You are on page 1of 4

As trs pancadas, cadenciadas podem evocar os Anjos vigilantes que guardam o neofto at a porta do dem que estes anjos

protegem. O numero trs a base do grau de Ap... O 2. Vig.. o smbolo do anjo guardio, o 1. Vigilante e o smbolo do anjo da espada, e o VM.. smbolo do anjo guardio da porta do dem, pois s ele segura a espada Flamejante smbolo do arcanjo Gabriel. Isto significa que antes de poder escalar novamente ao eden, donde caiu, deve ter trabalhado com fervor, sempre viajando com sofrimentos e praticando com proveito durante os trs anos, a fim de que possa desbastar sua pedra bruta com fervor. O simbolismo do tringulo cruza se com o do nmero Trs. E Trs universalmente um nmero fundamental que exprime urna ordem intelectual e espiritual, em Deus, no Cosmos e no Homem. Trs, dizem os Chineses, um numero perfeito (tch'eng), a expressao da totalidade, do todo acabado. O caracter chins tsi, antigamente representado por um tringulo, exprime a noo de unio e de harmonia. Na generalidade das culturas e das civilizaes, a apreenso e a compreenso do homem sobre o mundo, sobre o real e o espiritual, sempre repousou num sistema tridico. O Budismo possui a sua expresso acabada no Triratna (Bouddha. Dharma, Sangha). Para os indus, a Manifestao Divina tripla (Trimrti): Brahma, Vishnu, iva, aspectos produtor, conservador e transformador. Na tradiao persa, o numero Trs aparece frequentemente dotado de um carcter mgico religioso. de realar j a presena deste algarismo na religio do Antigo Iro, cuja tripla divisa Bom Pensamento, Boa Palavra, Boa Aco. O numero Trs liga-se igualmente ao rito das flechas divinatrias (azlm), caracterstico dos povos rabes anteriores ao Islo: a terceira flecha designava o local, o tesouro, o eleito, etc. Na tradio dos Fiis da Verdade (Ahl i Haqq), no Iro, atribui se ao nmero Trs um carcter sagrado. Podemos encontra-lo muito frequentemente nas narrativas de cosmogonia e na descrio de altos rituais. A Kabala multiplicou as especulaes sobre os nmeros, mas parece, no entanto, ter privilegiado a Lei do Ternrio. Tudo procede necessariamente por

Trs que constituem, contudo, um todo uno. Em todo o acto, uno em si mesmo, distinguem se assim: 0 princpio de ao, causa ou sujeito da ao A ao desse sujeito, o seu verbo 0 objeto dessa ao, o seu efeito ou o seu resultado estes trs termos so inseparveis e necessitam se reciprocamente. Donde a tri unidade que reencontramos em todas as coisas. Por exemplo, a criao implica um criador, o ato de criar e a criatura. Ou ainda, como escreve Garaudy (1977) "L'amour n'existe pas sans l'amant et sans l'aim". So trs as virtudes teologais; trs so os elementos da Grande Obra Alqumica o enxofre, o mercrio e o sal. Trs designa tambm os nveis da vida humana: material, racional e espiritual ou divino. So ainda trs as fases da evoluo mstica: purgativa, iluminativa, unitiva. Muitos dos conceitos da tradio judaco crista repousam tambm em sistemas tridicos: A religio catlica professa o dogma da Santssima Trindade, introduzindo no monotesmo mais absoluto um princpio misterioso de relaes. Trs so os Reis Magos que visitam o Menino - eles simbolizaro segundo Gunon, as trs funes do Rei do Mundo, reunidas na pessoa de Cristo que acaba de nascer: Rei, Padre e Profeta. Trs so os presentes que oferecem a Jesus: ouro, incenso e mirra. Trs so os elementos da Sagrada Famlia. Trs so as vezes que Pedro negou. Trs so os dias entre a Morte e a Ressurreio. Trinta e trs anos... a idade de Cristo... A nossa interpretao do Mundo, o nosso olhar sobre a vida, sao regidos por triades: Triplo o Tempo: Passado, Presente e Futuro. Tripla a Vida: Nascimento, Maturidade, Morte. Trs sao os Elementos: Ar, Fogo, Agua. Triadica a significao, qualquer que seja o modelo lingustico que adoptemos: significante, significado, referente.

Triadica a enunciao: Eu, Tu, Ele Trs so ainda, na nossa rotina urbana, as luzes que nos regem nos semforos que j quase no olhamos -vermelho, amarelo, verde. Trs , por excelncia, um nmero manico (juntamente com cinco e sete): O volume da Lei Sagrada, o Esquadro e o Compasso constituem as Trs .Grandes Luzes; So Trs as colunas do Templo: jnica, drica e corintia, simbolizando a Sabedoria, a Fora e a Beleza; Trs so os graus simblicos: Aprendiz, Companheiro e Mestre; So Trs os segredos do Primeiro Grau; o Sinal, o Toque e a Palavra; So Trs os Sinais dos Maons: o Esquadro, o Nvel e o Fio de Prumo; So Trs as pancadas maonicas Porta do Templo, significando as Trs palavras da Escritura: Bate e ela se abrir (a Porta do Templo); Procura e achars (a Verdade); Pede e recebers (a Luz) So Trs as Viagens Simblicas que correspondem s Trs Provas a que um Candidato submetido: Prova do Ar, Prova da gua, Prova do Fogo; Trs so os anos do Aprendiz que deve aceder o mistrio dos Trs primeiros nmeros; So Trs os passos na marcha dos Aprendizes e significam o zelo e a confiana que se deve mostrar ao caminhar para Aquele que nos ilumina; Ao receber a Luz, so Trs os elementos que se vem: o Sol, a Lua e o mestre do Templo; Trs so os deveres do Maon; So Trs os que dirigem uma Loja Manica; So Trs as luzes que se acendem aps a entrada do Mestre e at sua saida; trplice a bateria manica, triplice a aclamao. Enfim, Trs o nmero pelo meio do qual o binrio devolvido unidade. O ternrio exprime se por diversos smbolos grficos: o tridente, a trinacria (triplo peixe com uma so cabea) e, mais simplesmente, o tringulo. Tringulo da estabilidade e da harmonia. Tringulo da geometria platnica, primeira superfcie, dado que todas as outras figuras so susceptveis de serem subdivididas nesta forma. Tringulo equiltero, smbolo da divindade, da harmonia, da proporo. Tringulo utilizado nos frisos ornamentais na ndia, na Grcia, em Roma, com significado constante: fogo e sexo masculino, gua e sexo feminino, conforme a posio do vrtice. Tringulo, smbolo do fogo em alquimia, tambm smbolo do corao.

Tringulo, Delta Luminoso, na simbologia franco manica, Durao, Trevas e Luz, ternrio cosmico. Tringulo issceles, de base mais comprida que os lados, como o fronto de um templo, com um ngulo superior de 108 e ngulos inferiores de 36, o Delta Luminoso corresponder ao nmero de ouro e nele se inscrevem perfeitamente a estrela flamejante e o pentgono.

You might also like