio no a Revelao Divina. obra de homens que conhecemos bem ! E a personalidade destes homens, Willermoz principalmente, deixa supor o que ser o terceiro eixo de deslocamento do R..E..R.. : o seu cristianismo. Estes homens, com efeito, sinceramente cristos, quiseram introduzir na Maonaria o discurso gnstico de um aventureiro do esprito, Martinez de Pasqually, cuja ortodoxia crist , no mnimo, olhada com cuidado ! A viso martinista estava, sob muitos aspectos, em contradio com a fidelidade Santa Igreja Crist e nossos fundadores tiveram de assumir compromissos, por vezes bem notrios, para conciliar estas contradies. Este o problema do cristianismo retificado, que tentaremos esclarecer.

O Cristianismo do Rito Escocs Retificado

O Rito Retificado algumas vezes apresentado, na Maonaria contempornea, como a ponta-de-lana de um certo fundamentalismo cristo, para no dizer catlico, contrrio aos princpios universais da Maonaria regular. Esta uma questo capital que no pode ser negligenciada e que merece uma anlise precisa.

Mas necessrio ressaltar de imediato o fato de que este problema se insere, em outro bem mais vasto, que o do cristianismo da Maonaria em geral, assunto que freqentemente tem sido tratado de maneira inadequada, seno tendenciosa.

48. A tese mais difundida simples: a Maonaria operativa era crist, por razes sociolgicas evidentes, mas sua transformao em uma organizao apontada como especulativa, veio acompanhada de uma descristianizao radical, abrindo a porta das Lojas a todos, at aos ateus, desde que no fossem estpidos (tese sobre as Maonarias Latinas, insustentvel sob todos os aspectos) ou para todos os crentes, sem distino de confisso religiosa (posio das Obedincias regulares contemporneas, entre elas as que trabalham no R..E..R..). As constituies de Anderson de 1723 seriam o ponto de passagem entre a Maonaria operativa crist e a Maonaria especulativa no-confessional. Esta tese se apia na anlise do primeiro artigo das constituies de 1723, Sobre Deus e a Religio. Estas constituies so, como se sabe, uma compilao das Old Charges (Antigos Deveres), documentos usados na Maonaria operativa inglesa, que comeam por uma invocao Santa Trindade. Anderson omite esta invocao e estipula, neste primeiro artigo, que se considera mais adequado obrig-los (os maons) somente quela religio com a qual todos os homens concordam, quer dizer, serem pessoas de bem e leais .... Isto suficiente para afirmar que os fundadores de 1717 rompiam com uma tradio crist da Maonaria operativa ? No pensamos assim, porque a leitura atenta de todo o texto contradiz esta interpretao. Alm disso, a omisso da frmula trinitria por nosso pastor no suficiente para afirmar a adeso Religio natural. Se na Idade Mdia, todos os textos, inclusive os profanos, comearam por uma frmula deste tipo, o mesmo no aconteceu no sculo XVIII. O esprito da poca tinha mudado! A manuteno da invocao nos textos manicos do sculo XVII e mesmo no sculo XVIII (Ver as Constituies de Roberts de 1722, em P. Nol, 1983) s comprova o conservadorismo ingls. Mais absurdo ainda a tese extrema daqueles que pensam que Anderson e seus amigos romperam com a tradio catlica dos Maons ingleses do sculo XVII. o mesmo que ignorar o lado fundamental da reforma anglicana. No esqueamos

que os ingleses sempre permaneceram catlicos, mesmo e sobretudo, aps haverem rompido com Roma. Como escreveu G. Draffen, bibliotecrio da Grande Loja da Esccia (carta de 28.9.1955 citada por M. Lepage: A Ordem e as Obedincias, pg. 88):

...A Igreja (anglicana) to romana quanto Roma, salvo que 1) ela rejeita inteiramente o Papa como chefe da Igreja; 2) ele rejeita inteiramente os dogmas ou doutrinas pelo ou aps o Conclio de Trento ... Os servios religiosos da Igreja da Inglaterra tm por base a missa, e permaneceram inalterados. Por estas 49. razes, os Maons ingleses aceitaram as Old Charges (que parecem, aos Maons continentais, catlicos romanos) porque eles representam a Igreja, tal e qual eles sempre a conheceram. A lei cannica da Igreja inglesa a mesma lei cannica, inalterada, que vigorava em Roma em 1570 ... Por a se v a incompreenso dos autores franceses (Naudon, por exemplo) que estudaram o caso Anderson com seus olhos continentais. Esta atitude britnica, embora particular, permite assim a Anderson qualificar de catlica a religio que ele descrevia no artigo primeiro: ... we being only, as Masons, of the Catholic Religion above mentiond; we are also of all nations, tongues, kindreds and languages, and are resolvd against all politicks, as what never yet conducd to the welfare of the Lodge, nor ever will. This charge has always been strictly enjoind and observd; but especially ever since the Reformation in Britain, or the dissent and secession of these nations from the communion of Rome (Artigo VI, pargrafo 2)
No podemos dizer melhor! Nosso pastor (Anderson) no hesita em qualificar de catlicos os Maons ingleses reformados.

Anderson escrevia para os cristos no contexto ingls de sua poca, a do Ato de Tolerncia promulgado por Guilherme III em 1689, que consagrava a coexistncia, na Inglaterra e na Esccia, de todas as variantes da lei reformada.

O Cristianismo das Constituies de Anderson

A tese de uma Maonaria pr-andersoniana crist, quer dizer, catlica, e de uma Maonaria ps-andersoniana sem confisso religiosa, no resiste leitura atenta do Livro das Constituies de 1723. Desde o primeiro artigo, que concerne a Deus e religio, dito que o Maom (must) be good man and true, or man of honour and honesty, by whatever denomination or persuasions they may be distinguished. Ora, a palavra

denomination, em Ingls, designa, at hoje, as diferentes seitas ou variantes das religies reformadas (Anglicanos, Presbiterianos, Quakers Metodistas ...) Todas tendo em comum o fato de serem crists!
E as Constituies de Anderson reservam outras surpresas! Na histria lendria da Ordem (pg. 20), podemos ler: The Arts and Sciences ...

came to Rome: which thus became the centre of learning ... under August Caesar (in whose reign was born Gods Messiah, the Great Arquitect of the Church). Frase crist, sem nenhum equvoco!

50. Continuando (pg. 28): Whem the Goths and Vandals ... overran the Roman

Empire ... they utterly destroyed many of the finest edifices as the Asiatic and African Nations fell under the same calamity by the conquest of the Mahometans, whose grand design is only to convert the world by fire and sword, instead o cultivating the Arts and Sciences.
Tal como escreveu N. Cryer (1984), no se trata de uma linguagem impregnada de um desmo tolerante, mas sim da expresso sincera de um cristo. Willermoz, em suas instrues, nunca se referiu deste modo aos muulmanos! No vejamos nestes textos declaraes simples e sem importncia. Lembremonos, ao contrrio, que eram textos para serem lidos na recepo do Aprendiz, como especifica o ttulo completo das Constituies:

The Constitutions, History, Laws, Charges ... of the Fraternity of Accepted Free Masons ... to be read at the admission of a new brother ... .
Anderson no visava os cristos do seu tempo, desunidos pelas guerras civis que ensangentaram a Inglaterra do sculo XVII. Ele no tinha por objetivo outra coisa seno a reunio dos cristos em Loja, qualquer que fosse a sua denominao: Anglicanos, Presbiterianos, ou Dissidentes. E sabemos que no eram raros os Judeus nas Lojas inglesas no sculo XVIII. Alm disso, na edio de 1738 das mesmas Constituies, Anderson confirma suas posies:

"In his 20th year after Augustus, or the vulgar A.D. 34, the Lord Jesus Crhist, aged 36 years, was crucified without the walls of Jerusalm ... and rose again from the dead on the 3rd day, for the justification of all that believe him". (pag. 42).
Ou ainda (pag. 41), falando do 26 ano ( ? ) do reinado de Augusto: " The word

was made flesh, or the Lord Jesus Christ IMMANUEL (sic) was born, the Great Architect or Grand Maste of the Christian Church".

Estes extratos parecem ser claros. A carta constitutiva da Maonaria especulativa crist em sua expresso, e sem equvocos. Estas constituies foram reformadas na poca pelas Grandes Lojas da Irlanda e da Frana. E as adaptaes francesas acentuaram ainda mais o carter cristo:

Ningum ser recebido na Ordem sem ter prometido ou jurado a sua fidelidade inviolvel Religio, ao Rei e aos usos e costumes. Todo o maldizente que queira falar ou escrever contra os sagrados dogmas da antiga f dos Cruzados ser excludo para sempre da Ordem. (Os estatutos usados nas Lojas da Frana, 1742, citado por P. Naudon, 1964, pg. 282).
No possvel ser mais explcito!

51. A concluso se impe. A Maonaria era crist antes e aps Anderson. E assim permaneceu durante o sculo XVIII, na Inglaterra e na Frana, ainda que isso significasse uma adeso maquinal e relutante para muitos Maons. Mas, e isso

muito importante, no impediu, ao menos na Inglaterra, a iniciao de profanos no cristos, isto , Judeus, o que uma honra para a Maonaria inglesa. Onde se pode encontrar uma primeira etapa do processo de abertura das Lojas aos no cristos, na segunda edio das Constituies (1738). O primeiro artigo aqui diferente: A Mason is obliged by his tenure to observe the moral law, as a

true Noachita. Esta pequena palavra, Noachita (descendente de No) abria o caminho tolerncia recproca entre Judeus e Cristos, pois todos respeitam as Leis de No. A tolerncia manica o resultado de uma longa evoluo, que no ousaramos afirmar que j ter terminado.
Se se pode aceitar as Constituies de Anderson como a primeira etapa desta evoluo, deve-se ainda esperar o sculo XIX para v-la concretizada em seus rituais. Na Inglaterra , a jovem Grande Loja Unida, criada em 1813, procedeu reforma de seus rituais, retirando deles (quase) todas as aluses crists, sob influncia do Duque de Sussex, Gro Mestre, que queria a universalidade da Ordem. Na Blgica e na Frana, este processo foi mais radical permitindo at a admisso de ateus. A este radicalismo no foram estranhos, ns o sabemos, os ataques injustos, maldosos e desonestos da Igreja romana. Ao contrrio, na Escandinvia a Maonaria manteve o seu carter cristo original. O R..E..R.. foi criado no sculo XVIII, antes que este lento processo fosse bem sucedido. Ele assim, naturalmente, impregnado deste cristianismo, mais alusivo que explcito, sempre limitado pelo desejo de afirmar a complementaridade dos dois testamentos (bblicos). Variante tardia do Rito Francs, o R..E..R.. no se afasta das linhas de fora de seu tempo e a regra manica em uso nas Lojas retificadas no passa por cima das convices andersonianas ou das expresses dos primeiros estatutos da Maonaria francesa. Mas o R..E..R.. enxerta em suas bases crists um discurso metafsico que lhe estranho. E pode-se perguntar se isto no algo mais do que um simples veculo, que conduz exposio de uma linguagem universal, a do esoterismo. Mas ento, o R..E..R.. ainda cristo ? Esta questo menos simples do que parece. Vejamos ento os fatos, de que dispomos, de forma nua e crua.

1)

O Rito Moderno Francs, a fonte manica do R..E..R.. atual, pela

disposio da Loja, uma ilustrao da passagem, ou da articulao da 52. Antiga para a Nova Lei. Este Rito est ento totalmente de acordo com a

Maonaria Operativa e com as Constituies de Anderson (acabamos de ver isso). Mas esta mensagem mais alusiva que explcita, uma vez que ela deve ser apreendida pelos olhos do esprito! O Rito Escocs Retificado desloca o conjunto simblico francs (por

incompreenso ?), relega a segundo plano (nos graus azuis) a mensagem trinitria e privilegia a estrutura salomnica, ou seja vtero-testamentria (do Antigo Testamento) da Loja. 2) O discurso retificado, bastante explcito, anuncia ao Maom a possibilidade da reintegrao ao estado primordial do homem. Isto representado pela viso apocalptica da Jerusalm celeste e pela doutrina que nos mostra que Hiram, a exemplo do Cristo, pde atingir o ltimo estgio do destino humano. Esta iluminao final vazada em termos e formas crists, corretas, mas

desprovidas que toda e qualquer orientao eclesistica e sem interveno de nenhum mediador autorizado, ou seja, de um padre. Alm disso, a cristologia do R..E..R.. muito particular e v em Cristo mais um paradigma do que um redentor. Dito de outra maneira, o Cristo d o exemplo, mas por si s isto no salva ningum. 3) Nos primeiros graus, o R..E..R.. descristianizado at ao seu limite extremo, e a instruo do 4grau o diz explicitamente: Tudo o que vistes at ao momento em nossa Loja tem por base nica o Antigo Testamento ... . No 4grau, unicamente, aparece o anncio cristo com a viso do ltimo painel, mas a sua exegese incompatvel com os ensinamentos de toda a igreja organizada, catlica ou reformada. No esqueamos, o fato importante, que a pessoa do Cristo apresentado e glorificado em um plano doutrinrio que o de Martinez de Pasqually, que no mais do que o ressurgimento das heresias gnsticas dos primeiros sculos, que combatiam vigorosamente os Pais da Igreja. A cristologia de Martinez de

Pasqually e sua viso da criao e do destino do homem so incompatveis com os ensinamentos do Magistrio romano. De tudo isso, resulta que se o R..E..R.. se refere, como toda a Maonaria do sculo XVIII, mensagem evanglica, ele d ao Cristo uma interpretao em total contradio com o ensinamento da Igreja romana (e talvez, o que mais grave, com o Credo do Conclio de Nicia). De outro lado, no engana ningum o fato de que a nova edio do novo Cdigo de Direito Cannico (1983) no mais faz meno aos Maons, tendo o Vaticano reiterado sua posio de uma maneira

53. quase oficial no Osservatore Romano de 22 de fevereiro de 1985, sob o ttulo: Nada de concilivel entre a F e a Maonaria. Este documento afirma que um estudo aprofundado conduziu a Santa Congregao para a Doutrina da F (a antiga Inquisio) a confirmar a sua convico de que os princpios da Maonaria e os da f crist so fundamentalmente inconciliveis (citado por R. Dachez, 1985). Mas, e est a o ponto essencial, a razo da condenao no mais a velha lengalenga (conspirao contra a Igreja, culto do demnio bafomet pontos de vista polticos diferentes ... ), desta vez so (diramos, finalmente) fundamentais: Para um cristo catlico no possvel viver sua relao com Deus de uma maneira dupla, isto , dividida em duas modalidades: uma que seria supraconfessional, e outra que seria crist. A oposio , desta vez, doutrinria e no mais poltica. A Igreja reconhece na maonaria o projeto de uma educao espiritual para o homem. Ela admite que no fundamento desta educao se encontra uma certa f ou confiana em Deus. Mas ela constata tambm que a passagem para a meditao eclesistica, fundamento da religio catlica romana, posta em dvida. De agora em diante a questo que se coloca : O que se faz em Loja que no se encontra na Igreja ? O que faz lembrar a concluso dos bispos alemes de 1981: Que podem de novo realizar a comunho sacramental da salvao pelo batismo, a penitncia e a eucaristia tambm, e pelos trs graus fundamentais alcanam a iluminao e vencem a morte, expressos nos rituais manicos (citado por R. Dachez, 1985).

Estas condenaes aplicam-se, certamente, a todos os ritos e todas as Obedincias. Mas elas no se aplicariam melhor ainda ao R..E..R.. que tem um discurso prprio sobre a pessoa de Cristo, discurso este que, j vimos, definitivamente hertico ? De agora em diante, a posio do Rito Escocs Retificado torna-se clara. Ele tem referncias crists e se refere aos valores cristos, mas eles esto colocados fora de toda a ortodoxia eclesistica e constituem de fato uma heresia que, em outros tempos, teria levado fogueira. V-se claramente o paradoxo do R..E..R... Ele oferece do homem e do seu destino uma viso que no pode ser seno condenada pelas Igrejas, e mais particularmente pela Igreja romana, apegada a seu papel pastoral. E, todavia, este Rito afirma a sua ligao formal ao cristianismo tradicional, por suas referncias ao Evangelho de So Joo, sua submisso Santa Religio Crist, e sua profisso de f no Cdigo para uso das Lojas retificadas .

54. Estas contradies devem primeiro ser recolocadas no contexto da poca. Willermoz e seus amigos eram sinceramente ligados Igreja catlica ou luterana de sua infncia. Mas como todos os homens instrudos do seu tempo, eles atribuam um valor por demais relativo s injunes de um clero corrompido no seu comando, ou ignorante na sua base. As respostas dos clrigos no podiam satisfazer a sua sede (de conhecimento) do Absoluto. Enfim, impregnados tambm pelo esprito de seu tempo, o tempo das luzes, eles quiseram dar as suas prprias respostas inquietude metafsica eterna da humanidade. Mas esta dupla posio, a submisso formal aos valores antigos, e o desejo de abertura e de realizao pessoal, deviam conduzi-los a uma atitude mais que ambgua. No concerto dos ritos manicos do sculo XVIII, todos cristos desde Anderson, o R..E..R.. ocupa um lugar de combate, porque s ele ousa colocar a questo religiosa do lugar do homem no mundo cristo. E, o pior, ele ousa trazer uma resposta para esta questo, resposta essa que, longe de esvaziar a pessoa do Cristo, o integra nos termos inaceitveis para toda a Igreja constituda.

Por um surpreendente retorno da histria, esta resposta, por sua referncia ao Cristo, torna-se, atualmente, a prpria razo da desconfiana que o R..E..R.. suscita no seio das Maonarias regulares (e irregulares tambm). Com efeito, a evoluo da Maonaria no sculo XIX e XX conduziu sua efetiva descristianizao na Inglaterra, pela vontade de abri-la s religies no crists (Cryer, 1984), e tambm no Continente Europeu, pelo anticlericalismo de origem poltica. O R..E..R.. permanece fiel sua mensagem original por razes histricas: a sua utilizao no reduto alpino helvtico (suo) aps o seu desaparecimento na Frana e na Alemanha. Da vem a situao paradoxal que conhecemos atualmente: em 1987, o nico abertamente hertico, desde sua origem, se v na situao de ser acusado, por todos os lados, entre as Obedincias Continentais, de entreguista catlico ( ?! ) Esta situao difcil pode parecer injusta sob muitos aspectos. O que no impede que (esta situao) no possa ser analisada com a serenidade de uma reflexo realmente manica.

A Situao atual do R..E..R..

A Maonaria retificada crist em sua forma e suas referncias. O carter se acentua com os graus. Que este cristianismo parece suspeito de heresia uma evidncia que no exige grande demonstrao, mas que tambm no mais 55. importante numa poca em que nenhum catlico segue ao p da letra os ensinamentos da

Igreja, quando padres guerrilheiros latino-americanos atendem aos fiis que comungam, dando-lhes a hstia com uma mo e a plula (ou a camisinha) com a outra!
Permanece o fato de que as referncias crists so indispensveis sobrevivncia do R..E..R.. como rito manico. E isto suficiente para que os Maons retificados sejam taxados de entreguistas disfarados!

O problema srio e os Maons retificados no podem enfrent-lo a no ser gritando alto e claro que suas Lojas esto abertas a todo o profano, desde que ele acredite em Deus. Mas que fique claro para todos que esta abertura no pode, de maneira alguma, colocar em risco a organizao e a essncia do rito. De fato, as Lojas retificadas belgas esto abertas aos no cristos, de acordo com a Constituio da Grande Loja Regular da Blgica. Mas esta abertura deve ser bem compreendida. Ela no pode significar a eliminao das referncias crists do ritual, sob o pretexto de que poderiam ferir a conscincia da alguns. Este processo o mesmo seguido pelos Maons ingleses do sculo XIX quando decidiram desconfessionalizar a Maonaria. Isto levou a Maonaria azul inglesa a deixar de fazer referncias aos valores vtero-testamentrios (do Antigo Testamento) e, por isso mesmo, quer se queira quer no, levando-a a privilegiar um mundo intelectual que continha maior inspirao crist do que judia! Esta rejeio de todo o valor cristo levaria, para dar um exemplo no campo da Arte, rejeio da Missa em Si de J.S.Bach e destruio da baslica de Vzelay. difcil compreender que uma mensagem espiritual ou esttica possa ser realmente (talvez principalmente) apreciada e amada, se nela no vemos nenhum constrangimento doutrinrio ? Entretanto, a atitude britnica, por mais legtima que ela seja, assinaria a sentena de morte do R..E..R.., o que suficiente para isol-lo. A abertura do R..E..R.. pode tambm significar a manuteno das referncias crists, esvaziando-as de seu sentido real. Pode-se conservar o Evangelho de Joo e a viso apocalptica, assegurando ao candidato que no se trata seno de frmulas vagas e sem importncia. Esta atitude seria certamente a mais tolerante (embora, praticamente, no se trate de tolerncia, mas de indiferena), mas ela levaria a esta situao mais paradoxal ainda de que os nicos constrangidos seriam os cristos autnticos, que no poderiam ver, assim, profanado (no verdadeiro sentido) o Livro da sua F. A abertura a todos de um rito cristo, em sua forma, no pode levar rejeio dos cristos autnticos. 56. A soluo passa pela afirmao incontornvel de que no existe nenhum obstculo mas, ao contrrio, enriquecimento, ao se admitir, no seio do R..E..R..,

de algum modo intangvel, todo o homem de Deus, cristo ou no. Mas esta abertura no pode ser feita a qualquer preo. indispensvel que todo o candidato reconhea, sem reticncias (sem qualquer restrio mental), que os valores do cristianismo tm um carter sagrado, sem que isso implique numa superioridade essencial, qualquer que seja ela, sobre as outras tradies. necessrio que os candidatos estejam dispostos a realizar, segundo a forma intangvel do ritual retificado, o programa de realizao espiritual que este rito prope, simbolizado pela construo do templo ideal. Finalmente, necessrio que o juramento feito sobre o Evangelho de So Joo (e ele prprio como o afirma o ritual) seja para todos, tanto para os que o fazem, como para os que o ouvem, como um ato sagrado que compromete o recipiendrio, e no como uma formalidade, ou pior, uma profanao (afirmao que tambm se aplica ao Rito Moderno Francs). Se estas condies forem mantidas, o Rito Escocs Retificado poder se pretender fiel tradio manica universal e exigncia de sua expresso crist. Esta aposta, facilmente entendida por qualquer um, passa pela informao precisa aos candidatos Iniciao. Um profano, que tenha sido julgado digno de ser iniciado, deve ser colocado a par do clima do R..E..R... Ele deve tambm saber o que o devem se reservar o direito de aceitar ou de recusar um profano, segundo os critrios universais da Maonaria regular, tambm o candidato tem o direito de aceitar ou de recusar ser Maom retificado. Mas nesta informao, que eles devem prestar, os Maons retificados devero rito tem de intangvel e aceit-lo como ele . Dito de outra maneira, se os Maons

sempre se colocar no plano esotrico porque o esoterismo s Um, que aproxima da Verdade e que transcende todos os exoterismos particulares. Limitar-se ao domnio esotrico permite deixar de se preocupar com as confisses de f exotricas . Mas permanecer sempre imperioso descartar os que limitam a busca do conhecimento baseado em um particularismo religioso (afirmao que, alis, se aplica a todos os ritos). O futuro do Rito Escocs Retificado depende, no fim das contas, da profunda compreenso que os seus membros possam ter dele.

57. Eplogo

A anlise do Rito Escocs Retificado revela trs eixos principais: 1) A manuteno, ou a sobrevivncia, da tradio manica francesa, operativa no

passado, no sem alteraes notveis que obscureceram o seu sentido primeiro (operativo).
2) A introduo em seu aspecto ritual de uma mensagem que leva em conta a totalidade

do futuro humano. Esta mensagem, de forma crist, transcende toda a religio organizada porque visa ao essencial, ao principal, sem nenhum tipo de direo (ou controle) eclesistica.
3) A ligao a uma idia crist que, por ser a da Maonaria original, no pode ser

condenada pelas Igrejas, sobretudo pela Igreja romana, porque se fundamenta no esoterismo cristo, esoterismo esse cuja existncia negada precisamente pela Igreja.! E este esoterismo cristo, desde que esotrico, aceitvel por todo o homem de boa f, tenha ele, ou no, qualquer vnculo exotrico.
Tudo isto no isento de falhas (o R..E..R.. obra humana) nem de grandezas. Estas qualidades so suficientes para que o R..E..R.. mantenha um lugar singular, mas no privilegiado, no concerto dos ritos manicos.

Esperamos que estas poucas reflexes ajudem os Maons retificados a conhecer melhor o seu rito. Esperamos, sobretudo que os outros Maons, os que no desejam pertencer a este rito, compreendam que ele uma expresso legtima da tradio manica universal e no um perigo que necessrio combater.

24 de janeiro de 1987

You might also like